Unity 6.12 chega ao Ubuntu 13.04 trazendo novos ícones

Unity 6.12 chega ao Ubuntu 13.04 trazendo novos ícones

Qualidade e performance parecem ser o foco do Ubuntu 13.04, a próxima versão do Ubuntu, mas mudanças visuais também aparecem no horizonte.

Após o anúncio dos novos ícones que irão chegar com o ciclo Raring, chegou a hora do Unity também receber algumas mudanças, que chegaram hoje com a versão 6.12 da interface gráfica.

Logo de cara se nota a mudança mais óbvia: os ícones das lentes mudaram, e agora possuem um aspecto mais moderno, com bordas arredondadas e estão mais “gordinhos”.

Novos ícones do Unity

A mudança foi proposta por Matthieu James no começo do mês passado, mas só chegou aos repositórios oficias agora.

O texto usado no painel também mudou, para melhor refletir o que o Unity faz agora. Ao invés de mostrar apenas “Pesquisar”, o painel mostra “Pesquisar o seu computador e fontes online”, visto que nesse ciclo teremos ainda mais fontes online para pesquisa, como o Grooveshark, DeviantArt, Reddit, Wikipedia e outros.

Além das mudanças acima, o recurso de prévia do Unity recebeu algumas mudanças em suas animações e comportamento, além do Unity em si ter recebido inúmeras correções de bugs e performance.

Novo texto na busca do Unity

…..

Estou usando o Ubuntu 13.04 em ambiente de produção a cerca de três meses, e devo dizer que a performance da interface gráfica está melhorando consideravelmente, devido ao novo foco que a Canonical adotou no desenvolvimento do mesmo.

As builds de teste também estão muito estáveis, mostrando que o foco da empresa está realmente na estabilidade, preparando o terreno para a próxima versão LTS, que chega no ano que vem.

Com informações: iloveubuntu

As expectativas para essa versão são enormes, e esperamos não nos decepcionar. O que vocês acharam das mudanças? O que estão esperando do Ubuntu 13.04? Alguém ai já testou a build para o Nexus 7? Deixem seus comentários abaixo! :)

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • http://www.facebook.com/rodolfo.candido.3 Rodolfo Candido

    Eles não vão mudar o ícone do Nautilus e do Launcher como estavam planejando,né?Se não,vai ficar bem feio…Espero que o 13.04 venha tão leve e rápido quanto o 12.04,pois o 12.10 realmente ficou pesado…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002045130451:disqus Pessoalmente achei os novos ícones do launcher e do Unity bem interessantes, mas esse tipo de coisa é gosto pessoal no final das contas.

  • http://www.facebook.com/rodolfo.candido.3 Rodolfo Candido

    Eles não vão mudar o ícone do Nautilus e do Launcher como estavam planejando,né?Se não,vai ficar bem feio…Espero que o 13.04 venha tão leve e rápido quanto o 12.04,pois o 12.10 realmente ficou pesado…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002045130451:disqus Pessoalmente achei os novos ícones do launcher e do Unity bem interessantes, mas esse tipo de coisa é gosto pessoal no final das contas.

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    so o visual não andianta tem e q melhorar o desempenho , eu usei o 12.10 no meu pc com 6,0gb de ram , placa de video amd 6290 e processador amd c-60 x2 e ficou muito lento

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002241077444:disqus Provavelmente é algum problema com o driver de vídeo da AMD. Você instalou os drivers proprietários?

      Aqui em casa com 4GB de RAM, um processador I5 e GPU onboard, tudo anda as mil maravilhas.

      • Cláudio Novais

        Julian, se chama isso “andar às mil maravilhas”, como define a velocidade do Elementary? :D

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @twitter-15774009:disqus Fiquei com o beta do Luna por um mês, e apesar de ele ser muito rápido, achei o sistema em si meio inconsistente e voltei pro Unity.

          O Luna é mais rápido do que o Unity? Com certeza. Mas no 13.04 o Unity está indo muito bem. Não é por nada que está rodando de boa no Nexus 7.

          • Cláudio Novais

            Prometeram isso mesmo já no Ubuntu 12.04 e depois no Ubuntu 12.10. Infelizmente continuaram exatamente com o mesmo peso (apesar serem mais funcionais).

