Primeiro beta do Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal" é lançado

Primeiro beta do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” é lançado

Foi liberado hoje, dia 6 de setembro, a primeira versão beta do Ubuntu 12.10Quantal Quetzal“, décima sétima versão da distribuição Linux mais usada em desktops. Como sempre, o release seguiu o calendário oficial de lançamento, que pode ser visto abaixo:

  • 07 de junho de 2012: lançamento da versão Alpha 1;
  • 28 de junho de 2012: lançamento da versão Alpha 2;
  • 26 de julho de 2012: lançamento da versão Alpha 3;
  • 06 de setembro de 2012: lançamento da versão Beta 1;
  • 27 de setembro de 2012: lançamento da versão Beta 2;
  • 18 de outubro de 2012: lançamento da versão final do Ubuntu 12.10 ”Quantal Quetzal“.

Este é o quarto ciclo de testes da versão e traz diversas novidades, como você irá conferir abaixo. Pegue sua pipoca e vamos lá! (:

Mudanças gerais do Ubuntu 12.10 Beta 1

O processo de inclusão da versão 3 do Python continua nessa versão, que deverá deixar de lado a versão anterior do mesmo. Se você ainda estiver desenvolvendo aplicativos em Python 2, a Canonical recomenda a atualização, e os usuários num geral agradecem.

O Apport, gerador de relatórios de erros do Ubuntu, continua sendo ativo por padrão. Agora ele traz melhorias e aparece com menor frequência, além de checar se o bug já foi reportado antes de aparecer. Estamos usando o Ubuntu 12.10 desde o seu Alpha 1 em um ambiente de produção e a janela de erros só apareceu algumas vezes, devido a aplicativos de terceiros, não inclusos na instalação padrão do sistema operacional laranja.

Primeiro beta do Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal" é lançado

Você dificilmente verá essa janelinha no Ubuntu 12.10, a não ser por problemas em softwares de terceiros

O CD com a versão alternate do Ubuntu, usado para instalação do mesmo em computadores que não atingem os requisitos mínimos do sistema, foi descontinuado. O CD oficial agora traz as ferramentas da versão alternate, tornando desnecessária a necessidade de uma segunda .iso.

Na parte gráfica temos uma atualização no X.org e em vários drivers do sistema. Usuários com GPUs Intel e NVidia devem se beneficiar bastante da atualização, que traz um bom aumento em performance. O Compiz agora traz suporte a GLES, fazendo com que o Unity funcione no pandaboard novamente.

O primeiro beta também acompanha o kernel Ubuntu 3.5.0-13.14, que é baseado na versão 3.5.3 do kernel Linux do upstream.

Unity 6.4 chega ao Ubuntu 12.10

A versão beta do Ubuntu 12.10 também traz consigo o Unity 6.4, que traz inúmeras correções de bugs e melhorias, além de novos recursos, como o aguardado Unity Previews.

Efeito coverflow do Unity 6.4

Efeito coverflow do Unity 6.4 em ação. Bacaninha, não acham?

Se você ainda não sabe o que é o Unity Previews, clique no link abaixo e confira:

Diga olá para o novo recurso do Unity no Ubuntu 12.10: Previews

Você pode conferir todas as novidades do Unity 6.4 acessando o link abaixo:

Unity 6.4 chega ao Ubuntu 12.10 e traz o aguardado Unity Previews

Outra novidade referente ao Unity foi a remoção da versão 2D do mesmo, que oferecia suporte a hardwares mais antigos. Agora você pode rodar a versão 3D em qualquer computador (use o bom senso), como você confere acessando o link abaixo:

Unity-2D é removido por padrão do Ubuntu 12.10

Mudanças visuais

O visual dessa versão já começou a receber mudanças, apesar de pequenas. Não, ainda não temos os novos ícones prometidos por Mark Shuttleworth, e não parece que vamos vê-los nesse ciclo, visto que o feature freeze já passou.

