Desura: plataforma de games para Linux

Desura: plataforma de games para Linux

Não é nenhuma novidade que, atualmente, o Linux não é um sistema operacional para jogos. Apesar de estarmos crescendo nessa área, ainda não temos o apoio de grandes soft houses, o que complica muito as coisas.

Felizmente muitos estúdios indie estão apostando no Linux, como é o caso da Stabyourself.net, que entrevistamos a alguns dias, mas os estúdios mainstream ainda estão longe do nosso mundo. Alguns deles, como a id software, até nos apoiam, mas são escassos os casos.

Além da falta de apoio por parte dos estúdios, também temos a falta de uma plataforma para games. A Steam é provavelmente a maior plataforma de jogos do mundo atualmente, e apesar de existirem rumores de ela estar vindo para o Linux, ela continua sendo exclusividade do Windows ou Mac.

Mas um novo player entrou no jogo ano passado, trazendo uma plataforma completa de jogos para o Linux: o Desura. Plataforma criada pelo pessoal por trás do site ModDB, um famoso site com mods e extensões para jogos, o Desura é uma plataforma de jogos completa que chegou para suprir a falta da Steam no Linux. O serviço, inclusive, teve o código-fonte do seu software aberto recentemente, mostrando todo seu apoio ao mundo livre.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Desura?

O que é o Desura?

Desura: plataforma de games para o Linux

Logotipo do Desura. Estiloso, não? :)

Como citado acima, o Desura é uma plataforma para jogos. Ao contrário da Steam, o serviço tem como foco games indie e mods, e não grandes estúdios, então não ache que é instalar o Desura e sair jogando Battlefield 3 no Ubuntu.

Como plataforma de jogos o serviço oferece recursos sociais, como mensagens privadas, fóruns, blogs e afins. Você também pode fazer upload de screenshots tiradas durante o jogo e escrever seus próprios reviews para os games presentes no serviço, assim fica mais fácil de saber se vale ou não a pena comprar determinado jogo.

Além dos recursos sociais básicos, você também pode comprar jogos dentro do serviço, que é a principal função da plataforma. Assim como a Steam, temos descontos aqui e a ali, mas no geral, os games são tão baratos que quando saem os descontos, o game sai quase de graça.

Mas é claro que, apesar de termos games pagos, também temos os gratuitos. Muitos jogos famosos no mundo Linux já estão presentes na plataforma, como Alien Arena, Red EclipeWolfenstein: Enemy Territory. É muito legal poder fazer amigos dentro do serviço e combinar partidas on-line :)

Desura: a biblioteca de games, ou a falta dela

Como o serviço ainda é novo, a biblioteca de games ainda está bem aquém do esperado. Para Linux temos um total de 120 jogos, divididos em várias categorias e preços.

Desura: 120 games disponíveis para Linux

Desura: 120 games disponíveis para Linux

Você pode dizer que 120 títulos é algo incrível, mas se compararmos com outras plataformas como Steam ou Origin, o número esta bem baixo ainda. Falta um pouco de divulgação por parte da ModDB e um pouco de interesse dos desenvolvedores, na minha opinião.

A id software, por exemplo, poderia vender Doom 3 ali dentro. Podíamos ter jogos como Gish ou Minecraft sendo vendidos ali. Esse problema é algo que, creio eu, o serviço irá corrigindo com o tempo.

O preço, por outro lado, é incrível. Muito baixo, e ainda por cima, muitos desenvolvedores oferecem descontos volta e meia. Não há espaço para o compartilhamento ilegal quando o preço é acessível a qualquer pessoa.

