tudo-sobre-ubuntu-12-10

Tudo o que você queria saber sobre o Ubuntu 12.10

O primeiro Ubuntu Developer Summit desse ano chegou ao fim e, com ele, muitas novidades para o Ubuntu vieram à tona. Para quem não sabe, o UDS é um evento que ocorre a cada 6 meses onde desenvolvedores e parceiros do Ubuntu se juntam para debater e definir o futuro da distribuição mais utilizada no mundo.

Tudo o que você queria saber sobre o Ubuntu 12.10

Logo do Ubuntu 12.10Quantal Quetzal“. Bonito, não? :>

Já sabemos que o Ubuntu 12.10 receberá novos ícones e uma melhoria no tema visual e na tipografia, mas 5 dias de evento depois, a Canonical tem muitas novidades a adicionar a sua TODO list. Claro que devido a natureza do desenvolvimento de softwares, nem tudo o que foi planejado no evento verá a luz do dia. O Ubuntu 12.04 por exemplo, deveria ter vindo com um novo tema de som, mas acabou chegando sem ele.

Mas deixando o pessimismo de lado, o Ubuntu Developer Summit trouxe novidades bastante interessantes, que talvez façam do Ubuntu 12.10 uma versão ainda melhor do que a 12.04, considerada por muitos a melhor versão do Ubuntu dos últimos tempos. Vamos dar uma conferida? (:

As expectativas da Canonical para o Ubuntu

Quem deu início ao Ubuntu Developer Summit desse ano foi Jono Bacon, gerente da comunidade Ubuntu na Canonical. Logo após foi a vez de Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, entrar em cena e fazer uma apresentação de aproximadamente 40 minutos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3Di8djcRZUA[/youtube]

Tio Mark comentou sobre a qualidade do Ubuntu e como a distribuição vem crescendo rapidamente e se destacando na mídia. Nessa apresentação conhecemos a primeira novidade do ciclo Quantal:  o VGA Switch, um aparelho que serve para conectar mais de um monitor em uma mesma saída VGA, o que o torna ideal para testar a conexão de um monitor externo ao sistema ou projetores de mídia. O VGA Switch também é o primeiro projeto de open hardware da Canonical e é tão pequeno que cabe no seu bolso.

VGA Switch: primeiro projeto open hardware da Canonical

VGA Switch: primeiro projeto open hardware da Canonical. Aparelhinho lindo, não acham?

Logo após, Chris Kenyon fez uma breve apresentação sobre OEMs onde revelou que a Canonical planeja ter o Ubuntu em 5% dos computadores do mundo até o próximo ano, e que foram vendidos 10 milhões de computadores com Ubuntu no ano passado.

Também foram reveladas algumas informações para que os 200 milhões de usuários Ubuntu esperados por  Mark Shuttleworth sejam atigindos, como a abertura de um escritório em Beijing e a volta de computadores rodando Ubuntu na Best Buy, uma cadeia de lojas especializadas em produtos eletrônicos.

Richard Hilleman: representante da Eletronic Arts no Ubuntu Developer Summir

Richard Hilleman: representante da Eletronic Arts no Ubuntu Developer Summir

No evento também foi anunciada uma parceria entre a Eletronic Arts e a Canonical, que promete trazer muitos frutos para o lado laranja da força.

Novidades previstas para o Ubuntu 12.10

Desktop, TV e softwares padrões do Ubuntu

No quesito desktop, as mudanças do Ubuntu 12.10 vão muito além de um novo pacote de ícones, um novo tema visual e melhorias na tipografia.

Uma notícia que vem gerando bastante discussão nos últimas dias, é que o Ubuntu 12.10 não trará o Unity 2D instalado por padrão, trazendo uma implementação do driver LLVMpipe. Dessa forma mesmo que sua placa de vídeo não tenha aceleração 3D, o processamento gráfico ficará a cargo do seu processador, permitindo que você use o Unity sem nenhum problema.

Interface gráfica da Ubuntu TV será portada para o Unity

Interface gráfica da Ubuntu TV será portada para o Unity, interface padrão do Ubuntu

A Ubuntu TV, a TV open source da Canonical, também deixará o Unity 2D de lado. O projeto será portado para o Unity e uma maior gama de lentes será adicionada ao projeto. Também houve a discussão sobre a utilização de um repositório PPA, mas não chegou-se a uma conclusão sobre o assunto.

O novo tema sonoro do Ubuntu, que deveria ter saído junto com o Ubuntu 12.04, está sendo terminado e deverá sair junto com o Ubuntu 12.10. Em uma recente entrevista,  Mark Shuttleworth disse que o tema sonoro não saiu junto com a versão LTS do sistema operacional porque não estava pronto, mas no Ubuntu Developer Summit foi garantido que o tema verá a luz do dia.

O Jockey, software que faz a instalação de drivers de terceiros, também receberá melhorias. Agora será possível fazer a instalação de drivers de impressoras e modens também, além da instalação de drivers open source (caso você tenha cansado dos proprietários). Além disso, ele deverá ser integrado a tela de configurações do sistema.

Tanto o Unity quanto o HUD receberão melhorias nesse ciclo, e mais opções de customizações são esperadas. Além disso, o LibreOffice virá com o menu global ativo por padrão, fazendo com que o software se integre melhor ao sistema operacional laranja. E já que estamos falando no menu, os usuários que não gostam do mesmo ficará felizes em saber que agora será possível desativá-lo nas opções de aparência.

Canonical fará um fork do Gnome Control Center

Canonical fará um fork do Gnome Control Center, o transformando no Ubuntu Control Center

O Gnome 3.6 será usado no Ubuntu 12.10, e a Canonical fará um fork do Gnome Control Center dando vida ao Ubuntu Control Center.  Os odiadores do Unity ficarão felizes em saber que o Ubuntu 12.10 terá uma “versão Gnome”, apesar de ainda não ter um nome definido. Essa versão trará o Gnome Shell instalado por padrão, além de softwares como o Gnome Boxes, Abiword/Gnumeric ao invés do LibreOffice, suporte ao Gnome Clássico, o tema Adwaita e outras alterações. É claro que o foco da empresa continua sendo o Unity, mas é interessante notar que a Canonical está dando uma opção aos seus usuários.

Ubuntu 12.10 terá uma versão Gnome

Chuck Norris pediu, a Canonical atendeu: Ubuntu 12.10 terá uma versão “Gnome”

Outro software que receberá melhorias é o Ubiquity, software que cuida da instalação do Ubuntu. Além da já costumeira melhoria na performance e correção de bugs, o software não oferecerá mais a opção de fazer a importação de suas configurações do Windows no ato da instalação. Além disso, ele receberá os recursos disponíveis na versão alternate, o que claro, significa que ela não será mais uma opção de download.

Os aplicativos Firefox e Thunderbird poderão, finalmente, receber o visual da sobreposição de barras de rolagens padrão do Unity.

Mudanças técnicas

Talvez a maior mudança seja a implementação do Wayland, um servidor gráfico ainda pouco conhecido mas que oferece uma melhor experiência em desempenho e qualidade visual do que o X, o servidor gráfico padrão do Linux a anos.

