O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”?

    • Este material é compatível com as seguintes versões do Ubuntu:
    • Ubuntu Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Mais uma versão do Ubuntu chegou e novamente, muitos usuários correm para fazer o download e a instalação da distribuição Linux mais usada no mundo. Mas versão após versão os novos usuários se perguntam: ”O que fazer após instalar o Ubuntu?.

A pergunta não possui uma resposta fácil, pois cada usuário possui necessidades diferentes. Por isso, diretamente da Latinoware 2012, criei esse tutorial de pós instalação, mostrando alguns passos essenciais para deixar o seu Ubuntu perfeito.

Julian Fernandes na Latinoware 2012

Julian Fernandes diz: “Sim, o post sai ainda hoje!” – três dias atrás

São softwares que costumo instalar e dicas que costumo usar para deixar meu sistema pronto para uso, além de alguns links para leituras interessantes e recomendadas. Prontos? Então vamos ao trabalho :)

Dica de ouro: configure as atualizações e atualize o seu sistema

A primeira coisa a ser feita após a instalação do Ubuntu é fazer a configuração das atualizações e depois, atualizar o sistema. A Canonical costuma liberar um pacote de atualizações após o lançamento, por isso esse passo é necessário e muito importante.

Abra o painel do Unity com a tecla <Super> (aquela com o logo do Windows) e digite “canais de software“, clicando no resultado que irá aparecer na sua tela. Assim que o aplicativo estiver aberto, configure como mostrado nas figuras abaixo:

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Importante: algumas das configurações acima instalam atualizações ainda não suportadas ou testadas. Caso você queira instalar apenas softwares testados pelo time de desenvolvimento do Ubuntu, deixe as configurações da aba “Atualizações” como estão.

Após fazer as devidas configurações, abra o atualizador de programas (que agora está localizado no dash do Unity) e faça downloaddas atualizações disponíveis. Dependendo da sua conexão o processo pode demorar bastante tempo, então sugiro sair para tomar um cafezinho ou assistir The Godfather.

Adicione o comando excluir ao Nautilus

Navegador padrão de arquivos do Ubuntu desde sempre, inicialmente o Nautilus trás apenas a opção “Mover para a lixeira“. Se você não gosta de utilizar comandos de teclado para excluir arquivos permanentemente ou ter que ficar limpando a lixeira, existe uma configuração bem simples que adiciona um comando excluir ao botão direito do mouse.

Navegue até as configurações do Nautilus (abra uma pasta qualquer, depois vá em Editar -> Preferências) e configure como mostrado na imagem abaixo:

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Marque a opção “Incluir um comando excluir que não usa a lixeira”

Agora sempre que clicar em excluir com o botão direito do mouse, o arquivo será permanentemente excluído ao invés de ir para a lixeira.

Configurações gerais e instalação dos drivers proprietários

Ubuntu traz uma forma fácil de configurar o sistema com um aplicativo chamado Configurações do sistema. Para acessa-lo, basta clicar na engrenagem que aparece no canto superior direito da sua tela.

Estando lá você pode configurar várias coisas, como backups, integração com contas online, itens de privacidade, entre outros. Dentre todas as configurações possíveis, as mais importantes para mim são as configurações de energia, privacidade e aparência. Você provavelmente precisará das configurações de drivers adicionais também.

Configurações de energia

Para começar vamos modificar as configurações de energia para o Ubuntu não fazer nada quando você fechar a tampa do notebook. Deixe como na imagem abaixo:

Configurações de energia do Ubuntu 12.10

Configurações de energia do Ubuntu 12.10

Lembrando que meu notebook está sempre na tomada, então não estou levando em consideração o uso da bateria.

Configurações de privacidade

Desde o Ubuntu 12.04 temos uma opção nas configurações do sistema para melhorar nossa privacidade ao usar o sistema. Nessa opção você pode dizer ao Unity para não mostrar certas pastas ou arquivos no painel principal, não fazer buscas online (desativando a polêmica lente comercial da Amazon) ou apagar o registro de arquivos recentes.

Se você não gosta das buscas que o Unity faz remotamente, como os vídeos do YouTube, a lente social do Gwibber e a lente comercial da Amazon, configure como na imagem abaixo:

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Configurações de privacidade do Ubuntu 12.10

Na aba “Arquivos” você pode adicionar pastas que não quer que apareçam quando estiver buscando algo com o Unity. Excelente para esconder os seus pornôs arquivos secretos.

Mexendo nas outras configurações desse menu, você também desativar o registro de aplicativos ou tipos de arquivos, além de dizer a Canonical se você permite ou não que dados de uso sejam coletados para melhorar o desenvolvimento do sistema.

Configurações de aparência

As configurações de aparência lhe permitem customizar um pouco o Unity e sua área de trabalho. Nessa opção você pode mudar seu papel de parede, o tema usado pelo sistema, tamanho dos ícones do Unity e o comportamento da barra lateral.

Para fazer com que a barra do Unity se esconda por exemplo, basta deixar as configurações como mostradas na imagem abaixo:

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Configuração de comportamento do Unity no Ubuntu 12.10

Você também pode configurar a sensibilidade da barra nessa tela, o que pode ajudar caso você costume esbarar nela sem querer.

Contas online

Configurar o acesso as suas contas em redes sociais e outros serviços online ficou mais fácil com o Ubuntu 12.10. Ao invés de digitar seus dados para cada serviço, a nova versão do Ubuntu trás uma central que lhe permite integrar todos os aplicativos de uma só vez.

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Adicionando uma conta do Google no Ubuntu 12.10

Fazendo login na sua conta do Google por exemplo, você já pode conversar com seus contatos do GTalk via Empathy, poderá acessar seus arquivos do Google Drive diretamente do painel do Unity e suas fotos do Picasa irão aparecer na lente de fotos.

Instalando os drivers proprietários

Se o seu computador possuir uma placa de vídeo da ATI ou da NVidia, será necessário fazer a instalação dos drivers proprietários. Apesar do Ubuntu vir com os drivers open source instalados, você precisará dos proprietários para tirar máximo proveito do seu hardware.

Antes de fazer a instalação vamos precisar instalar dois outros pacotes, devido a um bug introduzido na última versão. Apenas clique nos botões abaixo:

  • Linux Headers Generic

  • Central de programas do Ubuntu
  • Vários
  • Instalar

Agora, para fazer a instalação dos drivers, abra o painel do Unity com a tecla <Super> (aquela com o logo do Windows) e digite “canais de software“, clicando no resultado que irá aparecer na sua tela. Agora clique na aba “Drivers adicionais” e faça a instalação do que for necessário.

Lembrando que se você possuir uma placa de vídeo integrada da Intel, não é necessário fazer nada. A empresa possui apenas drivers open source, então basta instalar o Ubuntu e sair usando.

Configure o Ubuntu One, a nuvem pessoal da Canonical

Ubuntu One é o serviço de nuvem pessoal da Canonical, e é um dos grandes destaques do Ubuntu. Com o serviço, que oferece 5GB de armazenamento gratuito, é possível manter seus arquivos acessíveis de qualquer lugar, não importando o sistema operacional ou plataforma que você utiliza.

Cadastre-se no Ubuntu One e ganhe 5.5GB de armazenamento gratuito na nuvem!

Para começar a usar o serviço, clique no ícone do mesmo na barra lateral do Unity e siga os passos :)

Desative a lente comercial da Amazon no Unity

Uma das maiores polêmicas do Ubuntu nos últimos tempos, a lente comercial da Amazon lhe mostra produtos da empresa quando você faz uma busca no painel inicial do Unity. Dessa forma você pode acabar encontrando algo que lhe agrada, comprar e ajudar a Canonical no caminho.

Resultados de uma busca no Unity

O que você vê são resultados de uma busca global. Não é publicidade, são resultados de busca.

Apesar da lente ter a sua utilidade, ela se torna um tanto inútil para nós, brasileiros, visto que a loja da Amazon não está oficialmente no Brasil ainda. Para desativa-la sem comprometer outros serviços online do Unity, basta abrir a Central de programas, procurar por “shopping lens” e desinstalá-la.

Atualize o Nautilus para a versão 3.6

O Ubuntu 12.10 acabou vindo com a versão 3.4 do Nautilus, devido aos inúmeros recursos retirados do gerenciador de arquivos padrão do Ubuntu. Apesar da quantidade de recursos removidos pelo Projeto Gnome, essa versão também trás alguns novos recursos, um novo visual feito para o Ubuntu 12.10 e uma grande quantidade de correções de bugs.

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Visual da versão 3.6 do Nautilus no Ubuntu 12.10. Bem melhor, não acham?

Para fazer a atualização, abra o terminal com o atalho <Ctrl + Alt + T> e copie/cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3 && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade && killall nautilus

Integre seus sites favoritos ao Ubuntu

Com essa versão a Canonical está levando os webapps a outro nível, possibilitando que qualquer site se integre aos recursos do Ubuntu, como o menu de mensagens e de som, por exemplo.

Ao integrar o Grooveshark ao menu de som, por exemplo, você poderá passar para a próxima música sem estar acessando o site diretamente. Bem legal, não? O recurso funciona apenas para o Firefox e o Chromium, mas deve estar disponível para o Google Chrome cedo ou tarde.

Adicione o repositório GetDeb ao Ubuntu 12.10

GetDeb é um repositório não oficial que traz sempre as últimas versões dos softwares open source para seu Ubuntu. Além de manter seus softwares atualizados, ele ainda traz uma grande variedade de aplicativos e jogos não presentes nos repositórios oficiais.

Para fazer a instalação acesse a página do GetDeb.net, clique em “Click here to learn how to install applications from GetDeb” e faça o download do arquivo .deb.

Quando o download estiver completo, dê dois cliques no arquivo baixado e clique em “Instalar” quando a Central de programas do Ubuntu aparecer. Agora é só aproveitar os softwares disponíveis no repositório.

Instale o suporte a zRam no Ubuntu 12.10

Faz um certo tempo que falei sobre o suporte a zRam no Ubuntu no post Melhore a performance do Ubuntu com zRam. Resumidamente, para máquinas com pouca memória RAM ou que lidam com virtualização de sistemas, o zRam é um ótimo substituto a memória SWAP.

Abra o terminal com o atalho <Ctrl + Alt + T> e copie/cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram && sudo apt-get update && sudo apt-get install zramswap-enabler -y

Aproveite também para instalar o Preload, que é um serviço que roda em background e monitora os softwares que você usa no seu computador, aprendendo quais aplicativos você costuma usar e carregando-os na memória antes de você abri-los.

Leia também: como deixar seu Ubuntu mais rápido

Instale o Google Chrome no Ubuntu 12.10

Já dei meus motivos do porque uso o Google Chrome, mas não custa falar novamente: ele é rápido, seguro, simples e integra-se perfeitamente aos serviços da gigante da web. A instalação do navegador é bem simples, bastando fazer o download do arquivo de instalação, dar dois cliques e instalar.

Faça download do Google Chrome

O navegador também possui milhares de extensões e jogos disponíveis na Chrome Web Store. Abaixo você confere uma lista com as extensões essenciais:

Instale os pacotes multimídia no Ubuntu 12.10

O Ubuntu não trás suporte a arquivos .mp3, .rmvb, .avi e outros por padrão por motivos legais, mas a instalação dos pacotes multimídia (codecs, java e flash) é algo bastante fácil de se fazer, podendo ser feita até na instalação dos sistema!

The Final Countdown (Europe) rodando no Ubuntu

It’s the final countdown

Se você não fez isso enquanto instalava o sistema, basta clicar no botão abaixo e voilá, rodar tudo o que você sempre sonhou:

  • Ubuntu Restricted Extras

  • Central de programas do Ubuntu
  • Vários
  • Instalar

Mas se você procura algo um pouco mais completo, com suporte a DVDs com criptografia e codecs atualizados, o repositório não oficial Mediabuntu é o que você procura.

Para adicioná-lo ao sistema e fazer a instalação dos codecs, abra o terminal com o atalho <Ctrl + Alt + T> e copie/cole os comandos abaixo:

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree

Veja também: corrigindo o problema com arquivos mp4 no Ubuntu

Instale o Ubuntu Tweak no Ubuntu 12.10

Configurar e customizar o Ubuntu é uma tarefa bastante fácil, apesar do Unity ainda ser engessado nesse sentido, mas isso não quer dizer que não podemos deixa-la mais fácil.

O Ubuntu Tweak é uma ferramenta de oferece milhares de opções para customização do Ubuntu, lhe permitindo deixar o sistema com a sua cara. Abra o terminal e copie/cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-tweak -y

Saiba mais: instalando o Ubuntu Tweak no Ubuntu 11.10 via PPA

Um pouco mais sobre customização:

Instale o beta fechado da Steam para o Ubuntu

O beta fechado da Steam para o Ubuntu já começou, e mais de 6 mil usuários estão participando, incluindo alguns membros do time do blog Ubuntu-BR-SC.

Steam rodando nativamente no Ubuntu 12.10

Steam rodando nativamente no Ubuntu 12.10

Team Fortress 2 foi o game escolhido pela Valve para a fase de testes, mas há mais de 25 outros jogos disponíveis, como Killing Floor, Amnesia: The Dark Descent e Serious Sam 3. Se você for um gamer de plantão, a instalação é mais do que necessária.

Faça o download do arquivo de instalação abaixo, dê dois cliques e instale usando a Central de programas do Ubuntu:

Faça download do instalar da Steam para o Ubuntu

Saiba mais: como instalar o beta fechado da Steam no Ubuntu

Instale o Netflix no Ubuntu 12.10

O Netflix é um provedor de streaming de mídias sob demanda bastante conhecido no Brasil. Apesar de ter um catálogo um tanto mequetrefe, você pode assistir vários seriados e filmes com o serviço no conforto do seu sofá, e pagando uma mensalidade bem pequena.

Instalando o Netflix no Ubuntu via repositório PPA

Apesar da versão Linux não ser suportada oficialmente pela empresa, há uma gambiara alternativa bastante simples usando o Wine. Para fazer a instalação, abra o terminal e copie/cole o comando abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio && sudo apt-get update && sudo apt-get install netflix-desktop -y

Saiba mais: instalando o Netflix no Ubuntu via repositório PPA

Instale o KeePassX no Ubuntu 12.10

Usar o Ubuntu já é um grande passo dado na direção certa em termos de segurança, mas não podemos descuidar. Usar senhas fortes em serviços online como e-mails e redes sociais é algo essencial, e um aplicativo para gerenciar essas senhas vem bem a calhar.

KeePassX foi meu escolhido para a tarefa. Com gerenciamento de senhas, criação de senhas seguras e criptografia do banco de dados, é o software perfeito. O aplicativo já vem por padrão nos repositórios oficiais, então basta clicar no botão abaixo para fazer a instalação:

Saiba mais: proteja suas senhas no Ubuntu com KeePassX

Instale o Wine no Ubuntu 12.10

Com o Wine você pode instalar vários softwares e games nativos do Windows no Linux, como Photoshop e o famoso FPS Counter Strike. É possível até instalar a Steam via Wine no Ubuntu!

O aplicativo está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, então basta dar um clique no botão abaixo para fazer a instalação:

Posts recomendados:

Instale o GIMP no Ubuntu 12.10

versão 2.8 do GIMP foi lançada e entre as novidades, a opção de selecionar uma janela única é um dos recursos mais aguardados por usuários que saíram do aplicativo da Adobe e vieram para a alternativa gratuita.

Para fazer a instalação, clique no botão abaixo:

Posts recomendados:

Instale o Skype no Ubuntu 12.10

Com a recente integração do Skype com o Windows Live Messenger, não há melhor software para acessar a rede de mensagens instantâneas da Microsoft do que o seu famoso cliente VoIP.

Integrando uma conta do Windows Live Messenger ao Skype

Integrando uma conta do Windows Live Messenger ao Skype. Não, não uso mais.

Para fazer a instalação e mante-lo sempre atualizado, clique no botão abaixo:

Instale o JAVA da Oracle no Ubuntu 12.10

Apesar do OpenJDK ser o suficiente para a maior parte dos usuários, as vezes a versão da Oracle se faz necessária, seja para acessar um site de banco ou para rodar algum software incompatível com a versão open source.

Vale lembrar que o Java não está hospedado no repositório PPA devido a nova licença da Oracle, que resultou na exclusão do mesmo dos repositórios oficiais do Ubuntu.

Para efetuar a instalação, basta abrir o terminal e executar a seguinte linha de comando:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-jdk7-installer -y

Instale o JDownloader no Ubuntu 12.10

Se você faz muitos download diariamente, ter que ficar procurando novos links e arquivos para fazer download a cada minuto é provavelmente uma chateação e tanto, por isso um gerenciador de downloads é essencial.

O JDownloader suporta servidores como Rapidshare, Mediafire, Hotfile, entre outros, sendo o melhor gerenciador de downloads para o Ubuntu. Para fazer a instalação, abra o terminal e copie/cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader && sudo apt-get update && sudo apt-get install jdownloader -y

Vasculhe a Central de programas do Ubuntu e instale outros softwares essenciais

A parte final da instalação é varrer a Central de programas do Ubuntu em busca de softwares para o uso no seu dia a dia. Dê uma passada na Central de programas do Ubuntu e faça download dos softwares que precisa. É tudo organizado em categorias e sub categorias, bem fácil de navegar.

Caso queira fazer a instalação de alguns softwares que uso, copie e cole os comandos abaixo no terminal:

sudo apt-get install vlc deluge synaptic bleachbit xchat trimage filezilla -y

O comando acima vai instalar os seguintes softwares.

  • VLC Player: player de áudio e vídeo que toca até tampa de garrafa;
  • Deluge: cliente para downloads de torrent bastante parecido com o uTorrent do Windows, mas melhor de certa forma;
  • Synaptic: gerenciador de pacotes do Ubuntu, espécie de Central de programas do Ubuntu mas menos user friendly;
  • Bleachbit: o equivalente ao CCleaner do Windows. Faz uma limpeza completa do sistema;
  • XChat: você pode achar estranho, mas ainda uso IRC as vezes. Melhor cliente IRC para Linux;
  • Trimage:software para compressão de imagens sem perda de qualidade. Os algoritmos são superiores aos do Smush.it, o que torna um software essencial para quem trabalha comotimização de websites, como eu;
  • Filezilla: popular cliente para acesso ao protocolo FTP.

Considerações finais

Após esse tutorial, seu Ubuntu estará pronto para o dia a dia. Como sou sádico e gosto de formatar meu notebook a cada 3 ou 4 semanas, atualizações para esse tutorial serão feitas ao longo dos meses.

Meu desktop, após todo esse processo e algumas customizações, ficou assim:

O que fazer após instalar o Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal"?

Como ficou o meu Ubuntu 12.10 após as modificações (clique na imagem para ampliar)

Como ficou o de vocês? Como deve ser o Ubuntu Perfeito pra vocês? Quais softwares vocês costumam instalar? Deixe seu comentário abaixo! E diga obrigado se lhe ajudei de alguma forma, elogios sempre nos mantem motivados :)

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • http://www.facebook.com/BrianAlves.Hacker Brian Alves Pereira

    Sensacional ! testa agora , valeu.

  • http://www.facebook.com/BrianAlves.Hacker Brian Alves Pereira

    Sensacional ! testa agora , valeu.

  • Diêgo Damohill Castro Lemos

    Gostei muito do 12.10, só estou aguardando a atualização dos temas que costumo usar, porque o GTK não é o mesmo e os antigos temas do 12.04 não funcionam, então por enquanto só o tema padrão :)

    Parabéns pelo tutorial, deixa o sistema bem completo! ^^

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-66bb443838092069a2558344e3037c6a:disqus Obrigado pelos elogios :)

  • Diêgo Damohill Castro Lemos

    Gostei muito do 12.10, só estou aguardando a atualização dos temas que costumo usar, porque o GTK não é o mesmo e os antigos temas do 12.04 não funcionam, então por enquanto só o tema padrão :)

    Parabéns pelo tutorial, deixa o sistema bem completo! ^^

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-66bb443838092069a2558344e3037c6a:disqus Obrigado pelos elogios :)

  • http://twitter.com/djmendes Danilo Mendes

    “nautilus -q” ao invés de “killall nautilus” é muito mais educado! :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-18832852:disqus Nautilus -q não funcionou aqui hehe

  • http://twitter.com/djmendes Danilo Mendes

    “nautilus -q” ao invés de “killall nautilus” é muito mais educado! :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-18832852:disqus Nautilus -q não funcionou aqui hehe

  • julio miguel

    Muito bom esse poster nota 10!! agora queria saber Julian Fernandes , porque o Nautilus não atualizou automaticamente olha que eu verifiquei por atualizações varia vezes!! sabe explicar:?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003497250285:disqus Como assim?