Dos títulos atualmente disponíveis para Linux no serviço, destaco os abaixo:

  • Amnesia: The Dark Descent
    Provavelmente o melhor game de terror da atualidade. A grande sacada do jogo é não te oferecer arma alguma, o que te deixa com muito medo. Já temos pistas de que Amnesia 2 está vindo também.
  • Postal 2
    Postal 2 foi recentemente adicionado ao Desura e é um dos meus games favoritos da infância. O jogo em si, hoje em dia, é ruim. Mas na época era incrível, ainda mais por termos que jogar escondidos da mãe.
  • World of Goo
    Para quem não conseguiu comprá-lo em algum Humble Bundle da vida, World of Goo também está disponível no Desura. Puzzle indie com gameplay viciante e bem diferente, foi um dos games mais comprados na Central de Programas do Ubuntu em janeiro.
  • Wolfenstein: Enemy Territory
    Um dos melhores FPSs que já pisou na gelada terra dos pinguins. O game, apesar de ser um tanto antigo, tem muitos jogadores e uma das melhores notas no serviço. Uma pena não querer rodar aqui pelo Desura :/
  • 3079
    3079 é uma fusão entre Minecraft e um FPS. Não pude comprá-lo ainda, mas o gameplay que vi nos vídeos parece ser incrivelmente divertido. Se alguém já jogou, por favor deixe seu comentário abaixo :)
Amnesia: The Dark Descent, melhor game de terror da atualidade, disponível no Desura

Amnesia: The Dark Descent, melhor game de terror da atualidade, disponível no Desura

Também existem vários outros títulos, como Osmos, TraumaSurvivors of Ragnarök. Vale a pena dar uma conferida.

Desura: cliente Linux nativo

O motivo de eu gostar tanto do serviço, além dos recursos já citados, é que ele nos traz um cliente Linux. Isso mesmo, o serviço traz um cliente Linux nativo que, diga-se de passagem, integra-se muito bem ao sistema.

Boa parte dos recursos do cliente são na verdade, apenas o site, devido a integração com o framework do Chromium. Parece ser ruim, mas na verdade é algo bem interessante, já que você tem uma experiência parecida tanto no website quanto no software.

Aba "Games" é a padrão do Desura

Aba “Games” é a padrão do Desura

Após o login, a aba padrão é a “Games”, onde você pode ver os games populares, games com desconto, lançamentos, futuros releases e afins. Nessa aba você também pode começar a fazer sua busca pelos jogos, filtrando por categorias como ação, MMO, RPG e etc. Um recurso interessante que encontrei nessa aba é o alphafunding, em que você ajuda financeiramente algum projeto em andamento e como recompensa recebe acesso a novidades antes de todo mundo. Uma versão melhorada do crowdfunding, de certa forma.

A aba “Community” da acesso a grande parte dos recursos sociais da plataforma, como fóruns, grupos, notícias e o profile dos membros. Existem grupos para vários assuntos e jogos, e cada grupo tem seu próprio blog, tutoriais, páginas e afins. Como membro de um grupo você também pode acessar o fórum do mesmo e conversar com outros membros, marcando partidas on-line ou conversando sobre qualquer coisa. Há também o perfil dos usuários, onde você pode ver suas notícias, reviews, screenshots e seus accolades, que são o equivalentes aos achievements de outras plataformas.

Grupo do Desura... no Desura

Grupo do Desura… no Desura :)

A aba “Development” da acesso as ferramentas e recursos para desenvolvedores, como estatísticas de instalações e compras, gerenciamento de atualizações, descontos e coisas afins. Como não sou um desenvolvedor isso é tudo que posso falar sobre a mesma.

A última aba que vale a pena falar, que na verdade é a primeira, é a aba “Play”. É nela que ficam os jogos que você fez download pelo serviço, e obviamente, é por ela que você da início a jogatina. É interessante notar que mesmo jogos não disponíveis no serviço podem ser adicionados. Por exemplo, na imagem abaixo, você vê o game Cave Story +, que não está disponível no serviço ainda, mas que comprei em um Humble Bundle passado.

Jogos instalados no Desura. Não jogo nem metade.

Jogos instalados no Desura. Não jogo nem metade.

Não posso deixar de falar sobre a beleza do cliente, que se integra muito bem ao sistema, como citei lá em cima. Tudo, desde a tela de login, é muito bonito. O serviço também mostra um ícone na barra de cima do Ubuntu, ao lado dos ícones de mensagens. Mas devo dizer que o ícone do serviço no Ubuntu é meio feio.