Mas a Canonical terá que enfrentar um grande problema: tanto a ATI como a Nvidia não dão suporte ao Wayland, então para usa-lo no Ubuntu 12.10 é provável que você terá que usar os drivers open source, caso contrário, voltará ao velho de guerra X. A empresa já está em contato com a ATI e a Nvidia para que ambas deem suporte ao servidor gráfico.

Os drivers proprietários da ATI e NVidia ainda não suportam o Wayland

Os drivers proprietários da ATI e NVidia ainda não suportam o Wayland

O Kernel utilizado como base para o Kernel Ubuntu será o Kernel Linux 3.5, com a possibilidade do Kernel Linux 3.6 ser usado, dependendo do tempo disponível. Há também a possibilidade do Kernel Linux 3.6 ser disponibilizado em uma atualização do Ubuntu 12.10.

O sistema de arquivos Btrfs não será utilizado por padrão, fazendo com que o ext4 continue sendo o padrão do sistema operacional laranja. É possível que ele seja usado como padrão no Ubuntu 13.04 ou 13.10.

Compiz será portado para o OpenGL ES no Ubuntu 12.10

Compiz será portado para o OpenGL ES no Ubuntu 12.10

O Compiz não irá mais usar o OpenGL 2, sendo portado para o OpenGL ES, um gerenciador de janelas criado com foco no mundo mobile. Isso parece deixar mais claro o interesse da empresa em fazer o Ubuntu Phone ou Ubuntu Tablet, algo que esperamos, será anunciado em breve.

O tempo de boot e de carregamento dos softwares deverá ser diminuído, algo que vem acontecendo a cada versão do Ubuntu (apesar do Ubuntu 11.10 ter ido pelo caminho contrário).

Há também a possibilidade do time de desenvolvimento usar o compilador Mono AOT, o que deverá reduzir o tempo de carregamento dos softwares, melhorar ainda mais o gerenciamento de memória e trazer um boost gigantesco em performance, de acordo com Michael Larabel, do blog Phoronix. Além disso, ainda no quesito performance, a versão 3 do Python deve ser usada.

Considerações finais

O Ubuntu Developer Summit deste ano foi um sucesso e as novidades para o Ubuntu 12.10 são animadoras. A cada dia que passa o Ubuntu se torna um sistema operacional ainda mais completo, e a cada versão a Canonical consegue me surpreender. Apesar disso, ainda acho que o ciclo de desenvolvimento deveria ser de um ano e não de 6 meses. Sei que o usuário não é obrigado a fazer a atualização, mas o ciclo é curto e logo após o lançamento de uma versão, inúmeras notícias sobre a próxima pipocam na internet. Quem sabe esse “bug” não seja corrigido em uma próxima versão?

Para quem quiser acompanhar algumas sessões do Ubuntu Developer Summit, os vídeos gravados no evento estão disponíveis no canal do YouTube dos contribuidores do Ubuntu. E para quem quiser uma experiência mais completa, há também um diretório com todas as sessões gravadas em áudio, vale a pena conferir.

O que acharam das novidades? Qual delas vocês gostaram mais e qual não gostaram? Irão usar o Ubuntu 12.10 ou o Ubuntu 12.04 será seu companheiro por mais tempo? Comentem e deixem suas opiniões! Adoro ler comentários e ter discussões saudáveis com vocês :)

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Acho que o único problema do desenvolvimento de uma nova versão a cada 6 meses é que mal dá o gostinho de usar a última versão que já queremos mudar para a mais nova assim que sair. Me corrijam se eu estiver errado, mas como o 12.04 é um LTS, acho que poderiam dar uma “incrementada” nele com o decorrer das atualizações de versão, como se fosse um Service Pack.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003765578957:disqus,
      Concordo com você. Apesar do Ubuntu 12.04 receber novidades ao longo do tempo e de que o usuário não é obrigado a atualizar, o ciclo de desenvolvimento ainda é muito curto.

      O pior é que blogs como o nosso são meio que obrigados a cobrir essas notícias, deixando os tutoriais um pouco de lado as vezes.

  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Acho que o único problema do desenvolvimento de uma nova versão a cada 6 meses é que mal dá o gostinho de usar a última versão que já queremos mudar para a mais nova assim que sair. Me corrijam se eu estiver errado, mas como o 12.04 é um LTS, acho que poderiam dar uma “incrementada” nele com o decorrer das atualizações de versão, como se fosse um Service Pack.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003765578957:disqus,
      Concordo com você. Apesar do Ubuntu 12.04 receber novidades ao longo do tempo e de que o usuário não é obrigado a atualizar, o ciclo de desenvolvimento ainda é muito curto.

      O pior é que blogs como o nosso são meio que obrigados a cobrir essas notícias, deixando os tutoriais um pouco de lado as vezes.

  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Acho que o único problema do desenvolvimento de uma nova versão a cada 6 meses é que mal dá o gostinho de usar a última versão que já queremos mudar para a mais nova assim que sair. Me corrijam se eu estiver errado, mas como o 12.04 é um LTS, acho que poderiam dar uma “incrementada” nele com o decorrer das atualizações de versão, como se fosse um Service Pack.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003765578957:disqus,
      Concordo com você. Apesar do Ubuntu 12.04 receber novidades ao longo do tempo e de que o usuário não é obrigado a atualizar, o ciclo de desenvolvimento ainda é muito curto.

      O pior é que blogs como o nosso são meio que obrigados a cobrir essas notícias, deixando os tutoriais um pouco de lado as vezes.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Huuum. Interessante =)

    Mas a tendencia da proxima decada é isso, portateis. O computador pessoal sera carregado no bolso e as possibilidades se expandem ao chegar perto da tv gigante ou dos óculos especiais kkk

    Esperando para ver =)

    Linux for humans

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Meu sonho de consumo: os óculos do Google :P

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Huuum. Interessante =)

    Mas a tendencia da proxima decada é isso, portateis. O computador pessoal sera carregado no bolso e as possibilidades se expandem ao chegar perto da tv gigante ou dos óculos especiais kkk

    Esperando para ver =)

    Linux for humans

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Meu sonho de consumo: os óculos do Google :P

  • Anderson Dos Santos

    Huuum. Interessante =)

    Mas a tendencia da proxima decada é isso, portateis. O computador pessoal sera carregado no bolso e as possibilidades se expandem ao chegar perto da tv gigante ou dos óculos especiais kkk

    Esperando para ver =)

    Linux for humans

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Meu sonho de consumo: os óculos do Google :P

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Alguem que manja de ingles se habilita a legendar o video? kkk

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Estamos pensando em legenda-lo, @facebook-100001105823750:disqus, mas falta tempo hehe

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Alguem que manja de ingles se habilita a legendar o video? kkk

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Estamos pensando em legenda-lo, @facebook-100001105823750:disqus, mas falta tempo hehe

  • Anderson Dos Santos

    Alguem que manja de ingles se habilita a legendar o video? kkk

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Estamos pensando em legenda-lo, @facebook-100001105823750:disqus, mas falta tempo hehe

  • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

    Wayland me preocupa um poco, sobre os drivers, tomare que a canonical consiga convenser a nVidea e a ATI de fazer drivers para o Wayland. Se conseguir convenser outras grandes distribuições a utiliza – lo talvez seja mais facil de convenser os fabricantes.