O Unity agora não possui mais preenchimento de cores nos ícones fixados ao dock, o que da a ele um visual bastante interessante, como pode ser visto na imagem abaixo:

Comportamento dos ícones do lançador mudou no Unity 6.4

Comportamento dos ícones do lançador mudou no Unity 6.4

Ao navegar pelas opções do sistema podemos ver inúmeras modificações pequenas, mas interessantes, como você confere na imagem abaixo:

Mudanças visuais do Ubuntu 12.10

Caixas de seleção mais bonitas e abas com efeito gradiante, são algumas das novidades do Ubuntu 12.10

Um novo pacote de papéis de parede também chegou ao Ubuntu, trazendo alguns muito bonitos, que deixam até os do Ubuntu 12.04 babando. Ainda não temos nenhuma informação sobre o papel de parede oficial dessa versão, mas estamos no aguardo.

Doze novos papéis de parede chegam ao Ubuntu 12.10

Outra parte do sistema que recebeu mudanças visuais foi a tela de login do sistema, que agora traz um ícone de rede, caixas de seleção mais largas e várias outras modificações.

Ubuntu One também recebeu novidades

O Ubuntu One, plataforma de nuvem pessoal da Canonical, também recebeu novidades nesse beta. Agora ele traz um novo recurso de indicação de amigos, que lhe da uma recompensa de 500MB para cada amigo indicado, podendo chegar até 25GB de espaço gratuito!

Ubuntu One: ganhe 500MB de espaço para cada amigo que você convidar

Outro recurso interessante que chegou ao cliente do serviço nesse ciclo, é o compartilhamento de pastas e arquivos com outros usuários. Apesar de estar disponível via interface web a muito tempo, inúmeros usuários não conheciam o recurso devido a falta de suporte ao cliente oficial, falha essa que foi corrigida na nova versão do mesmo.

Nautilus 3.4 é o padrão do Ubuntu 12.10

A Canonical decidiu ficar com a versão 3.4 do Nautilus e decidir qual rumo tomar no próximo ciclo. A decisão deve-se a quantidade de recursos que o projeto GNOME vinha retirando da última versão do navegador de arquivos, que estava focando demais dispositivos com telas de toque e esquecendo dos usuários desktop.

Nautilus 3.4

Nautilus atual, padrão do Ubuntu 12.10, ainda sem as novidades visuais (Crédito da imagem: iloveubuntu)

Nautilus 3.5

Nova versão do Nautilus, capada pelo projeto GNOME, mas com as novidades visuais do Ubuntu 12.10 (Crédito da imagem: iloveubuntu)

Para quem preferir usar a última versão do navegador de arquivos, ele estará disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu. As mudanças visuais que chegaram com a nova versão ainda não foram aplicadas a versão atual, mas espera-se que sejam aplicadas até o lançamento do Ubuntu 12.10, no dia 18 de outubro.

Central de programas do Ubuntu recebe uma atualização interessante

Um dos destaques do Ubuntu, a Central de programas facilita a vida de usuários novatos e avançados na hora de fazer a instalação de algum software. A versão disponível no beta 1 traz melhorias na performance da mesma, que agora abre um pouco mais rápida.

Outra novidade bastante interessante foi a adição de uma categoria apenas para lentes do Unity, onde podemos encontrar inúmeras lentes que antes estavam disponíveis apenas via a adição de repositórios de terceiros.

Outras modificações e novidades

O LibreOffice agora integra-se ao menu global sem a necessidade de instalação de um aplicativo de terceiros. Além disso, o editor de textos padrão do Ubuntu agora traz suporte nativo ao HUD, a revolução da Canonical.

Nova tela inicial do LibreOffice 3.6

LibreOffice 3.6 também traz uma nova tela inicial e novidades visuais

Falando um pouco sobre suas variações, o Kubuntu agora está mais “gordo” e não cabe mais em um CD, com 1GB. O KDE foi atualizado para a versão 4.9, que traz correções de bugs, melhorias na performance e vários novos recursos.

O Lubuntu 12.10 traz inúmeras novidades visuais, inclusive uma nova identidade visual, com novos ícones, melhorias no tema e um novo pacote de papéis de parede. Se o seu computador não aguenta o Unity ou você simplesmente não gosta do mesmo, vale a pena dar uma olhada para essa variante do Ubuntu.

