unity2d-descontinuado-ubuntu-12-10

Ubuntu 12.10 não trará o Unity 2D instalado por padrão

Essa semana está acontecendo o Ubuntu Developer Summit, em Oakland – California, um evento onde entre outras coisas, o futuro do Ubuntu é decidido. O evento acontece todo ano e é patrocinado por empresas como Google, Intel e HP.

Ontem a tarde em uma sessão sobre o futuro do Gnome no Ubuntu, foi decidido que o Unity 2D será deixado de lado e não virá instalado por padrão no Ubuntu 12.10Quantal Quetzal. A ideia é deixar de se preocupar com o Unity 2D e focar no Unity, melhorando assim a experiência do usuário, performance, bugs e adicionando recursos ao mesmo. Quem sabe teremos mais opções de personalização agora?

Se você usa o Unity 2D porque seu hardware é antigo e não suporta recursos 3D, não se preocupe. Usando o driver LLVMpipe, assim como funciona no Gnome-Shell do Fedora 17, o processamento gráfico ficará a cargo do seu processador, permitindo que você use o Unity sem nenhum problema.

A decisão era esperada, visto que o líder do projeto já havia saído da Canonical a algum tempo, mas isso não quer dizer que o Unity 2D deixará de existir. O futuro da interface gráfica em si não ficou claro, visto que a interface ainda poderia ser usada na Ubuntu TV ou no Ubuntu Phone.

A Ubuntu TV poderia se beneficiar do Unity 2D

A Ubuntu TV poderia se beneficiar do Unity 2D

É claro que isso levanta algumas questões, como o fato de que você precisará de um processador com mais de um núcleo, como um Intel Core 2/AMD Athlon 64 X2 ou superior. Caso você não possua ou achar que o Unity ficou lento demais no Ubuntu 12.10 devido a isso, a recomendação é que você use alternativas mais leves, como o Xubuntu ou o Lubuntu, ou até mesmo instale uma interface gráfica diferente no seu Ubuntu.

Ubuntu 12.10 não trará o Unity 2D instalado por padrão

Xubuntu 12.04: recomendado para hardwares mais antigos

Muitos dirão que a Canonical está esquecendo de quem tem hardware menos poderosos ou que você precisa ser rico para usar o Ubuntu de agora em diante, mas levem em consideração que estamos em 2012 e o Ubuntu não pode parar no tempo para dar suporte a hardwares antigos.

Não é preciso gastar fortunas para comprar um computador capaz de rodar o sistema operacional laranja com a mão nas costas, diga-se de passagem: um notebook com Intel Core I5 2410M, 4 gigabytes de memória RAM DDR3 e GPU Intel HD 3000 sai por menos de R$ 1.300,00, e um desktop com essas configurações sai ainda mais barato. Um notebook/desktop como esse é capaz de rodar muitos jogos de 2011 pra trás com todos os detalhes no high sem engasgos, e obviamente roda o Ubuntu facilmente.

Mais informações sobre a UDS serão postadas aqui no blog no final do evento, visto que decidimos fazer um resumão do evento ao invés de fazer inúmeros posts sobre o mesmo. Mas claro, não esqueçam que a Eletronic Arts terá uma sessão na UDS hoje a tarde! O evento já acabou e você pode conferir todos os detalhes no mesmo neste post.

O que você achou da decisão leitor? Achou sensata ou irá pedir ajuda ao Chapolin Colorado? Deixe seu comentário! Adoro ler comentários e fico entediado quando não tenho o que ler (:

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • Christian Marcell Oliveira

    cara, uma duvida boba, como adquirir esses ícones ai?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus,
      Os ícones se chama “Faenza”, e a instalação pode ser encontrada no seguinte post: http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html (:

      • Christian Marcell Oliveira

        Valeu, quando vi o post referido, não lembro de ter visto sobre os ícones, instalando neste momento, obrigado.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          É que atualizei o post ontem @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus :)

  • Christian Marcell Oliveira

    cara, uma duvida boba, como adquirir esses ícones ai?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus,
      Os ícones se chama “Faenza”, e a instalação pode ser encontrada no seguinte post: http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html (:

      • Christian Marcell Oliveira

        Valeu, quando vi o post referido, não lembro de ter visto sobre os ícones, instalando neste momento, obrigado.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          É que atualizei o post ontem @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus :)

  • Christian Marcell Oliveira

    cara, uma duvida boba, como adquirir esses ícones ai?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus,
      Os ícones se chama “Faenza”, e a instalação pode ser encontrada no seguinte post: http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html (:

      • Christian Marcell Oliveira

        Valeu, quando vi o post referido, não lembro de ter visto sobre os ícones, instalando neste momento, obrigado.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          É que atualizei o post ontem @google-5abfe3fc69f379fbf6ef049b686ca961:disqus :)

  • http://da2k.com.br/ Fernando Daciuk

    Acho a decisão válida. Até porque ainda não gosto do Unity, uso o Gnome Shell. Quem sabe se eles deixam o Unity mais “maleável” para agradar mais usuários? Seria bem interessante :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @fdaciuk:disqus,
      Também acho uma decisão válida. Apesar de não ligar pra customização de desktop, creio que com o foco sendo o Unity 3D, eles irão adicionar mais opções sim (:

  • Anderson Dos Santos

    Olhe eu serie um dos “prejudicados” com isso ja que uso um pentium 4. Vou ifcar puto? Não. Se o software não evolui porcausa da limitação de hardware em equipamentos de no minimo 6 anos atraz. Então pra que criar coisas novas? Na minha opinião tem sim que criar coisas para as novas tecnologias e etc… Alem disso ja temos o unity 2D atual, temos o Gnome e outros desktop para maquinas antigas, que vc instala com 1 ou dois comandinhos ou mesmo com cliques…

    Concordo com o ponto do pessoal, se não focar em uma coisa e ficar atirando pra todo lado a bagaça não evolui…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      É exatamente esse o meu ponto, @facebook-100001105823750:disqus. Se a Canonical e outras empresas pararem no tempo porque o hardware do usuário X vai ser incompatível, a tecnologia ficaria parada também.