  • http://www.facebook.com/juliomiguelcosta Julio Miguel

    Muito bom esse poster nota 10!! agora queria saber Julian Fernandes , porque o Nautilus não atualizou automaticamente olha que eu verifiquei por atualizações varia vezes!! sabe explicar:?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003497250285:disqus Como assim?

  • igoromero

    O Desenvolvedor do Tweak nao tinha parado com o projeto não?
    O emesene nao fucionou direito não tinha me deparado com esse problema semana passada.

    • Diêgo Damohill Castro Lemos

      O desenvolvimento vai continuar, parece que o autor se arrependeu. o/

  • igoromero

    O Desenvolvedor do Tweak nao tinha parado com o projeto não?
    O emesene nao fucionou direito não tinha me deparado com esse problema semana passada.

    • Diêgo Damohill Castro Lemos

      O desenvolvimento vai continuar, parece que o autor se arrependeu. o/

  • http://www.facebook.com/alfredo.bonfim Alfredo Bonfim

    Muito obrigado Julian Fernandes este post foi de grande ajuda para mim! Embora eu tenha atualizado o Ubuntu 12.04 para o 12.10 há informações neste post que me ajudaram muito. Como sempre o Ubuntu-BR-SC se supera a cada dia!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @facebook-100001560456134:disqus :)

  • http://www.facebook.com/alfredo.bonfim Alfredo Bonfim

    Muito obrigado Julian Fernandes este post foi de grande ajuda para mim! Embora eu tenha atualizado o Ubuntu 12.04 para o 12.10 há informações neste post que me ajudaram muito. Como sempre o Ubuntu-BR-SC se supera a cada dia!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @facebook-100001560456134:disqus :)

  • julio miguel

    Outra observação, emesene não está funcionando!!! varias pessoas estão com esse problema!! problema do desenvolverdor? o.O

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003497250285:disqus O mais provável é que seja.

  • http://www.facebook.com/juliomiguelcosta Julio Miguel

    Outra observação, emesene não está funcionando!!! varias pessoas estão com esse problema!! problema do desenvolverdor? o.O

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003497250285:disqus O mais provável é que seja.

  • Mateus Machado Luna

    Parabéns pelo artigo men. Foi só eu que achei o nautilus 3.6 estranhamente lento na hora de abrir? Tipo, eu voltei pro 3.4 e tava blz, mas infelizmente a diferença foi notável.

    • Marco Antonio Bezerra

      aqui o 3.6 roudou bacana…

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @google-4ef0fe7c87e79ce3653581707da1849d:disqus Rapidinho aqui hehe

  • http://profiles.google.com/mateus.m.luna Mateus Machado Luna

    Parabéns pelo artigo men. Foi só eu que achei o nautilus 3.6 estranhamente lento na hora de abrir? Tipo, eu voltei pro 3.4 e tava blz, mas infelizmente a diferença foi notável.

    • Marco Antonio Bezerra

      aqui o 3.6 roudou bacana…

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @google-4ef0fe7c87e79ce3653581707da1849d:disqus Rapidinho aqui hehe

  • http://profiles.google.com/hearthbreacker Hearthbreacker Makemefeel

    Só faltou o Pacote de Ícones Faenza e o meu conversor preferido o Handbrake…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-771c784e04498cdcd3c6c224ee0ca55a:disqus O PPA do Faenza ainda não está funcionando com o 12.10. Quanto ao HandBrake, verdade… uso ele e esqueci de adicionar haha

      • Milton F. da Silva

        Pelo que percebi ainda continua o problema de não reproduzir alguns arquivos .mp4. É fácil corrigir.

        32 bits
        sudo mv /usr/lib/i386-linux-gnu/gstreamer-0.10/libgstvideoparsersbad.so /usr/lib/i386-linux-gnu/gstreamer-0.10/libgstvideoparsersbad.so.bak

        64 bits
        sudo mv /usr/lib/x86_64-linux-gnu/gstreamer-0.10/libgstvideoparsersbad.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/gstreamer-0.10/libgstvideoparsersbad.so.bak

  • http://profiles.google.com/hearthbreacker Hearthbreacker Makemefeel

    Só faltou o Pacote de Ícones Faenza e o meu conversor preferido o Handbrake…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-771c784e04498cdcd3c6c224ee0ca55a:disqus O PPA do Faenza ainda não está funcionando com o 12.10. Quanto ao HandBrake, verdade… uso ele e esqueci de adicionar haha

  • Stefano

    Os drives da Nvidia da pau se instalar pelo método descrito no post, ele ferra com a resolução bota a tela na menor resolução, e vc não vê a barra do unit nem a barra superior só o meio da tela

    • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

      Eu achei essa solução na Internet e pra mim funcionou, mas coloquei essa solução na pagina do facebook do ubuntu dicas e alguns comentaram que não funcionaram para eles.

      Caso tenha instalado algum driver nvidia primeiro remova os drivers:
      sudo apt-get purge nvidia-current nvidia-current-updates nvidia-experimental-304

      Depois execute os comandos:
      sudo apt-get install linux-source
      sudo apt-get install linux-headers-generic
      sudo apt-get install nvidia-current-updates

      • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana
        • Brayan T. Demarchi

          Porém parece que os divers ATI estão com problema ainda..
          http://techhamlet.com/2012/10/ati-drivers-in-ubuntu-12-10/

          • http://www.facebook.com/MaiaS.Felipe Felipe Maia

            ATI por um bom período terá problemas com qualquer distribuição linux, já que a diretoria é meio a versa ao linux, fazendo com que ele nao desenvolva drives para facilitar seu uso, sendo os próprios usuários produzindo os mesmo.

      • Stefano

        Aqui funcionou assim. mas será que vai sair alguma coisa oficial da Canonical ?

      • Stefano

        Mas ta com outro problema agora, a barra do Unit no modo auto esconder, quando, leva o ponteiro do mouse para o canto esquerdo ela não aparece só aparecendo quando se aperta a tecla super

      • washington

        aqui tambem funcionou

    • http://www.facebook.com/Gtoknu Gustavo Maciel

      Tive problemas pra instalar os drivers da Nvidia no 12.04 pelos pacotes também, então dessa vez, no 12.10, resolvi fazer diferente e funcionou maravilhosamente!
      O processo foi esse:
      Baixe os drivers da sua placa aqui http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us
      deixe-o em algum lugar fácil como na home, por exemplo.
      aperte CTRL+ALT+T para abrir o terminal, digite:
      sudo stop lightdm

      aperte ctrl+alt+F1 quando a tela ficar preta.
      autentique o usuário, procure o arquivo no terminal, e rode ele
      sudo sh NVIDIA-drivers-x86-etcetc.run
      Talvez você vai precisar reiniciar e executar novamente, porque ele vai precisar desativar os drivers atuais.

    • http://www.facebook.com/henrique.souza.9406417 Henrique Souza
      • Abner Gonçalves

        vlw cara.. foi a soluçao definitiva aki… mto bom o script. pice of cake! tudo funcionando agora no 12.10!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @53b0d6f2465da3af08cc4569c680e3d5:disqus Isso é um bug que está acontecendo no Ubuntu 12.10, devido a alguns pacotes faltando. O método descrito no post é o correto a se fazer, mas só fui descobrir sobre esse bug após o post.

      Em breve teremos um post ensinando como corrigir o bug :)

      • Stefano

        Valeu cara

  • Stefano

    Os drives da Nvidia da pau se instalar pelo método descrito no post, ele ferra com a resolução bota a tela na menor resolução, e vc não vê a barra do unit nem a barra superior só o meio da tela

    • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

      Eu achei essa solução na Internet e pra mim funcionou, mas coloquei essa solução na pagina do facebook do ubuntu dicas e alguns comentaram que não funcionaram para eles.

      Caso tenha instalado algum driver nvidia primeiro remova os drivers:
      sudo apt-get purge nvidia-current nvidia-current-updates nvidia-experimental-304

      Depois execute os comandos:
      sudo apt-get install linux-source
      sudo apt-get install linux-headers-generic
      sudo apt-get install nvidia-current-updates

      • Stefano

        Aqui funcionou assim. mas será que vai sair alguma coisa oficial da Canonical ?

      • Stefano

        Mas ta com outro problema agora, a barra do Unit no modo auto esconder, quando, leva o ponteiro do mouse para o canto esquerdo ela não aparece só aparecendo quando se aperta a tecla super

      • washington

        aqui tambem funcionou

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @53b0d6f2465da3af08cc4569c680e3d5:disqus Isso é um bug que está acontecendo no Ubuntu 12.10, devido a alguns pacotes faltando. O método descrito no post é o correto a se fazer, mas só fui descobrir sobre esse bug após o post.

      Em breve teremos um post ensinando como corrigir o bug :)

      • Stefano

        Valeu cara

  • janailson leite

    Apareceu isso aqui na hora de add o ppa do ubuntu tweak:
    gpg: chaveiro `/tmp/tmp8n7tdn/secring.gpg’ criadogpg: chaveiro `/tmp/tmp8n7tdn/pubring.gpg’ criadogpg: requisitando chave 0624A220 de servidor hkp – keyserver.ubuntu.comgpg: /tmp/tmp8n7tdn/trustdb.gpg: banco de dados de confiabilidade criadogpg: chave 0624A220: chave pública “Launchpad PPA for TualatriX” importada

    >>> gpg: ULTIMAMENTE NÃO ENCONTRADAS CHAVES CONFIÁVEIS
    gpg: Número total processado: 1gpg: importados: 1 (RSA: 1)OK
    É normal?

  • janailson leite

    Apareceu isso aqui na hora de add o ppa do ubuntu tweak:
    gpg: chaveiro `/tmp/tmp8n7tdn/secring.gpg’ criadogpg: chaveiro `/tmp/tmp8n7tdn/pubring.gpg’ criadogpg: requisitando chave 0624A220 de servidor hkp – keyserver.ubuntu.comgpg: /tmp/tmp8n7tdn/trustdb.gpg: banco de dados de confiabilidade criadogpg: chave 0624A220: chave pública “Launchpad PPA for TualatriX” importada

    >>> gpg: ULTIMAMENTE NÃO ENCONTRADAS CHAVES CONFIÁVEIS
    gpg: Número total processado: 1gpg: importados: 1 (RSA: 1)OK
    É normal?

  • http://www.facebook.com/niedson.barros Niedson Barros

    Julian, ontem instalei o 12.10 em minha máquina, mas o Unity não rodou bem. Então procurei o Unity 2d na Central de Programas e instalei, só que na hora do logon não apareceu a opção de escolher a versão Unity. Como procedo para usar o Unity 2d efetivamente?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000420905955:disqus Até onde sei, é só clicar no logo do Ubuntu na tela de login.

  • http://www.facebook.com/niedson.barros Niedson Barros

    Julian, ontem instalei o 12.10 em minha máquina, mas o Unity não rodou bem. Então procurei o Unity 2d na Central de Programas e instalei, só que na hora do logon não apareceu a opção de escolher a versão Unity. Como procedo para usar o Unity 2d efetivamente?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000420905955:disqus Até onde sei, é só clicar no logo do Ubuntu na tela de login.

  • Marco Antonio Bezerra

    Um software que não posso deixar de instalar é o PlayOnLinux também….

  • Marco Antonio Bezerra

    Um software que não posso deixar de instalar é o PlayOnLinux também….

  • http://www.facebook.com/BrianAlves.Hacker Brian Alves Pereira

    Show de bolisse ! sensacional Julian Fernandes.

    O melhor Ubuntubrsc.com/

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @facebook-100002162781393:disqus :)

  • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

    Ainda vou ficar com o 12.04 por causa do Suporte

  • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

    Ainda vou ficar com o 12.04 por causa do Suporte

  • Renan

    Os Web Apps me decepcionaram. Se você fixa-los na Unity e fechar o navegador, quando abrir-los vai para uma janela diferente do navegador. Também perderam a funcionalidade mais útil, mostrar as notificações direto na Unity. As funções com o botão direito na Unity ainda estão muito limitadas, com o Facebook, só é possível abrir outra janela. A integração com o Google Reader sumiu?

    • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

      Mas as notificações são mostradas na barra superior (no ícone da carta), desde que o site esteja aberto.

      E também começou agora a implementação, vamos dar mais um tempo para ver se vai pra frente.

      • Renan

        Sim, eu percebi. É mais fácil olhar o site do que abrir a carta, visto que registra até tweets novos (não somente as menções). Tenho certeza que vai melhor com o tempo, só não entendo retirarem funções que estavam no preview.

  • http://twitter.com/RenanD3z Renan

    Os Web Apps me decepcionaram. Se você fixa-los na Unity e fechar o navegador, quando abrir-los vai para uma janela diferente do navegador. Também perderam a funcionalidade mais útil, mostrar as notificações direto na Unity. As funções com o botão direito na Unity ainda estão muito limitadas, com o Facebook, só é possível abrir outra janela. A integração com o Google Reader sumiu?

    • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

      Mas as notificações são mostradas na barra superior (no ícone da carta), desde que o site esteja aberto.

      E também começou agora a implementação, vamos dar mais um tempo para ver se vai pra frente.

      • http://twitter.com/RenanD3z Renan

        Sim, eu percebi. É mais fácil olhar o site do que abrir a carta, visto que registra até tweets novos (não somente as menções). Tenho certeza que vai melhor com o tempo, só não entendo retirarem funções que estavam no preview.

  • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

    Tinha visto um post com mesma intenção em outro site, mas foi melhor esperar o Ubuntu-br-sc, melhor site sobre Ubuntu do Brasil.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio, @facebook-100001216877479:disqus :)

      • http://www.facebook.com/lucasmontarroios Lucas Moura

        Parabéns Julian, ótimo trabalho.

      • http://twitter.com/josuejrs Josué Júnior

        Cara, sério, um excelente material!

      • rudhi

        MUITO BOM!! Principalmente o Preload mas acho que vc deveria adicionar o CpuFreq sudo apt-get install indicator-cpufreq

  • http://www.facebook.com/fernando.h.soares Fernando Henrique Soares

    Tinha visto um post com mesma intenção em outro site, mas foi melhor esperar o Ubuntu-br-sc, melhor site sobre Ubuntu do Brasil.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio, @facebook-100001216877479:disqus :)

  • Wagner da Silva Arestides

    Parabéns pelo artigo, Julian. :)

    Parte ou a grande maioria dessas dicas podem ser aplicadas no Ubuntu 12.04 também. ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1397066567:disqus Que bom que gostou :)

      Quanto ao 12.04, tem um post específico para ele aqui no blog hehe

  • http://www.facebook.com/waGNUx Wagner Da Silva Arestides

    Parabéns pelo artigo, Julian. :)

    Parte ou a grande maioria dessas dicas podem ser aplicadas no Ubuntu 12.04 também. ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1397066567:disqus Que bom que gostou :)

      Quanto ao 12.04, tem um post específico para ele aqui no blog hehe

  • MateusLN

    Cuidado ao instalar os drivers da NVIDIA, pq eles estão com problema (eu tive esse problema), pra corrigir tem que instalar os kernel-headers http://askubuntu.com/questions/202677/nvidia-driver-doesnt-work-in-12-10

  • Francisco Eduardo

    no meu Ubuntu 12.10 eu não to conseguindo usa aquele recurso de previas ao clica em um programa como eu ativo essa opção?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a3633152c284118c5ace785daf1ff821:disqus Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do item que você quer, no painel do Unity.

  • Francisco Eduardo

    no meu Ubuntu 12.10 eu não to conseguindo usa aquele recurso de previas ao clica em um programa como eu ativo essa opção?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a3633152c284118c5ace785daf1ff821:disqus Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do item que você quer, no painel do Unity.

  • jobe

    Já gravei dois DVD’s com o novo linux 64b , mas os dvd’s trancam durante o carregamento do instalador do sistemas, algm mais tá com esse problema?

  • jobe

    Já gravei dois DVD’s com o novo linux 64b , mas os dvd’s trancam durante o carregamento do instalador do sistemas, algm mais tá com esse problema?

  • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

    Uma coisa que faltou que ficaria muito feliz se fizerem uma matéria sobre o assunto depois!

    Touchpad multouch e os gestos suportado no ubuntu e como configura – los!

    Eu tenho um magic trackpad e descobri algum gestos:
    dois toques com tres dedos faz o mesmo que alt + tab;
    um toque com 4 dedos é o mesmo que apertar super;
    movimento de pinça com 3 dedos redimensiona a janela.

    Seria bom saber como configura – los pq esses gestos são muito sensíveis, e não precisa ter um magic trackpad para usar gestos de multoques tem muitos touchpads com muitoques, principalmente os da Asus! XD

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002392888328:disqus Meu touchpad é um dos mais vagabundos possíveis, então não poderei escrever esse artigo. Verei com o pessoal da redação se alguém se habilita :)

  • http://www.facebook.com/marcosbobsantana Marcos Vinícius Santana

    Uma coisa que faltou que ficaria muito feliz se fizerem uma matéria sobre o assunto depois!

    Touchpad multouch e os gestos suportado no ubuntu e como configura – los!

    Eu tenho um magic trackpad e descobri algum gestos:
    dois toques com tres dedos faz o mesmo que alt + tab;
    um toque com 4 dedos é o mesmo que apertar super;
    movimento de pinça com 3 dedos redimensiona a janela.

    Seria bom saber como configura – los pq esses gestos são muito sensíveis, e não precisa ter um magic trackpad para usar gestos de multoques tem muitos touchpads com muitoques, principalmente os da Asus! XD

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002392888328:disqus Meu touchpad é um dos mais vagabundos possíveis, então não poderei escrever esse artigo. Verei com o pessoal da redação se alguém se habilita :)

  • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

    A seleção é perfeita, tenho a maioria deles instados em meu Ubuntu.
    A propósito, Há pouco tempo fiz um comentário errado: após instalar o 12.10, fui abrir o Synaptic e ele não entrou em modo root. O motivo disso é que eu instalei o programa antes de fazer a atualização de sistema, mas após a atualização passou a funcionar normalmente.
    Quanto aos drivers da NVidia, o Stefano tem razão. Quando a Nvidia entrou para Linux
    Foundation e vem trabalhando com a Canonical, os drivers funcionam perfeitamente no 12.10 e se mexer dá pau.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000713913346:disqus O lance dos drivers é um bug, na verdade. Já já teremos post sobre o assunto ;)

      • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

        Aproveitei a dica também para atualizar o Nautilus que já tinha fuçado pela net mas ainda não tinha encontrado como fazê-lo.
        Valeu cara, vc é D+!!! :)

  • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

    A seleção é perfeita, tenho a maioria deles instados em meu Ubuntu.
    A propósito, Há pouco tempo fiz um comentário errado: após instalar o 12.10, fui abrir o Synaptic e ele não entrou em modo root. O motivo disso é que eu instalei o programa antes de fazer a atualização de sistema, mas após a atualização passou a funcionar normalmente.
    Quanto aos drivers da NVidia, o Stefano tem razão. Quando a Nvidia entrou para Linux
    Foundation e vem trabalhando com a Canonical, os drivers funcionam perfeitamente no 12.10 e se mexer dá pau.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000713913346:disqus O lance dos drivers é um bug, na verdade. Já já teremos post sobre o assunto ;)

      • http://www.facebook.com/people/Augusto-Bastos/100000713913346 Augusto Bastos

        Aproveitei a dica também para atualizar o Nautilus que já tinha fuçado pela net mas ainda não tinha encontrado como fazê-lo.
        Valeu cara, vc é D+!!! :)

  • Anderson Dos Santos

    Eu sinceramente prefiro deixar a lixeira como esta… vez ou outra sem querer sempre apago o que não devo por acidente. Teve varias dicas novas pra mim ai neste artigo;;; Em termos técnicos tem diferença do Chromiun e Chrome? Ubuntu One é uma maravilha… formatei pra colocar o 12.10 e ai voltei meu backup salvo na nuvem… Tirei um cochilo e estava la de volta todos meus dados. como antes. Ainda tenho varios gigas extras (por que comprei uma dezenas de musica incluindo OST de videogames *¬*)… A maioria dos meus amigos convertidos estão na 12.04 por ser LTS mas como eles dizem “Quanto mais uso este mais passo raiva com o outro” hehehe

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001105823750:disqus Eu só costumo apagar o que é extremamente necessário, então pra mim é uma boa hehe

      Quanto ao Chrome/Chromium, há diferenças, mas não tantas. Não lembro de cabeça as diferenças, infelizmente.

    • Esteban Viveros

      Uma diferença que eu já percebi entre o Chromium e o Chrome é a possibilidade de acessar páginas abertas recentemente por outros dispositivos… Por exemplo, eu tenho um tablet com o Chrome para android, há uma página que quero abrir no meu laptop… Abro o Ubuntu ou o ruindows (dual boot) e com o Chrome posso abrir a página que tenho aberta no tablet..