Você pode conferir um pouco do Ubuntu 12.10 Beta 1 no vídeo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fA0ZIxHZTT4[/youtube]

Download do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” Beta 1

Lembre-se que trata-se de uma versão beta, e por isso não deve ser usada em ambientes de produção. Use-o apenas em máquinas virtuais ou computadores de testes.

Dito isso, vamos aos downloads:

Para mais novidades sobre o primeiro beta do Quantal Quetzal ou suas variantes (Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu…), você pode acessar o wiki do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” Beta 1.

Considerações finais

O lançamento da versão final se aproxima e estamos muito ansiosos. Prometendo ser ainda melhor do que o Ubuntu 12.04, que foi considerada a melhor versão do Ubuntu dos últimas tempos, o ”Quantal Quetzal” está trazendo grandes novidades.

Unity Previews em ação

Unity Previews em ação: ao clicar com o botão direito do mouse em algum item, mais informações e ações são mostradas

Ainda estamos aguardando os novos ícones e as melhorias na performance do Unity como um todo, mas falta pouco pessoal, dia 18 de outubro está quase ai! Lembrando que no dia 17 do mesmo mês, um dia antes do lançamento, estaremos na Latinoware 2012 falando sobre o Ubuntu 12.10, não percam! (:

E vocês, o que esperam do quantal? Já testaram o Beta 1 em uma VM? O que acharam? Deixem seus comentário abaixo! Queremos ler a opinião de todos e iniciar uma discussão (saudável) sobre o assunto :)

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • http://www.facebook.com/ursinha Ursula Junque

    Excelente post!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado @facebook-1471235315:disqus :)

  • http://www.facebook.com/ursinha Ursula Junque

    Excelente post!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado @facebook-1471235315:disqus :)

  • Anderson Dos Santos

    Isso me lembra que eu criei aquelas chaves do ubuntu e registrei no lauchpad… Mas ai formatei (comprei o novo) e me esqueci do pra que serve esssas cousas kkk =/

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Isso me lembra que eu criei aquelas chaves do ubuntu e registrei no lauchpad… Mas ai formatei (comprei o novo) e me esqueci do pra que serve esssas cousas kkk =/

  • http://www.facebook.com/enocknroll Enoque Joseneas

    Olá, eu estou usando o Kubuntu 12.04 e surgiu uma dúvida: A canonical não tinha deixado de lado o KDE no Ubuntu? Há um certo tempo, surgiram boatos dizendo que o KDE não sairia mais como ambiente gráfico nas versões do Ubuntu (Kubuntu). Existe algumas informações à respeito disso? É que eu uso o Kubuntu, e estou muito satisfeito com o KDE! Pretendo continuar com ele. :)

    Obrigado!!

    • Daniel Alves

      Parece que uma empresa resolveu patrocinar a continuidade do Kubuntu.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100000921792333:disqus @4e2508458836c280f71df0b375798c8a:disqus O Kubuntu era patrocinado pela Canonical, ou seja, ela financiava o projeto. Na versão 11.04 se não me engano, o patrocínio foi descontinuado, e o Kubuntu passou a ser cuidado apenas pela comunidade, assim como o Lubuntu e Xubuntu.

        A alguns meses outra empresa entrou em cena e agora é a patrocinadora do projeto.

  • http://www.facebook.com/enocknroll Enoque Joseneas

    Olá, eu estou usando o Kubuntu 12.04 e surgiu uma dúvida: A canonical não tinha deixado de lado o KDE no Ubuntu? Há um certo tempo, surgiram boatos dizendo que o KDE não sairia mais como ambiente gráfico nas versões do Ubuntu (Kubuntu). Existe algumas informações à respeito disso? É que eu uso o Kubuntu, e estou muito satisfeito com o KDE! Pretendo continuar com ele. :)

    Obrigado!!