    A parte boa é que o ubuntu 12.04 tem 5 anos de suporte, qualquer problema de driver agente não muda de versão.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002392888328:disqus, a ideia é que se a ATI e NVidia não derem suporte e você quiser usar os drivers proprietários, o Ubuntu volta ao X. No caso, o Wayland só é utilizado quando você estiver usando os drivers open source, que diga-se de passagem, são ótimos dependendo do uso hehe

      • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

        a não, assim tudo fica lindo então. Essa ideia assim vai ser muito boa, mas eles vão ter um grande trabalho pela frente.

        Eu nunca testei nenhum driver open source da ATI e da NVidia, qualquer dia eu testo pra ver o que acho.

  • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

    Wayland me preocupa um poco, sobre os drivers, tomare que a canonical consiga convenser a nVidea e a ATI de fazer drivers para o Wayland. Se conseguir convenser outras grandes distribuições a utiliza – lo talvez seja mais facil de convenser os fabricantes.

    A parte boa é que o ubuntu 12.04 tem 5 anos de suporte, qualquer problema de driver agente não muda de versão.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002392888328:disqus, a ideia é que se a ATI e NVidia não derem suporte e você quiser usar os drivers proprietários, o Ubuntu volta ao X. No caso, o Wayland só é utilizado quando você estiver usando os drivers open source, que diga-se de passagem, são ótimos dependendo do uso hehe

      • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

        a não, assim tudo fica lindo então. Essa ideia assim vai ser muito boa, mas eles vão ter um grande trabalho pela frente.

        Eu nunca testei nenhum driver open source da ATI e da NVidia, qualquer dia eu testo pra ver o que acho.

  • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

    Wayland me preocupa um poco, sobre os drivers, tomare que a canonical consiga convenser a nVidea e a ATI de fazer drivers para o Wayland. Se conseguir convenser outras grandes distribuições a utiliza – lo talvez seja mais facil de convenser os fabricantes.

    A parte boa é que o ubuntu 12.04 tem 5 anos de suporte, qualquer problema de driver agente não muda de versão.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002392888328:disqus, a ideia é que se a ATI e NVidia não derem suporte e você quiser usar os drivers proprietários, o Ubuntu volta ao X. No caso, o Wayland só é utilizado quando você estiver usando os drivers open source, que diga-se de passagem, são ótimos dependendo do uso hehe

      • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

        a não, assim tudo fica lindo então. Essa ideia assim vai ser muito boa, mas eles vão ter um grande trabalho pela frente.

        Eu nunca testei nenhum driver open source da ATI e da NVidia, qualquer dia eu testo pra ver o que acho.

  • http://www.facebook.com/rocha.trs Tiago Rocha

    Concordo com o fato de uma nova versão a cada 6 meses ser um pouco viciante de você ter vontade de usar as novidades. Eu tento ficar apenas nas versões LTS há uns 4 anos, mas nunca consigo.

    Gostei muito de cada novidade apresentada para a 12.10, mas o que mais me alegrou foi a notícia do “Gubuntu” rsrs. Eu não consigo me adaptar ao Unity, apesar de valorizar o trabalho que a Canonical vem fazendo nele. Então sempre instalo o Gnome-shell assim que instalo o Ubuntu. Agora vou poder ter um pendrive com já o GS instalado de padrão. Isso é muito bom!

    Eduardo Hernacki, acho que você está certo quanto a possibilidade de termos tipo um Service Pack, pois assim eu poderia ter as novidades das novas versões sem sair da LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000510636238:disqus,
      Também sou viciado em novidades, e assim que sair o Alpha do Ubuntu 12.10, possivelmente farei a instalação (assim como fiz com versões anteriores).

      Quanto ao Service Pack, versões LTS geralmente recebem novas versões dos softwares e novidades ao longo do caminho. O Unity por exemplo, com certeza terá várias novidades ao longo dos cinco anos de suporte :)

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Eu acho que expandir o tempo de desenvolvimento de um produto para poder incrementá-lo com calma e abrindo espaço para novidades entrarem no desenvolvimento torna o resultado final muito bom. Sacadas que são colocadas a cada nova versão fazem falta quando usamos versões antigas.

      Penso que colocar o 12.04 LTS em ambiente de produção, sabendo que há melhorias nas novas versões, acaba desanimando um pouco. Mas isso só vale para Desktop.

  • http://www.facebook.com/rocha.trs Tiago Rocha

    Concordo com o fato de uma nova versão a cada 6 meses ser um pouco viciante de você ter vontade de usar as novidades. Eu tento ficar apenas nas versões LTS há uns 4 anos, mas nunca consigo.

    Gostei muito de cada novidade apresentada para a 12.10, mas o que mais me alegrou foi a notícia do “Gubuntu” rsrs. Eu não consigo me adaptar ao Unity, apesar de valorizar o trabalho que a Canonical vem fazendo nele. Então sempre instalo o Gnome-shell assim que instalo o Ubuntu. Agora vou poder ter um pendrive com já o GS instalado de padrão. Isso é muito bom!

    Eduardo Hernacki, acho que você está certo quanto a possibilidade de termos tipo um Service Pack, pois assim eu poderia ter as novidades das novas versões sem sair da LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000510636238:disqus,
      Também sou viciado em novidades, e assim que sair o Alpha do Ubuntu 12.10, possivelmente farei a instalação (assim como fiz com versões anteriores).

      Quanto ao Service Pack, versões LTS geralmente recebem novas versões dos softwares e novidades ao longo do caminho. O Unity por exemplo, com certeza terá várias novidades ao longo dos cinco anos de suporte :)

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Eu acho que expandir o tempo de desenvolvimento de um produto para poder incrementá-lo com calma e abrindo espaço para novidades entrarem no desenvolvimento torna o resultado final muito bom. Sacadas que são colocadas a cada nova versão fazem falta quando usamos versões antigas.

      Penso que colocar o 12.04 LTS em ambiente de produção, sabendo que há melhorias nas novas versões, acaba desanimando um pouco. Mas isso só vale para Desktop.

  • http://www.facebook.com/rocha.trs Tiago Rocha

    Concordo com o fato de uma nova versão a cada 6 meses ser um pouco viciante de você ter vontade de usar as novidades. Eu tento ficar apenas nas versões LTS há uns 4 anos, mas nunca consigo.

    Gostei muito de cada novidade apresentada para a 12.10, mas o que mais me alegrou foi a notícia do “Gubuntu” rsrs. Eu não consigo me adaptar ao Unity, apesar de valorizar o trabalho que a Canonical vem fazendo nele. Então sempre instalo o Gnome-shell assim que instalo o Ubuntu. Agora vou poder ter um pendrive com já o GS instalado de padrão. Isso é muito bom!

    Eduardo Hernacki, acho que você está certo quanto a possibilidade de termos tipo um Service Pack, pois assim eu poderia ter as novidades das novas versões sem sair da LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000510636238:disqus,
      Também sou viciado em novidades, e assim que sair o Alpha do Ubuntu 12.10, possivelmente farei a instalação (assim como fiz com versões anteriores).

      Quanto ao Service Pack, versões LTS geralmente recebem novas versões dos softwares e novidades ao longo do caminho. O Unity por exemplo, com certeza terá várias novidades ao longo dos cinco anos de suporte :)

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Eu acho que expandir o tempo de desenvolvimento de um produto para poder incrementá-lo com calma e abrindo espaço para novidades entrarem no desenvolvimento torna o resultado final muito bom. Sacadas que são colocadas a cada nova versão fazem falta quando usamos versões antigas.