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Eu sinceramente prefiro deixar a lixeira como esta… vez ou outra sem querer sempre apago o que não devo por acidente. Teve varias dicas novas pra mim ai neste artigo;;; Em termos técnicos tem diferença do Chromiun e Chrome? Ubuntu One é uma maravilha… formatei pra colocar o 12.10 e ai voltei meu backup salvo na nuvem… Tirei um cochilo e estava la de volta todos meus dados. como antes. Ainda tenho varios gigas extras (por que comprei uma dezenas de musica incluindo OST de videogames *¬*)… A maioria dos meus amigos convertidos estão na 12.04 por ser LTS mas como eles dizem “Quanto mais uso este mais passo raiva com o outro” hehehe

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001105823750:disqus Eu só costumo apagar o que é extremamente necessário, então pra mim é uma boa hehe

      Quanto ao Chrome/Chromium, há diferenças, mas não tantas. Não lembro de cabeça as diferenças, infelizmente.

    • Esteban Viveros

      Uma diferença que eu já percebi entre o Chromium e o Chrome é a possibilidade de acessar páginas abertas recentemente por outros dispositivos… Por exemplo, eu tenho um tablet com o Chrome para android, há uma página que quero abrir no meu laptop… Abro o Ubuntu ou o ruindows (dual boot) e com o Chrome posso abrir a página que tenho aberta no tablet..

  • Vitor Gatti

    Ótimas dicas! Valeu!! :-D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-8f7293f25fb8ddddea56eb8ff08348b6:disqus Tem de que :)

  • http://profiles.google.com/vitorgatti Vitor Gatti

    Ótimas dicas! Valeu!! :-D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-8f7293f25fb8ddddea56eb8ff08348b6:disqus Tem de que :)

  • aldinei

    Parabéns. Eu sempre venho por aqui, e a cada versão, mais otimizações..

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou @ddf49ddd8e37ee1f52561df0146f57bd:disqus :)

  • aldinei

    Parabéns. Eu sempre venho por aqui, e a cada versão, mais otimizações..

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou @ddf49ddd8e37ee1f52561df0146f57bd:disqus :)

  • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

    Que bom que gostou, @facebook-100002162781393:disqus :)

  • Fernando Cidade

    so estalo depois que conserta esse bug minha 9600 gt ta com a resoluçao no mais baixo

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002058783233:disqus Teremos um post sobre esse bug ainda hoje, se sobrar um tempinho.

  • http://www.facebook.com/fernando.cidade.9 Fernando Cidade

    so estalo depois que conserta esse bug minha 9600 gt ta com a resoluçao no mais baixo

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002058783233:disqus Teremos um post sobre esse bug ainda hoje, se sobrar um tempinho.

  • http://www.idemdesign.net/ Danilo

    Desde que o Chrome lançou as duas últimas versões, tenho tido alguns probleminhas… Por exemplo, nesse site (e em muitos outros) as imagens às vezes “congelam” em locais diferentes dos originais ao rolar a página. Essa barra fixada no alto da tela aparece “aos pedaços” quando rolo a página para baixo. Muito estranho. Já limpei o cache e tudo mais mas não adianta.

  • http://www.idemdesign.net/ Danilo

    Desde que o Chrome lançou as duas últimas versões, tenho tido alguns probleminhas… Por exemplo, nesse site (e em muitos outros) as imagens às vezes “congelam” em locais diferentes dos originais ao rolar a página. Essa barra fixada no alto da tela aparece “aos pedaços” quando rolo a página para baixo. Muito estranho. Já limpei o cache e tudo mais mas não adianta.

  • Seb

    O que fazer ??? Comprar o Mac e usar o OSx .

    • Willian Medeiros de Faria

      O que fazer??? Não comentar esse tipo de coisa em um lugar falando de linux…

      • Gustavo

        Q cara sem noção…rsrs

        • Willian Medeiros de Faria

          Sempre tem um flamer

  • Seb

    O que fazer ??? Comprar o Mac e usar o OSx .

    • http://www.facebook.com/willianmdefaria Willian Medeiros de Faria

      O que fazer??? Não comentar esse tipo de coisa em um lugar falando de linux…

      • Gustavo

        Q cara sem noção…rsrs

        • http://www.facebook.com/willianmdefaria Willian Medeiros de Faria

          Sempre tem um flamer

  • Alan Albuquerque

    Kd o Polly? :’(

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @edb030aab2d51dfbdc4cf516eade7297:disqus O Polly não oferece suporte oficial ao Ubuntu 12.10 ainda. Segundo o desenvolvedor, o suporte irá demorar, porque ele está de emprego novo.

  • Alan Albuquerque

    Kd o Polly? :’(

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @edb030aab2d51dfbdc4cf516eade7297:disqus O Polly não oferece suporte oficial ao Ubuntu 12.10 ainda. Segundo o desenvolvedor, o suporte irá demorar, porque ele está de emprego novo.

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Daeee Julian… o que me diz de instalar o nautilus 3.6 no ubuntu 12.04…. é uma boa ou devo ficar com o meu mesmo?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002020142287:disqus Não testei a instalação no precise, nem sei se funciona hehe

      • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

        hehehe…. to pensando em virtualzar o 12.04 só para testar hehehe… se der certo dou um toque.

        abraço.

        • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

          Não funcionou, apesar de informar que deveria fucnionar no 12.04 por hora parei os testes…. mas outro dia com mais tempo eu tento denovo. abraço.

    • Danilo Mendes da Silva

      fica com o teu mesmo !! é melhor

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Daeee Julian… o que me diz de instalar o nautilus 3.6 no ubuntu 12.04…. é uma boa ou devo ficar com o meu mesmo?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002020142287:disqus Não testei a instalação no precise, nem sei se funciona hehe

      • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

        hehehe…. to pensando em virtualzar o 12.04 só para testar hehehe… se der certo dou um toque.

        abraço.

        • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

          Não funcionou, apesar de informar que deveria fucnionar no 12.04 por hora parei os testes…. mas outro dia com mais tempo eu tento denovo. abraço.

  • meglle

    Apesar de na maioria das vezes eu ficar com o firefox e chrome abertos ao mesmo tempo, acabo usando o Firefox como primário, mas sou fã do minimalismo do chrome, quero que o ff absorva isso o máximo que puder.

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Firefox pra Ubuntu, por conta da integração ao Unity, está tão minimalista quanto o Chrome.

  • http://www.facebook.com/mauricio.mayke Maurício Mayke

    Apesar de na maioria das vezes eu ficar com o firefox e chrome abertos ao mesmo tempo, acabo usando o Firefox como primário, mas sou fã do minimalismo do chrome, quero que o ff absorva isso o máximo que puder.

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Firefox pra Ubuntu, por conta da integração ao Unity, está tão minimalista quanto o Chrome.

  • meglle

    Novo Nautilus é fantástico em design , valeu cara eu te amo ksksk

  • http://www.facebook.com/mauricio.mayke Maurício Mayke

    Novo Nautilus é fantástico em design , valeu cara eu te amo ksksk

  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    Tenho uma dúvida sobre o Unity 2D. Após instalá-lo, como iniciá-lo? Não aparece no LightDM como antigamente. Instalei e não encontrei maneira de usar.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @Guilherme_Mac:disqus Estranho, talvez seja um bug do LightDM.

      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Tbm achei estranho, até pq o Unity 2D tá no repositório oficial. Ele é o único que não aparece. Fica lá como opção o Cinnamon, Gnome Classic, Gnome Shell, KDE, mas nada do Unity 2D.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @Guilherme_Mac:disqus Vou falar com a Úrsula, e se aplicável, reportar o bug :)

  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    Tenho uma dúvida sobre o Unity 2D. Após instalá-lo, como iniciá-lo? Não aparece no LightDM como antigamente. Instalei e não encontrei maneira de usar.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @Guilherme_Mac:disqus Estranho, talvez seja um bug do LightDM.

      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Tbm achei estranho, até pq o Unity 2D tá no repositório oficial. Ele é o único que não aparece. Fica lá como opção o Cinnamon, Gnome Classic, Gnome Shell, KDE, mas nada do Unity 2D.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @Guilherme_Mac:disqus Vou falar com a Úrsula, e se aplicável, reportar o bug :)

  • Hélio Alves

    Cara não é só o Nvidia que tá com problemas. A ATI também. Instalei o “Driver binário ATI para o X.Org” através da central e sumiu tudo, só ficou o wallpaper. Este driver estava funcionando perfeitamente no 12.04. Caracas! Tava gostando tanto do 12.10. Tomara que a correção do bug não seja apenas para Nvidia, mas para ATI também.

    Desde já agradeço ao Julian. O primeiro post de o que fazer após instalar o 12.04 foi minha base para tudo funcionar direito. Agora este post também está perfeito! Só vai faltar mesmo erradicarem este bug.

    Parabéns!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8e9552d50361397193b20ba92bfb8cf6:disqus Vou escrever sobre o bug hoje a tarde, se der tempo, com tutorial de correção.

      • Hélio Alves

        Obrigado mesmo…

  • Hélio Alves

    Cara não é só o Nvidia que tá com problemas. A ATI também. Instalei o “Driver binário ATI para o X.Org” através da central e sumiu tudo, só ficou o wallpaper. Este driver estava funcionando perfeitamente no 12.04. Caracas! Tava gostando tanto do 12.10. Tomara que a correção do bug não seja apenas para Nvidia, mas para ATI também.

    Desde já agradeço ao Julian. O primeiro post de o que fazer após instalar o 12.04 foi minha base para tudo funcionar direito. Agora este post também está perfeito! Só vai faltar mesmo erradicarem este bug.

    Parabéns!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8e9552d50361397193b20ba92bfb8cf6:disqus Vou escrever sobre o bug hoje a tarde, se der tempo, com tutorial de correção.

      • Hélio Alves

        Obrigado mesmo…

  • carlos araujo

    Excelentes dicas, resumidas com bastante efetividade. Só faltou um coisinha: Como fazer funcionar a interface de video hibrida AMD/INTEL no Ubuntu. Nem reza braba tá resolvendo….os drivers proprietários/legados não funcionam…quebram todo o sistema.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @e0b7c7221c2137023f648707715def4f:disqus Não escrevi sobre isso porque não tenho um hardware desses para testar dicas e escrever sobre o assunto hehe

  • carlos araujo

    Excelentes dicas, resumidas com bastante efetividade. Só faltou um coisinha: Como fazer funcionar a interface de video hibrida AMD/INTEL no Ubuntu. Nem reza braba tá resolvendo….os drivers proprietários/legados não funcionam…quebram todo o sistema.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @e0b7c7221c2137023f648707715def4f:disqus Não escrevi sobre isso porque não tenho um hardware desses para testar dicas e escrever sobre o assunto hehe

  • wellington

    ”Aproveite também para instalar o Preload, que é um serviço que roda em background e monitora os softwares que
    você usa no seu computador, aprendendo quais aplicativos você costuma
    usar e carregando-os na memória antes de você abri-los.” ”carregando-os na memoria antes de voce abri-los” isso não consome mais memoria RAM e por consequencia deixa o pc mais lento, se vc tem pouca memoria ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus Ele usa o que você tem livre de memória, se me lembro bem. Logo, se você precisar, ele libera.

  • wellington

    ”Aproveite também para instalar o Preload, que é um serviço que roda em background e monitora os softwares que
    você usa no seu computador, aprendendo quais aplicativos você costuma
    usar e carregando-os na memória antes de você abri-los.” ”carregando-os na memoria antes de voce abri-los” isso não consome mais memoria RAM e por consequencia deixa o pc mais lento, se vc tem pouca memoria ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus Ele usa o que você tem livre de memória, se me lembro bem. Logo, se você precisar, ele libera.

  • wellington

    como conseguiu instalar o polly ? onde encontrou o ppa disponivel p o 12.10 ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus O Polly não oferece suporte ao Ubuntu 12.10 ainda. Segundo o desenvolvedor, o suporte irá demorar para sair, porque ele está de emprego novo.

  • wellington

    como conseguiu instalar o polly ? onde encontrou o ppa disponivel p o 12.10 ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus O Polly não oferece suporte ao Ubuntu 12.10 ainda. Segundo o desenvolvedor, o suporte irá demorar para sair, porque ele está de emprego novo.

  • wellington

    visto que o ubuntu 12.10 resolveu ficar na versão antiga do nautilus, atualizar p a versão 3.6 seria recomendado ? isso não pode causar problemas em futuras atualizações do ubuntu ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus Não creio que irá causar problemas, mas é sempre uma opção. Eu atualizo porque gosto do novo visual e não me preocupo com os recursos faltantes.

  • wellington

    visto que o ubuntu 12.10 resolveu ficar na versão antiga do nautilus, atualizar p a versão 3.6 seria recomendado ? isso não pode causar problemas em futuras atualizações do ubuntu ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @8baa36fe958650af599b17e47a589aae:disqus Não creio que irá causar problemas, mas é sempre uma opção. Eu atualizo porque gosto do novo visual e não me preocupo com os recursos faltantes.

  • Christian HG

    Excelente post, Julian! Cansei de ver, em outros sites, aqueles artigos requentados a cada nova versão do Ubuntu, com o mesmo de sempre (“instale o restricted extras, configure o novo recurso X e o novo recurso Y”), mas este aqui está TOP! Parabéns!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @17cac56942beaaa3194a43f7ab29ff45:disqus :)

  • Christian HG

    Excelente post, Julian! Cansei de ver, em outros sites, aqueles artigos requentados a cada nova versão do Ubuntu, com o mesmo de sempre (“instale o restricted extras, configure o novo recurso X e o novo recurso Y”), mas este aqui está TOP! Parabéns!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @17cac56942beaaa3194a43f7ab29ff45:disqus :)

  • Carlos Augusto Guerra Carneiro

    o nautilus 3.6 a tecla f3 não funciona… esse recurso foi retirado? gostava daquela divisão de tela…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-f6f213bedd43a84d000348058ac6e59c:disqus Sim. O projeto Gnome retirou esse recurso.

  • Carlos Augusto Guerra Carneiro

    o nautilus 3.6 a tecla f3 não funciona… esse recurso foi retirado? gostava daquela divisão de tela…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-f6f213bedd43a84d000348058ac6e59c:disqus Sim. O projeto Gnome retirou esse recurso.

  • Willian

    No meu ubuntu 12.10 64bits não aparece o ícone da “carta” no “tray”, quando utilizava o beta2 aparecia.

    Alguém mais teve esse problema? Como fazer para ela voltar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @31e6b033a2888b81e852e37c7289596d:disqus Ele só aparecerá quando você começar a usar algum aplicativo integrado a ele, como o Thunderbird por exemplo.

      • Willian

        O pidgin não é mais integrado?
        Até a versão 12.04 aparecia as mensagens do pidgin ali :(

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @31e6b033a2888b81e852e37c7289596d:disqus Você terá que esperar o desenvolvedor do Pidgin oferecer suporte as modificações feitas nessa versão.

          O Ubuntu 12.10 teve muitas mudanças em baixo do capô, agora é esperar os desenvolvedores dos aplicativos que usamos correrem atrás disso.

  • Willian

    No meu ubuntu 12.10 64bits não aparece o ícone da “carta” no “tray”, quando utilizava o beta2 aparecia.

    Alguém mais teve esse problema? Como fazer para ela voltar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @31e6b033a2888b81e852e37c7289596d:disqus Ele só aparecerá quando você começar a usar algum aplicativo integrado a ele, como o Thunderbird por exemplo.

      • Willian

        O pidgin não é mais integrado?
        Até a versão 12.04 aparecia as mensagens do pidgin ali :(

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @31e6b033a2888b81e852e37c7289596d:disqus Você terá que esperar o desenvolvedor do Pidgin oferecer suporte as modificações feitas nessa versão.

          O Ubuntu 12.10 teve muitas mudanças em baixo do capô, agora é esperar os desenvolvedores dos aplicativos que usamos correrem atrás disso.

  • http://twitter.com/juliocleal14 Julio C Leal

    Boa tarde a todos,
    É só eu q estou com problema com o msn no empathy? Aparece que preciso me autenticar toda vez q acesso, aparece uns contatos online e outros offline (na verdade esses offlines q me refiro estão online e aparecem offline pra mim)

  • http://twitter.com/juliocleal14 Julio C Leal

    Boa tarde a todos,
    É só eu q estou com problema com o msn no empathy? Aparece que preciso me autenticar toda vez q acesso, aparece uns contatos online e outros offline (na verdade esses offlines q me refiro estão online e aparecem offline pra mim)

  • http://twitter.com/juliocleal14 Julio C Leal

    Acho q meu post nao foi publicado
    Estou com um problema no msn no empathy q requer autenticação toda vez q acesso e nao aparece todos os contatos online, só alguns, os outros q estão online aparecem offline, alguem enfrentou ou está enfrentando esses problemas?

  • http://twitter.com/juliocleal14 Julio C Leal

    Acho q meu post nao foi publicado
    Estou com um problema no msn no empathy q requer autenticação toda vez q acesso e nao aparece todos os contatos online, só alguns, os outros q estão online aparecem offline, alguem enfrentou ou está enfrentando esses problemas?

  • Hebert do Nascimento

    poxa, me acostumei tanto com o visual q o Unity Glass proporciona…. não consegui instalar no 12.10
    http://cdn.sejalivre.org/uploads/2012/07/unityglass.png

  • http://twitter.com/Rony_360 Rony Souza

    Como iniciar programas automaticamente?

  • http://twitter.com/RonySouza8 Rony Souza

    Como iniciar programas automaticamente?

  • matheusortiz

    Teu blog e tuas dicas são excelentes. Parabéns!

  • http://twitter.com/matheusortiz Matheus Ortiz

    Teu blog e tuas dicas são excelentes. Parabéns!

  • gil

    ola instalei o compiz , algumas coisas não funcionam, nao sei s falta algum plugin , mais efeito de agua de fogo , o ponteiro do mouse some e fica cheio de risco na tela, minhaplaca suporta pois testando pelo pen drive funcionava!

  • gil

    ola instalei o compiz , algumas coisas não funcionam, nao sei s falta algum plugin , mais efeito de agua de fogo , o ponteiro do mouse some e fica cheio de risco na tela, minhaplaca suporta pois testando pelo pen drive funcionava!

  • http://www.facebook.com/davi.lukato Davi Lukato

    Sou um infeliz proprietário de uma placa de vídeo ONBOARD Via Unichrome Pro mas esse Ubuntu 12.10 fez algo que eu achava impossível,está com efeitos!!!!!!!! alguém me explica!?????

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001912682409:disqus O novo Unity faz isso :)

  • http://www.facebook.com/davi.lukato Davi Lukato

    Sou um infeliz proprietário de uma placa de vídeo ONBOARD Via Unichrome Pro mas esse Ubuntu 12.10 fez algo que eu achava impossível,está com efeitos!!!!!!!! alguém me explica!?????

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001912682409:disqus O novo Unity faz isso :)

  • Sergio Santana

    Funcionando perfeitamente. Viva o Ubuntu e parabéns a Canonical por ter acertado mais uma vez.

  • Sergio Santana

    Funcionando perfeitamente. Viva o Ubuntu e parabéns a Canonical por ter acertado mais uma vez.

  • Carlos

    Instalei o meu pelo Wubi, a instalação foi bem rápida.
    Mas minha internet não funciona (Nem por Cabo nem Sem Fio). Como arrumo isso? Não consegui ativar os drivers proprietários para o a Broadcom b43

  • Carlos

    Instalei o meu pelo Wubi, a instalação foi bem rápida.
    Mas minha internet não funciona (Nem por Cabo nem Sem Fio). Como arrumo isso? Não consegui ativar os drivers proprietários para o a Broadcom b43

  • http://www.facebook.com/ivaldo.c.soares Ivaldo C. Soares

    Bom dia a todos d comunidade. Gostaria de saber se é mais interessante fazer uma instalação do Ubuntu 12.10 ou atualizar da 12.04 para 12.10. Desde já agradeço.

    • Leo

      Também estava pensando nisso agora mesmo… Estou com o 12.04 no laptop e no desktop, quero sofrer o mínimo possível!

  • http://www.facebook.com/ivaldo.c.soares Ivaldo C. Soares

    Bom dia a todos d comunidade. Gostaria de saber se é mais interessante fazer uma instalação do Ubuntu 12.10 ou atualizar da 12.04 para 12.10. Desde já agradeço.

    • Leo

      Também estava pensando nisso agora mesmo… Estou com o 12.04 no laptop e no desktop, quero sofrer o mínimo possível!

  • Leandro Lopes

    Ótimo tutorial! Parabéns!

