Steam para Linux é anunciada oficialmente pela Valve
A Valve lançou um blog ontem a noite confirmando a versão Linux da Steam, algo que não deve ser surpresa para os leitores do blog Ubuntu-BR-SC, visto que já mostramos imagens e vídeos do cliente nativo e um vídeo com Gabe Newell confirmando.
No post de confirmação, chamado Steam’d Penguins, a Valve deixa claro que aquele será o canal oficial de divulgação de informações e por isso, pede a todos que o acessem para obter informações oficiais e evitar os rumores e especulações postados em diversos outros veículos.

A empresa também falou sobre seus objetivos no Linux e como eles querem melhorar a cena gamer no pinguim, portando todos os seus jogos e ajudando parceiros a fazerem o mesmo. Segundo o post, eles também estão investindo em iniciativas open source que podem beneficiar os desenvolvedores e a comunidade. Você sabia que a Valve vem ajudando no kernel Linux?
Um pouco mais sobre a Steam para Linux
Gabe Newell, co-fundador da Valve, mostrava interesse no mundo Linux a bastante tempo, mas foi só em 2011 que o time de desenvolvimento nasceu. Ele é formado de 11 pessoas e está crescendo. Michael Larabel, do blog Phoronix, está ajudando a empresa a contratar jedis Linux a tempos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=t_sLKHOHtug[/youtube]
O time escolheu o Ubuntu porque ele é a distribuição Linux mais usada no mundo, além da empresa usa-las em seus servidores a muito tempo. Assim que tudo estiver 100% funcional no Ubuntu, a empresa pretende dar um pouco de amor a outras distros também. Focar apenas em uma distribuição inicialmente é uma boa estratégia para a empresa, visto que eles estão testando várias coisas.
Sem data para o lançamento
Apesar da empresa dizer que não tem data de lançamento, já sabemos que a primeira versão nativa da Steam para Linux sai ainda este ano. O time de desenvolvimento fez um excelente trabalho e a Steam já funciona com todos os recursos mais interessantes no Ubuntu. O foco agora parece ser terminar o port dos jogos e adicionar os recursos que faltam ao cliente.

Left 4 Dead 2 rodando nativamente no Ubuntu 11.10 (Créditos: Phoronix)
O primeiro jogo a ser portado é Left 4 Dead 2, fato comprovado por imagens e vídeos que postamos aqui no blog meses atrás. O jogo já roda tranquilamente no Ubuntu 12.04, mas a empresa está trabalhando para otimizar a performance do mesmo. O objetivo é faze-lo rodar no Linux tão bem quanto ele roda no Windows.
Outras empresas também apostam no Linux
A Valve não é a primeira empresa gamer a juntar-se ao lado laranja da força. A Eletronic Arts fechou uma parceria com a Canonical a um tempo atrás e já trouxe dois jogos para a Central de programas do Ubuntu, com planos de adicionar mais.

Richard Hilleman falando sobre os planos da Eletronic Arts para o Ubuntu
Além disso o Humble Bundle, um pacote de games indie que você paga o quanto quiser, faz um sucesso imenso no mundo Linux, e os pinguins são os que costumam pagar mais pela diversão proporcionada, apesar dos ports problemáticos. Outras empresas também já portam seus jogos.
O Ubuntu é a distribuição Linux mais usada no mundo e aos poucos, está mostrando as caras ao mundo (e ao universo). Gostem disso ou não, grandes empresas pensam “Ubuntu e Android” quando a palavra Linux é dita.
Que tal deixar todo mundo saber que a Steam foi confirmada pela Valve? Vamos divulgar nas redes sociais e fazer a hashtag #Steam4Linux chegar ao topo dos TTs!
O que acharam pessoal? Acreditam agora? O que isso significa para o mundo Linux como um todo? Quem quer se juntar a mim no treinamento para o apocalipse Zumbi? Deixem seus comentários, quero ouvir a opinião de todos!
-
Marcelo
-
http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes
-
-
Guilherme7TW
-
http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes
-
-
Leandro
-
http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes
-
-
http://www.facebook.com/vitor.p.barbosa Vitor Pereira Barbosa
-
http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes
-
pernambucano1969
-
-
http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur
-
http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique
-
-
Daniel Alves
-
Marcelo
-
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva
-
@AntonioVeras
-
http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique
-
http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique
-
Guest
-
http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique























Assine nossa newsletter!
Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.