    • Daniel Alves

      Parece que uma empresa resolveu patrocinar a continuidade do Kubuntu.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100000921792333:disqus @4e2508458836c280f71df0b375798c8a:disqus O Kubuntu era patrocinado pela Canonical, ou seja, ela financiava o projeto. Na versão 11.04 se não me engano, o patrocínio foi descontinuado, e o Kubuntu passou a ser cuidado apenas pela comunidade, assim como o Lubuntu e Xubuntu.

        A alguns meses outra empresa entrou em cena e agora é a patrocinadora do projeto.

  • http://www.facebook.com/alfredo.bonfim Alfredo Bonfim

    Muitas mudanças haverão nesta nova versão do Ubuntu. Com certeza estamos muito ansiosos pelo lançamento da versão final do Ubuntu 12.10!

  • http://www.facebook.com/alfredo.bonfim Alfredo Bonfim

    Muitas mudanças haverão nesta nova versão do Ubuntu. Com certeza estamos muito ansiosos pelo lançamento da versão final do Ubuntu 12.10!

  • Guilherme

    Eu gostei do novo Nautilus. Simples e galante, combinaria com o visual do Ubuntu. Esse Nautilus velho é muito feio.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @c726b6eb59c210c69e1ca1307b109843:disqus O visual continuará o mesmo, eles apenas não tiveram tempo de portar as mudanças visuais para o Nautilus velho, como falei no texto.

      A nova versão do navegador de arquivos retirou MUITAS opções importantes para desktop, por isso a mudança.

  • Guilherme

    Eu gostei do novo Nautilus. Simples e galante, combinaria com o visual do Ubuntu. Esse Nautilus velho é muito feio.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @c726b6eb59c210c69e1ca1307b109843:disqus O visual continuará o mesmo, eles apenas não tiveram tempo de portar as mudanças visuais para o Nautilus velho, como falei no texto.

      A nova versão do navegador de arquivos retirou MUITAS opções importantes para desktop, por isso a mudança.

  • http://www.facebook.com/slacks2 Slack Silva

    julian, essa versao do ubuntu esta mais rapida que a anterior ??

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003794379105:disqus O Ubuntu sempre fica mais rápido, de uma versão para outra. Aqui ele está mais rápido, mas houve uma regressão na última atualização do Compiz, que já deve estar sendo corrigida.

      Algo esperado, afinal de contas, ainda é uma versão de testes.

      • http://www.facebook.com/slacks2 Slack Silva

        Valeu Julian Otimo trabalho !!! :D
        ultima pergunta, vc acha que o tal tema origami que o mark falou vai sair pra essa versao ?? e os icones ??

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100003794379105:disqus Como falei no post, as mudanças visuais já começaram a chegar, mas ainda não sabemos nada sobre os ícones.

  • http://www.facebook.com/slacks2 Slack Silva

    julian, essa versao do ubuntu esta mais rapida que a anterior ??

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003794379105:disqus O Ubuntu sempre fica mais rápido, de uma versão para outra. Aqui ele está mais rápido, mas houve uma regressão na última atualização do Compiz, que já deve estar sendo corrigida.

      Algo esperado, afinal de contas, ainda é uma versão de testes.

      • http://www.facebook.com/slacks2 Slack Silva

        o unity esta mais leve ??
        O unity do 12.04 tava um pouco mais rapido do que o do 11.10 mas mesno assim estava meio lento

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100003794379105:disqus Como falei no post, as mudanças visuais já começaram a chegar, mas ainda não sabemos nada sobre os ícones.

  • Francisco Soares

    Assim que sair a Steam for Linux, eu vou instalar o Ubuntu beta 12.10 :)

    • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

      Vai na fé não vai ser arrepender… te juro

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @twitter-160402006:disqus Espere a versão final do Ubuntu 12.10 sair. Versões betas são versões de testes.

        • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

          AI não é recommendado usar

  • http://twitter.com/forbidden_404 Francisco Soares

    Assim que sair a Steam for Linux, eu vou instalar o Ubuntu beta 12.10 :)

    • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

      Vai na fé não vai ser arrepender… te juro

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @twitter-160402006:disqus Espere a versão final do Ubuntu 12.10 sair. Versões betas são versões de testes.

        • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

          AI não é recommendado usar

  • http://www.facebook.com/jonathangangi Jonathan André Varella Gangi

    Ainda bem que vão manter o nautilus antigo, esse novo ficou um LIXO!!!

  • http://www.facebook.com/jonathangangi Jonathan André Varella Gangi

    Ainda bem que vão manter o nautilus antigo, esse novo ficou um LIXO!!!

  • Rodrigo Santana de Sá

    Cara, até que em fim o Libre Office tem suporte ao HUD! (ou é o contrário?)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-4327b31cca0c98d223401d2076667559:disqus Boa pergunta lol

  • Rodrigo Santana de Sá

    Cara, até que em fim o Libre Office tem suporte ao HUD! (ou é o contrário?)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-4327b31cca0c98d223401d2076667559:disqus Boa pergunta lol

  • Sergio Santana

    Para não mais precisar de um dual boot com o Windows, espero apenas por um bom editor de vídeos e um melhor suporte aos arquivos do Microsoft Oficce.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-ec8794f91221a01997f4e6d11ce47530:disqus Já testou o Pitivi ou o Open Shot?

  • Sergio Santana

    Para não mais precisar de um dual boot com o Windows, espero apenas por um bom editor de vídeos e um melhor suporte aos arquivos do Microsoft Oficce.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-ec8794f91221a01997f4e6d11ce47530:disqus Já testou o Pitivi ou o Open Shot?

  • HNRQCP

    Uma coisa eu sei. Ele já está disponível via update-manager -d

    EU já estou atualizando agora mesmo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @19235b6a18b47f2334798b3ac1080db6:disqus Esta versão está em testes, então caso for utiliza-la, saiba que irão ocorrer MUITOS erros e vários dos softwares que você usa não estarão disponíveis nos repositórios.

  • HNRQCP

    Uma coisa eu sei. Ele já está disponível via update-manager -d

    EU já estou atualizando agora mesmo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @19235b6a18b47f2334798b3ac1080db6:disqus Esta versão está em testes, então caso for utiliza-la, saiba que irão ocorrer MUITOS erros e vários dos softwares que você usa não estarão disponíveis nos repositórios.

  • Samuel

    Pessoal apenas eu tenho esse problema no beta 12.10?
    openjdk-7-jdk:
    Depends: openjdk-7-jre but it is not going to be installed
    ————————————
    openjdk-7-jre:
    Depends: openjdk-7-jre-headless but it is not going to be installed
    Depends: libatk-wrapper-java-jni but it is not going to be installed
    ———————————-
    E depois vai pedindo mais dependencias etc…
    Alguém sabe como instalar o jdk 7 no 12.10 beta?

  • Samuel

    Pessoal apenas eu tenho esse problema no beta 12.10?
    openjdk-7-jdk:
    Depends: openjdk-7-jre but it is not going to be installed
    ————————————
    openjdk-7-jre:
    Depends: openjdk-7-jre-headless but it is not going to be installed
    Depends: libatk-wrapper-java-jni but it is not going to be installed
    ———————————-
    E depois vai pedindo mais dependencias etc…
    Alguém sabe como instalar o jdk 7 no 12.10 beta?

  • http://www.facebook.com/daniel.dilorenzoferreira Daniel Di Lorenzo Ferreira

    To com muito expectativa para com essa versão, principalmente se for mais rápida.

    Só um erro… o torrent da versão 64 bits tá redirecionando pro download da versão server.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003149449816:disqus Corrigido, obrigado por reportar (:

  • http://www.facebook.com/daniel.dilorenzoferreira Daniel Di Lorenzo Ferreira

    To com muito expectativa para com essa versão, principalmente se for mais rápida.

    Só um erro… o torrent da versão 64 bits tá redirecionando pro download da versão server.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003149449816:disqus Corrigido, obrigado por reportar (:

  • Roberto SP

    Eu acho uma pena o pessoal da canonical ter abandonado o bom unity 2d.

    No meu velhíssimo computador desktop que uso pra testar os alphas e betas antes de instalar no note, o unity 2d funciona like a charm, já o tal beta 12-10 unity 3d que em tese funcionaria até em computadores antigos fica só uma tela preta com o ponteiro do mouse.