Instalando o Desura na sua distribuição Linux favorita

A instalação do serviço é um pouco diferente da que estamos acostumados a ensinar aqui, mas nada difícil. O que vamos fazer é baixar o arquivo de instalação do serviço, dar permissões de execução e proceder com a instalação. Todo o processo pode ser feito graficamente, mas para ficar mais divertido e para poder englobar todas as distros, vamos fazer via linha de comando mesmo.

Primeiro de tudo faça seu cadastro no Desura e baixe o arquivo de instalação. Agora precisamos descompactar esse arquivo, então abra o terminal com o atalho <Ctrl + Alt + T> e digite o comando abaixo:

tar xvfz desura-x86_64.tar.gz

Aqui estamos assumindo que você fez o download do arquivo na sua pasta pessoal. Se o arquivo estiver em outro local, navegue até ela usando o comando “cd”. Caso sua distro seja 32 bits e o arquivo que você baixou também, altere o nome do arquivo.

Agora vamos abrir a pasta que foi criada e dar permissão ao arquivo de instalação. Para isso, ainda com o terminal aberto, digite os comandos abaixo, apertando a tecla <Enter> ao final de cada um:

cd desura
chmod +x desura

Agora que o arquivo de instalação tem permissão para ser instalado, basta digitar o comando abaixo e esperar a instalação terminar:

./desura

O instalador irá fazer download de updates e terminar a instalação. Após isso, um atalho para o serviço deverá estar disponível nos seus menus, bastando clicar nele e fazer login no serviço :)

Logando no Desura

Logando no Desura

Desura: considerações finais

No geral, estou gostando muito do serviço. Apesar de poder instalar a Steam no Linux, ter uma opção nativa com uma biblioteca razoável de jogos e com preços acessíveis é muito melhor.

O fato do serviço ter foco nos estúdios indie também me agrada muito, visto que são esses os estúdios que trazem jogos inovadores para nós, gamers, enquanto os grandes estúdios acabam nos trazendo sempre mais do mesmo.

Os servidores do serviço também são muito bons e rápidos. Não tem nenhuma “macumba” como os da Steam, mas aproveitam o máximo da sua conexão. Fiz todos os meus downloads a 1,2 MB/s, com uma conexão de 10Mbps.

Claro que nem tudo são flores, e acho que a implementação de alguns recursos seria algo interessante. Por exemplo, seria legal uma opção mostrando o total de horas jogadas no game X ou uma opção para mudar a aba padrão. Também sinto falta de um recurso que permita a conversa por áudio dentro dos jogos. Um chat como o do XFire também seria bem interessante.

O Desura mostra que, apesar do Linux não ser um sistema operacional para gamers, tem futuro. A situação parece estar mudando, com mais e mais estúdios indie voltando seu desenvolvimento para o mundo livre. Prova disso são os Humble Bundles, que nos trazem inúmeros títulos de qualidade por preços de banana. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas a situação está mudando aos poucos.

Mesmo que você não seja um gamer, deve entender que o fato do Linux não ter uma grande biblioteca de jogos de última geração tem um impacto gigante na sua adoção em desktops. Jogos hoje são partes essenciais da experiência do usuário, assim como navegadores ou editores de texto. Por isso apoiar serviços com o Desura é algo tão importante.

Apesar de sua biblioteca limitada (mas que aumenta a cada dia) e de alguns recursos ainda faltando, o Desura é com certeza a melhor plataforma para jogos disponível para Linux.

Uso, recomendo e apoio o serviço. Espero ver mais títulos em breve, não apenas de estúdios indie, como também de empresas que apoiam o mundo Linux como a id software. Compraria Doom 3 novamente se saísse no Desura.