      Penso que colocar o 12.04 LTS em ambiente de produção, sabendo que há melhorias nas novas versões, acaba desanimando um pouco. Mas isso só vale para Desktop.

  • Soluz

    Cara, bom artigo, parabéns! Contudo, respondendo a pergunta do final, eu ainda continuarei usando o meu 10.04 até que ele deixe de ter suporte. Depois disso, vamos ver o desenrolar dessa nova possibilidade de Ubuntu com Gnome Shell ou mesmo o desenvolvimento das possibilidades de personalização do Unity.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @ccb5d7d6de3bea49fba658a81b01cf6b:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Quanto ao Unity, a personalização do mesmo já é possível nativamente (nas configurações de aparência), mas espera-se que a cada versão, mais opções sejam adicionadas.

    • http://www.facebook.com/people/Eliton-Luiz/100003391791513 Eliton Luiz

      Já tentou usar o gnome classic nas versões mais novas. Eu não sou muito de ficar customizando o ubuntu, mas eu achei bem parecido com o do 10.04.

  • Soluz

    Cara, bom artigo, parabéns! Contudo, respondendo a pergunta do final, eu ainda continuarei usando o meu 10.04 até que ele deixe de ter suporte. Depois disso, vamos ver o desenrolar dessa nova possibilidade de Ubuntu com Gnome Shell ou mesmo o desenvolvimento das possibilidades de personalização do Unity.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @ccb5d7d6de3bea49fba658a81b01cf6b:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Quanto ao Unity, a personalização do mesmo já é possível nativamente (nas configurações de aparência), mas espera-se que a cada versão, mais opções sejam adicionadas.

    • http://www.facebook.com/people/Eliton-Luiz/100003391791513 Eliton Luiz

      Já tentou usar o gnome classic nas versões mais novas. Eu não sou muito de ficar customizando o ubuntu, mas eu achei bem parecido com o do 10.04.

  • Soluz

    Cara, bom artigo, parabéns! Contudo, respondendo a pergunta do final, eu ainda continuarei usando o meu 10.04 até que ele deixe de ter suporte. Depois disso, vamos ver o desenrolar dessa nova possibilidade de Ubuntu com Gnome Shell ou mesmo o desenvolvimento das possibilidades de personalização do Unity.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @ccb5d7d6de3bea49fba658a81b01cf6b:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Quanto ao Unity, a personalização do mesmo já é possível nativamente (nas configurações de aparência), mas espera-se que a cada versão, mais opções sejam adicionadas.

    • Eliton Luiz

      Já tentou usar o gnome classic nas versões mais novas. Eu não sou muito de ficar customizando o ubuntu, mas eu achei bem parecido com o do 10.04.

  • http://www.facebook.com/cristophermschier Cristopher Melo Schier

    Que nem diria o Sr: Burns. Excelente ;)

  • http://www.facebook.com/cristophermschier Cristopher Melo Schier

    Que nem diria o Sr: Burns. Excelente ;)

  • http://www.facebook.com/cristophermschier Cristopher Melo Schier

    Que nem diria o Sr: Burns. Excelente ;)

  • Rilson Joás

    Pelo jeito a comunidade está trabalhando para dar mais rapidez ao sistema, o que é ótimo!
    Eu já disse que eu amo o Unity? A Canonical deveria explorar mais as possibilidades!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-2ab6d70da50d48a54b35a548b250062e:disqus Unity foi uma das melhores coisas que a Canonical já criou, com certeza :)

  • Rilson Joás

    Pelo jeito a comunidade está trabalhando para dar mais rapidez ao sistema, o que é ótimo!
    Eu já disse que eu amo o Unity? A Canonical deveria explorar mais as possibilidades!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-2ab6d70da50d48a54b35a548b250062e:disqus Unity foi uma das melhores coisas que a Canonical já criou, com certeza :)

  • Rilson

    Pelo jeito a comunidade está trabalhando para dar mais rapidez ao sistema, o que é ótimo!
    Eu já disse que eu amo o Unity? A Canonical deveria explorar mais as possibilidades!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-2ab6d70da50d48a54b35a548b250062e:disqus Unity foi uma das melhores coisas que a Canonical já criou, com certeza :)

  • Leandro

    Gostei das noticias e concordo que 6 meses é pouco tempo para desenvolvimento. Quanto tempo se perde em UDS, compartilhamento de servidores Canonical X Debian, testes e mais testes, preparativos de artes de lançamentos, festas de lançamentos, será que esqueci alguma coisa? Se o ciclo fosse mais longo, talvez sobrasse mais tempo para desenvolver o sistema, resolver bugs, criar ferramentas, melhorar desempenho, cuidar do design, criar um tema sonoro a tempo? Em seis meses não ficou pronto um simples tema sonoro? Acho que há muito retrabalho com esse ciclo, talvez um meio termo, 8 meses já traria um sistema mais testado, com menos bugs. Outra coisa legal aqui discutido, seria termos a primeira versão após a LTS apenas como uma atualização da LTS (tipo rolling release), as outras seriam como atualmente.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @76ff72b2b8a90f72164794fad1306023:disqus, a questão do tema sonoro não tem a ver com tempo, mas sim com gosto. Eu posso levar 1 ano para desenvolver um site meu por exemplo, pelo simples fato de que ele pode não estar do jeitinho que eu quero, mesmo depois de meses de planejamento. O próprio Ubuntu-BR-SC levou 2 meses para ser desenvolvido e muitas versões foram pro lixo.

  • Leandro

    Gostei das noticias e concordo que 6 meses é pouco tempo para desenvolvimento. Quanto tempo se perde em UDS, compartilhamento de servidores Canonical X Debian, testes e mais testes, preparativos de artes de lançamentos, festas de lançamentos, será que esqueci alguma coisa? Se o ciclo fosse mais longo, talvez sobrasse mais tempo para desenvolver o sistema, resolver bugs, criar ferramentas, melhorar desempenho, cuidar do design, criar um tema sonoro a tempo? Em seis meses não ficou pronto um simples tema sonoro? Acho que há muito retrabalho com esse ciclo, talvez um meio termo, 8 meses já traria um sistema mais testado, com menos bugs. Outra coisa legal aqui discutido, seria termos a primeira versão após a LTS apenas como uma atualização da LTS (tipo rolling release), as outras seriam como atualmente.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @76ff72b2b8a90f72164794fad1306023:disqus, a questão do tema sonoro não tem a ver com tempo, mas sim com gosto. Eu posso levar 1 ano para desenvolver um site meu por exemplo, pelo simples fato de que ele pode não estar do jeitinho que eu quero, mesmo depois de meses de planejamento. O próprio Ubuntu-BR-SC levou 2 meses para ser desenvolvido e muitas versões foram pro lixo.