      Ubuntu não rodou? É pra isso que serve o Xubuntu e Lubuntu (:

      • Glauco

        Na verdade nem precisa instalar o Xubuntu ou Lubuntu, instala o gnome-panel e você tem um “Gnome 2″ ou instala o próprio Unity 2D

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Anderson, nem a Microsoft, nem a Apple lança um novo sistema pensando em Hardware antigo, tudo bem que é ruim, más cara a única saída é continuar com o Sistema Antigo que ainda está funcionando ou migrar para outro que funcione bem na sua máquina, opções é o que não falta em matérias de Distro…

  • http://da2k.com.br/ Fernando Daciuk

    Acho a decisão válida. Até porque ainda não gosto do Unity, uso o Gnome Shell. Quem sabe se eles deixam o Unity mais “maleável” para agradar mais usuários? Seria bem interessante :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @fdaciuk:disqus,
      Também acho uma decisão válida. Apesar de não ligar pra customização de desktop, creio que com o foco sendo o Unity 3D, eles irão adicionar mais opções sim (:

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Olhe eu serie um dos “prejudicados” com isso ja que uso um pentium 4. Vou ifcar puto? Não. Se o software não evolui porcausa da limitação de hardware em equipamentos de no minimo 6 anos atraz. Então pra que criar coisas novas? Na minha opinião tem sim que criar coisas para as novas tecnologias e etc… Alem disso ja temos o unity 2D atual, temos o Gnome e outros desktop para maquinas antigas, que vc instala com 1 ou dois comandinhos ou mesmo com cliques…

    Concordo com o ponto do pessoal, se não focar em uma coisa e ficar atirando pra todo lado a bagaça não evolui…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      É exatamente esse o meu ponto, @facebook-100001105823750:disqus. Se a Canonical e outras empresas pararem no tempo porque o hardware do usuário X vai ser incompatível, a tecnologia ficaria parada também.

      Ubuntu não rodou? É pra isso que serve o Xubuntu e Lubuntu (:

      • Glauco

        Na verdade nem precisa instalar o Xubuntu ou Lubuntu, instala o gnome-panel e você tem um “Gnome 2″ ou instala o próprio Unity 2D

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Anderson, nem a Microsoft, nem a Apple lança um novo sistema pensando em Hardware antigo, tudo bem que é ruim, más cara a única saída é continuar com o Sistema Antigo que ainda está funcionando ou migrar para outro que funcione bem na sua máquina, opções é o que não falta em matérias de Distro…

  • http://da2k.com.br/ Fernando Daciuk

    Acho a decisão válida. Até porque ainda não gosto do Unity, uso o Gnome Shell. Quem sabe se eles deixam o Unity mais “maleável” para agradar mais usuários? Seria bem interessante :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @fdaciuk:disqus,
      Também acho uma decisão válida. Apesar de não ligar pra customização de desktop, creio que com o foco sendo o Unity 3D, eles irão adicionar mais opções sim (:

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Olhe eu serie um dos “prejudicados” com isso ja que uso um pentium 4. Vou ifcar puto? Não. Se o software não evolui porcausa da limitação de hardware em equipamentos de no minimo 6 anos atraz. Então pra que criar coisas novas? Na minha opinião tem sim que criar coisas para as novas tecnologias e etc… Alem disso ja temos o unity 2D atual, temos o Gnome e outros desktop para maquinas antigas, que vc instala com 1 ou dois comandinhos ou mesmo com cliques…

    Concordo com o ponto do pessoal, se não focar em uma coisa e ficar atirando pra todo lado a bagaça não evolui…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      É exatamente esse o meu ponto, @facebook-100001105823750:disqus. Se a Canonical e outras empresas pararem no tempo porque o hardware do usuário X vai ser incompatível, a tecnologia ficaria parada também.

      Ubuntu não rodou? É pra isso que serve o Xubuntu e Lubuntu (:

      • Glauco

        Na verdade nem precisa instalar o Xubuntu ou Lubuntu, instala o gnome-panel e você tem um “Gnome 2″ ou instala o próprio Unity 2D

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Anderson, nem a Microsoft, nem a Apple lança um novo sistema pensando em Hardware antigo, tudo bem que é ruim, más cara a única saída é continuar com o Sistema Antigo que ainda está funcionando ou migrar para outro que funcione bem na sua máquina, opções é o que não falta em matérias de Distro…

  • Daniel De Luca

    E o Chapolin sabe como fazer isso agora, instalar o driver LLVMpipe? Meu processador é um Atlhon64 (um núcleo) – vai que funciona…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-b54b10cd0c0a817a65008dd45fb88940:disqus, basta dizer “E agora, quem poderá me ajudar?” que ele aparece. Ai é só pedir :P

  • Daniel De Luca

    E o Chapolin sabe como fazer isso agora, instalar o driver LLVMpipe? Meu processador é um Atlhon64 (um núcleo) – vai que funciona…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-b54b10cd0c0a817a65008dd45fb88940:disqus, basta dizer “E agora, quem poderá me ajudar?” que ele aparece. Ai é só pedir :P

  • Daniel De Luca

    E o Chapolin sabe como fazer isso agora, instalar o driver LLVMpipe? Meu processador é um Atlhon64 (um núcleo) – vai que funciona…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-b54b10cd0c0a817a65008dd45fb88940:disqus, basta dizer “E agora, quem poderá me ajudar?” que ele aparece. Ai é só pedir :P

  • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

    Achei certo.