    Reconheço que se trata de um computador bem antigo, mas não entendo por que abandonar algo que funciona tão bem?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @02cacdfaff6463d4a685c59554d18a60:disqus Estamos em uma versão beta, a transição Unity 3D/2D acabou de ocorrer… vai levar um tempo até estar 100%.

      Quanto ao motivo, o desenvolvedor do Unity 2D saiu da equipe de desenvolvimento e sem ele, pode-se dar foco a apenas uma versão, trazendo melhorias e novos recursos mais rapidamente.

  • Roberto SP

    Eu acho uma pena o pessoal da canonical ter abandonado o bom unity 2d.

    No meu velhíssimo computador desktop que uso pra testar os alphas e betas antes de instalar no note, o unity 2d funciona like a charm, já o tal beta 12-10 unity 3d que em tese funcionaria até em computadores antigos fica só uma tela preta com o ponteiro do mouse.

    Reconheço que se trata de um computador bem antigo, mas não entendo por que abandonar algo que funciona tão bem?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @02cacdfaff6463d4a685c59554d18a60:disqus Estamos em uma versão beta, a transição Unity 3D/2D acabou de ocorrer… vai levar um tempo até estar 100%.

      Quanto ao motivo, o desenvolvedor do Unity 2D saiu da equipe de desenvolvimento e sem ele, pode-se dar foco a apenas uma versão, trazendo melhorias e novos recursos mais rapidamente.

  • Will

    O “previews” do Unity 6 não estão disponíveis aqui…

  • Will

    O “previews” do Unity 6 não estão disponíveis aqui…

  • Ronaldo Henrique

    Está ficando sensacional, a cada versão a Canonical consegue nos surpreender. As pequenas mudanças visuais já estão fazendo uma grande diferença.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Concordo, @ceb6f2f4554e1cdd46d8841d1e83ccce:disqus.

  • Ronaldo Henrique

    Está ficando sensacional, a cada versão a Canonical consegue nos surpreender. As pequenas mudanças visuais já estão fazendo uma grande diferença.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Concordo, @ceb6f2f4554e1cdd46d8841d1e83ccce:disqus.

  • biscoitagem

    Quando sair a versão final, quero atualizar meu 12.04 pra esse. Curti muito.

  • biscoitagem

    Quando sair a versão final, quero atualizar meu 12.04 pra esse. Curti muito.

  • Raquel

    JULIAN, eu tenho uma dúvida, meu notebook não é muito potente por isso queria ficar com o 12.04 o qual roda satisfatoriamente e não atualizar para o 12.10, mas estão falando que a performance está melhor, afinal atualizar ou não? E os programas e temas visuais que eu tenho caso eu atualize a versão entrarão em conflito?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @787f5a1da7ad91afe21958d9d2648d2f:disqus Você pode fazer um teste usando um pendrive, para ver como está a performance. Quanto aos temas visuais, teoricamente, eles funcionarão perfeitamente, assim como os softwares.

  • Raquel

    JULIAN, eu tenho uma dúvida, meu notebook não é muito potente por isso queria ficar com o 12.04 o qual roda satisfatoriamente e não atualizar para o 12.10, mas estão falando que a performance está melhor, afinal atualizar ou não? E os programas e temas visuais que eu tenho caso eu atualize a versão entrarão em conflito?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @787f5a1da7ad91afe21958d9d2648d2f:disqus Você pode fazer um teste usando um pendrive, para ver como está a performance. Quanto aos temas visuais, teoricamente, eles funcionarão perfeitamente, assim como os softwares.