            Sinceramente eu espero que melhorem pois para mim a usabilidade do Unity é a melhor que há atualmente. No entanto, a Canonical habituou-nos a não acreditar nas boas coisas que ela promete, pelo menos ao nível de performance para o desktop.

            Sobre o Elementary, é beta. O Ubuntu em Beta é igual ou pior! ;)

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            @twitter-15774009:disqus Pra mim o Ubuntu em beta/alpha sempre se manteve consistente, mas creio que seja opinião pessoal.

            Apesar de sempre comentar que a performance do Unity está sim ruim, creio que parte disso não é bem culpa da Canonical.

            Vejo muita gente reclamando de performance com GPUs da NVidia/AMD, enquanto na minha onboard o Unity voa. Parte do problema está nesses drivers.

            Mas veremos. O que estou falando sobre o 13.04 não é promessa, é o que estou comprovando no dia a dia. Sempre deixei claro que a performance do Unity está ruim, mas a Canonical está fazendo um belo trabalho nessa última versão.

            Mas pessoalmente, só creio que vai ficar bom mesmo quando largarem o compiz de vez.

          • Aislan de Sousa Maia

            @julian_fern:disqus finalmente vc falou o ponto. Largar o compiz de vez… e com muita sorte para nós do mundo “open” o Wayland ficando estável o mais rápido possível para que a Canonical (e as grandes distros com seus trabalhos) possa escrever o seu Unity pra ele de forma definitiva e pensando em desempenho.

          • rfduarte

            Creio que o visual do Ubuntu esta excelente desde a versão 11.10… creio que a Canonical deveria se empenhar mais na integração dos programas ja embarcados na distro a sua interface (Unity) e no Wayland/Weston…creio que não conseguiremos uma experiencia de desktop “suave” enquanto não melhorarem a pilha gráfica que gira em torno do Linux! Mas acredito que estamos caminhando pra isso, um desktop tão integrado e consistente quanto o OS X, porque estabilidade e robustez já temos a um bom tempo! :D Abs!

          • rfduarte

            o texto ficou horrível…

          • rfduarte

            ps: o meu! :p

          • Cláudio Novais

            @google-bbf134c71cee619784dd0cabd10bc92c:disqus atenção: eu sou utilizador antigo do Compiz. O Compiz sempre foi excecional! Sempre o idolatrei pela sua excecional performance, pela qualidade de funcionalidade e ao mesmo tempo leve! Eu sou do tempo em que o Compiz era tudo isso (e ainda é!).

            O problema é que desde que o unity apareceu tudo ficou estranho no Compiz. A culpa é inteiramente do Unity! Já foi até dito pelo autor do compiz! E prova clara disso é que se você usar o compiz que vem com o Unity no XFCE, o compiz funciona bem. (não tão bem como há 4 anos atrás, mas funciona bem!).

            Portanto culpar o Compiz? Não convem, ter noção das coisas. Aqui a culpa é do plugin Unity. Ah e estou a dizer isto mas uso o Unity e sou feliz pela funcionalidade que ele me apresenta. ;)

          • Cláudio Novais

            @julian_fern:disqus

            Atenção! Não vamos deturpar as coisas. O Unity é sem dúvida muito pesado. Basta gravar um screencast com o Unity (coisa que fazia com alguma regularidade mas deixei-me disso por culpa do Unity) e depois com outro ambiente.

            Aliás, só para você ter noção: eu cheguei a fazer um screencast do Ubuntu com o Gnome shell na altura do Ubuntu 10.10. Esse gnome-shell estava numa máquina virtual. O resultado foi uma fluidez espetacular. Atualmente, nem com otimizações e reduções de qualidade eu consigo gravar um screencast no Ubuntu (sem máquina virtual!!!!!). Ah e eu tinha na mesma o compiz e muitos plugins ativos. A diferença é que no Ubuntu 10.10 não tinha o plugin Unity e agora tenho.

            Não vou procurar os videos exemplo, mas se for preciso perco alguns minutos e mostro!

          • Patola

            Que programa você usa pra gravar screencasts? Talvez o problema seja do encaixe do programa com o Unity. Tentou o kazam?