  • Leandro Lopes

    Ótimo tutorial! Parabéns!

  • http://www.facebook.com/superdz7 Deivid C C Santos Silva

    como eu faço pra funcionar a Fn + Brilho no meu note!?

  • http://www.facebook.com/superdz7 Deivid C C Santos Silva

    como eu faço pra funcionar a Fn + Brilho no meu note!?

  • Felipe Fajardo

    Nautilus esta muito bugado como que mudo para o antigo??

  • Felipe Fajardo

    Nautilus esta muito bugado como que mudo para o antigo??

  • Marcio Antunes

    Alguém já rodou esta versão em notebooks com SIS671/771?

  • Marcio Antunes

    Alguém já rodou esta versão em notebooks com SIS671/771?

  • Roberto SP

    Bem, parabéns à canonical por mais uma versão. mas meu 12.04 LTS tá tão redondinho e funcionando tudo tão perfeitamente com tudo que eu preciso instalado – graças muito à versão anterior desse potimo artigo – que não vou arriscar uma atualização não. Fica pra próxima LTS

  • Roberto SP

    Bem, parabéns à canonical por mais uma versão. mas meu 12.04 LTS tá tão redondinho e funcionando tudo tão perfeitamente com tudo que eu preciso instalado – graças muito à versão anterior desse potimo artigo – que não vou arriscar uma atualização não. Fica pra próxima LTS

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    eu não consigo colocar o unity 2d eu ja instalei , e quando vou na tela de login não aparece mais aquela engrenagem como eu faço pra usar o unity 2d ?

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    eu não consigo colocar o unity 2d eu ja instalei , e quando vou na tela de login não aparece mais aquela engrenagem como eu faço pra usar o unity 2d ?

  • http://www.facebook.com/people/Luiz-Draco/100000096254786 Luiz Draco

    Você talvez, esqueceu de dizer como “ocultar” (se possível) a barra do unity, assim como se pode fazer com a dock do mac.

    Podia adicionar tambem como instalar o Desura.

    Games no Linux?
    Chalenge Accepted.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000096254786:disqus Na verdade falei como ocultar sim hehe

      Ta lá em “Configurações de aparência” :)

      Sobre o Desura, temos um post sobre ele aqui no blog, mas realmente esqueci de adicioná-lo aqui. Já está adicionado na minha lista de tarefas hehe :)

      • http://www.facebook.com/people/Luiz-Draco/100000096254786 Luiz Draco

        Realmente, passou despercebido por mim..
        #fail

  • http://www.facebook.com/people/Luiz-Draco/100000096254786 Luiz Draco

    Você talvez, esqueceu de dizer como “ocultar” (se possível) a barra do unity, assim como se pode fazer com a dock do mac.

    Podia adicionar tambem como instalar o Desura.

    Games no Linux?
    Chalenge Accepted.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000096254786:disqus Na verdade falei como ocultar sim hehe

      Ta lá em “Configurações de aparência” :)

      Sobre o Desura, temos um post sobre ele aqui no blog, mas realmente esqueci de adicioná-lo aqui. Já está adicionado na minha lista de tarefas hehe :)

      • http://www.facebook.com/people/Luiz-Draco/100000096254786 Luiz Draco

        Realmente, passou despercebido por mim..
        #fail

  • Rodrigo

    Olá pessoal, alguém conseguiu ajustar o problema com o brilho da tela do note sempre no máximo, já tentei essas dicas e nada.
    http://tecnicolinux.blogspot.com.br/2012/05/como-ajustar-o-brilho-do-monitor-via.html
    http://www.devhouse.com.br/corrigindo-o-controle-de-brilho-no-notebook-com-linux/
    Se alguém conseguiu resolver deixa uma dica ai.
    Obrigado!

  • http://www.facebook.com/marcos635 Marcos Vinicius da Silva

    Ubuntu 12.10 ta consumindo muita energia da bateria do meu notebook instalei o Xubuntu 12.10 melhorou um pouco o desempenho da bateria, ambiente gráfico Xfce é uma boa pr quem usa notebook e quer um rendimento da bateria.

  • http://www.facebook.com/marcos635 Marcos Vinicius da Silva

    Ubuntu 12.10 ta consumindo muita energia da bateria do meu notebook instalei o Xubuntu 12.10 melhorou um pouco o desempenho da bateria, ambiente gráfico Xfce é uma boa pr quem usa notebook e quer um rendimento da bateria.

  • Willian

    Na versão release do ubuntu 12.10 sumiu o ícone da “carta” que fica no tray.
    Até a versão beta 2 aparecia para mim, alguém mais teve esse problema?

  • Willian

    Na versão release do ubuntu 12.10 sumiu o ícone da “carta” que fica no tray.
    Até a versão beta 2 aparecia para mim, alguém mais teve esse problema?

  • Juliano

    Boa tarde, muito bom seu blog. Sai da plataforma Windows recentemente, estava usando o Win7 com o Ubuntu 12.04 e agora apenas o Ubuntu 12.10. Tem um App da Amazon, não sei se é a lente, ele estava no DASH e não consigo remover, sabe me dizer o porquê? Desde já agradeço a atenção. Abraços a equipe do Ubuntu-BR-SC.

  • Juliano

    Boa tarde, muito bom seu blog. Sai da plataforma Windows recentemente, estava usando o Win7 com o Ubuntu 12.04 e agora apenas o Ubuntu 12.10. Tem um App da Amazon, não sei se é a lente, ele estava no DASH e não consigo remover, sabe me dizer o porquê? Desde já agradeço a atenção. Abraços a equipe do Ubuntu-BR-SC.

  • http://www.facebook.com/people/Yann-Melo/100003248080395 Yann Melo

    Ótimo post Julian.

    Após tantas alterações, nada mais útil que fazer um BackUp do sistema. Costumava utilizar o Remastersys e o Tuquito. Mas ainda não testei nas versões 12.x. Tem alguma indicação pra fazer uma copia personalizada do Ubuntu?

  • http://www.facebook.com/people/Yann-Melo/100003248080395 Yann Melo

    Ótimo post Julian.

    Após tantas alterações, nada mais útil que fazer um BackUp do sistema. Costumava utilizar o Remastersys e o Tuquito. Mas ainda não testei nas versões 12.x. Tem alguma indicação pra fazer uma copia personalizada do Ubuntu?

  • http://twitter.com/Bruno_Guerra Bruno Guerra

    Ótimas dicas.
    Porém estou tendo apenas um problema quanto ao zram.
    Para me certificar se ele está ativo devo conferir no menu “Discos”, certo?
    Acontece que algumas vezes reinicio o PC e os dois “discos” zram estão lá, e o uso de swap fica bem baixo.
    Mas outras vezes reinicio o PC e o zram não está lá, nesse caso o uso de swap aumenta. Alguma idéia do que pode estar ocorrendo?

  • http://twitter.com/Bruno_Guerra Bruno Guerra

    Ótimas dicas.
    Porém estou tendo apenas um problema quanto ao zram.
    Para me certificar se ele está ativo devo conferir no menu “Discos”, certo?
    Acontece que algumas vezes reinicio o PC e os dois “discos” zram estão lá, e o uso de swap fica bem baixo.
    Mas outras vezes reinicio o PC e o zram não está lá, nesse caso o uso de swap aumenta. Alguma idéia do que pode estar ocorrendo?

  • Heleno

    Simples e objetivo nos topicos! Parabens pelas dicas! Valeu!

  • Heleno

    Simples e objetivo nos topicos! Parabens pelas dicas! Valeu!

  • Milanos

    De fato seu site é D+
    Brigadão por tudo
    Saúde, Sucesso, Sossego

  • Milanos

    De fato seu site é D+
    Brigadão por tudo
    Saúde, Sucesso, Sossego

  • Flávio de Souza

    Poderiam me auxiliar a configurar o “Acesso Remoto” que existe na Tela de Login do Ubuntu 12.10? Estou tendo dificuldades em configurar o Domínio e o IP das máquinas.

  • Flávio de Souza

    Poderiam me auxiliar a configurar o “Acesso Remoto” que existe na Tela de Login do Ubuntu 12.10? Estou tendo dificuldades em configurar o Domínio e o IP das máquinas.

  • Thiago

    Queria instalar mais nao quero perder meus seriado e musicas … e ai como faço?

    • http://www.facebook.com/abnergsc Abner Gonçalves

      vai ter q fazer backup normal cara… passando pra outro hd é o jeito mais seguro. vc tb pode usar o Gparted para criar outra partiçao e mandar os dados para la… ninguem recomenda fazer isso por ter granda risco de perda de dados… mas eu nunca perdi nada assim… da proxima vez q formatar pesquise como colocar o sistema(/) em uma partiçao e o seus documentos (/home) em outra… depois do dia q descobri isso posso formatar minha maquina e testar sistemas diferentes todo dia sem dó e sem dor!

  • Thiago

    Queria instalar mais nao quero perder meus seriado e musicas … e ai como faço?

    • Abner Gonçalves

      vai ter q fazer backup normal cara… passando pra outro hd é o jeito mais seguro. vc tb pode usar o Gparted para criar outra partiçao e mandar os dados para la… ninguem recomenda fazer isso por ter granda risco de perda de dados… mas eu nunca perdi nada assim… da proxima vez q formatar pesquise como colocar o sistema(/) em uma partiçao e o seus documentos (/home) em outra… depois do dia q descobri isso posso formatar minha maquina e testar sistemas diferentes todo dia sem dó e sem dor!

  • http://www.facebook.com/abnergsc Abner Gonçalves

    vlw cara.. foi a soluçao definitiva aki… mto bom o script. pice of cake! tudo funcionando agora no 12.10!

  • Hélio Alves

    Julian!!!!

    Ajuda aí cara! Tô loco para poder reinstalar o 12.10 novamente. Posta aí sobre o bug…

    Valeu!!!

  • Hélio Alves

    Julian!!!!

    Ajuda aí cara! Tô loco para poder reinstalar o 12.10 novamente. Posta aí sobre o bug…

    Valeu!!!

  • Santos

    Instalei o Ubuntu 12.10 em uma máquina de 1GB. Quanto ao Zram, ele aparece nos meus discos, porém quando abro algum programa pesado como o Eclipse+emulador Android o consumo de memória fica em torno de 600MB (60%) e o Swap fica em torno de 1GB (50%).

    O swap não deveria estar sendo menos exigido, levando em conta que ainda sobram nesse caso 40% da memória RAM vaga?

  • Santos

    Instalei o Ubuntu 12.10 em uma máquina de 1GB. Quanto ao Zram, ele aparece nos meus discos, porém quando abro algum programa pesado como o Eclipse+emulador Android o consumo de memória fica em torno de 600MB (60%) e o Swap fica em torno de 1GB (50%).

    O swap não deveria estar sendo menos exigido, levando em conta que ainda sobram nesse caso 40% da memória RAM vaga?

  • Elton-Peter

    Post Incrivel… Respondendo a pergunta: Eu sempre instalo o Open Shot, EasyTag, Cheese…(Aliás achei legal a animaçãozinha da Unity quando instalo novos programas, o ícone caindo…)

  • Elton-Peter

    Post Incrivel… Respondendo a pergunta: Eu sempre instalo o Open Shot, EasyTag, Cheese…(Aliás achei legal a animaçãozinha da Unity quando instalo novos programas, o ícone caindo…)

  • Ruy

    Infelizmente, após realizar as instalações sugeridas meu sistema passou a apresentar tantos erros que terei que reinstalá-lo. Além de travamentos (me lembra o Windows 98…rs), alguns programas só são executados em segundo plano. Apesar das vantagens irei preferir a versão 12.04.

  • Ruy

    Infelizmente, após realizar as instalações sugeridas meu sistema passou a apresentar tantos erros que terei que reinstalá-lo. Além de travamentos (me lembra o Windows 98…rs), alguns programas só são executados em segundo plano. Apesar das vantagens irei preferir a versão 12.04.

  • http://www.facebook.com/rjusti1 Rodrigo Justi

    Depois de todo mundo ter testado, me respondam: Vale ou não vale a pena sair do 12.04 e ir para 12.10? Alguém está com algum problema de wireless? A 12.04 tinha esse problema que resolvi com a atualização do Kernel da 3.2 para 3.4…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000612314781:disqus Vale e não vale. O melhor é você testar mesmo.

  • http://www.facebook.com/rjusti1 Rodrigo Justi

    Depois de todo mundo ter testado, me respondam: Vale ou não vale a pena sair do 12.04 e ir para 12.10? Alguém está com algum problema de wireless? A 12.04 tinha esse problema que resolvi com a atualização do Kernel da 3.2 para 3.4…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000612314781:disqus Vale e não vale. O melhor é você testar mesmo.

  • Ruy

    Fiz os procedimentos e o sistema passou apresentar falhas grotescas.
    O Ubuntu 12.10 é muito bonito (apesar de ter sido pouco explorado neste quesito), em muitos aspectos mais intuitivo que o Windows, mas está cheios de bugs. Para um sistema que fez fama pela estabilidade é um elemento negativo de marketing.
    Compreendo que novas versões são lançadas com o intuito de estimular a divulgação, mas lançar versões incompletas é muito negativo.

  • Ruy

    Fiz os procedimentos e o sistema passou apresentar falhas grotescas.
    O Ubuntu 12.10 é muito bonito (apesar de ter sido pouco explorado neste quesito), em muitos aspectos mais intuitivo que o Windows, mas está cheios de bugs. Para um sistema que fez fama pela estabilidade é um elemento negativo de marketing.
    Compreendo que novas versões são lançadas com o intuito de estimular a divulgação, mas lançar versões incompletas é muito negativo.

  • André Pereira

    Pra rodar plugin windows media player acho que isso é pro firefox to testando com o Chromium pois o site http://sulamericaparadiso.uol.com.br/player.php Diz que não foi possível rodar o windows media player plugin http://askubuntu.com/questions/6051/how-to-install-windows-media-player-plugin-on-chromium acrescentar? : gstreamer0.10-alsa gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-nice gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-base-apps gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-pulseaudio gstreamer0.10-tools gstreamer0.10-x flashplugin-installer totem-mozilla ainda não sei se houver algum com base em silverlight, moonlinght…etc… sabem ??

  • André Pereira

    Pra rodar plugin windows media player acho que isso é pro firefox to testando com o Chromium pois o site http://sulamericaparadiso.uol.com.br/player.php Diz que não foi possível rodar o windows media player plugin http://askubuntu.com/questions/6051/how-to-install-windows-media-player-plugin-on-chromium acrescentar? : gstreamer0.10-alsa gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-nice gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-base-apps gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-pulseaudio gstreamer0.10-tools gstreamer0.10-x flashplugin-installer totem-mozilla ainda não sei se houver algum com base em silverlight, moonlinght…etc… sabem ??

  • Rafael Moura

    Parabéns e obrigado. Estou terminando e está ficando ótimo. =D

  • Rafael Moura

    Parabéns e obrigado. Estou terminando e está ficando ótimo. =D

  • Rafael Moura

    Parabéns e obrigado. Estou terminando de “polir” e está ficando ótimo. =D

  • Rafael Moura

    Parabéns e obrigado. Estou terminando de “polir” e está ficando ótimo. =D

  • Luiz

    Julian: Suas dicas são excelentes. No entanto, estou tendo um problema no quantal: a barra de menu (com os nomes) no libreoffice 3.6 sumiram do nada… Cheguei até a desistir do 12.10 por este pequeno motivo (dando um tempo para as atualizações), mas como gosto tanto do “ubuntu unity”, que é um vício… Sadio, é claro! Voltei novamente para o 12.10, mas o problema persiste. Alguém tem alguma dica ou site que eu possa pesquisar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @01f2803040ad35a8b56539a87ff28426:disqus Não há correção para esse bug ainda, até onde sei.

  • Luiz

    Julian: Suas dicas são excelentes. No entanto, estou tendo um problema no quantal: a barra de menu (com os nomes) no libreoffice 3.6 sumiram do nada… Cheguei até a desistir do 12.10 por este pequeno motivo (dando um tempo para as atualizações), mas como gosto tanto do “ubuntu unity”, que é um vício… Sadio, é claro! Voltei novamente para o 12.10, mas o problema persiste. Alguém tem alguma dica ou site que eu possa pesquisar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @01f2803040ad35a8b56539a87ff28426:disqus Não há correção para esse bug ainda, até onde sei.

  • Manoel Luiz Dos S. Silva

    Julian: O tuto tá excelente (ajudou muito na instalação). Agora, estou com um problema: a barra de menu do libreoffice 3.6 sumiu no ubuntu 12.10. Vi o problema relatado no site: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/usuarios/msg04407.html
    Não entendi. Como estou com o mesmo problema e, ainda, não sei como solucionar, tentei o fórum, mas não achei a solução (ou talvez não tenha pesquisado certo). Alguma dica sobre isso?

  • Oliveira

    -Boa Tarde a Todos! Pessoal, gostaria de poder contar com o favor de
    todos vocês se for possível. É que já faz uma semana que instalei o ubuntu
    12.10 em dual boot com meu Windows 7, até aí tudo mil maravilha, mas quando
    chegou na parte de navegar na internet pra realizar os processos de
    atualizações e instalação de programas, pra minha falta de sorte, o ubuntu
    conecta normalmente e dar como rede ativa, mas não consigo navegar na internet
    com o Firefox, pessoal eu já estou de cabeça inchada de tanto procurar uma
    solução na net e não encontrar nada que solucione o problema. Já realizei os
    processos de editar as conexões chamadas: COM FIO, DSL, Já mudei os DNS, Já
    coloquei os mesmos IPS e DNS da minha conexão do Windows 7, que por sinal está
    funcionando muito bem. Cara, eu já tentei de tudo e de várias formas e não
    consegui solucionar o problema, eu já estou a uma semana direto com a cara na
    internet tentando achar uma solução no Google e nada, até tenho visto casos e
    dicas de pessoas que estão enfrentando o mesmo problema, mas quando vou aplicar
    as dicas e os muitos tutoriais a respeito desse assunto no meu caso, não vejo
    solução nenhuma. Anteriormente eu já tinha instalado o ubuntu 12.4, também em
    dual boot com Windows 7, e acabei desistindo do ubuntu e consequentemente
    desinstalando o mesmo, por conta deste mesmo problema de conexão ativa mas sem
    conseguir navegar. Mas agora eu pretendo seguir em frente buscando a solução
    para esse problema, porque eu tenho muita vontade de usufruir desse sistema
    ubuntu, que pra mim é uma boa opção de sair da rotina do Windows, e além do
    mais é uma plataforma livre e gratuita. E sem duvida, é um sistema muito legal
    de usar, quando de fato ele está todo redondinho sem nenhum problema mais
    sério. Por isto eu gostaria de poder contar com a ajuda de vocês, se for
    possível, é claro,no momento, eu vejo vocês como meu ultimo recurso, e como minha
    ultima chance e tentativa, porque se vocês não souberem de uma solução pratica,
    para um problema como este no meu caso, com certeza, ninguém mais sabe, e consequentemente
    não vou conseguir resolver e solucionar esse problema, aí mesmo com muita
    vontade de usufruir do ubuntu, vou ser obrigado a desistir mais uma vês de usar
    o ubuntu. Mas em todo caso vou ficar aguardando uma possível ajuda de alguns de
    vocês, dica ou até mesmo uma solução pratica para este meu problema de conexão
    no ubuntu 12.10.

    -mas independente
    do desfecho dessa situação, de antemão, agradeço a todos vocês só pela atenção
    em ler esta mensagem, editada por mim no dia de hoje, sexta feira, 02 de novembro
    de 2012. Tenham uma boa tarde e muito obrigada a todos pela atenção.

