deixar-ubuntu-mais-rapido

Como deixar seu Ubuntu mais rápido

    • Este material é compatível com as seguintes versões do Ubuntu:
    • Ubuntu Ubuntu 12.04 Precise Pangolin LTS

O Ubuntu é um sistema operacional rápido por padrão, mas há formas de deixa-lo ainda melhor e fazê-lo aproveitar melhor os recursos do seu hardware, algo que pode dar um boost de performance considerável, especialmente em computadores antigos.

Na busca pelo presente perfeito para o dia dos namorados, me peguei olhando para algumas peças velhas e computadores antigos que possuo jogados pelo quarto e para o computador da minha namorada, com um Pentium 4, uma placa gráfica integrada da SiS e apenas 512 megabytes de memória. Pensei comigo: “Porque não usar algumas peças antigas e montar um computador melhor para ela?“.

Computador com Ubuntu 12.04 instalado

Presente perfeito para o dia dos namorados? Um computador com Ubuntu é claro! (:

Acabei montando um computador modesto, mas ainda assim, melhor do que ela possuía. As configurações finais ficam assim:

  • Processador: Intel Core 2 Duo 2.0 GHz;
  • Memória RAM: 1 gigabyte DDR2 800 GHz Kingstom;
  • Placa de vídeo: Integrada da VIA.

Como eu disse, configurações modestas, mas melhores do que as que ela tinha. Fiz a instalação do Ubuntu 12.04Precise Pangolin temendo que o Unity não funcionaria com a placa integrada, mas para minha surpresa, o Ubuntu iniciou com o Unity 2D e tudo funcionou de forma rápida, utilizando cerca de 300 megabytes de memória RAM. A performance do sistema estava muito boa, mas porque se contentar com algo bom se podemos ter algo excelente, certo?

Abaixo você confere algumas dicas para deixar seu Ubuntu ainda mais rápido, independente do seu hardware. As dicas também servem para as variantes do sistema operacional laranja, como o Lubuntu, Xubuntu e Kubuntu. Pronto para dar vida nova ao seu computador? Vamos lá então!

Deixando o Ubuntu mais rápido

Instale a última versão do kernel disponível

Atualizações de kernel costumam dar uma nova vida ao seu hardware (ou mata-lo de vez). Se o Ubuntu lhe ofereceu uma atualização de kernel via Gerenciador de Atualizações, faça essa atualização. Novas versões corrigem bugs, trazem novos recursos e melhoram a performance do seu hardware.

Kernel Ubuntu 3.4 instalado no Ubuntu 12.04

Kernel Ubuntu 3.4 instalado no Ubuntu 12.04 com perfeição

O Kernel Ubuntu 3.4, lançado a algumas semanas por exemplo, trouxe uma melhora considerável para usuários com placas de vídeo integradas da Intel, e o Kernel Linux 3.5 promete melhorar consideravelmente a performance de placas de vídeo da ATI.

Instale drivers de vídeo otimizados e atualizados

Drives de vídeo mais novos costumam trazer melhorias, correções de bugs e melhoras na performance, que é o que estamos buscando. Tente manter seus drivers sempre atualizados, sejam eles da empresa que for.

Existe um repositório PPA que além de trazer drivers open source atualizados, ainda os otimiza, trazendo um ganho de performance considerável. Se você estiver usando uma placa de vídeo da SiS, VIA ou Intel, recomendo fortemente que adicione esse repositório em seu sistema e faça as atualizações propostas por ele.

Como deixar seu Ubuntu mais rápido

Mantenha os drivers da sua placa de vídeo sempre atualizados

Para adicionar o PPA abra o terminal com o comando <Ctrl + Alt + T> e digite o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Agora reinicie seu sistema e a performance deve estar melhorada. Alguns problemas que você provavelmente tinha também devem ter sido corrigidos, o que é ótimo, não acha?

Se você possui uma placa de vídeo da ATI ou NVidia, tente ficar de olho nos sites oficiais das empresas para fazer download das atualizações. Mas cuidado: sempre leia as notas da versão para ter certeza de que sua placa é realmente suportada pelo novo driver, visto que a ATI por exemplo, costuma deixar de suportar seus hardwares de tempos em tempos.

Instale o Preload

O Preload é um serviço que roda em background e monitora os softwares que você usa no seu computador, aprendendo quais aplicativos você costuma usar e carregando-os na memória antes de você abri-los, deixando a inicialização do software muito mais rápida.

O serviço não é instalado por padrão no Ubuntu, mas virá instalado na nova versão do elementaryOS, distribuição baseada no Ubuntu que tem um lugar especial no meu coração devido a sua velocidade e extrema beleza. Para fazer a instalação do Preload no Ubuntu basta clicar no botão abaixo. A Central de programas do Ubuntu irá se abrir e você poderá fazer a instalação.