          • Cláudio Novais

            @google-d165c637cbb69178d3bce77048c58ca4:disqus

            Eu sou blogger e portanto sempre dei muita importância aos screencasts. E por esse motivo experimentei tudo o que era possível para saber qual a melhor forma, incluindo claro o Kazam.

            Na verdade quanto mais fluido for melhor e então usava pelo terminal o FFMpeg que a Canonical resolveu dispersar o desenvolvimento mais uma vez como fez com o Gnome e com mais alguns projetos.

            Avante, eu utilizando exatamente o mesmo comando do terminal tenho performances MUITO distintas entre Ubuntu com o Unity e sem Unity. A diferença é clara. E isto prova muito bem que a vinda deste plugin chamado Unity (que volto a frisar que adoro-o como conceito) veio criar muito peso ao sistema.

            Esta diferença é tal, que eu tive de otimizar o comando, diminuindo a qualidade do vídeo para que ele fosse minimamente fluído. Mas mesmo com esta diminuição, os resultados não são tão fluídos.

            Este peso no sistema tem sido amplamente criticado por muita gente visto que tem influência direta na bateria dos laptops.

          • gilmargmppta

            pc fx 4100, placa de video hd6750 8gb de memória, estou utilizando o kubuntu, pois o unity ficou uma droga, culpa de quem o drive ati simplesmente não roda no unity, tentei de tudo, proprietário atualizações beta, no kubuntu não tive nenhum problema, bastou instalar o drive proprietario e pronto, tudo a mil maravilhas, no ubuntu deu milhares de bugs e desempenho sofrivel, e meu pc não é tão ruim assim….

          • Alexandre

            O luna inconsistente?Em qual sentido?

      • Marco Aurelio

        Depois que instalei o Google Chrome pois o firefox estava congelando, instalei e configurei o prelink o Ubuntu 12.10 está voando e estavel…

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      @facebook-100002241077444:disqus acho nesse caso o problema é o seu hardware, especificamente o processador de… 2x 1GHz? O AMD C-60 é bem limitado mesmo. Tenho um openSUSE instalado num note desses que mesmo com o XFCE se percebe um pouco de lentidão.

    • Guilherme Silva

      então leandro tenho meu note com 4 GB e um Core 2 Duo..roda perfeito o 12.10
      o 12.04….vixiii voa..depende não soh do hardware e sim “tbm” de ajustes no seu hardware…

      • http://orgulhogeek.net/ Kadu

        12.04 voa fácil no meu Dell i5 com 8GB de RAM.
        Nunca, desde que o instalei, tive qualquer problema com travamentos do Unity, problemas de execução em que ele reinicia ou coisas similares.
        Pode ser porque o notebook veio com o Ubuntu 11.10 e é hardware certificado pela Canonical, mas posso dizer que ele é muito, mas muito bom!

        Dica de algo que não gosto no Ubuntu (e no Elementary): as Overlay Scrollbars. Detesto essa funcionalidade que só me atrapalha na utilização do Inkscape).

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    so o visual não andianta tem e q melhorar o desempenho , eu usei o 12.10 no meu pc com 6,0gb de ram , placa de video amd 6290 e processador amd c-60 x2 e ficou muito lento

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002241077444:disqus Provavelmente é algum problema com o driver de vídeo da AMD. Você instalou os drivers proprietários?

      Aqui em casa com 4GB de RAM, um processador I5 e GPU onboard, tudo anda as mil maravilhas.

      • http://twitter.com/ubuntued Cláudio Novais

        Julian, se chama isso “andar às mil maravilhas”, como define a velocidade do Elementary? :D

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @twitter-15774009:disqus Fiquei com o beta do Luna por um mês, e apesar de ele ser muito rápido, achei o sistema em si meio inconsistente e voltei pro Unity.

          O Luna é mais rápido do que o Unity? Com certeza. Mas no 13.04 o Unity está indo muito bem. Não é por nada que está rodando de boa no Nexus 7.

          • http://twitter.com/ubuntued Cláudio Novais

            Prometeram isso mesmo já no Ubuntu 12.04 e depois no Ubuntu 12.10. Infelizmente continuaram exatamente com o mesmo peso (apesar serem mais funcionais).