  • Oliveira

    -Boa Tarde a Todos! Pessoal, gostaria de poder contar com o favor de
    todos vocês se for possível. É que já faz uma semana que instalei o ubuntu
    12.10 em dual boot com meu Windows 7, até aí tudo mil maravilha, mas quando
    chegou na parte de navegar na internet pra realizar os processos de
    atualizações e instalação de programas, pra minha falta de sorte, o ubuntu
    conecta normalmente e dar como rede ativa, mas não consigo navegar na internet
    com o Firefox, pessoal eu já estou de cabeça inchada de tanto procurar uma
    solução na net e não encontrar nada que solucione o problema. Já realizei os
    processos de editar as conexões chamadas: COM FIO, DSL, Já mudei os DNS, Já
    coloquei os mesmos IPS e DNS da minha conexão do Windows 7, que por sinal está
    funcionando muito bem. Cara, eu já tentei de tudo e de várias formas e não
    consegui solucionar o problema, eu já estou a uma semana direto com a cara na
    internet tentando achar uma solução no Google e nada, até tenho visto casos e
    dicas de pessoas que estão enfrentando o mesmo problema, mas quando vou aplicar
    as dicas e os muitos tutoriais a respeito desse assunto no meu caso, não vejo
    solução nenhuma. Anteriormente eu já tinha instalado o ubuntu 12.4, também em
    dual boot com Windows 7, e acabei desistindo do ubuntu e consequentemente
    desinstalando o mesmo, por conta deste mesmo problema de conexão ativa mas sem
    conseguir navegar. Mas agora eu pretendo seguir em frente buscando a solução
    para esse problema, porque eu tenho muita vontade de usufruir desse sistema
    ubuntu, que pra mim é uma boa opção de sair da rotina do Windows, e além do
    mais é uma plataforma livre e gratuita. E sem duvida, é um sistema muito legal
    de usar, quando de fato ele está todo redondinho sem nenhum problema mais
    sério. Por isto eu gostaria de poder contar com a ajuda de vocês, se for
    possível, é claro,no momento, eu vejo vocês como meu ultimo recurso, e como minha
    ultima chance e tentativa, porque se vocês não souberem de uma solução pratica,
    para um problema como este no meu caso, com certeza, ninguém mais sabe, e consequentemente
    não vou conseguir resolver e solucionar esse problema, aí mesmo com muita
    vontade de usufruir do ubuntu, vou ser obrigado a desistir mais uma vês de usar
    o ubuntu. Mas em todo caso vou ficar aguardando uma possível ajuda de alguns de
    vocês, dica ou até mesmo uma solução pratica para este meu problema de conexão
    no ubuntu 12.10.

    -mas independente
    do desfecho dessa situação, de antemão, agradeço a todos vocês só pela atenção
    em ler esta mensagem, editada por mim no dia de hoje, sexta feira, 02 de novembro
    de 2012. Tenham uma boa tarde e muito obrigada a todos pela atenção.

  • Carlos Almeida

    Tinha que ter uma opção “retirar o menu global do LibreOffice”, porque aquela porcaria, mas porcaria, tá repleta de bugs. Ora o menu some, ora o menu fica com um monte de funções desabilitadas (daí tem que usar o teclado, como shift+control+s para salvar), entre outros.

    Simplesmente, um LIXO.

  • Carlos Almeida

    Tinha que ter uma opção “retirar o menu global do LibreOffice”, porque aquela porcaria, mas porcaria, tá repleta de bugs. Ora o menu some, ora o menu fica com um monte de funções desabilitadas (daí tem que usar o teclado, como shift+control+s para salvar), entre outros.

    Simplesmente, um LIXO.

  • http://www.novaspostagens.com/ Henrique Picanço Francelino

    Estou fazendo uma adaptação nestes códigos para que eles sejam lançados DE UMA VEZ SÓ no Terminal. Vai me economizar tempo. Se vai funcionar é outra história…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @henriquepicanco:disqus Pretendo fazer um pequeno shell script mais tarde para fazer isso :)

  • http://www.novaspostagens.com/ Henrique Picanço Francelino

    Estou fazendo uma adaptação nestes códigos para que eles sejam lançados DE UMA VEZ SÓ no Terminal. Vai me economizar tempo. Se vai funcionar é outra história…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @henriquepicanco:disqus Pretendo fazer um pequeno shell script mais tarde para fazer isso :)

  • Leandro

    Cara procurei vários post na Internet mais o seu é um dos melhores muito bem explicativo. Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @disqus_YRLuyO8kNI:disqus :)

  • Leandro

    Cara procurei vários post na Internet mais o seu é um dos melhores muito bem explicativo. Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @disqus_YRLuyO8kNI:disqus :)

  • http://profiles.google.com/hearthbreacker Hearthbreacker Makemefeel

    Uma Correção, ao atualisar o Nautilus para a Versão 3.6, também atualisa o Totem, Brasero e outros Programas Padrão do Gnome…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-771c784e04498cdcd3c6c224ee0ca55a:disqus Yep.

  • http://profiles.google.com/hearthbreacker Hearthbreacker Makemefeel

    Uma Correção, ao atualisar o Nautilus para a Versão 3.6, também atualisa o Totem, Brasero e outros Programas Padrão do Gnome…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-771c784e04498cdcd3c6c224ee0ca55a:disqus Yep.

  • jhou diadema

    julian brigadão mesmo me ajudou bastante cara mas eu queria saber mais uma coisa vc sabe onde eu posso baixar livros completos por que no gbooks os livros nao sao completos devido aos direitos autorais desde ja agradeço e parabens pra vc e pra galera do ubuntu-br-sc vcs são terriveis

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @jhoudiadema:disqus Eu compro meus livros, então não saberia lhe ajudar.

  • jhou diadema

    julian brigadão mesmo me ajudou bastante cara mas eu queria saber mais uma coisa vc sabe onde eu posso baixar livros completos por que no gbooks os livros nao sao completos devido aos direitos autorais desde ja agradeço e parabens pra vc e pra galera do ubuntu-br-sc vcs são terriveis

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @jhoudiadema:disqus Eu compro meus livros, então não saberia lhe ajudar.

  • Genilson da Silva

    O emesene não funciona no Ubuntu 12.10. A não ser que a pessoa queira usar em modo qt, q está em fase de desenvolvimento.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-56a6ea22f99d56098a094a0510d83b96:disqus Já retirei ele da lista. Até porque, o Skype faz isso agora.

  • Genilson da Silva

    O emesene não funciona no Ubuntu 12.10. A não ser que a pessoa queira usar em modo qt, q está em fase de desenvolvimento.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-56a6ea22f99d56098a094a0510d83b96:disqus Já retirei ele da lista. Até porque, o Skype faz isso agora.

  • Guest

    Atualizei o meu do 12.04, mas num ficou com esse cor verde/azul/sei lá nova não, como faz?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @LeeandroSantos:disqus Huh?

  • Leandro Santos

    Atualizei o meu do 12.04, mas num ficou com esse cor verde/azul/sei lá nova não, como faz?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @LeeandroSantos:disqus Huh?

  • Samuel

    Só eu ou tem mais alguém que não consegue acessa o hotmail pelo empathy messenger?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @disqus_l9OqMztHWP:disqus Você pode usar o Skype, se o Empathy está lhe dando problemas. O Skype tem integração com o Windows Live Messenger.

  • Samuel

    Só eu ou tem mais alguém que não consegue acessa o hotmail pelo empathy messenger?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @disqus_l9OqMztHWP:disqus Você pode usar o Skype, se o Empathy está lhe dando problemas. O Skype tem integração com o Windows Live Messenger.

  • Austonio

    Atualizei para o Ubuntu 12.10 agora e ele não está abrindo pendrive, HD externo, etc. Por favor ajude-me.

  • Austonio

    Muito bom sua página.
    Adoro linux e Ubuntu. Porém, atualizei para o Ubuntu 12.10 agora e ele não está abrindo pendrive, HD externo, etc. Por favor ajude-me.

  • Charles Oliveira

    Ótimo Post Julian, sou iniciante no mundo Open source, dicas muito importantes encontrei, você esta de parabéns, porem senti falta de uma coisa, como faríamos para realizar um backup do sistema para recuperação futura?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @charles_oliveira:disqus O Ubuntu vem com um software padrão para isso, chamado Déjà vu. Abra as configurações do sistema e ele estará lá :)

  • Charles Oliveira

    Ótimo Post Julian, sou iniciante no mundo Open source, dicas muito importantes encontrei, você esta de parabéns, porem senti falta de uma coisa, como faríamos para realizar um backup do sistema para recuperação futura?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @charles_oliveira:disqus O Ubuntu vem com um software padrão para isso, chamado Déjà vu. Abra as configurações do sistema e ele estará lá :)

  • Elton-Peter

    Julian, qual a vantagem do novo Nautilus??? Perco muita coisa ao atualizar para ele, e tem como voltar atrás se eu não gostar das mudanças?? ?Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @eltonpeter:disqus A vantagem maior são as correções de bugs e o novo visual. Mas se você gostava de recursos como o F3, vai se decepcionar.

      Quanto a voltar atrás, há o ppa-purge, mas não recomendo.

      • Elton-Peter

        Obrigado por responder. resolvi fazer um teste do naltilus num pc. depois de alguns dias com ele decidi que vou formata-lo para voltar o nautilus padrão. O novo é mais bonito e tal, mas é pouco funcional. O sistema de pesquisa é muito ruim. Eu pelo menos, não consigo fazer pesquisa em subpastas sem ter que entrar nelas… Novamente obrigado e parabéns pelo melhor blog ubuntu do Brasil.

  • Elton-Peter

    Julian, qual a vantagem do novo Nautilus??? Perco muita coisa ao atualizar para ele, e tem como voltar atrás se eu não gostar das mudanças?? ?Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @eltonpeter:disqus A vantagem maior são as correções de bugs e o novo visual. Mas se você gostava de recursos como o F3, vai se decepcionar.

      Quanto a voltar atrás, há o ppa-purge, mas não recomendo.

      • Elton-Peter

        Obrigado por responder. resolvi fazer um teste do naltilus num pc. depois de alguns dias com ele decidi que vou formata-lo para voltar o nautilus padrão. O novo é mais bonito e tal, mas é pouco funcional. O sistema de pesquisa é muito ruim. Eu pelo menos, não consigo fazer pesquisa em subpastas sem ter que entrar nelas… Novamente obrigado e parabéns pelo melhor blog ubuntu do Brasil.

  • Gean

    Bom dia, tenho uma dúvida, tenho no meu not duas partições, uma só para meus arquivos e outra para o windows, se eu formatar a partição do windows para instalar o ubuntu 12.10, após a instalação vou conseguir ver meus arquivos na outra partição?

    Aguardo retorno.

    Muito obrigado

    Att,

    Gean

    geancpbg@gmail.com

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @47b224f47bc2857a7817e30d87ca7465:disqus Sim.

  • Gean

    Bom dia, tenho uma dúvida, tenho no meu not duas partições, uma só para meus arquivos e outra para o windows, se eu formatar a partição do windows para instalar o ubuntu 12.10, após a instalação vou conseguir ver meus arquivos na outra partição?

    Aguardo retorno.

    Muito obrigado

    Att,

    Gean

    geancpbg@gmail.com

  • http://www.facebook.com/people/Filipe-LC/100003126340071 Filipe LC

    Ótimo seu post, agora sim meu Ubuntu está perfeito.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @facebook-100003126340071:disqus :)

  • http://www.facebook.com/people/Filipe-LC/100003126340071 Filipe LC

    Ótimo seu post, agora sim meu Ubuntu está perfeito.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @facebook-100003126340071:disqus :)

  • Luis

    Parabéns ! E tudo funcionou como você disse, não teve erros !

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @97874637bf5f231e7e8f3f0c176a6ea1:disqus :)

  • Luis

    Parabéns ! E tudo funcionou como você disse, não teve erros !

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @97874637bf5f231e7e8f3f0c176a6ea1:disqus :)

  • Alan

    É possível usar, illustrator, CorelDraw, Photoshop no ubuntu? E se rodar, roda com qualidade? Sou de Floripa…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a70a41286966da9ff486f7ba52be573b:disqus Photoshop via Wine roda de boa, como expliquei no post. Corel não roda.

  • Alan

    É possível usar, illustrator, CorelDraw, Photoshop no ubuntu? E se rodar, roda com qualidade? Sou de Floripa…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a70a41286966da9ff486f7ba52be573b:disqus Photoshop via Wine roda de boa, como expliquei no post. Corel não roda.

  • Bruno Feitosa

    Estou com problemas com uma extensão de arquivo inválida no GetDeb, alguem pode me ajudar a resolver isso?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a3d641a4187533fe0f7ef97f813eae59:disqus Explique melhor o problema, por favor.

  • Bruno Feitosa

    Estou com problemas com uma extensão de arquivo inválida no GetDeb, alguem pode me ajudar a resolver isso?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @a3d641a4187533fe0f7ef97f813eae59:disqus Explique melhor o problema, por favor.

  • http://www.facebook.com/sergioabrantesjunior Sérgio Abrantes Junior

    Após atualizar do 12.04 para o 12.10, meu modem 3G não conecta mais.
    Alguma dica?

  • Sérgio Abrantes Junior

    Após atualizar do 12.04 para o 12.10, meu modem 3G não conecta mais.
    Alguma dica?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002349194042 Iuri Morais Do Amaral

    Oi! Não sei se é o lugar certo pra comentar, mas é o seguinte: instalei o vlc player aqui e todo rmvb que abro nele fica com um som terrivelmente chiado. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? obrigado desde já!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002349194042:disqus Você instalou os pacotes multimídia, como citado no post?

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002349194042 Iuri Morais Do Amaral

        Sim! Por isso achei muito estranho… dei uma pesquisada a fundo na net e percebi que muitos tiveram problemas parecidos com o vlc e rmvb… acontece também no seu ubuntu?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002349194042 Iuri Morais Do Amaral

    Oi! Não sei se é o lugar certo pra comentar, mas é o seguinte: instalei o vlc player aqui e todo rmvb que abro nele fica com um som terrivelmente chiado. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? obrigado desde já!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100002349194042:disqus Você instalou os pacotes multimídia, como citado no post?

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002349194042 Iuri Morais Do Amaral

        Sim! Por isso achei muito estranho… dei uma pesquisada a fundo na net e percebi que muitos tiveram problemas parecidos com o vlc e rmvb… acontece também no seu ubuntu?

  • Irairan

    Não consegui instalar alguns programas. por exempolo a google chrome não consegui baixar dizia que estou com prolema na conexão e a conexao esta normal . estava na net sem problema nenhum ouvindo musicas e acessando sites. Me ajude

  • Irairan

    Não consegui instalar alguns programas. por exempolo a google chrome não consegui baixar dizia que estou com prolema na conexão e a conexao esta normal . estava na net sem problema nenhum ouvindo musicas e acessando sites. Me ajude

  • janailson leite

    Sempre que tento instalar o Google Chrome, aparece uma mensagem dizendo que o pacote é de má qualidade… :/

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-6d14f72d57c8019c591034136d6a6ff6:disqus Isso é normal para pacotes de fora da Central de programas do Ubuntu. Ignore e instale :)

  • janailson leite

    Sempre que tento instalar o Google Chrome, aparece uma mensagem dizendo que o pacote é de má qualidade… :/

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-6d14f72d57c8019c591034136d6a6ff6:disqus Isso é normal para pacotes de fora da Central de programas do Ubuntu. Ignore e instale :)

  • http://www.facebook.com/cristiano.amorimdasilva.1 Cristiano Amorim da Silva

    nao consigo estalar o skype , e o amsn nao funciona a camera alguma ajuda ai ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001695185377:disqus Basta abrir a Central de programas do Ubuntu e procurar por “Skype” para instalá-lo.

  • http://www.facebook.com/cristiano.amorimdasilva.1 Cristiano Amorim da Silva

    nao consigo estalar o skype , e o amsn nao funciona a camera alguma ajuda ai ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001695185377:disqus Basta abrir a Central de programas do Ubuntu e procurar por “Skype” para instalá-lo.

  • Vinicius

    Eu sempre olhei no blog UbuntuDicas, e nunca tinha visto esse site, Curti bastante[parabéns]. Eu to fazendo um dualboot no meu PC, e não sei muita coisa sobre o ubuntu[linux], e esse post ajudo e muito a minha pessoal, valeu ae!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @a11ed56fabc0321c7407d8e61d7c551e:disqus :)

  • Vinicius

    Eu sempre olhei no blog UbuntuDicas, e nunca tinha visto esse site, Curti bastante[parabéns]. Eu to fazendo um dualboot no meu PC, e não sei muita coisa sobre o ubuntu[linux], e esse post ajudo e muito a minha pessoal, valeu ae!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @a11ed56fabc0321c7407d8e61d7c551e:disqus :)

  • Jefferson Rodrigues Rodrigues

    gosto muito deste seu post! abraços Julian!Muito Obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei @google-2335b034a1098f121640c8a7e8e10424:disqus :)

  • Jefferson Rodrigues Rodrigues

    gosto muito deste seu post! abraços Julian!Muito Obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei @google-2335b034a1098f121640c8a7e8e10424:disqus :)

  • Marcos Bitetti

    Krai! Essa do Nautilus me deu um puta susto! Simplesmente instalei e no primeiro login sumiu todas as minhas configurações de usuário!
    Não entendi pq mas ao deslogar e relogar elas voltaram, que susto

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-aa6003be4294547ab18571dfca3e4522:disqus Não tive esse problema aqui, mas irei adicionar a informação ao post :)

  • Marcos Bitetti

    Krai! Essa do Nautilus me deu um puta susto! Simplesmente instalei e no primeiro login sumiu todas as minhas configurações de usuário!
    Não entendi pq mas ao deslogar e relogar elas voltaram, que susto

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-aa6003be4294547ab18571dfca3e4522:disqus Não tive esse problema aqui, mas irei adicionar a informação ao post :)

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    eu instalaei a versão 32 bit em um pc de 6gb de ram e ta muito rapido ja a versão 64 bit do ubuntu esta muito lento

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    eu instalaei a versão 32 bit em um pc de 6gb de ram e ta muito rapido ja a versão 64 bit do ubuntu esta muito lento

  • joao

    como faço para o meu navegador rodar o java utilizado no internet banking?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @4815d59e0c7b40e27e3b3d4b25ed35a8:disqus Basta instalar o Oracle Java 7.

  • joao

    como faço para o meu navegador rodar o java utilizado no internet banking?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @4815d59e0c7b40e27e3b3d4b25ed35a8:disqus Basta instalar o Oracle Java 7.

  • http://www.facebook.com/emerson.almeida.334 Emerson Almeida

    Muito bom seu Site Julian, mas preciso de uma solução para instalar o Virtual Box 4.2.4 no Ubuntu 12.10… valeu

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001257835409:disqus Basta adicionar o repositório do VirtualBox e fazer a instalação.

  • http://www.facebook.com/emerson.almeida.334 Emerson Almeida

    Muito bom seu Site Julian, mas preciso de uma solução para instalar o Virtual Box 4.2.4 no Ubuntu 12.10… valeu

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001257835409:disqus Basta adicionar o repositório do VirtualBox e fazer a instalação.

  • Edigley Alexandre

    Estou sem acessar minha conta corrente por conta do Java que consigo instalar de forma alguma. Isso já foi fácil antes, mas agora não consigo.

    Ao tentar instalar o Java da Oracle, a mensagem abaixo aparece:

    E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock – open (11: Recurso temporariamente indisponível)

    Agradeço se puder ajudar.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @edigleyalexandre:disqus Essa mensagem significa que já algo usando o usuário root. Um comando, uma atualização, enfim… espere o outro processo terminar.

      • Edigley Alexandre

        Encerrei todos os possíveis processos em aberto, mas mesmo assim, não consigo instalar. Dá o mesmo erro.

        O que fazer?

  • Edigley Alexandre

    Estou sem acessar minha conta corrente por conta do Java que consigo instalar de forma alguma. Isso já foi fácil antes, mas agora não consigo.

    Ao tentar instalar o Java da Oracle, a mensagem abaixo aparece:

    E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock – open (11: Recurso temporariamente indisponível)

    Agradeço se puder ajudar.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @edigleyalexandre:disqus Essa mensagem significa que já algo usando o usuário root. Um comando, uma atualização, enfim… espere o outro processo terminar.

      • Edigley Alexandre

        Encerrei todos os possíveis processos em aberto, mas mesmo assim, não consigo instalar. Dá o mesmo erro.

        O que fazer?

  • http://www.facebook.com/alexandre.l.rangel Alexandre Leite Rangel

    olá,

    Atualizei o 12.04 para o 12.10 mas, toda vez que vou executar a “atualização de programas” a seguinte mensagem é exibida:

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    O que devo fazer para voltar a funcionar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000608273203:disqus A resposta para o seu problema está na sua pergunta. Note que ele cita o CD-ROM como um repositório, então basta abrir os “Canais de software” e remover o CD-ROM da lista de repositórios.

  • http://www.facebook.com/alexandre.l.rangel Alexandre Leite Rangel

    olá,

    Atualizei o 12.04 para o 12.10 mas, toda vez que vou executar a “atualização de programas” a seguinte mensagem é exibida:

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.04 LTS _Precise Pangolin_ – Release amd64 (20120425)/dists/precise/restricted/binary-amd64/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    O que devo fazer para voltar a funcionar?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000608273203:disqus A resposta para o seu problema está na sua pergunta. Note que ele cita o CD-ROM como um repositório, então basta abrir os “Canais de software” e remover o CD-ROM da lista de repositórios.