  • Leandro

    Gostei das noticias e concordo que 6 meses é pouco tempo para desenvolvimento. Quanto tempo se perde em UDS, compartilhamento de servidores Canonical X Debian, testes e mais testes, preparativos de artes de lançamentos, festas de lançamentos, será que esqueci alguma coisa? Se o ciclo fosse mais longo, talvez sobrasse mais tempo para desenvolver o sistema, resolver bugs, criar ferramentas, melhorar desempenho, cuidar do design, criar um tema sonoro a tempo? Em seis meses não ficou pronto um simples tema sonoro? Acho que há muito retrabalho com esse ciclo, talvez um meio termo, 8 meses já traria um sistema mais testado, com menos bugs. Outra coisa legal aqui discutido, seria termos a primeira versão após a LTS apenas como uma atualização da LTS (tipo rolling release), as outras seriam como atualmente.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @76ff72b2b8a90f72164794fad1306023:disqus, a questão do tema sonoro não tem a ver com tempo, mas sim com gosto. Eu posso levar 1 ano para desenvolver um site meu por exemplo, pelo simples fato de que ele pode não estar do jeitinho que eu quero, mesmo depois de meses de planejamento. O próprio Ubuntu-BR-SC levou 2 meses para ser desenvolvido e muitas versões foram pro lixo.

  • Rafael

    Não entendi uma coisa, o Wayland será padrão no 12.10 ou terá uma versão com o X e outra com Wayland?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8cd40896f0abeab73c1690005889682d:disqus, o Wayland começará a ser implementado no Ubuntu 12.10, mas apenas para quem estiver usando os drivers open source.

  • Rafael

    Não entendi uma coisa, o Wayland será padrão no 12.10 ou terá uma versão com o X e outra com Wayland?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8cd40896f0abeab73c1690005889682d:disqus, o Wayland começará a ser implementado no Ubuntu 12.10, mas apenas para quem estiver usando os drivers open source.

  • Rafael

    Não entendi uma coisa, o Wayland será padrão no 12.10 ou terá uma versão com o X e outra com Wayland?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8cd40896f0abeab73c1690005889682d:disqus, o Wayland começará a ser implementado no Ubuntu 12.10, mas apenas para quem estiver usando os drivers open source.

  • lekegf

    A possibilidade de usar a versão 3D no meu pc chulo me faz esperar ansiosamente pela próxima versão. Ainda que o Unity 2D tenha trazido melhoras significativas na versão 12.04, com o Fedora 17 o Gnome Shell estará disponível para todos, o que me faz muito querer usá-lo (apesar de todas as frustrantes experiências que tive com o Fedora até hoje).

    Nunca que desinstalaria esse sistema maravilhoso que é o Ubuntu só pela falta de alguns efeitos tridimensionais, e para minha felicidade posso fazer um dual-boot.

    Assim como o autor, também sou surpreendido a cada nova versão do Ubuntu. E a versão 12.10 promete.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @9f35b4ec58f239c979ec6349e532a9c6:disqus :D

  • lekegf

    A possibilidade de usar a versão 3D no meu pc chulo me faz esperar ansiosamente pela próxima versão. Ainda que o Unity 2D tenha trazido melhoras significativas na versão 12.04, com o Fedora 17 o Gnome Shell estará disponível para todos, o que me faz muito querer usá-lo (apesar de todas as frustrantes experiências que tive com o Fedora até hoje).

    Nunca que desinstalaria esse sistema maravilhoso que é o Ubuntu só pela falta de alguns efeitos tridimensionais, e para minha felicidade posso fazer um dual-boot.

    Assim como o autor, também sou surpreendido a cada nova versão do Ubuntu. E a versão 12.10 promete.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @9f35b4ec58f239c979ec6349e532a9c6:disqus :D

  • lekegf

    A possibilidade de usar a versão 3D no meu pc chulo me faz esperar ansiosamente pela próxima versão. Ainda que o Unity 2D tenha trazido melhoras significativas na versão 12.04, com o Fedora 17 o Gnome Shell estará disponível para todos, o que me faz muito querer usá-lo (apesar de todas as frustrantes experiências que tive com o Fedora até hoje).

    Nunca que desinstalaria esse sistema maravilhoso que é o Ubuntu só pela falta de alguns efeitos tridimensionais, e para minha felicidade posso fazer um dual-boot.

    Assim como o autor, também sou surpreendido a cada nova versão do Ubuntu. E a versão 12.10 promete.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @9f35b4ec58f239c979ec6349e532a9c6:disqus :D

  • Marcos Bitetti

    OpenGL|Es … é bonito mas a sensação é que tem muita coisa a ser portada pra ele ainda.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-aa6003be4294547ab18571dfca3e4522:disqus contanto que a performance melhore, não vejo problema hehe

  • Marcos Bitetti

    OpenGL|Es … é bonito mas a sensação é que tem muita coisa a ser portada pra ele ainda.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-aa6003be4294547ab18571dfca3e4522:disqus contanto que a performance melhore, não vejo problema hehe

  • Marcos Bitetti

    OpenGL|Es … é bonito mas a sensação é que tem muita coisa a ser portada pra ele ainda.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-aa6003be4294547ab18571dfca3e4522:disqus contanto que a performance melhore, não vejo problema hehe

  • Marcelo Soares

    Eu concordo que o ciclo do ubuntu deveria ser de 1 ano, mantendo 2 anos para as versões LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6acc8625a08f5aa206512ef54d561db2:disqus creio que o simples fato do aumento de 6 meses no ciclo de desenvolvimento já mudaria MUITO as coisas :)

  • Marcelo Soares

    Eu concordo que o ciclo do ubuntu deveria ser de 1 ano, mantendo 2 anos para as versões LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6acc8625a08f5aa206512ef54d561db2:disqus creio que o simples fato do aumento de 6 meses no ciclo de desenvolvimento já mudaria MUITO as coisas :)

  • Marcelo Soares

    Eu concordo que o ciclo do ubuntu deveria ser de 1 ano, mantendo 2 anos para as versões LTS.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6acc8625a08f5aa206512ef54d561db2:disqus creio que o simples fato do aumento de 6 meses no ciclo de desenvolvimento já mudaria MUITO as coisas :)

  • Hugo Bastos Lima Verde

    Gostei muito da novidade do fim do unity 2D, sempre achei um absurdo que o unity para rodar sem aceleração tivesse que ter outra interface gráfica independente, com os recursos de emulação existente hoje e sobretudo o poder dos processadores que vão suportar esta emulação, que hoje é gigantesco, no mais o ubuntu 12.10 trará muitas novidades que sempre vem após o lançamento de uma versão LTS, mais também será como foi as demais que vieram após LTS carregadas com mais bugs não resolvidos após o lançamento.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @a31fd4dde5baf30b22640b47903e9678:disqus :)

  • Hugo Bastos Lima Verde

    Gostei muito da novidade do fim do unity 2D, sempre achei um absurdo que o unity para rodar sem aceleração tivesse que ter outra interface gráfica independente, com os recursos de emulação existente hoje e sobretudo o poder dos processadores que vão suportar esta emulação, que hoje é gigantesco, no mais o ubuntu 12.10 trará muitas novidades que sempre vem após o lançamento de uma versão LTS, mais também será como foi as demais que vieram após LTS carregadas com mais bugs não resolvidos após o lançamento.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @a31fd4dde5baf30b22640b47903e9678:disqus :)

  • Hugo Bastos Lima Verde

    Gostei muito da novidade do fim do unity 2D, sempre achei um absurdo que o unity para rodar sem aceleração tivesse que ter outra interface gráfica independente, com os recursos de emulação existente hoje e sobretudo o poder dos processadores que vão suportar esta emulação, que hoje é gigantesco, no mais o ubuntu 12.10 trará muitas novidades que sempre vem após o lançamento de uma versão LTS, mais também será como foi as demais que vieram após LTS carregadas com mais bugs não resolvidos após o lançamento.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @a31fd4dde5baf30b22640b47903e9678:disqus :)

  • http://twitter.com/UbunTV UbunTV

    Amigão parabéns pela excelente e completíssima matéria, peço até permissão para menciona-la em meu humilde blog [novidadesubuntulinux.com] com os devidos créditos obviamente..