            Sinceramente eu espero que melhorem pois para mim a usabilidade do Unity é a melhor que há atualmente. No entanto, a Canonical habituou-nos a não acreditar nas boas coisas que ela promete, pelo menos ao nível de performance para o desktop.

            Sobre o Elementary, é beta. O Ubuntu em Beta é igual ou pior! ;)

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            @twitter-15774009:disqus Pra mim o Ubuntu em beta/alpha sempre se manteve consistente, mas creio que seja opinião pessoal.

            Apesar de sempre comentar que a performance do Unity está sim ruim, creio que parte disso não é bem culpa da Canonical.

            Vejo muita gente reclamando de performance com GPUs da NVidia/AMD, enquanto na minha onboard o Unity voa. Parte do problema está nesses drivers.

            Mas veremos. O que estou falando sobre o 13.04 não é promessa, é o que estou comprovando no dia a dia. Sempre deixei claro que a performance do Unity está ruim, mas a Canonical está fazendo um belo trabalho nessa última versão.

            Mas pessoalmente, só creio que vai ficar bom mesmo quando largarem o compiz de vez.

          • Aislan de Sousa Maia

            @julian_fern:disqus finalmente vc falou o ponto. Largar o compiz de vez… e com muita sorte para nós do mundo “open” o Wayland ficando estável o mais rápido possível para que a Canonical (e as grandes distros com seus trabalhos) possa escrever o seu Unity pra ele de forma definitiva e pensando em desempenho.

          • http://www.facebook.com/brunommiranda Bruno Miranda

            Qual build você está usando no Nexus 7? Tenho um amigo que instalou o Ubuntu no dispositivo mas estava muito bugada a interface. O sistema funcionava bem para tarefas não gráficas mas a usabilidade estava muito ruim.

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      @facebook-100002241077444:disqus acho nesse caso o problema é o seu hardware, especificamente o processador de… 2x 1GHz? O AMD C-60 é bem limitado mesmo. Tenho um openSUSE instalado num note desses que mesmo com o XFCE se percebe um pouco de lentidão.

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    tem e q melhorar o desempenho o 12.10 no meu pc ta horrivel , meu pc tem 6,0gb de ram e placa de video amd 6290 com processador amd c-60

  • marcos

    por mim, os icones pode ser o mesmo, tem que tirar esse nautilus e por um outro no lugar, a canonical teve peito de criar uma interface diferente, bem que eles poderiam criar um gerenciador de arquivos diferente

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @bffa8a1ba439759c58199dbb60b2816c:disqus Não vejo problema algum no Nautilus, só o fato de ser feito pelo pessoal do Gnome, que na minha opinião anda pisando na bola.

      • Alex Silva

        Eu acho o Nautilus bem bugado e ruim, poderiam investir no Marlin, eu instalo o ambiente KDE completo (sudo apt-get install kubuntu-desktop) e uso o Dlphin no Unity mesmo, mesmo com recursos capados no Unity ainda funciona melhor que o Nautilus…

        • Rossano Huf

          Nunca fui fã do Nautilus pois prefiro gerenciadores de arquivos com dois painéis sempre visíveis e, por isso, uso o Gnome-Commander que acho muito bom para o meu uso. Outra opção para quem quer mudar do Nautilus é o Nemo que é um fork do Nautilus desenvolvido pelo pessoal do Linux Mint.

          • Luiz Felipe

            O Nemo fica parecido com o Nautilus quando atualizado.

  • marcos

    por mim, os icones pode ser o mesmo, tem que tirar esse nautilus e por um outro no lugar, a canonical teve peito de criar uma interface diferente, bem que eles poderiam criar um gerenciador de arquivos diferente

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @bffa8a1ba439759c58199dbb60b2816c:disqus Não vejo problema algum no Nautilus, só o fato de ser feito pelo pessoal do Gnome, que na minha opinião anda pisando na bola.