    Desde o Ubuntu 11.04, as atualizações na interface, são de certa forma, pequenas, mas deixam o Unity bem mais bonito e com um ótimo desempenho.
    Uma atualização tendo isso como o foco será muito bem vinda para mim.

    Será que ainda há tantas pessoas com hardware fraco a ponto de não conseguirem rodar o unity. Eu estou usando um core i3, e ele sempre roda rápido e suave depois da primeira execução.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      No Brasil, infelizmente, muita gente não consegue rodar o Unity, @facebook-100001216877479:disqus. Lembre-se que o poder aquisitivo no Brasil é baixo, e entre pagar uma conta e comprar um computador novo, o que você acha que o brasileiro vai fazer?

      Eu mesmo estou querendo trocar meu notebook a um bom tempo, mas as contas não deixam hehe

  • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

    Achei certo.

    Desde o Ubuntu 11.04, as atualizações na interface, são de certa forma, pequenas, mas deixam o Unity bem mais bonito e com um ótimo desempenho.
    Uma atualização tendo isso como o foco será muito bem vinda para mim.

    Será que ainda há tantas pessoas com hardware fraco a ponto de não conseguirem rodar o unity. Eu estou usando um core i3, e ele sempre roda rápido e suave depois da primeira execução.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      No Brasil, infelizmente, muita gente não consegue rodar o Unity, @facebook-100001216877479:disqus. Lembre-se que o poder aquisitivo no Brasil é baixo, e entre pagar uma conta e comprar um computador novo, o que você acha que o brasileiro vai fazer?

      Eu mesmo estou querendo trocar meu notebook a um bom tempo, mas as contas não deixam hehe

  • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

    Achei certo.

    Desde o Ubuntu 11.04, as atualizações na interface, são de certa forma, pequenas, mas deixam o Unity bem mais bonito e com um ótimo desempenho.
    Uma atualização tendo isso como o foco será muito bem vinda para mim.

    Será que ainda há tantas pessoas com hardware fraco a ponto de não conseguirem rodar o unity. Eu estou usando um core i3, e ele sempre roda rápido e suave depois da primeira execução.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      No Brasil, infelizmente, muita gente não consegue rodar o Unity, @facebook-100001216877479:disqus. Lembre-se que o poder aquisitivo no Brasil é baixo, e entre pagar uma conta e comprar um computador novo, o que você acha que o brasileiro vai fazer?

      Eu mesmo estou querendo trocar meu notebook a um bom tempo, mas as contas não deixam hehe

  • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

    O Ubuntu 12.04 está ai, e ficará até 2017. Não é desculpa para ninguém, essa situação. Uma maquina em media dura de 3 a 5 anos. Em 2017 teremos configurações muito superiores a exigência minima. E em 2017 seu P4 já queimou, seu netbook já morreu, seu PC das casas Bahia, já foi para a revisão e não voltou mais. Simples.

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Espero que em 2017 meus dados pessoais que não vão para o espaço…

    • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

      N é tão simples, fala isso p/ os meus MSX c/ + de 20 anos de idade e funcionando felizes e contentes lá em casa… :-D

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Querer rodar um sistema operacional moderno de 2012 num MSX é sacanagem, né @twitter-103156172:disqus :P

  • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

    O Ubuntu 12.04 está ai, e ficará até 2017. Não é desculpa para ninguém, essa situação. Uma maquina em media dura de 3 a 5 anos. Em 2017 teremos configurações muito superiores a exigência minima. E em 2017 seu P4 já queimou, seu netbook já morreu, seu PC das casas Bahia, já foi para a revisão e não voltou mais. Simples.

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Espero que em 2017 meus dados pessoais que não vão para o espaço…

    • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

      N é tão simples, fala isso p/ os meus MSX c/ + de 20 anos de idade e funcionando felizes e contentes lá em casa… :-D

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Querer rodar um sistema operacional moderno de 2012 num MSX é sacanagem, né @twitter-103156172:disqus :P

  • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

    O Ubuntu 12.04 está ai, e ficará até 2017. Não é desculpa para ninguém, essa situação. Uma maquina em media dura de 3 a 5 anos. Em 2017 teremos configurações muito superiores a exigência minima. E em 2017 seu P4 já queimou, seu netbook já morreu, seu PC das casas Bahia, já foi para a revisão e não voltou mais. Simples.

    • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

      Espero que em 2017 meus dados pessoais que não vão para o espaço…

    • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

      N é tão simples, fala isso p/ os meus MSX c/ + de 20 anos de idade e funcionando felizes e contentes lá em casa… :-D

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Querer rodar um sistema operacional moderno de 2012 num MSX é sacanagem, né @twitter-103156172:disqus :P

  • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

    Acho melhor ter uma única interface, espero que faça melhorias que agradam a todos…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Concordo @facebook-100001887031424:disqus :)

  • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

    Acho melhor ter uma única interface, espero que faça melhorias que agradam a todos…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Concordo @facebook-100001887031424:disqus :)

  • http://www.facebook.com/people/Ivo-Nunes/100001887031424 Ivo Nunes

    Acho melhor ter uma única interface, espero que faça melhorias que agradam a todos…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Concordo @facebook-100001887031424:disqus :)

  • http://twitter.com/bopabopa Bruno Oliveira

    já minha humilde opinião é que o ubuntu mesmo é o 2d! pra mim o 3d é um simples plugin de um programa que diziam (nunca gostei de usar) bugado. já que talvez o ubuntu tv e o ubuntu para smartphone serão feitos em qt porque o produto principal não? e assim a canonical vai mudando de opinião a cada 6 meses e capaz da versão 13.04 voltar o 2d. como não gosto daquelas “frescuradas” do compiz (que logo desinstalo) o jeito é final do ano pular pro lubuntu ou tentar aprender usar arch linux ou quem sabe infelizmente usar o xp até 2014 ):

    • Vostok123

      Nuuoossa, nem tanto…

      XP é dose, esses dias atras veio um cara me pedindo pra instalar o XP pra ele e eu disse que não faria isto, agora é so 7, XP pra mim foi o tempo, não toco mais naquilo, nunca vi um coisa pra pegar virus como aquilo, e não adianta falar que não sei configurar, ora, instalo computadores faz mais de dez anos, e o 7 tendo um processador de nucleo duplo em 2 GHz, mais 2 giga de memoria, ja roda bem tranquilo, e essa configuração, qualquer computador comprado apartir de 2007 em diante tem, caso não, é so desativar as frescuradas de visual e aparencia então…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-26893278:disqus, basta desativar as frescuras do Compiz se você não gosta delas, da mesma forma que faço.

      Enquanto vários usuários adoram aqueles efeitos de fogo e o caramba que o Compiz tem, eu desativo a torto e a direito, deixando o Unity ainda melhor.

  • http://twitter.com/bopabopa Bruno Oliveira

    já minha humilde opinião é que o ubuntu mesmo é o 2d! pra mim o 3d é um simples plugin de um programa que diziam (nunca gostei de usar) bugado. já que talvez o ubuntu tv e o ubuntu para smartphone serão feitos em qt porque o produto principal não? e assim a canonical vai mudando de opinião a cada 6 meses e capaz da versão 13.04 voltar o 2d. como não gosto daquelas “frescuradas” do compiz (que logo desinstalo) o jeito é final do ano pular pro lubuntu ou tentar aprender usar arch linux ou quem sabe infelizmente usar o xp até 2014 ):

    • Vostok123

      Nuuoossa, nem tanto…

      XP é dose, esses dias atras veio um cara me pedindo pra instalar o XP pra ele e eu disse que não faria isto, agora é so 7, XP pra mim foi o tempo, não toco mais naquilo, nunca vi um coisa pra pegar virus como aquilo, e não adianta falar que não sei configurar, ora, instalo computadores faz mais de dez anos, e o 7 tendo um processador de nucleo duplo em 2 GHz, mais 2 giga de memoria, ja roda bem tranquilo, e essa configuração, qualquer computador comprado apartir de 2007 em diante tem, caso não, é so desativar as frescuradas de visual e aparencia então…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-26893278:disqus, basta desativar as frescuras do Compiz se você não gosta delas, da mesma forma que faço.

      Enquanto vários usuários adoram aqueles efeitos de fogo e o caramba que o Compiz tem, eu desativo a torto e a direito, deixando o Unity ainda melhor.

  • http://twitter.com/bopabopa Bruno Oliveira

    já minha humilde opinião é que o ubuntu mesmo é o 2d! pra mim o 3d é um simples plugin de um programa que diziam (nunca gostei de usar) bugado. já que talvez o ubuntu tv e o ubuntu para smartphone serão feitos em qt porque o produto principal não? e assim a canonical vai mudando de opinião a cada 6 meses e capaz da versão 13.04 voltar o 2d. como não gosto daquelas “frescuradas” do compiz (que logo desinstalo) o jeito é final do ano pular pro lubuntu ou tentar aprender usar arch linux ou quem sabe infelizmente usar o xp até 2014 ):

    • Vostok123

      Nuuoossa, nem tanto…

      XP é dose, esses dias atras veio um cara me pedindo pra instalar o XP pra ele e eu disse que não faria isto, agora é so 7, XP pra mim foi o tempo, não toco mais naquilo, nunca vi um coisa pra pegar virus como aquilo, e não adianta falar que não sei configurar, ora, instalo computadores faz mais de dez anos, e o 7 tendo um processador de nucleo duplo em 2 GHz, mais 2 giga de memoria, ja roda bem tranquilo, e essa configuração, qualquer computador comprado apartir de 2007 em diante tem, caso não, é so desativar as frescuradas de visual e aparencia então…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-26893278:disqus, basta desativar as frescuras do Compiz se você não gosta delas, da mesma forma que faço.

      Enquanto vários usuários adoram aqueles efeitos de fogo e o caramba que o Compiz tem, eu desativo a torto e a direito, deixando o Unity ainda melhor.

  • Geyer

    “um notebook com Intel Core I5 2410M, 4 gigabytes de memória RAM DDR3 e GPU Intel HD 3000 sai por menos de R$ 1.300,00″ – Você está ignorando o fato de que grande parte da população sobrevive a custa de um salário mínimo e compra computadores de baixo custo parcelados…
    Eu uso um Core i3, 4GB DDR3 e não satisfeito com o desempenho do Unity depois de anos passei a usar outra distribuição…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @281c9890c4e427c9ca1f100557a70671:disqus, uma máquina de R$ 500,00 é capaz de rodar o Ubuntu sem engasgos, se bem configurada. Minha mãe tem um computador com Sempron 3.0, 512mb de RAM e uma placa de vídeo da VIA. O Ubuntu 12.04 roda tranquilamente nele, após modificar algumas coisas que expliquei em alguns tutoriais aqui no blog.