  • Alexandre

    Depois desse post decidi instalar o ubuntu, parabéns!!!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @608037c05033169913b368dcd04a80b6:disqus! :)

  • Alexandre

    Depois desse post decidi instalar o ubuntu, parabéns!!!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @608037c05033169913b368dcd04a80b6:disqus! :)

  • http://www.facebook.com/uoxitom Washington Souza

    tudo que eu tento instalar via terminal aparece essa mensagem ———- W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ – Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/main/binary-i386/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ – Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/restricted/binary-i386/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    E: Alguns arquivos index falharam ao ser baixados. Eles foram ignorados, ou cópias antigas são usadas ao invés. ———— alguem sabe me dizer o que acontece????

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001808372151:disqus A resposta para o seu problema está na sua pergunta. Note que ele cita o CD-ROM como um repositório, então basta abrir os “Canais de software” e remover o CD-ROM da lista de repositórios.

  • http://www.facebook.com/uoxitom Washington Souza

    tudo que eu tento instalar via terminal aparece essa mensagem ———- W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ – Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/main/binary-i386/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ – Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/restricted/binary-i386/Packages Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

    E: Alguns arquivos index falharam ao ser baixados. Eles foram ignorados, ou cópias antigas são usadas ao invés. ———— alguem sabe me dizer o que acontece????

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100001808372151:disqus A resposta para o seu problema está na sua pergunta. Note que ele cita o CD-ROM como um repositório, então basta abrir os “Canais de software” e remover o CD-ROM da lista de repositórios.

  • Sebastião Marques Junior

    Olá Julian tudo bem? Embora um pouco tarde, mas me ajudou sim e muito. Quero deixar uma dica pra quem gosta de ouvir música no Ubuntu. É o Guayadeque. Muito legal mesmo. Depois de procurar um software que tivesse um equalizador bom, encontrei este programa e fiquei admirado com ele por que ele mixa as musicas automaticamente. Vale á pena experimentar. Um Abraço a todos.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pela sugestão @af0cac2adc3992d6d819bedab3c18603:disqus :)

  • Sebastião Marques Junior

    Olá Julian tudo bem? Embora um pouco tarde, mas me ajudou sim e muito. Quero deixar uma dica pra quem gosta de ouvir música no Ubuntu. É o Guayadeque. Muito legal mesmo. Depois de procurar um software que tivesse um equalizador bom, encontrei este programa e fiquei admirado com ele por que ele mixa as musicas automaticamente. Vale á pena experimentar. Um Abraço a todos.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pela sugestão @af0cac2adc3992d6d819bedab3c18603:disqus :)

  • Brunno

    Valeu! ótima dicas.

  • Brunno

    Valeu! ótima dicas.

  • Washington

    A única forma que consegui instalar o drive nvidia e funcionar sem bug foi seguindo a dica de um colega aqui nos comentários que indicou este link. http://askubuntu.com/questions/202677/nvidia-driver-doesnt-work-in-12-10

    Funcionou tranquilo aqui no ubuntu 12.10 com placa geforce gts 450

  • Carlos Castro

    Salve… primeiro de tudo, parabens pelo blog e pelo artigo.
    Instalei o Ubuntu 12.10.. aparentemente ele reconhece a placa de rede, mas não a “liga”. Alguem poderia me dar uma forcinha? Ja havia usado o Ubuntu 10.04 e não tive esse problema… fiquei distante dos estudos linux e estou bem enferrujado agora. Grato!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f6155ed12ddeafe57087d80e5b744e51:disqus Qual o modelo da sua placa de rede?

  • Carlos Castro

    Salve… primeiro de tudo, parabens pelo blog e pelo artigo.
    Instalei o Ubuntu 12.10.. aparentemente ele reconhece a placa de rede, mas não a “liga”. Alguem poderia me dar uma forcinha? Ja havia usado o Ubuntu 10.04 e não tive esse problema… fiquei distante dos estudos linux e estou bem enferrujado agora. Grato!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f6155ed12ddeafe57087d80e5b744e51:disqus Qual o modelo da sua placa de rede?

  • Reginaldo

    Valeu, obrigado pelas dicas. Substituirei meu tutorial.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      :)

  • Reginaldo

    Valeu, obrigado pelas dicas. Substituirei meu tutorial.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      :)

  • Neilton

    De fato o melhor site p se informar e deixar seu ubuntu lisinho, tava aqui com meu 11.10 funcionando de boa, relutante que só p atualizar, atualizei na esperança da função brilho da tela funcionar, apesar de o sistema ficar FANTASTICO com essas dicas, o brilho é meu eterno carma.

    O pior é só acontecer isso nesse vaio i5, um acer 11′ com um vision que tenho tb, funciona tudo lindamente.

    Mas enfim,o blog está de parabéns.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @disqus_ecCqawm87j:disqus :)
      O lance do brilho é um bug constante, infelizmente.

  • Neilton

    De fato o melhor site p se informar e deixar seu ubuntu lisinho, tava aqui com meu 11.10 funcionando de boa, relutante que só p atualizar, atualizei na esperança da função brilho da tela funcionar, apesar de o sistema ficar FANTASTICO com essas dicas, o brilho é meu eterno carma.

    O pior é só acontecer isso nesse vaio i5, um acer 11′ com um vision que tenho tb, funciona tudo lindamente.

    Mas enfim,o blog está de parabéns.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @disqus_ecCqawm87j:disqus :)
      O lance do brilho é um bug constante, infelizmente.

  • Henrique Lengler

    Meus parabéns pelo posto completo e bem explicado, concerteza o melhor blog de ubuntu brasileiro!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @facebook-100003915993612:disqus :)

  • Henrique Lengler

    Meus parabéns pelo posto completo e bem explicado, concerteza o melhor blog de ubuntu brasileiro!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @facebook-100003915993612:disqus :)

  • http://www.facebook.com/pmatiass Pedro Matias

    Estou com problemas para instalar o WINE, dá a seguinte mensagem:

    This error could be caused by required additional software packages which are missing or not installable. Furthermore there could be a conflict between software packages which are not allowed to be installed at the same time.

    E em details só diz o seguinte:

    The following packages have unmet dependencies:

    wine:

    Alguém ajuda?

  • http://www.facebook.com/pmatiass Pedro Matias

    Estou com problemas para instalar o WINE, dá a seguinte mensagem:

    This error could be caused by required additional software packages which are missing or not installable. Furthermore there could be a conflict between software packages which are not allowed to be installed at the same time.

    E em details só diz o seguinte:

    The following packages have unmet dependencies:

    wine:

    Alguém ajuda?

  • http://www.facebook.com/JoseLopes91 José Lopes

    Só tive problema na Unity 2D, aqui acusa que ela já instalada, porem não tem como selecionar ela;

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003324563427:disqus Como comentei com outro usuário, é um bug reportado e sem correção até o momento. Retirei o Unity 2D do post para evitar esse problema.

  • José Lopes

    Só tive problema na Unity 2D, aqui acusa que ela já instalada, porem não tem como selecionar ela;

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003324563427:disqus Como comentei com outro usuário, é um bug reportado e sem correção até o momento. Retirei o Unity 2D do post para evitar esse problema.

  • http://www.facebook.com/rklohm Rogerio Kloh

    Show, valeu muito, obrigado mesmo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @facebook-100001235870077:disqus :)

  • http://www.facebook.com/rklohm Rogerio Kloh

    Show, valeu muito, obrigado mesmo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @facebook-100001235870077:disqus :)

  • http://twitter.com/tonismar tonismar

    Parabéns pelo ótimo post/tutorial realmente muito útil. Porém a resposta para pergunta título do post é simples de responder, ou deveria ser. O que fazer após instalar ubuntu 12.10? Usar, só isso. Só queria usar como sempre usei. Atualmente isto está se tornando cada vez mais difícil a cada nova versão. Cada versão que sai, mais distante ela fica do usuário comum. Sou usuário avançado mas sempre tento me colocar no lugar de um usuário pós windows que seguiu um conselho para começar a utilizar o Ubuntu por ser mais seguro, estável dentre outros benefícios. A maioria das pessoas que indiquei o ubuntu hoje voltaram para o windows. Infelizmente um sistema não tão seguro porém prático e fácil é melhor que um sistema seguro com travamentos de gráficos, problemas de usabilidade, etc… O usuário vai preferir isso sem dúvida.
    Tenho certeza que não estou sozinho neste pensamento, tenho conversado com inúmeras pessoas que também são usuárias avançadas e concordam comigo.
    Para nós, esses tipos de problemas são triviais e, até certo ponto, interessantes para aprendermos mais e ajudar os usuários comuns que ainda estão com o Ubuntu.
    O problema é que, quanto mais atual fica a versão, aparentemente, menos estável ela vem ficando.

    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    • Samuel Souza

      Concordo plenamente. Infelizmente os desenvolvedores não entendem o motivo do tio bil ter feito tanto sucesso… Ele enxergou que se o usuário tem dificuldade de utilizar um produto, este está fadado ao fracasso ou a ficar restrito a um determinado nicho. Sou favorável ao desenvolvimento de uma distro que “imite” todos os menus e comandos do ruidows e que seja amigável para o usuário final, da mesma forma que eles fizeram no passado e ai sim todos irão utilizá-lo.

    • http://www.facebook.com/neilton.argolo Neilton Andrade

      Olha, como usuário do ubuntu desde a 7.04, e experimentando em diversos hardwares ao longo desse tempo, posso dizer que noto uma certa instabilidade no sistema nessas versões mais novas. Porém (veja bem) não se compara a facilidade de reconhecimento do hardware hoje em dia, isso é fato (quem passava pelo perrengue e total dedicação para fazer uma simples placa funcionar, sabe o que to dizendo), o que acho que não só o ubuntu mas todas as distros linux ainda estão num processo de amadurecimento (e os preços a pagar são esses), sou também usuário windows (é um sistema também bom a meu ver, porém tem seu nicho) no meu caso utilizo para jogos. Mas a estabilidade do windows se você analisar, é uma estabilidade aparente e conseguida porque os fabricantes disponibilizam drivers “otimizados” (ou não, rsrsrsrsrs) para o sistema, enquanto que para o linux (nem pelo menos ubuntu) esse investimento é minimo.
      Agora quanto a usabilidade de um usuário comum, sou obrigado a discordar totalmente de você, ainda tem muito a melhorar é verdade, mas ela não regrediu e sim progrediu e muito. Entendo seu ponto de vista, mas eu acho que as pessoas também evitam muito o novo; a prova disso era o android (ontem pode dizer assim) que a grande maioria dizia: “olha que porcaria”, “nunca vai prestar”, e o que está acontecendo?

      • http://twitter.com/tonismar tonismar

        A questão de usabilidade é bem complicada realmente, pelo que leio e ouço de pessoas ao meu redor, a maioria não está satisfeita. Não nego que alguns preferem a interface atual.

        Sou usuário linux desde 2000 no tempo do Conectiva Guarani e realmente, fazer um X funcionar era motivo para comemorar bastante. Modem então, era complicadíssimo. Não há dúvidas que isso melhorou e muito. Amadurecimento e negação das empresas de satisfazer os usuários de linux no quesito drivers ouço desde 2000. O que talvez não tenha deixado claro é que minha pequena insatisfação é com a distruibuição Ubuntu, quando comecei a usá-la 6.04 famoso Dapper e, ele simplesmente funcionava. Talvez estamos em uma fase de transição, essa troca de Gnome para Unity ainda não está totalmente firmada e amadurecida, espero que isso aconteça logo.
        Torço para que isso caminha para a estabilidade, com certeza, todos temos a ganhar.

        • http://www.facebook.com/neilton.argolo Neilton Andrade

          Não me lembre desses famigerados WINMODENS, rsrsrsrsrs, quantas horas de xingamentos!!!

          Nessa questão da estabilidade, minha opinião é parecida com a tua, realmente o Unity deu um baque daqueles na comunidade, lembro do dia que atualizei foi de cara “que merda é essa”, mas estou vendo com bons olhos a evolução, tem melhorado, lento muito lento, mas tem evoluído o difícil que como somos aproximadamente 4% dos usuários, já sabe como que é a ditadura da maioria neh?!?!

          Agora quanto a usabilidade, o problema que o pessoal que sai do windows, quer um windows no linux, e não dá, até porque tem diversas questões até mesmo de patente (ou quem da época não lembra que até clique duplo queriam patentear).

          Agora quanto aos que me rodeiam, as opiniões divergem e muito (como deveria de fato ser, já que somos todos diferentes física e ideologicamente), mas percebo pelo menos aqui uma maior predisposição a usar o linux dos usuários windows, não se tem mais aquele receio “ahhh é coisa de nerd”, “aaaa é coisa de quem entende muito de info”.

          Quanto ao ubuntu, como disse na primeira resposta, realmente em matéria de funcionar legal eu mesmo nunca tive problemas com o 8.04 até ano passado!!! usava ele num pavillion Sempron de 256mb (que era um caos total no xp, diga-se passagem), extremamente estável. Já agora to me desgraçando para fazer um simples controle de brilho funcionar num vaio Sandy Brigde.

          Como você, também estou na torcida para a constante evolução desse sistema.

          • http://www.facebook.com/gabrielOFicial700 Gabriel Augusto Resende Nunes

            Legal essa discussão, gostei rsrs, eu, a alguns anos atrás emulei no VIrtual Box o Ubuntu 10.10, era ótimo e não pesava, hoje, no meu pc, emulo no Wibu(sei lá, aquele que emula num drive virtual, no win) e ele é mt lento… Em windows sou Expert e em Ubuntu sou novato!

  • http://twitter.com/tonismar tonismar

    Parabéns pelo ótimo post/tutorial realmente muito útil. Porém a resposta para pergunta título do post é simples de responder, ou deveria ser. O que fazer após instalar ubuntu 12.10? Usar, só isso. Só queria usar como sempre usei. Atualmente isto está se tornando cada vez mais difícil a cada nova versão. Cada versão que sai, mais distante ela fica do usuário comum. Sou usuário avançado mas sempre tento me colocar no lugar de um usuário pós windows que seguiu um conselho para começar a utilizar o Ubuntu por ser mais seguro, estável dentre outros benefícios. A maioria das pessoas que indiquei o ubuntu hoje voltaram para o windows. Infelizmente um sistema não tão seguro porém prático e fácil é melhor que um sistema seguro com travamentos de gráficos, problemas de usabilidade, etc… O usuário vai preferir isso sem dúvida.
    Tenho certeza que não estou sozinho neste pensamento, tenho conversado com inúmeras pessoas que também são usuárias avançadas e concordam comigo.
    Para nós, esses tipos de problemas são triviais e, até certo ponto, interessantes para aprendermos mais e ajudar os usuários comuns que ainda estão com o Ubuntu.
    O problema é que, quanto mais atual fica a versão, aparentemente, menos estável ela vem ficando.

    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    • Samuel Souza

      Concordo plenamente. Infelizmente os desenvolvedores não entendem o motivo do tio bil ter feito tanto sucesso… Ele enxergou que se o usuário tem dificuldade de utilizar um produto, este está fadado ao fracasso ou a ficar restrito a um determinado nicho. Sou favorável ao desenvolvimento de uma distro que “imite” todos os menus e comandos do ruidows e que seja amigável para o usuário final, da mesma forma que eles fizeram no passado e ai sim todos irão utilizá-lo.

    • http://www.facebook.com/neilton.argolo Neilton Andrade

      Olha, como usuário do ubuntu desde a 7.04, e experimentando em diversos hardwares ao longo desse tempo, posso dizer que noto uma certa instabilidade no sistema nessas versões mais novas. Porém (veja bem) não se compara a facilidade de reconhecimento do hardware hoje em dia, isso é fato (quem passava pelo perrengue e total dedicação para fazer uma simples placa funcionar, sabe o que to dizendo), o que acho que não só o ubuntu mas todas as distros linux ainda estão num processo de amadurecimento (e os preços a pagar são esses), sou também usuário windows (é um sistema também bom a meu ver, porém tem seu nicho) no meu caso utilizo para jogos. Mas a estabilidade do windows se você analisar, é uma estabilidade aparente e conseguida porque os fabricantes disponibilizam drivers “otimizados” (ou não, rsrsrsrsrs) para o sistema, enquanto que para o linux (nem pelo menos ubuntu) esse investimento é minimo.
      Agora quanto a usabilidade de um usuário comum, sou obrigado a discordar totalmente de você, ainda tem muito a melhorar é verdade, mas ela não regrediu e sim progrediu e muito. Entendo seu ponto de vista, mas eu acho que as pessoas também evitam muito o novo; a prova disso era o android (ontem pode dizer assim) que a grande maioria dizia: “olha que porcaria”, “nunca vai prestar”, e o que está acontecendo?

      • http://twitter.com/tonismar tonismar

        A questão de usabilidade é bem complicada realmente, pelo que leio e ouço de pessoas ao meu redor, a maioria não está satisfeita. Não nego que alguns preferem a interface atual.

        Sou usuário linux desde 2000 no tempo do Conectiva Guarani e realmente, fazer um X funcionar era motivo para comemorar bastante. Modem então, era complicadíssimo. Não há dúvidas que isso melhorou e muito. Amadurecimento e negação das empresas de satisfazer os usuários de linux no quesito drivers ouço desde 2000. O que talvez não tenha deixado claro é que minha pequena insatisfação é com a distruibuição Ubuntu, quando comecei a usá-la 6.04 famoso Dapper e, ele simplesmente funcionava. Talvez estamos em uma fase de transição, essa troca de Gnome para Unity ainda não está totalmente firmada e amadurecida, espero que isso aconteça logo.
        Torço para que isso caminha para a estabilidade, com certeza, todos temos a ganhar.

        • http://www.facebook.com/neilton.argolo Neilton Andrade

          Não me lembre desses famigerados WINMODENS, rsrsrsrsrs, quantas horas de xingamentos!!!

          Nessa questão da estabilidade, minha opinião é parecida com a tua, realmente o Unity deu um baque daqueles na comunidade, lembro do dia que atualizei foi de cara “que merda é essa”, mas estou vendo com bons olhos a evolução, tem melhorado, lento muito lento, mas tem evoluído o difícil que como somos aproximadamente 4% dos usuários, já sabe como que é a ditadura da maioria neh?!?!

          Agora quanto a usabilidade, o problema que o pessoal que sai do windows, quer um windows no linux, e não dá, até porque tem diversas questões até mesmo de patente (ou quem da época não lembra que até clique duplo queriam patentear).

          Agora quanto aos que me rodeiam, as opiniões divergem e muito (como deveria de fato ser, já que somos todos diferentes física e ideologicamente), mas percebo pelo menos aqui uma maior predisposição a usar o linux dos usuários windows, não se tem mais aquele receio “ahhh é coisa de nerd”, “aaaa é coisa de quem entende muito de info”.

          Quanto ao ubuntu, como disse na primeira resposta, realmente em matéria de funcionar legal eu mesmo nunca tive problemas com o 8.04 até ano passado!!! usava ele num pavillion Sempron de 256mb (que era um caos total no xp, diga-se passagem), extremamente estável. Já agora to me desgraçando para fazer um simples controle de brilho funcionar num vaio Sandy Brigde.

          Como você, também estou na torcida para a constante evolução desse sistema.

          • http://www.facebook.com/gabrielOFicial700 Gabriel Augusto Resende Nunes

            Legal essa discussão, gostei rsrs, eu, a alguns anos atrás emulei no VIrtual Box o Ubuntu 10.10, era ótimo e não pesava, hoje, no meu pc, emulo no Wibu(sei lá, aquele que emula num drive virtual, no win) e ele é mt lento… Em windows sou Expert e em Ubuntu sou novato!

  • nome

    trocar o unity pelo gnome3 =P

  • nome

    trocar o unity pelo gnome3 =P

  • Matheus Oliveira

    Eu tenho um problema.. Tenho um mouse Wireless da microsoft e ele parou de funcionar faz uns 10 meses no meu windows, no entanto quando instalei o Ubuntu ele voltou o/o/. Más agora que atualizei o sistema linux ele parou.. O que será que aconteceu?

  • Matheus Oliveira

    Eu tenho um problema.. Tenho um mouse Wireless da microsoft e ele parou de funcionar faz uns 10 meses no meu windows, no entanto quando instalei o Ubuntu ele voltou o/o/. Más agora que atualizei o sistema linux ele parou.. O que será que aconteceu?

  • Robson

    Olá instalei o java porém não consigo acessar o site do banco do brasil, como faço para desinstalá-lo e corrigir este problema?

  • Robson

    Olá instalei o java porém não consigo acessar o site do banco do brasil, como faço para desinstalá-lo e corrigir este problema?

  • http://www.facebook.com/ellainebsilva Elaine Silva

    Julian

    depois que instalei o getdeb o meu central de programas ano funcionou mais…. Ajuda!!!!