  • meglle

    COMPARTILHADO! Muito bom mesmo em. Nunca aguardei tanto uma versão do
    ubuntu quanto essa. No post diz “Lembre-se que trata-se de uma versão alpha”, mas essa não é uma versão beta? De qualquer forma deu pra entender o recado :D. O novo nautilus está bem mais elegante na minha opinião, eles podiam deixar a nova aparência com as
    antigas funcionalidades enquanto tudo fica mais tranquilo. Já estou
    perdendo as esperanças quanto ao set de novos ícones nessa versão :/ Mas
    tudo já está muito lindo *—-*

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000903813930:disqus Erro de digitação, fiz o post na correria hehe. Obrigado por reportar (:

  • http://www.facebook.com/mauricio.mayke Maurício Mayke

    COMPARTILHADO! Muito bom mesmo em. Nunca aguardei tanto uma versão do
    ubuntu quanto essa. No post diz “Lembre-se que trata-se de uma versão alpha”, mas essa não é uma versão beta? De qualquer forma deu pra entender o recado :D. O novo nautilus está bem mais elegante na minha opinião, eles podiam deixar a nova aparência com as
    antigas funcionalidades enquanto tudo fica mais tranquilo. Já estou
    perdendo as esperanças quanto ao set de novos ícones nessa versão :/ Mas
    tudo já está muito lindo *—-*

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000903813930:disqus Erro de digitação, fiz o post na correria hehe. Obrigado por reportar (:

  • http://www.facebook.com/ph.a.cerqueira Paulo Cerqueira

    Algúem sabe se as “Online Accounts” agora, de fato, funcionam? O rapaz do OMG!Ubuntu pareceu bem empolgado com esta nova versão deste velho recurso. =)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000961098409:disqus O Online Accounts é integrado ao WebApp :)

  • http://www.facebook.com/ph.a.cerqueira Paulo Cerqueira

    Algúem sabe se as “Online Accounts” agora, de fato, funcionam? O rapaz do OMG!Ubuntu pareceu bem empolgado com esta nova versão deste velho recurso. =)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100000961098409:disqus O Online Accounts é integrado ao WebApp :)

  • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

    Só vou atualizar quando pedir

  • http://www.facebook.com/rodrigopvai Rodrigo Henrique

    Só vou atualizar quando pedir

  • ikk

    Será que com o uso do botão direito vão permitir algumas configurações simples, como remover um item da lista de aplicativos recentes? Meu pai teve esse problema (um aplicativo que não lhe interessava ficou na lista de recentes e não saía, já que ele só usa os programas fixados).

    Falei pra ele que o Unity tinha poucas opções de configuração e achamos melhor deixar assim porque não valia a pena sair catando tutorial pra fazer algo simples.

    Dica: “traz” do verbo trazer é com Z e sem acento. ;-)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @d2d4d0b4b293d475c72c41d45edb2ef0:disqus Você pode ir nas configurações de privacidade e apagar os itens por lá… única forma que me vem a cabeça no momento, infelizmente :/

  • ikk

    Será que com o uso do botão direito vão permitir algumas configurações simples, como remover um item da lista de aplicativos recentes? Meu pai teve esse problema (um aplicativo que não lhe interessava ficou na lista de recentes e não saía, já que ele só usa os programas fixados).

    Falei pra ele que o Unity tinha poucas opções de configuração e achamos melhor deixar assim porque não valia a pena sair catando tutorial pra fazer algo simples.

    Dica: “traz” do verbo trazer é com Z e sem acento. ;-)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @d2d4d0b4b293d475c72c41d45edb2ef0:disqus Você pode ir nas configurações de privacidade e apagar os itens por lá… única forma que me vem a cabeça no momento, infelizmente :/

  • Daniel Freitas

    Assim que sair eu vou atualizar logo aqui no desk e instalar no meu new notebruik. xP

  • Daniel Freitas

    Assim que sair eu vou atualizar logo aqui no desk e instalar no meu new notebruik. xP

  • Alex Silva

    Bem, instalei ele aqui no notebook, como uma versão beta que é, ele tem MUITOS bugs, não consegui instalar o Wine por exemplo, nem o Chromium/Chrome nele, mas enfim, é uma versão beta!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1261497808:disqus Estranho, estou usando o Chrome normalmente aqui, assim como o Wine hehe

  • http://www.facebook.com/anarkoticos Alex Silva

    Bem, instalei ele aqui no notebook, como uma versão beta que é, ele tem MUITOS bugs, não consegui instalar o Wine por exemplo, nem o Chromium/Chrome nele, mas enfim, é uma versão beta!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1261497808:disqus Estranho, estou usando o Chrome normalmente aqui, assim como o Wine hehe

  • Daniel

    Posso ir usando a versão beta e ir atualizando conforme for saindo as atualizações?
    Digo, tornar o beta a versão final por atualizações?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @disqus_LWN312qhYZ:disqus Sim. Mas lembre-se que essa é uma versão de testes, portanto não é recomendado usá-la em uma ambiente de produção.