Agora… bom, era só isso mesmo. O serviço rodará em background como falei anteriormente, portanto você não precisa fazer mais nada.

Troque a Swap por zRam

Já falei anteriormente sobre como melhorar a performance do Ubuntu com zRam, mas vale a pena dar uma conferida novamente. O zRam aumenta a performance ao evitar a paginação de disco usando um dispositivo de bloco comprimido na memória RAM, que fica responsável pela paginação, até quando for necessário usar o espaço swap no disco rígido. Em outras palavras, ele usa esse dispositivo de bloco comprimido na memória RAM para paginação ao invés de usar primeiro a paginação em disco propriamente dita (obrigado Tiago!).

Para fazer a instalação do zRam no Ubuntu, abra o terminal com o atalho <Ctrl + Alt + T> e digite o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram && sudo apt-get update && sudo apt-get install zramswap-enabler -y

Como o suporte ativo, basta aproveitar o ganho em performance. Por experiência própria, em máquinas com mais de 1 gigabyte de memória RAM os ganhos não serão tão perceptíveis, mas com máquinas com 1 gigabyte ou menos os ganhos são quase monstruosos, o que me faz perguntar porque cargas d’água a Canonical não deixa o recurso ativo por padrão no Ubuntu.

Desative serviços que inicializam junto com o sistema

Inúmeros softwares e serviços iniciam junto com o seu sistema operacional, independente de qual você usa. Desativar alguns pode diminuir o tempo que seu computador leva para tornar-se utilizável e diminuir o consumo de memória RAM.

Por padrão todos esses softwares e serviços criam uma entrada no menu Aplicativos de sessão, mas a partir do Ubuntu 12.04 essas entradas são ocultas, impossibilitando a desativação dos mesmos. Como no mundo Linux tudo é customizável, essa decisão da Canonical também é, então vamos tornar as entradas visíveis para desativar o que não usamos.

Abra o terminal com o comando <Ctrl + Alt + T> e digite o seguinte comando no terminal:

sudo sed -i "s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g" /etc/xdg/autostart/*.desktop

Agora que todas as entradas estão visíveis, clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito do seu desktop e depois em Aplicativos de sessão. Desative serviços que você não usa, mas tome cuidado para não desativar serviços ou softwares importantes para o sistema. Se você não sabe o que determinado serviço faz, não o desative.

Serviços desativos no Ubuntu 12.04

Desative softwares que inicializam junto com o sistema operacional

Alguns exemplos de entradas que desativei no computador da minha namorada:

  • Agente de chaves SSH: só faço login via SSH nos meus servidores usando meu notebook, e ela com certeza não precisa disso;
  • Bate-papo: entrada do Empathy. Porque iniciar o software junto com o sistema se, assim como eu, ela prefere usar o GTalk no próprio Gmail?
  • Compartilhamento da área de trabalho: serviço que, pessoalmente, nunca uso e duvido que ela usará;
  • Compartilhamento de arquivos pessoais: todos os nossos arquivos ficam no meu notebook, e não pretendemos compartilhar arquivos de mais do que alguns kilobytes entre os computadores, o que pode facilmente ser resolvido usando um pendrive;
  • Gerenciador Bluetooth: o computador que montei pra ela não tem bluetooth, então não há motivos para deixar esse serviço rodando;
  • Gwibber: o Gwibber come recursos da máquina do mesmo jeito que o Homer toma cerveja, então com certeza fica de fora. De qualquer forma, ela prefere a interface web do Twitter e o Polly, um ótimo cliente para Twitter;
  • Monitor de cópia de segurança: como todos os arquivos importantes ficam no meu notebook e meus backups são sincronizados com o Ubuntu One, não precisamos de backups no computador dela;
  • Onboard e Orca screen reader: dois serviços que ela também não precisa, felizmente;
  • Protetor de tela: sempre achei protetores de tela um saco e ela também não gosto, então serviço desativado;
  • Ubuntu One: o serviço de sincronização de arquivos na nuvem da Canonical é ótimo, mas não há necessidade de inicia-lo junto com o sistema (ou sequer instala-lo) em um computador que não tem nada para sincronizar;
  • Verificar novos drivers: todos os componentes deste computador possuem drivers open source, então não há necessidade para os drivers adicionais. Caso eu venha a adicionar uma placa de vídeo (e vou, para ela jogar Ryzom comigo) mais tarde, o serviço é facilmente inicializável usando o dash do Unity.

Lembrando que para desativar uma entrada você deve desmarcar a caixa ao lado dela :)

Use uma interface gráfica mais leve

O Unity deve rodar muito bem caso você tenha 1 gigabyte de memória RAM e pelo menos um processador dual core como é o caso do computador da minha namorada, mas se você ainda tiver um single core e menos de 1 gigabyte de RAM, provavelmente o Ubuntu ficará um pouco pesado para sua máquina.