      • http://www.facebook.com/anarkoticos Alex Silva

        Eu acho o Nautilus bem bugado e ruim, poderiam investir no Marlin, eu instalo o ambiente KDE completo (sudo apt-get install kubuntu-desktop) e uso o Dlphin no Unity mesmo, mesmo com recursos capados no Unity ainda funciona melhor que o Nautilus…

  • http://www.facebook.com/Marcelo.Madera Marcelo Madeira

    Ainda acho que o painel do Unity poderia ter mais configurações de personalização. Ou será que estou falando besteira…

    • marcos

      por padrão ele poderia vir com mais configuração mesmo, por exemplo, com o KDE vc personaliza do jeito que quiser por padrão,

      uma configuração boa para o unity seria vc escolher qual tela será a inicial ao entrar no dash, no meu caso, eu escolheria como tela inicial a tela de arquivos

      • Nyappy

        Personalização existe aos montes, eu não vejo porque a Canonical perderia o tempo dela.

        De qualquer forma, gastei somente menos de 8 minutos para deixar meu Ubuntu dessa forma utilizando o cairo-dock:

        • Juvenau

          Que player de música é este?

          • Nyappy

            É um frontend do mpd chamado ncmpcpp.

        • Amon

          Sei que gosto não se discute mas… QUE COISA HORROROSA!!!!

          • Nyappy

            Não tá tão feio não, visto que só fiz instalar o Cairo e pronto.

            Uso o Unity mesmo, já não preciso me preocupar muito com personalização não.

      • Marco Aurelio

        Tem que se ter cuidado com um sistema personalizável como o KDE, certa vez instalei em maquinas de atendimento de uma prefeitura, leve e estavel, mas tinha q fazer varias visitas pq os usuarios destravavam os plasmoides e acabavam por deletar as opçoes do painel… depois que nao aguentei mais, instalei o UNITY e depois de meses voltei e estava do mesmo jeito, nem trocaram o tema para radiance!!!

    • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

      Concordo com o marcos em termos. É o seguinte, para mim, a única falha do Ubuntu e não propriamente do Unity está no Compiz, quando o Kwin do KDE é muito mais fácil e simples de personalizar e não tem bugs nos efeitos aplicados. Falo isso porque uso as duas interfaces: Ubuntu e Kubuntu.

  • http://www.facebook.com/Marcelo.Madera Marcelo Madeira

    Ainda acho que o painel do Unity poderia ter mais configurações de personalização. Ou será que estou falando besteira…

    • marcos

      por padrão ele poderia vir com mais configuração mesmo, por exemplo, com o KDE vc personaliza do jeito que quiser por padrão,

      uma configuração boa para o unity seria vc escolher qual tela será a inicial ao entrar no dash, no meu caso, eu escolheria como tela inicial a tela de arquivos

      • Nyappy

        Personalização existe aos montes, eu não vejo porque a Canonical perderia o tempo dela.

        De qualquer forma, gastei somente menos de 8 minutos para deixar meu Ubuntu dessa forma utilizando o cairo-dock:

    • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

      Concordo com o marcos em termos. É o seguinte, para mim, a única falha do Ubuntu e não propriamente do Unity está no Compiz, quando o Kwin do KDE é muito mais fácil e simples de personalizar e não tem bugs nos efeitos aplicados. Falo isso porque uso as duas interfaces: Ubuntu e Kubuntu.

    • http://www.facebook.com/jurandir.fisico Jurandir Cunha

      Veiiiii, Com certeza a canonical tem mais o que se preocupar.

      • http://www.facebook.com/jurandir.fisico Jurandir Cunha

        rsrsrsrsr

  • Nyappy

    As pessoas que criticam o Unity te poucos argumentos para provar seu pronto, falam que o conceito do Unity é ruim sem explicar o porquê, falam que é lento etc.

    O Unity já foi lento, mas hoje não é mais, já teve também algumas inconsistências e hoje eu posso dizer que todas elas já foram sanadas.

    O problema da personalização é um não problema, quem quiser pode simplesmente desabilitar o launcher lateral e usar algum outro dock que suporte as peripécias do Unity (cairo e AWN) que você já fica bem servido sem usar um outro ambiente inconsistente.

    • Tiago Gabriel

      O Unity representa um novo paradigma, sou fã dele, é muito prático e minha produção aumentou com ele.