E você, usa o Desura? O que acha do serviço? Afim de jogar Alien Arena com a gente? Deixe seu comentário abaixo! Estou sempre afim de uma boa partida para aliviar o stress :)

E não esqueçam de seguir o blog Ubuntu-BR-SC no Twittercurtir nossa página no Facebook abaixo e assinar nosso Feed RSS para ter sempre nossas novidades de forma fácil e rápida!

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • Anderson Dos Santos

    Eu uso ele a alguns meses. Recomendo muito =]

    E se vc é produtor pode lançar seu game por ele também!

    Nota 10!

    Minha proxima compra nele sera o Machinarium…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário Anderson :)
      Minha próxima compra é o Amnesia, já que só tenho a versão para Windows rodando no Wine.

      Espero ver mais jogos lá em breve, especialmente Doom 3 =P

      • brunocabral

        Eu tenho o penumbra.
        Quanto a Desura, recentemente traduzi parte da interface. :)

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Como funciona o processo de tradução? Estou com um certo tempo livre, agora que meu HD foi tomar banho, então poderia ajudar nisso :)

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Eu uso ele a alguns meses. Recomendo muito =]

    E se vc é produtor pode lançar seu game por ele também!

    Nota 10!

    Minha proxima compra nele sera o Machinarium…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário Anderson :)
      Minha próxima compra é o Amnesia, já que só tenho a versão para Windows rodando no Wine.

      Espero ver mais jogos lá em breve, especialmente Doom 3 =P

      • Bruno Cabral Peixoto

        Eu tenho o penumbra.
        Quanto a Desura, recentemente traduzi parte da interface. :)

        • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

          Eu uso ele a alguns meses. Recomendo muito =]

          E se vc é produtor pode lançar seu game por ele também!

          Nota 10!

          Minha proxima compra nele sera o Machinarium…

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Obrigado pelo comentário Anderson :)
            Minha próxima compra é o Amnesia, já que só tenho a versão para Windows rodando no Wine.

            Espero ver mais jogos lá em breve, especialmente Doom 3 =P

          • Jujuba

            Show de bola!
            Valeu pela dica!

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Sempre as ordens Jujuba :)

          • Bruno Cabral Peixoto

            Eu tenho o penumbra.
            Quanto a Desura, recentemente traduzi parte da interface. :)

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Como funciona o processo de tradução? Estou com um certo tempo livre, agora que meu HD foi tomar banho, então poderia ajudar nisso :)

          • Marco

            Olá.Eu instalei o desura direitinho mas na hora de logar eu clico em sign in e não acontece mais nada…Poderia me ajudar?

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Como funciona o processo de tradução? Estou com um certo tempo livre, agora que meu HD foi tomar banho, então poderia ajudar nisso :)

  • Jujuba

    Show de bola!
    Valeu pela dica!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Sempre as ordens Jujuba :)

  • Jujuba

    Show de bola!
    Valeu pela dica!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Sempre as ordens Jujuba :)

  • Marco

    Olá.Eu instalei o desura direitinho mas na hora de logar eu clico em sign in e não acontece mais nada…Poderia me ajudar?

  • Michel

    Excelente post, fácil instalação. Porém baixei um jogo gratuito para testar, o mesmo não abriu, desinstalei e tentei outro porém agora não consigo instalar nada, muito menos jogar, tentei fazer update sem sucesso, pensei em desinstalar, alguma sugestão ?

    • Michel

      Ele fica na tela de ”Validating download : nome do jogo ” eternamente e não valida e nem instala.

  • Michel

    Excelente post, fácil instalação. Porém baixei um jogo gratuito para testar, o mesmo não abriu, desinstalei e tentei outro porém agora não consigo instalar nada, muito menos jogar, tentei fazer update sem sucesso, pensei em desinstalar, alguma sugestão ?

    • Michel

      Ele fica na tela de ”Validating download : nome do jogo ” eternamente e não valida e nem instala.

  • http://www.facebook.com/mariobattistotti Mario Battistotti

    Experimentei e não gostei. Como faço para remove-lo?

    • Daniel

      Venda sua alma pro diabo!

Assine!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube

Mais comentados da semana

Posts recomendados