Desktop do Lubuntu 12.04

Lubuntu 12.04: visual mais simplista, mas consome bem menos recursos da sua máquina

Nesses casos você pode considerar usar interfaces gráficas mais leves, como o LXDE e o XFCE, ou até mesmo usar distribuições alternativas que já usam essas interfaces, como é o caso do Lubuntu e do Xubuntu. Para vocês terem uma ideia, o Lubuntu usa apenas 130 megabytes de memória em uma instalação padrão, um número bem atraente.

Você também tem a opção de usar o Gnome Classic no Ubuntu 12.04, quase da mesma forma que era até o Ubuntu 11.04. A interface não é tão leve como o LXDE, mas é mais leve que o Unity.

Use softwares que exigem menos do seu hardware

Da mesma forma que usar uma interface gráfica mais leve pode ajudar, usar softwares que exijam menos do seu hardware também irá ajudar consideravelmente. Se você só usa o LibreOffice de vez em quando para digitar um texto ou escrever um trabalho de escola, que tal substitui-lo pelo Abiword por exemplo? Você terá menos recursos, mas isso não irá importar porque o que você precisa estará lá. Você pode até abolir esses softwares e usar o Google Docs.

Google Docs no Ubuntu

Que tal substituir o LibreOffice pelo Google Docs, como eu faço?

Ao invés do Google Chrome ou do Firefox você pode usar o Midori, um navegador web bastante leve, com recursos bem interessantes e muito rápido. Você pode encontrar alternativas mais leves para quase qualquer software disponível no Ubuntu, basta googlar um pouco :)

Dica de ouro: use a cabeça para pensar

A última dica é provavelmente a mais importante: use sua cabeça para pensar, não apenas para segurar seus cabelos. Vejo muitos usuários reclamando do Ubuntu simplesmente porque a versão mais nova, lançada em 2012, não roda em seu computador do tempo em que a Hebe era virgem. Usem a cabeça pessoal, estamos falando de um sistema operacional de 2012, é claro que ele exigirá mais do seu hardware do que sistemas operacionais mais antigos.

Escute os conselhos do Yoda para o Ubuntu

Fiquem ligados hein? Todos sabem que o Yoda não mente

Já que estamos usando a cabeça para pensar, que tal desinstalar aquelas 150 extensões do Google Chrome e Firefox que você tem instalado e não usa? Extensões também consomem memória RAM e processamento, então se você não usa alguma, desative-a. Você realmente precisa daquela extensão que lhe mostra os últimos tweets as custas de 100 megabytes de memória RAM? Usar a interface web não é tão ruim assim.

E finalmente, deixe a preguiça de lado e faça as atualizações do Ubuntu. Tenho certeza de que muitos usuários não o fazem e não sabem que com atualizações, ganhos em performance podem aparecer. Vocês sabiam que o Unity 5.12 corrigiu os erros de performance OpenGL? Pois é, quem atualizou ganhou inúmeros FPSs a mais em seus aplicativos OpenGL, como os games do último Humble Bundle por exemplo.

Considerações finais

No final de toda essa otimização, deixando algumas dessas dicas de lado (ela ama o Google Chrome assim como eu), o computador dela está rodando o Ubuntu 12.04Precise Pangolin” com o Unity 2D ativo usando apenas 240 megabytes de memória RAM e perto de 10% de uso da CPU, com tudo rodando lisinho lisinho.

Desktop do Ubuntu 12.04 "Precise Pangolin"

Ubuntu 12.04: uso de recursos da máquina ao final da otimização é aceitável

Claro que estes números irão subir assim que ela chegar e começar a usar mais intensamente, mas para um computador modesto e bem antigo, a performance está perfeita. Não se compara ao meu notebook e seu Intel Core i5 Sandy Bridge é claro, mas para o uso diário de um usuário comum, não deixa a desejar nem um pouco.

E você leitor, o que costuma fazer para melhorar a performance do seu Ubuntu? Gostou das dicas e as colocou em uso? Deixem seus comentários abaixo! Adoro ler comentários, eles com certeza me mantem entretido :)

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Recomendo o Xubuntu ao invés do Lubuntu… além de ser mais estável, o primeiro consome mais RAM, mas é mais bem acabado.

    Recomendo também atualizar o XFCE para a versão 4.10 – que está show de bola!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003765578957:disqus Isso já é questão de gosto ao meu ver. Testei ambas as distribuições e preferi o Lubuntu, assim como a Estela (minha namorada).