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-544355588:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Sobre a menção, pode sim, contanto que siga nossa política de conteúdo: http://www.ubuntubrsc.com/politicas/#conteudo (:

  • http://twitter.com/UbunTV UbunTV

    Amigão parabéns pela excelente e completíssima matéria, peço até permissão para menciona-la em meu humilde blog [novidadesubuntulinux.com] com os devidos créditos obviamente..

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-544355588:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Sobre a menção, pode sim, contanto que siga nossa política de conteúdo: http://www.ubuntubrsc.com/politicas/#conteudo (:

  • http://twitter.com/UbunTV UbunTV

    Amigão parabéns pela excelente e completíssima matéria, peço até permissão para menciona-la em meu humilde blog [novidadesubuntulinux.com] com os devidos créditos obviamente..

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @twitter-544355588:disqus,
      Obrigado pelo elogio :)

      Sobre a menção, pode sim, contanto que siga nossa política de conteúdo: http://www.ubuntubrsc.com/politicas/#conteudo (:

  • Clemilson

    Também gosto do Unity, mais achei legal a opção da escolha, usa quem gosta. Por isso não volto mais pro Ruindows.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Esse é o espírito Linux, @531e07ddbae049b0d3033d56ea0dab8f:disqus, o poder de escolha :)

  • Clemilson

    Também gosto do Unity, mais achei legal a opção da escolha, usa quem gosta. Por isso não volto mais pro Ruindows.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Esse é o espírito Linux, @531e07ddbae049b0d3033d56ea0dab8f:disqus, o poder de escolha :)

  • Clemilson

    Também gosto do Unity, mais achei legal a opção da escolha, usa quem gosta. Por isso não volto mais pro Ruindows.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Esse é o espírito Linux, @531e07ddbae049b0d3033d56ea0dab8f:disqus, o poder de escolha :)

  • http://www.facebook.com/macielportugal Maciel Portugal

    Eu já sou de posição contraria, adoro este ciclo de 6 meses amo novidades *-* acredito que quando o Ubuntu atingi um número maior de usuarios este ciclo vai diminui, até lá deixa a Canonical trabalha que eles estão a todo vapor até agora erram e nada!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000858188710:disqus Também adoro novidades e o ciclo do Ubuntu (tanto que geralmente uso os alphas), mas muita gente reclama e é natural que adicionar 4 meses no ciclo daria um fôlego a mais pra equipe de desenvolvimento.

  • http://www.facebook.com/macielportugal Maciel Portugal

    Eu já sou de posição contraria, adoro este ciclo de 6 meses amo novidades *-* acredito que quando o Ubuntu atingi um número maior de usuarios este ciclo vai diminui, até lá deixa a Canonical trabalha que eles estão a todo vapor até agora erram e nada!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000858188710:disqus Também adoro novidades e o ciclo do Ubuntu (tanto que geralmente uso os alphas), mas muita gente reclama e é natural que adicionar 4 meses no ciclo daria um fôlego a mais pra equipe de desenvolvimento.

  • Maciel Portugal

    Eu já sou de posição contraria, adoro este ciclo de 6 meses amo novidades *-* acredito que quando o Ubuntu atingi um número maior de usuarios este ciclo vai diminui, até lá deixa a Canonical trabalha que eles estão a todo vapor até agora erram e nada!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000858188710:disqus Também adoro novidades e o ciclo do Ubuntu (tanto que geralmente uso os alphas), mas muita gente reclama e é natural que adicionar 4 meses no ciclo daria um fôlego a mais pra equipe de desenvolvimento.

  • Ramesoj

    Desde o ubuntu 8 estou ubuntued, seguindo a distro a cada seis meses, so atualizando, sem precisar reinstalar. sem saudades da mc$#ft. Ubuntu novo, vida nova. Mais simples, mais pratico – todas as atualizacoes e novidades em um lugar – e bem mais rapido e seguro. Claro, sem muitos bling blongs.

  • Ramesoj

    Desde o ubuntu 8 estou ubuntued, seguindo a distro a cada seis meses, so atualizando, sem precisar reinstalar. sem saudades da mc$#ft. Ubuntu novo, vida nova. Mais simples, mais pratico – todas as atualizacoes e novidades em um lugar – e bem mais rapido e seguro. Claro, sem muitos bling blongs.

  • Ramesoj

    Desde o ubuntu 8 estou ubuntued, seguindo a distro a cada seis meses, so atualizando, sem precisar reinstalar. sem saudades da mc$#ft. Ubuntu novo, vida nova. Mais simples, mais pratico – todas as atualizacoes e novidades em um lugar – e bem mais rapido e seguro. Claro, sem muitos bling blongs.

  • http://www.facebook.com/tiagopgabriel Tiago Gabriel

    A Canonical com o Ubuntu representa um novo paradigma no mundo GNU/Linux, as melhorias são de mais, por isso, quando ouço alguém falando mau do Gnu eu digo – é porque você nunca usou Ubuntu! E eu também gostaria que as atualizações tivessem um tempo maior que 6 meses.

  • Tiago Gabriel

    A Canonical com o Ubuntu representa um novo paradigma no mundo GNU/Linux, as melhorias são de mais, por isso, quando ouço alguém falando mau do Gnu eu digo – é porque você nunca usou Ubuntu! E eu também gostaria que as atualizações tivessem um tempo maior que 6 meses.

  • rudregues

    Caramba, notícia antiga mas num tinha lido ainda. O blog a abordou muito bem, estou ansioso pro 12.10.

    Obs.: Faz algum tempo que este blog se tornou o meu favorito de ubuntu :-)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelos elogios @88697af8002322308bf0b8031689e38f:disqus :)

  • rudregues

    Caramba, notícia antiga mas num tinha lido ainda. O blog a abordou muito bem, estou ansioso pro 12.10.

    Obs.: Faz algum tempo que este blog se tornou o meu favorito de ubuntu :-)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelos elogios @88697af8002322308bf0b8031689e38f:disqus :)

  • Bruno

    Sera que eu sou o único que gosta da interface normal do gnome?
    Já estou acostumado a apertar windows ou botar o ponteiro no canto superior esquerdo para ver as janelas ou notificações do skype ou do steam(wine), por exemplo. Não curti muito o unity, e apesar de gostar do gnome shell, to achando o gnome 3 mais pratico.
    E também acho que a Canonical devia dar uma diminuída no ritmo, mas eles mesmos não devem ter certo receio de fazer isso e acabar quebrando a tradição, e isso desagradar os usuários. Eu estou pouco me lixando se a proxima versão vai ter os nomes começados com Q ou com R, ou sé sera lançada daqui a 6 ou 8 meses. Desde que o sistema fique bom, por mim podem demorar até anos para desenvolver, afinal a versão atual é LTS.