      Já instalei o Ubuntu em um Core i3 e a performance foi ótima, diga-se de passagem. Mas sempre há a possibilidade de instalar outra interface gráfica, mais leve, que é algo que amo no mundo Linux by the way.

  • Geyer

    “um notebook com Intel Core I5 2410M, 4 gigabytes de memória RAM DDR3 e GPU Intel HD 3000 sai por menos de R$ 1.300,00″ – Você está ignorando o fato de que grande parte da população sobrevive a custa de um salário mínimo e compra computadores de baixo custo parcelados…
    Eu uso um Core i3, 4GB DDR3 e não satisfeito com o desempenho do Unity depois de anos passei a usar outra distribuição…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @281c9890c4e427c9ca1f100557a70671:disqus, uma máquina de R$ 500,00 é capaz de rodar o Ubuntu sem engasgos, se bem configurada. Minha mãe tem um computador com Sempron 3.0, 512mb de RAM e uma placa de vídeo da VIA. O Ubuntu 12.04 roda tranquilamente nele, após modificar algumas coisas que expliquei em alguns tutoriais aqui no blog.

      Já instalei o Ubuntu em um Core i3 e a performance foi ótima, diga-se de passagem. Mas sempre há a possibilidade de instalar outra interface gráfica, mais leve, que é algo que amo no mundo Linux by the way.

  • Geyer

    “um notebook com Intel Core I5 2410M, 4 gigabytes de memória RAM DDR3 e GPU Intel HD 3000 sai por menos de R$ 1.300,00″ – Você está ignorando o fato de que grande parte da população sobrevive a custa de um salário mínimo e compra computadores de baixo custo parcelados…
    Eu uso um Core i3, 4GB DDR3 e não satisfeito com o desempenho do Unity depois de anos passei a usar outra distribuição…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @281c9890c4e427c9ca1f100557a70671:disqus, uma máquina de R$ 500,00 é capaz de rodar o Ubuntu sem engasgos, se bem configurada. Minha mãe tem um computador com Sempron 3.0, 512mb de RAM e uma placa de vídeo da VIA. O Ubuntu 12.04 roda tranquilamente nele, após modificar algumas coisas que expliquei em alguns tutoriais aqui no blog.

      Já instalei o Ubuntu em um Core i3 e a performance foi ótima, diga-se de passagem. Mas sempre há a possibilidade de instalar outra interface gráfica, mais leve, que é algo que amo no mundo Linux by the way.

  • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

    Bem, a Canonical está indo contra um dos pilares do software livre, q é a facilidade de rodar em máquinas antigas. Lamentável.

    E isso n atrasa a “evolução do software livre”, isso deixa de fora pessoas q são potenciais usuários de SL justamente pq o sistema n roda na máquina deles. Sempre tem gente usando micros antigos por diversos motivos. Esse passo (errado) da Canonical me faz pensar nas atitudes arrogantes da empresa da maçã… Como eu n uso Ubuntu nos meus micros (apenas nos computadores do trabalho), p/ mim n influencia nada. Mas minha esposa usa Ubuntu na máquina (velha) dela, então…

    E antes q falem sobre velocidade, a placa de vídeo NVidia dela vive dando dor de cabeça. E aí é instala driver do site da NVidia, funciona qdo quer… Conclusão: Nouveau no Ubuntu 12.04 e está funcionando tudo muito bem. Ela, pelo menos, n reclama.

    PS: Se o Fedora n consegue rodar o gnome-shell, pelo menos ele carrega uma interface (tosca, eu sei) c/ cara de Gnome 2 p/ q o usuário n fique s/ o q usar. Pelo menos isso.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-103156172:disqus,
      Primeiramente, acho que o pessoal não entendeu muito bem o artigo: o suporte a máquinas um tanto antigos continuará, mas se sua máquina não tiver aceleração 3D, quem cuidará do Unity é o processador.

      A Canonical oferece não apenas o Ubuntu, mas temos o Xubuntu e Lubuntu também. Se você instalou o Ubuntu em uma máquina antiga e ele não rodou como você queria, basta trocar a interface gráfica para algo feito para máquinas antigas, simples.

      O problema é que os usuários querem que suas máquinas de 1995 rodem um sistema operacional de 2012 sem problema algum, só porque é software livre. Oras bolas, se é software livre tem que rodar, certo?

      A coisa não é bem assim. O Unity funcionará usando a CPU para aquelas que não tem suporte a aceleração 3D, como falei, e para aqueles que não gostarem da performance, há sempre as outras interfaces gráficas. Sem contar que podem continuar em uma versão LTS, como é o caso do Ubuntu 12.04.

  • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

    Bem, a Canonical está indo contra um dos pilares do software livre, q é a facilidade de rodar em máquinas antigas. Lamentável.

    E isso n atrasa a “evolução do software livre”, isso deixa de fora pessoas q são potenciais usuários de SL justamente pq o sistema n roda na máquina deles. Sempre tem gente usando micros antigos por diversos motivos. Esse passo (errado) da Canonical me faz pensar nas atitudes arrogantes da empresa da maçã… Como eu n uso Ubuntu nos meus micros (apenas nos computadores do trabalho), p/ mim n influencia nada. Mas minha esposa usa Ubuntu na máquina (velha) dela, então…

    E antes q falem sobre velocidade, a placa de vídeo NVidia dela vive dando dor de cabeça. E aí é instala driver do site da NVidia, funciona qdo quer… Conclusão: Nouveau no Ubuntu 12.04 e está funcionando tudo muito bem. Ela, pelo menos, n reclama.