      • rudregues

        Quando o Unity foi lançado, levei um susto. Mas instalei mesmo assim no meu desktop. Gostei dele na hora e achei muito bom e prático pra desktop. No notebook eu não gostei e prefiria que tivesse o Gnome 2.xx pois achei Unity ruim e pouco prático em laptops. Coloquei um Xubuntu e Sabayon com XFCE e ficou show de bola. Hoje em dia, tanto desktop quanto notebook estão bem servidos.
        :-)

    • Olacir

      Realmente, Unity ta muito bom, a 12.04ficou sensacional, desempenho muito bom ate aqui no meu Desk, além de ser prático e bem produtivo.

      • http://www.facebook.com/flavio.vargas.brandao Flavio Brandão

        eu gosto do Unity mas meu note é antigo e não fica muito rapido

  • Nyappy

    As pessoas que criticam o Unity te poucos argumentos para provar seu pronto, falam que o conceito do Unity é ruim sem explicar o porquê, falam que é lento etc.

    O Unity já foi lento, mas hoje não é mais, já teve também algumas inconsistências e hoje eu posso dizer que todas elas já foram sanadas.

    O problema da personalização é um não problema, quem quiser pode simplesmente desabilitar o launcher lateral e usar algum outro dock que suporte as peripécias do Unity (cairo e AWN) e você já fica bem servido sem usar um outro ambiente inconsistente.

    • http://www.facebook.com/jurandir.fisico Jurandir Cunha

      Lamento mas discordo com tudo que você disse. Para mim o Unity é muito ruim mesmo. Na minha maquinha instalei o 12.10 e o Unity apresentou erros muito amadores, do tipo: travar, perder boot, incompatibilidade com a GPU integrada da intel GM965, o xorg vive travando, quando o xorg trava eu perco a inicialização gráfica e o som, ao conseguir retomar a inicialização gráfica o som fica irreconhecido. Até aqui acho que você já tem argumentos suficiente para justificar as críticas.

      Desconsiderando tudo que citei, ainda ele fica ruim. Veja a quantidade de memoria que este tal de unity está gastando, cerca de 700MB apenas para carregar o sistema. Isto se compara ao win vista. O gnome carrega com apenas 350MB, e o win8 450MB. Sem contar que a parte gráfica do Win 8 ainda está superior ao Unity. Por fim a quela merda de alt+tab que fez uma lista 3d das janelas abertas horrível.

      Chega, demoraria muito descrever todos os problemas.

  • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

    Já tava curioso pra baixar o 13.04, agora que tu falaste que o está usando, a troca e eminente.

  • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

    Já tava curioso pra baixar o 13.04, agora que tu falaste que o está usando, a troca e eminente.

  • Tiago Gabriel

    O terreno para a próxima LTS está sendo muito bem preparado, só vou sair do 12.04 para o 14.04.

    • Brunno

      Pelo menos ai pro 12.10 né? ;D

  • Nicole

    sera que algum dia o ubuntu sera um sistema operacional tão popular quanto o windows?

    • http://www.facebook.com/thiago.ferezim.9 Thiago Ferezim Yokota

      O Windows ser o sistema predominante entre os desktops é o bug nº1 no launchpad do Ubuntu. Eles estão trabalhando para corrigir isto.

      • http://www.facebook.com/rodolfo.candido.3 Rodolfo Candido

        Belo comentário haha…e sim,acho que um dia,o Ubuntu só precisa de SDK,e faria muito bem se ele rodasse apps do Android hehe..

  • Patola

    Eu comprei o Nexus 7 16 GB só pra usar com o Ubuntu. O Android que vinha com ele não durou meia hora. E mesmo hoje, meses depois do anúncio, bugs incríveis de usabilidade como a rotação da tela não rodar a posição do input device, ou o som não funcionar a não ser depois de um ciclo suspend/resume, ou o clique do mouse simplesmente parar de funcionar depois de uns minutos de uso, perduram. Claro, a interface é o de menos — tenho usado o Nexus 7 para outras tarefas, de desenvolvimento a benchmarks, e nessa feita ele até que se comporta mais ou menos como meus outros dispositivos ARM.