  • http://www.facebook.com/ellainebsilva Elaine Silva

    Julian

    depois que instalei o getdeb o meu central de programas ano funcionou mais…. Ajuda!!!!

  • Diego Silva

    Amigo, então eu terei que formatar meu SO para Usar a Nova versão 12.10 ? Meus arquivos serão perdidos?

  • Diego Silva

    Amigo, então eu terei que formatar meu SO para Usar a Nova versão 12.10 ? Meus arquivos serão perdidos?

  • http://www.facebook.com/claranobre Ana Clara Nobre

    Alguém que fez a instalação e usa gnome-shell? Não atualizei ainda pois vi comentários sobre não ter dado muito certo.

  • http://www.facebook.com/claranobre Ana Clara Nobre

    Alguém que fez a instalação e usa gnome-shell? Não atualizei ainda pois vi comentários sobre não ter dado muito certo.

  • http://www.facebook.com/andersonvieirama Anderson Vieira

    Eu atualizei o nautilus para a nova versão, mas agora eu não aparece as opções do desktop na barra superior, o que aconteceu?

  • http://www.facebook.com/andersonvieirama Anderson Vieira

    Eu atualizei o nautilus para a nova versão, mas agora eu não aparece as opções do desktop na barra superior, o que aconteceu?

  • http://www.facebook.com/andersonvieirama Anderson Vieira

    Eu atualizei o nautilus para a nova versão, mas agora eu não aparece as opções do desktop na barra superior, o que aconteceu?

  • http://www.facebook.com/andersonvieirama Anderson Vieira

    Eu atualizei o nautilus para a nova versão, mas agora eu não aparece as opções do desktop na barra superior, o que aconteceu?

  • lucas

    não consegui instalar o pacote “linux-souces” ao clicar sou
    informado que esse pacote não está na minha atual fonte de
    software, já fiz update e upgrade do apt e nada. Nos
    canais de software quase todos estão selecionados (menos os códigos
    fontes). Alguém tem uma possível solução. existe um local
    onde possa baixar o .deb para esse pacote ou coisa parecida

  • lucas

    não consegui instalar o pacote “linux-souces” ao clicar sou
    informado que esse pacote não está na minha atual fonte de
    software, já fiz update e upgrade do apt e nada. Nos
    canais de software quase todos estão selecionados (menos os códigos
    fontes). Alguém tem uma possível solução. existe um local
    onde possa baixar o .deb para esse pacote ou coisa parecida

  • Guilherme

    Olá amigos! Estou migrando para a plataforma linux e depois de muito pesquisar, escolhi o Ubuntu 12.10, instalei em dual-boot com o win7 e gostei bastante, porém quando instalo as atualizações ele ficou muito lerdo, travando e aparece uma mensagem durante a inicialização do sistema “KVM disabled by Bios” e algo como “Fail to read AMD uncode/microcode amd.bin”. Desculpe não escrever mais detalhadamente, mas a mensagem é muito rápida. Não sei mais o que fazer e sou leigo em Linux. Por favor me ajudem!!! Abraço!

  • Guilherme

    Olá amigos! Estou migrando para a plataforma linux e depois de muito pesquisar, escolhi o Ubuntu 12.10, instalei em dual-boot com o win7 e gostei bastante, porém quando instalo as atualizações ele ficou muito lerdo, travando e aparece uma mensagem durante a inicialização do sistema “KVM disabled by Bios” e algo como “Fail to read AMD uncode/microcode amd.bin”. Desculpe não escrever mais detalhadamente, mas a mensagem é muito rápida. Não sei mais o que fazer e sou leigo em Linux. Por favor me ajudem!!! Abraço!

  • http://www.facebook.com/carloslirabjj Carlos Lira

    muito obrigado =)

  • http://www.facebook.com/carloslirabjj Carlos Lira

    muito obrigado =)

  • Rodrigo

    Olá Julian parabéns pelo post, muito boas as dicas, gostaria de saber se vc tem alguma dica, para resolver o problema do brilho no ubuntu que nao funciona de forma alguma no meu note samsung 300E i3.Obrigado!

  • Rodrigo

    Olá Julian parabéns pelo post, muito boas as dicas, gostaria de saber se vc tem alguma dica, para resolver o problema do brilho no ubuntu que nao funciona de forma alguma no meu note samsung 300E i3.Obrigado!

  • http://www.facebook.com/ismael.tonetto Ismael Tonetto

    Show de bola esses tutoriais…. to baixando o ubuntu 12.10 vamos ver a surpresa e os bugs srsrsrsrs

  • http://www.facebook.com/ismael.tonetto Ismael Tonetto

    Show de bola esses tutoriais…. to baixando o ubuntu 12.10 vamos ver a surpresa e os bugs srsrsrsrs

  • Victor Valentim da Rosa

    Vocês estão de parabéns!
    Não tem site melhor!

    Explicou muito bem!

  • Victor Valentim da Rosa

    Vocês estão de parabéns!
    Não tem site melhor!

    Explicou muito bem!

  • Victor

    Boas, fiz a atualização do Nautilus e aconteceu uma coisa estranha, fiquei sem a opção de criar um documento de texto, apenas podia criar pastas.

    Quanto aos drivers da Nvidia também tive o problema de ficar sem a barra do Unity só funcionou tudo direito depois de instalar o pacote linux-headers-generic:

    sudo apt-get install linux-headers-generic
    sudo apt-get install nvidia-current
    sudo apt-get install nvidia-current-updates
    sudo apt-get install nvidia-experimental-304

    Cumprimentos ;)

  • Victor

    Boas, fiz a atualização do Nautilus e aconteceu uma coisa estranha, fiquei sem a opção de criar um documento de texto, apenas podia criar pastas.

    Quanto aos drivers da Nvidia também tive o problema de ficar sem a barra do Unity só funcionou tudo direito depois de instalar o pacote linux-headers-generic:

    sudo apt-get install linux-headers-generic
    sudo apt-get install nvidia-current
    sudo apt-get install nvidia-current-updates
    sudo apt-get install nvidia-experimental-304

    Cumprimentos ;)

  • Alex Vitola

    Muito bom …. estava usando o 11.10 por achar o 12 meio pesado … vou seguir suas dicas no update de hoje … tks

  • Alex Vitola

    Muito bom …. estava usando o 11.10 por achar o 12 meio pesado … vou seguir suas dicas no update de hoje … tks

  • Felipe Baunilha

    Valeu julian, foi uma mão na roda sua(s) dica(s).

  • Felipe Baunilha

    Valeu julian, foi uma mão na roda sua(s) dica(s).

  • http://www.facebook.com/alexandrejorgesax Alexandre Jorge

    Meu amigo, eu sempre tive muita vontade de usar Linux. Como não sou nenhum expert em informática, não me arrisquei, até agora! Muito obrigado por seu tutorial, muito bom mesmo. Vou instalar hoje mesmo o Ubuntu e mudar meus conceitos. Felicidades!

  • http://www.facebook.com/alexandrejorgesax Alexandre Jorge

    Meu amigo, eu sempre tive muita vontade de usar Linux. Como não sou nenhum expert em informática, não me arrisquei, até agora! Muito obrigado por seu tutorial, muito bom mesmo. Vou instalar hoje mesmo o Ubuntu e mudar meus conceitos. Felicidades!

  • http://www.facebook.com/MaiaS.Felipe Felipe Maia

    muito bom mesmo. e ai agora que já sabe o que fazer pq nao mudar?

  • http://www.facebook.com/MaiaS.Felipe Felipe Maia

    muito bom mesmo. e ai agora que já sabe o que fazer pq nao mudar?

  • http://www.facebook.com/MaiaS.Felipe Felipe Maia

    ATI por um bom período terá problemas com qualquer distribuição linux, já que a diretoria é meio a versa ao linux, fazendo com que ele nao desenvolva drives para facilitar seu uso, sendo os próprios usuários produzindo os mesmo.

  • Clovis

    Parabéns!! Notável! Sem mais…

  • Clovis

    Parabéns!! Notável! Sem mais…

  • Charles Duarte do Nascimento

    Atualizei o Nautilus para versão 3.6, o problema é que não posso mais criar documentos, só posso criar nova pasta o que devo fazer, já rodei atrás mais não encontro, onde coloco para deixarhabilitado as opções criar documento e demais,.que tinha na versão 3.4.

    • Charles Duarte do Nascimento

      Alguém pode me ajudar to precisando senão vou ter que formatar novamente, e deixar a versão antiga, já que nos locais que eu fui todos falam que não é bom retorna para versão anterior, e isso também não encontrei como fazer.

  • Charles Duarte do Nascimento

    Atualizei o Nautilus para versão 3.6, o problema é que não posso mais criar documentos, só posso criar nova pasta o que devo fazer, já rodei atrás mais não encontro coloco deixar podendo criar documento e demais,.que tinha na versão 3.4

    • Charles Duarte do Nascimento

      Alguém pode me ajudar to precisando senão vou ter que formatar novamente, e deixar a versão antiga, já que nos locais que eu fui todos falam que não é bom retorna para versão anterior, e isso também não encontrei como fazer.

  • Jacky

    Ajudou muito! Parabéns pelo Site! (^_^)/

  • Jacky

    Ajudou muito! Parabéns pelo Site! (^_^)/

  • http://www.facebook.com/gabrielOFicial700 Gabriel Augusto Resende Nunes

    Mt bom, me ajudou mt

  • http://www.facebook.com/gabrielOFicial700 Gabriel Augusto Resende Nunes

    Mt bom, me ajudou mt

  • Arthur

    Depois que atualizei o ubuntu, as barras lateral e superior sumiram

    ja usei varios comandos como por exemplo : unity –reset

    vc sabe como resolver esse erro ?

  • Arthur

    Depois que atualizei o ubuntu, as barras lateral e superior sumiram

    ja usei varios comandos como por exemplo : unity –reset

    vc sabe como resolver esse erro ?

  • Brady

    Sou novo no Ubuntu e estou virtualizando, no vmware, o ubuntu 12.10. Mas, sobre a barra lateral, eu configuro pra ela esconder e eles não volta mais!!! Ai tenho que ficar apertando o botão do windows toda vez que preciso de algum programa, etc. É assim mesmo?? Ou estou fazendo da forma errada?

  • Brady

    Sou novo no Ubuntu e estou virtualizando, no vmware, o ubuntu 12.10. Mas, sobre a barra lateral, eu configuro pra ela esconder e eles não volta mais!!! Ai tenho que ficar apertando o botão do windows toda vez que preciso de algum programa, etc. É assim mesmo?? Ou estou fazendo da forma errada?

  • Brady

    Sou novo no Ubuntu e estou virtualizando o Ubuntu 12.10 no vmware. Só que estou tendo um problema com a barra lateral, pois eu configuro ela pra esconder, na configuração de aparência, e ai ela não volta mais. Tenho que ficar apertando o botão “Windows” toda vez pra ela aparecer. Tem mais alguma configuração pra fazer? Ou estou fazendo da forma errada??

  • Brady

    Sou novo no Ubuntu e estou virtualizando o Ubuntu 12.10 no vmware. Só que estou tendo um problema com a barra lateral, pois eu configuro ela pra esconder, na configuração de aparência, e ai ela não volta mais. Tenho que ficar apertando o botão “Windows” toda vez pra ela aparecer. Tem mais alguma configuração pra fazer? Ou estou fazendo da forma errada??

  • Guilherme

    como eu consigo atualizar o flash player?!
    Obrigado!

  • Guilherme

    como eu consigo atualizar o flash player?!
    Obrigado!

  • Miquéias Cordeiro

    Excelente post, pra mim a melhor dica foi o KeePassX que ainda não conhecia e estava precisando de algo assim.

  • Miquéias Cordeiro

    Excelente post, pra mim a melhor dica foi o KeePassX que ainda não conhecia e estava precisando de algo assim.

  • Daniel Valverde

    Tenho um Samsung Series 5. De boa instalar a versão de 64??
    Abraços e muito obrigado pelo post.

    • http://twitter.com/candidosales Cândido Sales Gomes

      Pode instalar a versão 64, é a melhor ^^

  • Daniel Valverde

    Tenho um Samsung Series 5. De boa instalar a versão de 64??
    Abraços e muito obrigado pelo post.

    • http://twitter.com/candidosales Cândido Sales Gomes

      Pode instalar a versão 64, é a melhor ^^

  • rekztem

    julian aqui tudo beleza, mas queria saber, você não conhece um programa para ubuntu que funcione como este http://www.pcfreetime.com/ para eu largar o windows de vez?

    • http://twitter.com/aldonogueira aldonogueira

      Não seria o Arista Transcoder? Eu usei pra converter alguns vídeos mais pesados pro meu celular Android. Vale a pena tentar também outras opções do Software Centre, como Transmageddon.

  • Claudio Keidy

    não ta dando certo instalar Linux Sources, pela central de programas do Ubuntu, o pacote não é encontrado seria algum problema? =D

  • Claudio Keidy

    não ta dando certo instalar Linux Sources, pela central de programas do Ubuntu, o pacote não é encontrado seria algum problema? =D

  • Wellington Barbosa

    Eu fiz o upgrade do 12.04 para o 12.10. Após reiniciar a máquina, o sistema não rodou e ficou eternamente parado no fundo de tela do desktop. Isto me impediu de qualquer ação e de acessar qualquer dado do meu notebook. O que fazer?

    • Jefferson

      aperta esc isso pode te trazer para shell e ver o erro que esta ocasionando

  • Wellington Barbosa

    Eu fiz o upgrade do 12.04 para o 12.10. Após reiniciar a máquina, o sistema não rodou e ficou eternamente parado no fundo de tela do desktop. Isto me impediu de qualquer ação e de acessar qualquer dado do meu notebook. O que fazer?

  • http://twitter.com/aldonogueira aldonogueira

    Não seria o Arista Transcoder? Eu usei pra converter alguns vídeos mais pesados pro meu celular Android. Vale a pena tentar também outras opções do Software Centre, como Transmageddon.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002315112852 Marcos Rodrigues

    muito bom post, me ajudou demais a instalar alguns programas.

    muito obrigado!!!

  • Milanos

    Meu Caro Julian vc. é O cara!!!
    Brigadão – agora meu note Acer tá um aço com o Ubuntu todo paramentado!!!

  • http://twitter.com/rodand1 Rodrigo Aquino

    Cara muito bom seu tutorial eu praticamente ja conhecia as dicas mais são otimas para iniciantes.

  • Roberto

    brother muito bom seu blog, me ajudou muito…parabéns.

  • http://www.facebook.com/vinisantana01 Vinicius Santana

    vi comentários do pessoal com dificuldades pra instalar os drivers da ATI, eu tb estava com problemas até que achei num fórum gringo os comandos pra instalar o catalyst 13.1, e funcionou aqui pra mim(ubuntu 12.10), segue os comandos:

    *********************************************
    sudo apt-get purge fglrx*
    sudo add-apt-repository ppa:andrikos/ppa
    sudo apt-get update
    sudo apt-get -y upgrade
    sudo apt-get –reinstall install xserver-xorg-video-intel
    sudo apt-get -y install fglrx-updates fglrx-amdcccle-updates
    sudo aticonfig –initial -f
    *******************************************
    Executar todos os comandos no terminal
    (colar uma linha de cada vez e clicar enter) É isso, espero ter ajudado!

  • http://twitter.com/jeansilvestre6 tudo sobre o ubuntu

    ola, queria saber se tem como excluir o ubuntu tweak, se tiver como é q eu excluo

  • Eugênio Ribes Wahast

    Depois que eu instalei os extras ele nao consegue atualizar mais e da o erro: apport-hooks-medibuntu libavcodec-extra-53

  • Eugênio Ribes Wahast

    me ajude, quero atualizar o ubuntu mas aparece o erro: apport-hooks-medibuntu libavcodec-extra-53 o que eu faço?

  • Isaac

    Boa noite. Muito boa essas dicas realmente personalizei do jeito que queria. Só tem uma coisa, desliguei meu notebook e mais tarde liguei novamente.. entrei no sistema e tudo ok. Só que estava querendo alterar novamente meu papel de parede e cliquei com o direito do mouse e em “alterar plano de fundo” quando clicado não abria a tela para poder mudar, e sim ia direto para a central de configurações… não sei como posso resolver isso não estou conseguindo acessar a tela que meche com as aparências.. Se puderem ajudar desde já agradeço.. Se existrir algum comando que acesse pelo terminal ficarei muito grato!

  • João Carlos

    Fiz oque você citou para as atualizações e não to mais conseguindo abrir o gerenciador de pacotes, nem o canais de software e fica um ícone de erro na barra e aparece este seguinte erro ao clicar em mostrar atualizações:

    “Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.

    Por favor relate este erro do pacote ‘update-manager’ e inclua a seguinte mensagem de erro:

    E:Linha mal formada 1 no arquivo de fontes /etc/apt/sources.list (análise de distribuição)” e depois disso fui tentar abrir pelo terminar “update-manager” e não dá em nada aparece essa linha de erro. pode me ajudar ? :(

  • Vlamir de Jesus

    Muito obrigado, meu Ubuntu, ficou show de bola, gostei muito!!!

  • Antonio Oliveira

    Ótimo o post! As dicas são preciosas!
    Tenho uma dúvida: instalei o Java da Oracle, mas não consigo acessar sites de banco. Descobri que com o complemento iced tea do firefox é possível. Como faço para desinstalar o java da oracle e manter apenas o complemento iced tea?

    Agradeço desde já!

  • doidinho

    Mandou mto. Tinha visto um post gringo parecido ontem e instalei o synaptic.
    Mas ele nao falava do Steam!!! Valeu!!

  • Vlamir de Jesus

    Ola!!!!
    Eu instalei o Ubuntu 12.10 e configurei tudo direitinho como esta ensinando no Blog Ubuntu-br-sc, mas quando clico no Skype ele não abre, clico com direito do mouse pra trocar o plano de fundo e abre Configurações do Sistema como esta na imagem a baixo.
    O que devo fazer pra solucionar esse problema?
    Muito obrigado!!!!

  • Ed Wilson Lemos Rodrigues

    Rapaz, não sou usuário avançado, uso Linux há apenas 3 anos, começando pelo Big Linux e desde abril de 2010 no Ubuntu. Ainda não havia visto um post tão completo e com realmente as coisas mais essenciais para um usuário que goste de utilizar o PC para música, filmes e acessar bancos (financeiros). Seguir este tuto sem dúvida vai economizar muito tempo de pesquisa pela web atrás destes assuntos. Parabéns e Viva o Software Livre!

  • Fábio Oliveira Guimarães

    Julian,
    eu tenho um acer da serie aspire-5741, e eu não consigo (já tentei de varias maneiras) ligar meu wifi… na hora da instalação do UBUNTU 12.10, o wifi funciona direitinho mas depois de reiniciar a maquina ele não liga mais. Fiz o teste do sistema e acusou um erro na placa. =( Você pode me ajudar?
    Obrigado!

  • http://www.facebook.com/paulo.rsalum Paulo Magno Rodrigues Salum

    Bom dia. Uso linux a algum tempo mas me pego fazendo cagadas ainda. a ultima foi instalar o nautilus 3.6 no ubuntu 12.04. Resultado, só entra em modo de texto. alguem ai sabe como Recuperar o nautilus do 12.04. Não to afim de reinstalar o sistema. Obrigado Pela atenção

  • Pedro Mamede

    Muito bom o post. Ajuda bastante quem é “leigo” no Ubuntu, como eu.

  • Leonardo

    Parabéns garoto! Excelente seu post!

  • Xin

    Boas, alguem me sabe dizer se os jogos rodam no Ubunto, é que eu pretendo mudar para o Ubunto, mas tenho receio que nao consiga jogar os meus jogos nele (Counter Strike, League of Legends, CrossFire) etc

  • http://www.facebook.com/pedro.souza.39142 Pedro Souza

    Gostei muito do seu tutorial, me ajudou muito, pois estou utilizando a nova versão. Eu gostaria de saber como faço para mudar a imagem de carregamento do boot.

  • charles escorcio

    Ao fz o passo Dica de ouro, o sistema pediu para reiniciar, o wireless deixou de funcionar.

    Como faço para o wireless voltar a funcionar?

    Sou novo no linux, é a primeira vez que instalo o ubuntu, so segui este tutorial pq estava em um site oficial (este no caso) mas agora estou sem minha rede! :(

    o que faco?

    • charles escorcio

      Pronto, resolvido, fui ao site http://www.broadcom.com e la eles mandar vc digitar no ternal:

      sudo apt-get –reinstall install bcmwl-kernel-source

      Claro, para o ubuntu.

  • charles escorcio

    No topico

    Instalando os drivers proprietários

    o primeiro botao da nada encontrado, isso e’ assim mesmo ou e’ um erro?