  • Bruno

    Sera que eu sou o único que gosta da interface normal do gnome?
    Já estou acostumado a apertar windows ou botar o ponteiro no canto superior esquerdo para ver as janelas ou notificações do skype ou do steam(wine), por exemplo. Não curti muito o unity, e apesar de gostar do gnome shell, to achando o gnome 3 mais pratico.
    E também acho que a Canonical devia dar uma diminuída no ritmo, mas eles mesmos não devem ter certo receio de fazer isso e acabar quebrando a tradição, e isso desagradar os usuários. Eu estou pouco me lixando se a proxima versão vai ter os nomes começados com Q ou com R, ou sé sera lançada daqui a 6 ou 8 meses. Desde que o sistema fique bom, por mim podem demorar até anos para desenvolver, afinal a versão atual é LTS.

  • Eduardo

    Eu gosto de ciclos pequenos. Pq esperar mais 6 meses por melhorias que já podem ser lançadas em apenas 6 ? Agora, quanto a interface, eu sou muito mais o Kubuntu.

    • Francisco Soares

      Pq esperar… vamos lá.

      Em 6 meses, dá tempo de você criar um aplicativo do zero e lançar ele, esperar o feedback dos usuários, corrigir inúmeros bugs, que são esperados e implementar algumas funções esquecidas.

      Bom, eu falei de UM aplicativo, imagina implementar diversas funções? Claro que a Canonical tem uma equipe grande, além de receber ajuda da sua base de usuários, mas 6 meses atrapalha muito a consolidação de um OS, mesmo esse sendo um LTS.

      Você desenvolveu algo que irá melhorar o sistema, só que ao mesmo tempo, você precisa terminar ele o quanto antes pra poder ver logo os bugs, resolver e montar pra versão que irá ser lançada, isso causa bugs inesperados, afinal, você não pode se dar ao luxo de ter a extrema cautela que se exige ao lançar um sistema operacional.

      Além do quê, isso acaba atrapalhando os novos usuários, vamos dizer que uma pessoa não muito ligada vai instalar o Ubuntu agora, ele instala o 12.04, dois meses depois, ele vê o 12.10, ai ele faz o upgrade, tudo bem… 6 meses depois já tem outro, no final ele vai acabar usando o Ubuntu, sem saber qual a versão, por que as atualizações saem rápido demais para que ele se acostume com o sistema e se fidelize mesmo, ele vê melhorias a todo o instante, mas vê também instabilidade por parte de certos componentes.

      Eu acho, na minha sincera opinião, que a Canonical deveria aumentar o tempo de desenvolvimento não só pra deixar um sistema com mais inovação bem acabadas, mas também pra fazer o usuário se acostumar e fazer com que ele realmente aproveite o sistema que instalou…

      Se for pra lançar a cada 6 meses, eu iria preferir que fosse Rolling Release como meu querido Arch :)

  • Eduardo

    Eu gosto de ciclos pequenos. Pq esperar mais 6 meses por melhorias que já podem ser lançadas em apenas 6 ? Agora, quanto a interface, eu sou muito mais o Kubuntu.

    • http://twitter.com/forbidden_404 Francisco Soares

      Pq esperar… vamos lá.

      Em 6 meses, dá tempo de você criar um aplicativo do zero e lançar ele, esperar o feedback dos usuários, corrigir inúmeros bugs, que são esperados e implementar algumas funções esquecidas.

      Bom, eu falei de UM aplicativo, imagina implementar diversas funções? Claro que a Canonical tem uma equipe grande, além de receber ajuda da sua base de usuários, mas 6 meses atrapalha muito a consolidação de um OS, mesmo esse sendo um LTS.

      Você desenvolveu algo que irá melhorar o sistema, só que ao mesmo tempo, você precisa terminar ele o quanto antes pra poder ver logo os bugs, resolver e montar pra versão que irá ser lançada, isso causa bugs inesperados, afinal, você não pode se dar ao luxo de ter a extrema cautela que se exige ao lançar um sistema operacional.

      Além do quê, isso acaba atrapalhando os novos usuários, vamos dizer que uma pessoa não muito ligada vai instalar o Ubuntu agora, ele instala o 12.04, dois meses depois, ele vê o 12.10, ai ele faz o upgrade, tudo bem… 6 meses depois já tem outro, no final ele vai acabar usando o Ubuntu, sem saber qual a versão, por que as atualizações saem rápido demais para que ele se acostume com o sistema e se fidelize mesmo, ele vê melhorias a todo o instante, mas vê também instabilidade por parte de certos componentes.

      Eu acho, na minha sincera opinião, que a Canonical deveria aumentar o tempo de desenvolvimento não só pra deixar um sistema com mais inovação bem acabadas, mas também pra fazer o usuário se acostumar e fazer com que ele realmente aproveite o sistema que instalou…

      Se for pra lançar a cada 6 meses, eu iria preferir que fosse Rolling Release como meu querido Arch :)

  • chaeltre on

    Eu particularmente gosto muito do Ubuntu mas ele precisa melhorar mesmo o visual pois em comparação com os outros S.O. ele fica devendo. Como li este tutorial, espero mudanças positivas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-d184ef58abb3b9e1471349234ed3fa83:disqus Visual é algo pessoal. Pessoalmente acho o Ubuntu muito mais bonito do que outros sistemas operacionais.

      • Francisco Soares

        Em questão de visual, pessoalmente eu vou de XFCE4, Pantheon e Unity, mas é pessoal mesmo

  • chaeltre on

    Eu particularmente gosto muito do Ubuntu mas ele precisa melhorar mesmo o visual pois em comparação com os outros S.O. ele fica devendo. Como li este tutorial, espero mudanças positivas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-d184ef58abb3b9e1471349234ed3fa83:disqus Visual é algo pessoal. Pessoalmente acho o Ubuntu muito mais bonito do que outros sistemas operacionais.

      • http://twitter.com/forbidden_404 Francisco Soares

        Em questão de visual, pessoalmente eu vou de XFCE4, Pantheon e Unity, mas é pessoal mesmo

  • http://www.facebook.com/Gilvandealmeida Gilvan Salles De Almeida

    Está louco quem diz que esse unity é bom, que foi a melhor coisa que a canonical já fez, bla, bla, bla…Só pra se ter uma idéia do quando esse unity é ruim, o ubuntu saiu do top três da lista dos mais utilizados e por culpa de quem? do unity, e agora a canonical está tentando reverter isso, trazendo o gnome shel na versão 12.10. sabem o que vai acontecer? o ubuntu vai voltar ao top da lista dos mais usados….

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003692749257:disqus,

      Louco porque? Por ter uma opinião diferente da sua? Dificilmente me consideraria louco por isso. O Ubuntu NÃO saiu do top da lista das distros mais usadas. Ele continua sendo a distribuição Linux mais usada em desktops. O distrowatch não é uma fonte para isso, visto que ele conta pageviews na página da distro, dentro do site… duvido muito que todos os usuários de cada distro sequer acessem o site.

      Quanto ao Gnome Shell, vários membros do time de desenvolvimento do Gnome estão abandonando o projeto e simplesmente dizendo que ele perdeu a importância. Diriam isso se o Gnome Shell fosse a maravilha que muitos pintam? Duvido muito.