    Mais uma coisa sobre o Ubuntu no Nexus 7 é que embora ele tenha aceleração openGL/ES 2.0, só o Unity está preparado pra usá-la. O X11 não sobe com as extensões XRender aceleradas, e nenhum jogo que utilizaria OpenGL (sem o “ES”) funciona sem renderização por software. Não vejo por que não daria pra fazer uma camada de compatibilidade OpenGL por sobre o OpenGL/ES…

    OBS.: Atualizo meu Ubuntu do Nexus 7 todo dia, e atualizei inclusive a imagem já para o 13.04.

    OBS.2: Se alguém desejar saber mais algum detalhe sobre a operação do Nexus 7, ou das outras imagens de Ubuntu pra ARM que testo diariamente, é só perguntar; por exemplo, programas que roda ou não, se PPAs funcionam nele ou não, etc.

    OBS.3: Eu montei um laboratório ARM, então se alguém quiser também que eu teste alguma coisas neles, por favor peça! :P

    • rudregues

      Cláudio, você já usou o beaglebone?
      Tem um blog por acaso? Seria legal postar sua experiência com Ubuntu em dispositivos ARM….

      [ ]‘s

  • Diogo

    Unity é péssimo, vai na cotntra mão da liberdade e usabilidade. Não é nada prático.

    KDE manda um oi, 10 anos mais evoluído que o Unity.

    • anonymous

      Gosto é que nem braço, tem gente que não tem!

  • Paulo Cerqueira

    Julian, você disse que percebeu melhoras na performance do Unity. Pode publicar qual seu hardware? Pois uso um desktop intel e4700 e 2Gb de ramm ddr2 800mz e algum tempo após a instalação fica praticamente impossível permanecer no Unity. O processamento e uso de memória permanecem no topo todo o tempo. O que não acontece no mesmo sistema iniciado com o Gnome3.

    • marco

      concordo plenamente cara

  • Salomão

    Não vejo problemas no Unity. Bem melhor e mais bonito do que o velho e timido visual do Gnome Classic. hehehehehehe… e olha que meu note é básico, 2g ram; intel pentium dual core

  • Wellington

    Estou ancioso para a versão LTS!

  • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

    O problema é que nesse exato momento o Unity do Ubuntu Phone é bem melhor que a versão desktop. A versão do desktop é lenta em hardware mais modesto, é mal acabada, é redundante, e não tem uma boa usabilidade. Isso sem falar na falta de personalização e que é menos bonita que a versão móvel Pelo visto os esforços foram para a versão do Ubuntu Phone que tem programação nativa e não é um plugin do compiz como a versão desktop. Espero sinceramente que usem o mesmo código utilizado na versão do Ubuntu Phone no Unity. Repare como ela é mais leve, mais polida, mais fluida. Nesse exato momento nosso Unity não passa de um improviso, que claramente foi deixado de lado. O verdadeiro Unity está no Ubuntu Phone.

  • Reynegton

    torcer para que funcione legal os drivers de video
    foi um parto instalar o driver da ati do meu note no 12.10
    quase fiquei no 12.04 por causa do video
    o esforço so valeu a pena pq com o novo kernel e unity o 12.10 fica mto mais leve que o 12.04

  • Mario Junior

    Mudar os ícones da pastas que é bom, nada….

  • VicenteOXI17

    Unity é uma otima plataforma grafica sim !! muita pratica e bonita e diferente de todas outras dando mais prestigio para o ubuntu.

  • Eduardo

    No ubuntu 13.04 ficou extremamente rápido! O 12.04 era lento no meu pc! Espero que todos os bugs do 13 sejam rapidamente resolvidos! Estou utilizando em meu ambiente de produção mas estou sofrendo um pouco!

  • renato

    instalei o 13.04 ontem mais os ícones do lançador continuam quadrados, esse formato aredondado é opcional?

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Instalei o ubuntu 13.04 em produção hj e estou adorando…. ficou tão bom quanto o 12.04…. isso que nem é a versão definitiva.

  • http://www.facebook.com/andrey.lepher Andrey Lepher

    desculpem mas achei o unity horrivel alem de deixar o sistema bugado com o Compiz ativado usando o 10.04 ainda sem unity perfeito

  • http://www.facebook.com/jurandir.fisico Jurandir Cunha

    Desafio, Só irei usar o Unity quando ele rodar no Debian. kkkkkkkkkkkk