    PS: Se o Fedora n consegue rodar o gnome-shell, pelo menos ele carrega uma interface (tosca, eu sei) c/ cara de Gnome 2 p/ q o usuário n fique s/ o q usar. Pelo menos isso.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-103156172:disqus,
      Primeiramente, acho que o pessoal não entendeu muito bem o artigo: o suporte a máquinas um tanto antigos continuará, mas se sua máquina não tiver aceleração 3D, quem cuidará do Unity é o processador.

      A Canonical oferece não apenas o Ubuntu, mas temos o Xubuntu e Lubuntu também. Se você instalou o Ubuntu em uma máquina antiga e ele não rodou como você queria, basta trocar a interface gráfica para algo feito para máquinas antigas, simples.

      O problema é que os usuários querem que suas máquinas de 1995 rodem um sistema operacional de 2012 sem problema algum, só porque é software livre. Oras bolas, se é software livre tem que rodar, certo?

      A coisa não é bem assim. O Unity funcionará usando a CPU para aquelas que não tem suporte a aceleração 3D, como falei, e para aqueles que não gostarem da performance, há sempre as outras interfaces gráficas. Sem contar que podem continuar em uma versão LTS, como é o caso do Ubuntu 12.04.

  • http://twitter.com/rjpinheiro Ricardo J. Pinheiro

    Bem, a Canonical está indo contra um dos pilares do software livre, q é a facilidade de rodar em máquinas antigas. Lamentável.

    E isso n atrasa a “evolução do software livre”, isso deixa de fora pessoas q são potenciais usuários de SL justamente pq o sistema n roda na máquina deles. Sempre tem gente usando micros antigos por diversos motivos. Esse passo (errado) da Canonical me faz pensar nas atitudes arrogantes da empresa da maçã… Como eu n uso Ubuntu nos meus micros (apenas nos computadores do trabalho), p/ mim n influencia nada. Mas minha esposa usa Ubuntu na máquina (velha) dela, então…

    E antes q falem sobre velocidade, a placa de vídeo NVidia dela vive dando dor de cabeça. E aí é instala driver do site da NVidia, funciona qdo quer… Conclusão: Nouveau no Ubuntu 12.04 e está funcionando tudo muito bem. Ela, pelo menos, n reclama.

    PS: Se o Fedora n consegue rodar o gnome-shell, pelo menos ele carrega uma interface (tosca, eu sei) c/ cara de Gnome 2 p/ q o usuário n fique s/ o q usar. Pelo menos isso.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-103156172:disqus,
      Primeiramente, acho que o pessoal não entendeu muito bem o artigo: o suporte a máquinas um tanto antigos continuará, mas se sua máquina não tiver aceleração 3D, quem cuidará do Unity é o processador.

      A Canonical oferece não apenas o Ubuntu, mas temos o Xubuntu e Lubuntu também. Se você instalou o Ubuntu em uma máquina antiga e ele não rodou como você queria, basta trocar a interface gráfica para algo feito para máquinas antigas, simples.

      O problema é que os usuários querem que suas máquinas de 1995 rodem um sistema operacional de 2012 sem problema algum, só porque é software livre. Oras bolas, se é software livre tem que rodar, certo?

      A coisa não é bem assim. O Unity funcionará usando a CPU para aquelas que não tem suporte a aceleração 3D, como falei, e para aqueles que não gostarem da performance, há sempre as outras interfaces gráficas. Sem contar que podem continuar em uma versão LTS, como é o caso do Ubuntu 12.04.

  • camila

    Cite um notebook por esse valor que roda todos os jogos de 2011 para trás no full? Não existe. Sugiro corrigir isso no texto… Note com GPU dedicada sai caro, e as onboards são um lixo, mesmo as da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @59b06e171bb71efa960b82f61f72a017:disqus,

      Citando o que disse no artigo: “um notebook/desktop como esse é capaz de rodar muitos jogos de 2011 pra trás com todos os detalhes no high sem engasgos”. Repare que eu disse “muitos jogos”, não todos.

      Posso citar o meu próprio notebook, um CCE WM545B-T, com uma GPU Sandy Bridge da intel. Foi-se o tempo em que onboards eram sinal de coisa ruim. As GPUs Sandy Bridge/Ivy Bridge da Intel já estão dando um show a parte, e para jogadores não hardcores, são excelentes opções.

  • camila

    Cite um notebook por esse valor que roda todos os jogos de 2011 para trás no full? Não existe. Sugiro corrigir isso no texto… Note com GPU dedicada sai caro, e as onboards são um lixo, mesmo as da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @59b06e171bb71efa960b82f61f72a017:disqus,

      Citando o que disse no artigo: “um notebook/desktop como esse é capaz de rodar muitos jogos de 2011 pra trás com todos os detalhes no high sem engasgos”. Repare que eu disse “muitos jogos”, não todos.

      Posso citar o meu próprio notebook, um CCE WM545B-T, com uma GPU Sandy Bridge da intel. Foi-se o tempo em que onboards eram sinal de coisa ruim. As GPUs Sandy Bridge/Ivy Bridge da Intel já estão dando um show a parte, e para jogadores não hardcores, são excelentes opções.