  • Achilles Christiano.

    Eu não vi o gimp 2.8.2 janela única no quantal quetzal.Tem o outro gimp , mas não é interessante

  • http://www.facebook.com/adriel.cavalcantedesousa Adriel Cavalcante de Sousa

    Fiz a instalação do Ubuntu 12.10 mas quando vou aplicar configurações como papel de parede, diminuição do brilho, programas que ficam no lançador, downloads feitos e diretórios criados quando desligo a máquina volta as configurações padrões. Se alguém tiver uma dica agradeço!!!!

  • Rosemir Ribeiro Gouveia

    Essa é minha primeira aventura no mundo linux no desktop e estou adorando, isso tudo por causa deste post, que esta me ensinando muito os meus primeiro passos, parabéns.

  • Guzz

    Cara nunca sofri tanto para instalar algo no Ubuntu quanto foi instalar o driver da GeForce!!!
    Quase desisti e deixei minha Radeon HD 4200 rodando…
    Mas enfim, com alguns toques seus, mais um monte de tentativas e erros, consegui, só que foram tantas as etapas que não dá pra falar o caminho correto…
    De qualquer forma as dicas deste post são muito boas, muitas eu já usava, mas sempre se aprende algo novo com quem tem mais experiência.

  • Ricardo

    Mandou bem camarada… Valeu!!!! Perfeito!!!!!

  • Vandro

    Parabens pelas dicas!!!
    Sou novato no linux e vc tem me ajudado muito com as dicas.
    Fica com Deus e sucesso

  • Diogo Vieira Desordi

    Amigos do blog…meu nome é Diogo..comprei um computador só para rodar o linux (HP PAVILLION P6 1200 mas já tentei instala-lo 1000x de 1000 maneiras mas não instala…trava naquela tela escrito ubuntu….alguém pode me ajudar? tentei a versão 12.04…12.10…32x e 64x…socorro!

    • http://www.facebook.com/marcio.pelegrini Marcio Andrei Pelegrini

      Seje mais específico, descreva todos os detalhes da máquina (CPU, memória, etc).
      Abraços

  • Diogo Vieira Desordi

    Julian….aguardo respostas,,,pois sou fã do blog…não sei se lembra mas eu tinha voce no facebook mas precisei fechar (mamorada ciumenta)…

  • Ramon

    o skype n instalou e pf faz um tutorial pra instalar a steam pq n é mais beta

    quando eu vou instalar aparecearquitetura incorreta ‘i386′

  • Daniel

    Acabei de atualizar para o Quantal e… bem, as configurações de privacidade continuam não funcionando pra mim. Lá vou eu pro Cinnamon de novis :(

  • Ricardo

    Cara, belíssimo trabalho , parabéns!
    Eu tenho uma questão:
    Instalei o UBUNTU 12.10, maravilha, com suas dicas acima ficou perfeito… mas algum tempo depois eu estava fazendo o download por torrent e de repente o UBUNTU me avisou que o espaço reservado do HD ACABOU! Isso acabou, achei que os 18G eram atribuídos ao sistema operacional… Reinstalei tudo e para minha surpresa só pude reatribuir no início da instalação apenas 30G … será que não tenho como colocar mais espaço do HD (300GB) para o UBUNTU????
    Tenho o UBUNTU instalado junto com o Windows… Como faço para atribuir mais espaço do HD para o UBUNTU depois de instalado?
    Se souber agradeço!!
    Abração!

    • http://www.facebook.com/marcio.pelegrini Marcio Andrei Pelegrini

      Se você instalou o Ubuntu pelo Wubi dentro do Windows não tem como, pois o limite é mesmo os 30 GB. Mas lembrando que o Ubuntu mesmo (somente o sistema) ocupa cerca de 5 à 6 GB.
      Abraços

  • http://www.facebook.com/personaltrainereltonsantos Elton Santos

    Como funcionar a rede sem fio do ubuntu 12-10 ele só entra com cabo Wireless ele não ta reconhecendo?

  • Eduardo Santos

    Olá, o que fazer quando o sistema exclui automaticamente os arquivos salvos? Quando desligo o computador todos os arquivos criados ou baixados são excluídos. O interessante é que instalei o UBUNTU no meu note e no note da minha namorada e só no dela aconteceu o erro, sendo que segui os mesmos passos na instalação e na configuração do sistema. O que pode ser?

  • Guest

    Eu eu atualizei mas as imagens dos arquivos sumiram as capas dos álbuns das minhas musicas e de videos dos arquivos sumiram. ou isso é normal da versão mesmo ? ou fiz algo errado ?
    Atualize o Nautilus para a versão 3.6

  • Lee Yoshiro

    Eu eu Atualizei o Nautilus para a versão 3.6 é normal as imagens dos arquivos sumiram as capas dos álbuns das minhas musicas e dos videos. isso é normal da versão mesmo ? ou fiz algo errado ?
    Atualize o Nautilus para a versão 3.6

  • http://twitter.com/crespofelipe Felipe Costa

    acabei de instalar o ubuntu na minha desktop e segui esse post… muito bom! segui a maioria! agora é só usar… apesar que hj em dia é o browser e só rs e PARABÉNS PELA DIDATICA! texto muito bom mesmo! facil de entender…

  • Leandro Guimarães

    Muito bom…. porém sinto falta de um programa nativo que substitua o iTunes…. é o que falta hoje para complementar meu uso do dia a dia.

  • Leandro Guimarães

    Depois que atualizei para a versão do Nautilus citado aqui no post, não consigo mais alterar o plano de fundo da área de trabalho e meu relógio sumiu da barra superior… quando tento entrar no aplicativo “Aparência” simplesmente abre o “Configurações do Sistema”.

  • Cisco

    Boa tarde pessoa, eu instalei o Ubuntu 12.10, e estou adorando. Há tempos desejo utilizar o Linux, mas a correria diária me deixa sem tempo para “aprender” a utilizá-lo.

    Não sou inexperiente em informática, mas também não sou nerd. Consigo me virar, mas em se tratando de linux, estou abaixo da média esperada para dominá-lo. Por isso, venho solicitar ajuda. O Ubuntu estava funcionando redondinho, porém passou a dar a seguinte mensagem após a reinicialização.

    Não foi possível aplicar a configuração armazenada para monitores

    nenhum dos modos selecionados foram compatíveis com os modos possíveis:

    Tentando modos para CRTC: 63

    CRTC 63: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 63: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 63: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 64

    CRTC 64: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 64: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 64: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 65

    CRTC 65: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 65: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 65: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 66

    CRTC 66: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 66: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 66: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 67

    CRTC 67: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 67: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 67: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 68

    CRTC 68: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 68: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 68: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 69

    CRTC 69: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 69: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 69: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Tentando modos para CRTC: 70

    CRTC 70: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 0)

    CRTC 70: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 2560×1600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1920×1440@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1856×1392@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1792×1344@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1920×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1600×1200@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1680×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1400×1050@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×1024@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1440×900@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×960@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1360×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×800@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1152×864@75Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1280×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 1024×768@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 800×600@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    CRTC 70: tentando o modo 640×480@60Hz com saída em 1366×768@60Hz (passo 1)

    Suplico ajuda para tentar solucionar o problema.

    Att. Cisco Dias
    ACER ASPIRE SÉRIE V5
    MODELO Q1VZC
    Processador Intel(R) Core(TM) i3-2377M CPU @ 1.50GHz 1.50 GHz
    6,00 GB de memória RAM

  • Gabriel Nadai

    SHOW

  • Edilson Dias

    Ola´,Julian! Ainda sou usuário do Windows, mas com uma certa sisma. Já por diversas vezes tive vontade de migrar para o sistema Linux e não o fiz por não achar orientações.Gostaria de saber se como um leigo e iniciante,vou encontrar alguma dificuldade na instalação bem como no uso em geral do Ubuntu. E é verdade que não precisa de anti-vírus? Posso instalar em qualquer máquina? Há algum requisito no sistema? No meu caso,pretendo instalar em meu Notebook com Win.8.É possível?
    Espero suas orientações se possível.
    Abraço!
    Edilson Dias.

  • Gninho

    É uma pena a Adobe não ter suporte para ubuntu, para quem é designer é realmente uma pena =[

  • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

    Toda vez que eu formato o Ubuntu e venho aki

  • Aldaney

    Qual o programa para controle financeiro esta disponivel para instalar no Ubuntu?

  • http://www.facebook.com/joaosalless João Sales

    Olá Julian, fiz a atualização para o Gnome 3.6 e agora quando tento abrir as configurações do sistema / Aparência não funciona. Vc sabe como corrigir isso?

  • http://www.facebook.com/people/Edimartin-Martins/100000069069068 Edimartin Martins

    Muito bom o tutorial. Eu nunca consegui instalar a minha Nvidia 9600. Quando chegar em casa eu testo.

  • Vivien

    Obrigado, ajudou muito!!
    Sou “sofredora” no Linux e você conseguiu “amenizar” o meu sofrimento!!

  • http://www.facebook.com/thiago.memoria Thiago Memória

    @julian_fern:disqus desculpe se postei na area errada mais gostaria que você me desse uma ajuda aqui… Bem eu acabei de intalar o Ubuntu 12.10 e fiz alguns dos processos que você descreveu no site. Porém não sei porque, mas o audio dos meus mp3 fica dando um rapido lag tipo como um CD engasgando em um toca CD’s antigo… não sei porque isso mais sera que preciso baixar algum driver de som ou algo do tipo??? Por favor amigo me dê uma luz… e outra as vezez quando eu ligo não sai da tela lilas a luz azul do leitor do hd fica acesa e depois pisca varias vezes e para como se estivesse normal porém ele so fica na tela lilas e não sai disso como resolver??? meu note é um SIM+ 1000m com processador AMD C-60 RADEON GRAPHICS HD memoria de 2GB PLACA DE VIDEO É 512MB

  • ricardo

    HI Julian,
    Em uma linguagem simples e direta resolveram vários prob. e dúvidas. Sou grato e td de bom pra vc.

    At+

  • carlos

    como consiguir faço para conseguir um cd de instalação do ubuntu

  • diego gabriel

    top esse site melhor que eu ja viii no brasil e o melhor certeza

  • http://www.facebook.com/fabricio.tiago.56 Fabricio Tiago

    Onde eu consigo comprar o DVD do ubuntu 12.10, pois quero uma copia em dvd.

    • Amauri

      Baixa e grava em DVD, simples assim!

  • Pablo Barbosa

    O tutorial ta ótimo, mais demorei umas duas horas pra instalar o Nautilus

  • Rodrigo

    Olá instalei os programas listados a cima, só que eu percebi um probleminha no meu ubuntu quando eu clico com o botão direito na a areá de trabalho e vou em “Alterar plano de fundo” ele abra o “Comfigurações de sistema” alguém pode me ajudar?

  • Rodrigo

    Olá instalei os programas listados a cima, só que eu percebi um probleminha no meu ubuntu quando eu clico com o botão direito na a areá de trabalho e vou em “Alterar plano de fundo” ele abra o “Comfigurações de sistema” alguém pode me ajudar?

  • Head Hunter

    Parabens pela postagem. Bem! Duas coisas seriam muito interessantes se incorporadas no Ubuntu e eu não ser dizer se isso é possível ou não. Enfim.
    A primeira é mamão com açucar. Trata-se de um editor de texto linux voltado para programação/desenvolvimento. Algo tipo Notepad, mas moderno como o TextPad e similares. Algo voltado para a codificação de aplicativos em PHP, ASP, JAVA, Scripts e similares. Tenho quase certeza que existe isso por causa do PHP, mas como eu não conheço o Ubuntu gostaria de alguma recomendação nesse sentido.
    A segunda já é mais dificil ou impossível. Veremos. Seria uma espécie de IIS para o Desktop Ubuntu. Eu sei que temos o Apache, mas ele é capaz de interpletar o código ASP 3.0 e o framework 2.0? Qual a orientação para este caso?

  • vitorino dias

    Gostei muito, mas estes procedimentos se aplicam a plataforma ubuntu x64?

  • http://twitter.com/saauloo Saulo de Oliveira

    Tenho um Windows porém gostaria de mudar pro Ubunto, pra saber como é, mas ele não tem suporte com a placa Intel GMA 500, pena =(

  • http://www.facebook.com/rafa.brandao.1 Rafa Brandão

    Após atualizar o Nautilus, sumiu meu icone de “Aparência’ nas configurações…

  • Marcos

    Valeu pelas dicas!

  • http://twitter.com/rafa_brandao_ Rafa Brandão

    Após instalar a atualização do Nautilus o icone de “Aparência” sumiu das configurações… É possivel restaurar ?

    • http://twitter.com/rafa_brandao_ Rafa Brandão

      Ah, caso alguem mais passe por isso, já descobri como reverter ^ ^

      sudo apt-get install gnome-control-center-unity

  • http://www.facebook.com/people/Tiago-Medeiros/100000517924086 Tiago Medeiros

    Eu gostaria de encontrar uma forma de configurar a barra lateral do ubuntu para que ela ficasse fixa quando eu estivesse na “área de trabalho” e gostaria que ela se ocultasse automaticamente quando eu abrir algum programa no Ubuntu 12.10. Essa configuração estava no 11.04 e no 11.10 mas no 12.04 ou ela fica fixa na tela ou fica ocultada sempre e só aparece quando o usuário encosta o mouse na lateral. Existe alguma forma de trazer a configuração da barra lateral do 11.10 para o 12.10?

  • http://twitter.com/anselmojunior Anselmo Junior

    Boa noite, não sei se é só comigo, porém, quando clico no link que indicou para instalar o Linux Sources, aparece a seguinte mensagem quando abre a Central de Programas do Ubuntu: NÃO ENCONTRADO. Não existe um pacote chamado “linux-sources” em sua atual fonte de software.

    O que eu faço, pois há tempos venho lutando com minha placa de vídeo para extrair o máximo dela.

    Desde já valeu pela atenção.

    P.S.: Minha placa de vídeo é

    02:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation G96 [GeForce 9500 GT] (rev a1)

  • Juliano

    Estou com o seguinte problema no meu netbook, depois do fazer login o cursor do mouse desaparece, não tem como trabalhar. Como é que resolvo este problema?

  • Bráulio M

    Após as instalação e instalar todos os programas e extras necessários para as minhas atividades, também instalo e recomendo o

    Ubuntu Tweak :

    http://ubuntu-tweak.com/

    Sucesso ae !

  • Acácio CArlos Tinga

    Recentimente fiz um purge do libreoffice 3.6, mas na sua mais recente versao para instalar o libreoffice 4.0, depois baixei os pacotes do libreoffice 4.0 e seguindo os passos instalei com a central de programas de ubuntu sobre não conclui com a instalacao, algum tempo depois a central de programas, o update-manager e o synaptic quando tento abrir dá a sequinte resposta:
    Failed to load the package list
    This is a serious problem. Try again later. If this problem appears again, please report an error to the developers.
    Details
    E: The package libreoffice-debian-menus needs to be reinstalled, but I can’t find an archive for it.
    Estou a usar Ubuntu 12.10
    Peço uma ajuda, ja tentei com vários comandos corrigir isso ainda não consegui mesmo o terminal quando tento fazer update ou executar outros comandos dá o mesmo erro.

  • Alexandre

    Cara, sem palavras para descrever o tópico. Tinha perdido muito tempo em diversos sites na Web procurando tudo isso. Aqui, achei tudo reunido e explicado.

  • Diego Miranda de Andrade

    Instalei a nova versão do Nautilus e o Ubuntu Tweak, a opção “Aparência” que existia anteriormente nas “Configurações de Sistema” sumiu. Como posso acessar essa opção? Porque gostaria de deixar ele trocando de plano de fundo automaticamente.
    Vlw!

  • NINJUTSU ULTIMATE

    1 -Quando a árvore de diretórios do GNU/Linux for renomeada integralmente para nomes possíveis de serem lembrados por pessoas que não são programadores e administradores de sistemas, ou seja pessoas comuns lendo nomes de pastas que sabem o que significam e para que servem.

    2 – Quando o Steam para Linux aceitar migrar Jogos do Windows para Linux(não comprarei meus 300+ jogos novamente).

    3 – Quando existir apenas uma extensão de instalação na versão no modo IDE(janelas) e mesmo que queira instalar um aplicativo que não seja o nativo 2 clicks para instalar automaticamente ele chama um conversor de extensão e muda a versão deste aplicativo para o nativo do sistema sem que o usuário se preocupe com os detalhes.

    OBS: Quando estas coisas forem nativos de um versão sem a necessidade do usuário nada fazer ocorrerá naturalmente um aumento Exponencial assombroso na quantidade de pessoas que usam linux e esse público será retirado diretamente do windows e eu estarei incluso nessa estatística.

    Quesitos 1 e 3 são imprescindíveis, já o quesito 2 que é muito improvável que ocorra infelizmente, com nisso ocorrerá de 2 uma.

    1) O público que não jogo sairá do windows pra linux caso os 3 quesitos sejam satisfeitos.
    2) Improvável que quem possua jogos no windows mude para linux e perca seus jogos, uma vez que poucas pessoas teriam um pc pra jogar com windows e um pra usar e trabalhar com o Linux,

    Por essas e outras razões e o Android dominou o mundo, pois é o primeiro GNU/LiNUX 100% amigável que qualquer pessoa que apenas saiba ler( e olha que dependendo do que ela for fazer nem isso é necessário) é 100% amigável.

    Tenho um sonho, a Canonical ser vendida para google, eu instalar um Ubuntu e na hora de criar o meu Login e Senha de usuário eu digitar meu email e senha do Google/Gmail. Ele automaticamente sincronizar com minha conta google e buscar todos os aplicativos que possuo no Google Play e poder roda-los no meu PC com Ubuntu/Google.

  • http://www.facebook.com/adabes.matos Adabes Matos

    estou chegando agora ao mundo linux e estou gostando muito,testei muitas distro linux mas a que mais gostei foi o ubuntu e linux mint,optei pelo ubuntu pela funcionalidade e a barra lateral massa demais,pra quem tava cansado de windows e que queria experimentar sistema livre bom demais, e o seu site tem ajudado em muitas duvidas minhas a conhecer melhor o sistema e desfrutar melhor,e ja tou aguardando o 13.04 quero testar logo parabens pelo site continue ajudando quem chega ao mundo linux,sistemas livres sempre.

  • http://www.facebook.com/rafaelvmp Rafael Prado

    Mago como instalo o nautilus 3.6 no ubuntu 12.04.2 lts 64x ?

  • Tiago Tecchio

    “Como sou sádico e gosto de formatar meu notebook a cada 3 ou 4 semanas”, boa, hahaha

  • Renan Araujo Rischiotto

    Muito bom mesmo esse tutorial! me ajudou bastante a começar no mundo linux, já tinha usado um pouco o linux antes, mas voltei a usá-lo….apenas uma observação….o pacote “Linux Sources” postado na parte que fala dos drivers proprietários não funciona =(

  • Maxwell Santos

    Oi bom dia, onde consigo encontra esse adesivo que você tem do Ubuntu no seu notebook?

  • Tirona

    Julian li, e gostei, do seu tutorial, e aprendi muito, ”parabéns”.

  • Renan Araujo Rischiotto

    Atualiza o artigo pra versão 13.04 =)

  • Renan Araujo Rischiotto

    Voltei a usar a versão 12.04….gostaria de saber se é possível utilizar os mesmos comandos de instalação dos plugins multimídia no terminal?
    E também queria saber se a instalação pelo terminal é mais completa do que via interface gráfica?

  • Luiz

    Obrigado pela ajuda, na instalação e customização do ubuntu!

  • jamerson sousa

    pena que não vai ter do ubuntu 13.04

    • barcigian .

      Muita coisa que testei daqui funcionou redondo no raring =D Só o zram que foi diferente # apt-get install zram-config && cat /proc/swaps

  • renan tavares

    Por favor relate este erro do pacote ‘update-manager’ e inclua a seguinte mensagem de erro:
    E:Tipo ” não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list alguem me ajuda?

  • claudio

    O Linux é o melhor sistema operacional já existente estou usando a 3 dias e recomendo.

  • Rodiney D. Cobas

    o meu sistema era o windows,troquei para o Linox e agora depois de formatado não consigo fazer a instalação completa pois o pc me pede uma senha para liberação das atualizações.E assim ainda não consegui fazer as modificações necessárias,o que faço agora?

  • Tiago Santana

    olá !
    Eu usei o instalador do 12.04 ele instalou e reiniciou, mas quando eu escolhi a opção ubuntu não abriu de jeito nenhum !! o que devo fazer para instala esse bendito ubuntu no meu pc já fiz de tudo gravei no DVD no Pendrive fiz tudo do jeito que manda nos tutoriais mas não acontece.