      Por fim, nada disso importa. Opinião pessoal é opinião pessoal, e a beleza do Linux é que podemos escolher a interface gráfica que mais gostamos. Eu gosto e uso o Unity, e ele ficará ai por muito tempo. Dizer que o Ubuntu vai desaparecer por causa dele é bobagem… a Valve está vindo primeiro para o Ubuntu, fechando parceria com a Canonical. A Eletronic Arts já fechou parceria com a Canonical. Grandes empresas como Dell e Lenovo também.

      Está na hora de deixarmos toda essa briga idiota de “minha interface é melhor que a sua” para trás, porque parece coisa de criança. Cada um usa a interface que lhe atende melhor, simples assim.

  • http://www.facebook.com/Gilvandealmeida Gilvan Salles De Almeida

    Está louco quem diz que esse unity é bom, que foi a melhor coisa que a canonical já fez, bla, bla, bla…Só pra se ter uma idéia do quando esse unity é ruim, o ubuntu saiu do top três da lista dos mais utilizados e por culpa de quem? do unity, e agora a canonical está tentando reverter isso, trazendo o gnome shel na versão 12.10. sabem o que vai acontecer? o ubuntu vai voltar ao top da lista dos mais usados….

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003692749257:disqus,

      Louco porque? Por ter uma opinião diferente da sua? Dificilmente me consideraria louco por isso. O Ubuntu NÃO saiu do top da lista das distros mais usadas. Ele continua sendo a distribuição Linux mais usada em desktops. O distrowatch não é uma fonte para isso, visto que ele conta pageviews na página da distro, dentro do site… duvido muito que todos os usuários de cada distro sequer acessem o site.

      Quanto ao Gnome Shell, vários membros do time de desenvolvimento do Gnome estão abandonando o projeto e simplesmente dizendo que ele perdeu a importância. Diriam isso se o Gnome Shell fosse a maravilha que muitos pintam? Duvido muito.

      Por fim, nada disso importa. Opinião pessoal é opinião pessoal, e a beleza do Linux é que podemos escolher a interface gráfica que mais gostamos. Eu gosto e uso o Unity, e ele ficará ai por muito tempo. Dizer que o Ubuntu vai desaparecer por causa dele é bobagem… a Valve está vindo primeiro para o Ubuntu, fechando parceria com a Canonical. A Eletronic Arts já fechou parceria com a Canonical. Grandes empresas como Dell e Lenovo também.

      Está na hora de deixarmos toda essa briga idiota de “minha interface é melhor que a sua” para trás, porque parece coisa de criança. Cada um usa a interface que lhe atende melhor, simples assim.

  • Rossano Huf

    A melhor notícia foi a do desenvolvimento de uma versão com Gnome-Shell. Assim vou poder extirpar o Unity de vez do meu notebook. Acho até que vou fazer uma instalação limpa dessa vez, em lugar de simplesmente atualizar como venho fazendo desde o 8.10. Tenho quase certeza que essa versão será mais baixada que a versão Unity.

  • Rossano Huf

    A melhor notícia foi a do desenvolvimento de uma versão com Gnome-Shell. Assim vou poder extirpar o Unity de vez do meu notebook. Acho até que vou fazer uma instalação limpa dessa vez, em lugar de simplesmente atualizar como venho fazendo desde o 8.10. Tenho quase certeza que essa versão será mais baixada que a versão Unity.

  • Luiz Almeida

    Eu acho que o lance das novas versões a cada 6 meses tem a ver com marketing, pois ainda é necessário uma presença marcante na mídia, principalmente com elogios, para o mundo windows perceber que existe uma outra opção viável, eu uso o ubuntu desde as primeiras versões, e não abro mão dele, mas a grande maioria dos usuários windows nem sabe de sua existência… Sabe como é, todo dia aparece uma notinha sobre um tal de ubuntu, um dia, a curiosidade aparece e se a experiência for boa, enterra-se o windows… Bem, é isso que eu penso, mas gostaria de saber sobre outros pontos de vista…

  • Daniel Freitas

    Com todas essas novidades é meio que impossível, pra mim, deixar de usar. Rumo aos 200 milhões. :B

  • Daniel Freitas

    Com todas essas novidades é meio que impossível pra mim deixar de usar. Rumo aos 200 milhões. :B

  • http://www.facebook.com/lowbit.sh Eric Guimarães De Sousa Silva

    Eu gosto do Unity. Mas eu sou o único que acha o Gnome Shell mais intuitivo, melhor organizado (visualização de aplicativos) e extermamente mais rápido? Meu hardware não é dos melhores (Pentium 6100, 2Gb DDR3), mas nele o Gnome Shell é rápido demais, e o Unity, desde o lançamento, sempre teve muitos “lags”. Será que é algo com meu hardware?

  • http://www.facebook.com/lowbit.sh Eric Guimarães De Sousa Silva

    Eu gosto do Unity. Mas eu sou o único que acha o Gnome Shell mais intuitivo, melhor organizado (visualização de aplicativos) e extermamente mais rápido? Meu hardware não é dos melhores (Pentium 6100, 2Gb DDR3), mas nele o Gnome Shell é rápido demais, e o Unity, desde o lançamento, sempre teve muitos “lags”. Será que é algo com meu hardware?

  • Rodrigo Afonso dos Santos

    Eu realmente aprecio o trabalho da Canonical. No entanto, só espero que eles não se foquem tanto no Ubuntu Phone que acabem esquecendo dos usuários desktop, assim como a Microsoft está fazendo com o Windows 8.

  • Diego

    ¨meses é pouco tempo para se lançar uma nova versão, 1 ano seria mesmo bom, e que venha a nova versão, ja to pilhado pra usar a 12.04 é shou gosto, gostei e to usando, mais uma vez: que venha a nova, abrax em todos!!!

  • Diego

    ¨meses é pouco tempo para se lançar uma nova versão, 1 ano seria mesmo bom, e que venha a nova versão, ja to pilhado pra usar a 12.04 é shou gosto, gostei e to usando, mais uma vez: que venha a nova, abrax em todos!!!

  • Ricardo Leal

    as versões LTS tem como prioridade ter um sistema sólido, por isso nao tem tantas novidades.. na proxima LTS irá ter todas essas mudanças com muito mais estabilidade

  • Ricardo Leal

    as versões LTS tem como prioridade ter um sistema sólido, por isso nao tem tantas novidades.. na proxima LTS irá ter todas essas mudanças com muito mais estabilidade

  • Samuel Cersosimo

    Meu pedido é que parem de imitar o MacOS. De resto, tá tudo no caminho certo.

  • Samuel Cersosimo

    Meu pedido é que parem de imitar o MacOS. De resto, tá tudo no caminho certo.

  • Luiz

    A cada versão o Ubuntu fica melhor, mais bonito e mais “amigável” . Há mais de três anos que não vejo a cara do windows. Aliás, a última vez, foi quando comprei um notebook com ele instalado, mas de imediado o substitui pelo ubuntu. Aguardando o 13.04.

  • Luiz

    A cada versão o Ubuntu fica melhor, mais bonito e mais “amigável” . Há mais de três anos que não vejo a cara do windows. Aliás, a última vez, foi quando comprei um notebook com ele instalado, mas de imediado o substitui pelo ubuntu. Aguardando o 13.04.

Assine!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube

Mais comentados da semana

Posts recomendados