  • camila

    Cite um notebook por esse valor que roda todos os jogos de 2011 para trás no full? Não existe. Sugiro corrigir isso no texto… Note com GPU dedicada sai caro, e as onboards são um lixo, mesmo as da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @59b06e171bb71efa960b82f61f72a017:disqus,

      Citando o que disse no artigo: “um notebook/desktop como esse é capaz de rodar muitos jogos de 2011 pra trás com todos os detalhes no high sem engasgos”. Repare que eu disse “muitos jogos”, não todos.

      Posso citar o meu próprio notebook, um CCE WM545B-T, com uma GPU Sandy Bridge da intel. Foi-se o tempo em que onboards eram sinal de coisa ruim. As GPUs Sandy Bridge/Ivy Bridge da Intel já estão dando um show a parte, e para jogadores não hardcores, são excelentes opções.

  • Neliton

    Instalei o Ubuntu num computador Sempron 2600 com apenas 512MB de memória, vídeo on-board. O Unity ficou horrível, e mesmo o Unity 2D não resolveu, não dava pra usar. De fato, tirando o uso de instruções 3D, a diferença de uso de memória das duas versões não é muito grande.

    O que eu fiz foi instalar o Xubuntu, e o computador ficou um avião, rápido como nunca. O XFCE é um ambiente de trabalho maduro, rápido, super-configurável por padrão, e que está muito próximo do que era o Gnome 2. O Xubuntu deu vida nova àquele computador, que ficou divertido e atualizado ao mesmo tempo.

    A moral da história é que o Unity 2D serve para um número bastante restrito de usuários, mas como um fallback de uso geral, como foi imaginado, nunca realmente funcionou. Então é mais do que natural o abandono desse projeto já que, na verdade, nunca fez muito sentido.

  • Neliton

    Instalei o Ubuntu num computador Sempron 2600 com apenas 512MB de memória, vídeo on-board. O Unity ficou horrível, e mesmo o Unity 2D não resolveu, não dava pra usar. De fato, tirando o uso de instruções 3D, a diferença de uso de memória das duas versões não é muito grande.

    O que eu fiz foi instalar o Xubuntu, e o computador ficou um avião, rápido como nunca. O XFCE é um ambiente de trabalho maduro, rápido, super-configurável por padrão, e que está muito próximo do que era o Gnome 2. O Xubuntu deu vida nova àquele computador, que ficou divertido e atualizado ao mesmo tempo.

    A moral da história é que o Unity 2D serve para um número bastante restrito de usuários, mas como um fallback de uso geral, como foi imaginado, nunca realmente funcionou. Então é mais do que natural o abandono desse projeto já que, na verdade, nunca fez muito sentido.

  • Neliton

    Instalei o Ubuntu num computador Sempron 2600 com apenas 512MB de memória, vídeo on-board. O Unity ficou horrível, e mesmo o Unity 2D não resolveu, não dava pra usar. De fato, tirando o uso de instruções 3D, a diferença de uso de memória das duas versões não é muito grande.

    O que eu fiz foi instalar o Xubuntu, e o computador ficou um avião, rápido como nunca. O XFCE é um ambiente de trabalho maduro, rápido, super-configurável por padrão, e que está muito próximo do que era o Gnome 2. O Xubuntu deu vida nova àquele computador, que ficou divertido e atualizado ao mesmo tempo.

    A moral da história é que o Unity 2D serve para um número bastante restrito de usuários, mas como um fallback de uso geral, como foi imaginado, nunca realmente funcionou. Então é mais do que natural o abandono desse projeto já que, na verdade, nunca fez muito sentido.

  • Flavio

    O 3D não roda em VM’s por padrão. Será que eles pensaram nisso? (tisk-tisk)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @30cdc09f063826cc120a825b555d97b4:disqus, citando o que falei no texto: “Usando o driver LLVMpipe, assim como funciona no Gnome-Shell do Fedora 17, o processamento gráfico ficará a cargo do seu processador, permitindo que você use o Unity sem nenhum problema”.

  • Flavio

    O 3D não roda em VM’s por padrão. Será que eles pensaram nisso? (tisk-tisk)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @30cdc09f063826cc120a825b555d97b4:disqus, citando o que falei no texto: “Usando o driver LLVMpipe, assim como funciona no Gnome-Shell do Fedora 17, o processamento gráfico ficará a cargo do seu processador, permitindo que você use o Unity sem nenhum problema”.

  • Flavio

    O 3D não roda em VM’s por padrão. Será que eles pensaram nisso? (tisk-tisk)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @30cdc09f063826cc120a825b555d97b4:disqus, citando o que falei no texto: “Usando o driver LLVMpipe, assim como funciona no Gnome-Shell do Fedora 17, o processamento gráfico ficará a cargo do seu processador, permitindo que você use o Unity sem nenhum problema”.

  • Castro

    Olá Amigos
    Serei Objetivo; gosto muito do Linux e uso a distro ubuntu a tempos,mas;acho que essa distro começa a se perder,enxarcando de coisas e tornando -se pesada.
    Por incrivel que pareça,testei o win 7 e está bem melhor; Ubuntu tem que voltar a ser o que era: Leve,limpo,rapido,agradavel. O 12.04 me descepcionou;sinceramente espero que melhore ou então perderá mais dentre outros admiradores.
    Abraço a todos e boas energias!

  • Castro

    Olá Amigos
    Serei Objetivo; gosto muito do Linux e uso a distro ubuntu a tempos,mas;acho que essa distro começa a se perder,enxarcando de coisas e tornando -se pesada.
    Por incrivel que pareça,testei o win 7 e está bem melhor; Ubuntu tem que voltar a ser o que era: Leve,limpo,rapido,agradavel. O 12.04 me descepcionou;sinceramente espero que melhore ou então perderá mais dentre outros admiradores.
    Abraço a todos e boas energias!