  • Daniel

    Posso ir usando a versão beta e ir atualizando conforme for saindo as atualizações?
    Digo, tornar o beta a versão final por atualizações?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @disqus_LWN312qhYZ:disqus Sim. Mas lembre-se que essa é uma versão de testes, portanto não é recomendado usá-la em uma ambiente de produção.

  • wagimp

    Propaganda da microsoft até nos blogs com conteúdo Linux, agora eu pergunto:
    Estes “blogueiros” pelo menos fazem doações aos desenvolvedores de softwares livres com propaganda suja de uma empresa que pouco se importa com o movimento SL, querem mais é que afundem, ou são mercenários que só querem ganhar dinheiro as custas da comunidade de software livre?
    Judas Digitais?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @d8a33beaec9e93a7d39915912f81fe67:disqus Os anúncios são controlados pelo Google AdSense, ou seja, não controlamos o que é mostrado.

      Quanto ao seu último comentário, somos um time regional do Ubuntu. Tiramos dinheiro do nosso bolso para ir a eventos ajudar usuários, fazer install fests, divulgar o Ubuntu e o software livre, sem contar o fato de que um dos nossos administradores, o Tiago, comando o grupo de tradução do Ubuntu.

      Damos nosso tempo livre (meu trabalho é este blog) para trazer notícias e tutoriais fresquinhos e ajudar os usuários.

      Então, sério, não me venha com essa baboseira de que somos mercenários.

  • wagimp

    Propaganda da microsoft até nos blogs com conteúdo Linux, agora eu pergunto:
    Estes “blogueiros” pelo menos fazem doações aos desenvolvedores de softwares livres com propaganda suja de uma empresa que pouco se importa com o movimento SL, querem mais é que afundem, ou são mercenários que só querem ganhar dinheiro as custas da comunidade de software livre?
    Judas Digitais?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @d8a33beaec9e93a7d39915912f81fe67:disqus Os anúncios são controlados pelo Google AdSense, ou seja, não controlamos o que é mostrado.

      Quanto ao seu último comentário, somos um time regional do Ubuntu. Tiramos dinheiro do nosso bolso para ir a eventos ajudar usuários, fazer install fests, divulgar o Ubuntu e o software livre, sem contar o fato de que um dos nossos administradores, o Tiago, comando o grupo de tradução do Ubuntu.

      Damos nosso tempo livre (meu trabalho é este blog) para trazer notícias e tutoriais fresquinhos e ajudar os usuários.

      Então, sério, não me venha com essa baboseira de que somos mercenários.

  • http://farribeiro.com.br/ Fábio Rodrigues Ribeiro

    Alguém conseguiu fazer o upgrade da versão?

  • http://www.facebook.com/farribeiro Fábio Rodrigues Ribeiro

    Alguém conseguiu fazer o upgrade da versão?

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    gente tem um erro muito chato , algumas imagens aparecem no imagem picture , como abrir essa pelo unity se não aparece a opção ? o efeito dodge window voltou ?

  • http://www.facebook.com/lrochasfc Leandro Rocha Sfc

    gente tem um erro muito chato , algumas imagens aparecem no imagem picture , como abrir essa pelo unity se não aparece a opção ? o efeito dodge window voltou ?

  • Rodrigo

    Dá pra trocar dados com rede w$ ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @b99e40e3168bfd4640c10bb532c72566:disqus Sempre deu, hehe

  • Rodrigo

    Dá pra trocar dados com rede w$ ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @b99e40e3168bfd4640c10bb532c72566:disqus Sempre deu, hehe