  • Fabio Barbosa

    e o seguinte. hoje em dia o valor de um notebook ou pc com processadores melhores estao cada vez mais em conta.

  • http://www.facebook.com/fabio.barbosa.3323 Fabio Barbosa

    e o seguinte. hoje em dia o valor de um notebook ou pc com processadores melhores estao cada vez mais em conta.

  • Fernando

    Um dos principais motivos para eu usar o Ubuntu é porque meu PC é antigo e de baixo desempenho com o Windows. Não poderia usar Ubuntu 12.10, lamentável.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @40af9b0c06156401e3b5c93b7863d12b:disqus,
      Como falei no post, o Unity 3D irá rodar independente do seu hardware. E de uma forma ou de outra, você pode instalar outra interface gráfica, uma mais leve, no Ubuntu 12.10 se quiser :)

  • Fernando

    Um dos principais motivos para eu usar o Ubuntu é porque meu PC é antigo e de baixo desempenho com o Windows. Não poderia usar Ubuntu 12.10, lamentável.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @40af9b0c06156401e3b5c93b7863d12b:disqus,
      Como falei no post, o Unity 3D irá rodar independente do seu hardware. E de uma forma ou de outra, você pode instalar outra interface gráfica, uma mais leve, no Ubuntu 12.10 se quiser :)

  • linuxgolden

    Meu PC é fraco, mancada da CAnonical, tanto o Ubuntu quanto Xubuntu estão pesados.

    Estou com o Limitado Lubuntu infelizmente por não ter opção!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-5714831c0c2fdb32d4e8e6c59770e7eb:disqus,
      O Ubuntu 12.04 é um sistema operacional de 2012, e a Canonical está tentando trazer o Linux para o mundo desktop em massa. Infelizmente para isso, sacrifícios são necessários, e querer rodar um sistema moderno, de 2012, com um hardware antigo ou fraco, não rola.

      Você pode até usar o Ubuntu 12.04, mas recomendo usar uma interface gráfica mais voltada a um hardware antigo, como o LXDE do seu Lubuntu ou até mesmo o Gnome Classic.

  • linuxgolden

    Meu PC é fraco, mancada da CAnonical, tanto o Ubuntu quanto Xubuntu estão pesados.

    Estou com o Limitado Lubuntu infelizmente por não ter opção!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-5714831c0c2fdb32d4e8e6c59770e7eb:disqus,
      O Ubuntu 12.04 é um sistema operacional de 2012, e a Canonical está tentando trazer o Linux para o mundo desktop em massa. Infelizmente para isso, sacrifícios são necessários, e querer rodar um sistema moderno, de 2012, com um hardware antigo ou fraco, não rola.

      Você pode até usar o Ubuntu 12.04, mas recomendo usar uma interface gráfica mais voltada a um hardware antigo, como o LXDE do seu Lubuntu ou até mesmo o Gnome Classic.

  • arnaldo estevao

    O problema do Unity é a sua improdutividade, eu uso o Linux desde 1998 e o Ubutntu desde a versão 7.0, é impossível trabalhar de forma produtiva usando o Unity, os botões da janela ficam fora dela, o menu é confuso , mistura coisas instaladas com não instaladas eu nunca consegui compreender o conceito daquele troço, e não consigo saber exatamente o que esta instalado ou não, e so consigo acessar um programa se lembrar o nome dele, não da pra colocar ícone na área de trabalho nem no painel, além disso, a central de programas é lerda e não consegue instalar todos os pacotes que o synaptic instala, alias pra mim removeram o synaptic pelo mesmo motivo que removerão o unity 2D para forçar o povo a usar a merda que eles inventaram, alem disso o povo da canonical é xiita eles não so removem alguns pacotes da distribuição como removem repositórios e tentam impedir de qualquer forma que a gente use os pacotes que gostamos mesmo que sejam livres como é o caso do AMSN, so estou me mantendo ainda no Ubuntu por causa da quantidade de suporte disponível pra ele na internet, mas desde que inventram o Unity ela ja não
    é mais a unica distro a ocupar meu HD

  • arnaldo estevao

    O problema do Unity é a sua improdutividade, eu uso o Linux desde 1998 e o Ubutntu desde a versão 7.0, é impossível trabalhar de forma produtiva usando o Unity, os botões da janela ficam fora dela, o menu é confuso , mistura coisas instaladas com não instaladas eu nunca consegui compreender o conceito daquele troço, e não consigo saber exatamente o que esta instalado ou não, e so consigo acessar um programa se lembrar o nome dele, não da pra colocar ícone na área de trabalho nem no painel, além disso, a central de programas é lerda e não consegue instalar todos os pacotes que o synaptic instala, alias pra mim removeram o synaptic pelo mesmo motivo que removerão o unity 2D para forçar o povo a usar a merda que eles inventaram, alem disso o povo da canonical é xiita eles não so removem alguns pacotes da distribuição como removem repositórios e tentam impedir de qualquer forma que a gente use os pacotes que gostamos mesmo que sejam livres como é o caso do AMSN, so estou me mantendo ainda no Ubuntu por causa da quantidade de suporte disponível pra ele na internet, mas desde que inventram o Unity ela ja não
    é mais a unica distro a ocupar meu HD

Assine!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube

Mais comentados da semana

Posts recomendados