      Depois de algumas customizadas e modificações ele ficou show de bola. Só não gosto muito do tema visual padrão dele hehe

      • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

        Acho que é preciso mencionar uma experiência minha: não saia instalando tudo o que o Julian posta, porque vai ficar lento hehehehe
        Agora falando sério, uma dica importante ao meu ver: use o mínimo de PPA’s possíveis, com o mínimo de programas instalados. Isso gera menos updates, e menos problemas com aplicações.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100003765578957:disqus True. Ainda mais porque o pessoal parece NÃO saber ler, porque vejo MUITO comentário no blog com reclamações sobre o PPA X, quando na verdade o problema é o PPA Y que deixou de suportar a versão do Ubuntu que o usuário utiliza.

  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Recomendo o Xubuntu ao invés do Lubuntu… além de ser mais estável, o primeiro consome mais RAM, mas é mais bem acabado.

    Recomendo também atualizar o XFCE para a versão 4.10 – que está show de bola!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003765578957:disqus Isso já é questão de gosto ao meu ver. Testei ambas as distribuições e preferi o Lubuntu, assim como a Estela (minha namorada).

      Depois de algumas customizadas e modificações ele ficou show de bola. Só não gosto muito do tema visual padrão dele hehe

      • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

        Acho que é preciso mencionar uma experiência minha: não saia instalando tudo o que o Julian posta, porque vai ficar lento hehehehe
        Agora falando sério, uma dica importante ao meu ver: use o mínimo de PPA’s possíveis, com o mínimo de programas instalados. Isso gera menos updates, e menos problemas com aplicações.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100003765578957:disqus True. Ainda mais porque o pessoal parece NÃO saber ler, porque vejo MUITO comentário no blog com reclamações sobre o PPA X, quando na verdade o problema é o PPA Y que deixou de suportar a versão do Ubuntu que o usuário utiliza.

  • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

    Recomendo o Xubuntu ao invés do Lubuntu… além de ser mais estável, o primeiro consome mais RAM, mas é mais bem acabado.

    Recomendo também atualizar o XFCE para a versão 4.10 – que está show de bola!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-100003765578957:disqus Isso já é questão de gosto ao meu ver. Testei ambas as distribuições e preferi o Lubuntu, assim como a Estela (minha namorada).

      Depois de algumas customizadas e modificações ele ficou show de bola. Só não gosto muito do tema visual padrão dele hehe

      • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

        Acho que é preciso mencionar uma experiência minha: não saia instalando tudo o que o Julian posta, porque vai ficar lento hehehehe
        Agora falando sério, uma dica importante ao meu ver: use o mínimo de PPA’s possíveis, com o mínimo de programas instalados. Isso gera menos updates, e menos problemas com aplicações.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100003765578957:disqus True. Ainda mais porque o pessoal parece NÃO saber ler, porque vejo MUITO comentário no blog com reclamações sobre o PPA X, quando na verdade o problema é o PPA Y que deixou de suportar a versão do Ubuntu que o usuário utiliza.

  • Daniel Freitas

    Muita gente não usa a cabeça e acaba por culpar o sistema.
    Conheço alguns cabeça-dura assim…

    Gostei das dicas. ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @DanieldeOliveira:disqus Quando se é blogueiro e se vive disso, você encontra MUITA gente assim, infelizmente. Obrigado pelo elogio :)

  • http://mygpl.us/dandanieloliveira Daniel de Oliveira

    Muita gente não usa a cabeça e acaba por culpar o sistema.
    Conheço alguns cabeça-dura assim…

    Gostei das dicas. ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @DanieldeOliveira:disqus Quando se é blogueiro e se vive disso, você encontra MUITA gente assim, infelizmente. Obrigado pelo elogio :)

  • http://mygpl.us/danieloliveira Daniel de Oliveira

    Muita gente não usa a cabeça e acaba por culpar o sistema.
    Conheço alguns cabeça-dura assim…

    Gostei das dicas. ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @DanieldeOliveira:disqus Quando se é blogueiro e se vive disso, você encontra MUITA gente assim, infelizmente. Obrigado pelo elogio :)

  • http://twitter.com/OAlexM992 Alex Maximiano

    otimas dicas. Usei todas no meu notebook! :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-556436071:disqus Opa, e como ficou a performance, melhorou? :)

  • http://twitter.com/OAlexM992 Alex Maximiano

    otimas dicas. Usei todas no meu notebook! :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-556436071:disqus Opa, e como ficou a performance, melhorou? :)

  • http://twitter.com/OAlexM992 Alex Maximiano

    otimas dicas. Usei todas no meu notebook! :)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-556436071:disqus Opa, e como ficou a performance, melhorou? :)

  • Sandelas

    Tenho um notebook com 8GB de ram e gostaria de saber se você acha que esse PRELOAD poderá trazer alguma velocidade no meu Ubuntu?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @Sandelas:disqus A performance irá melhorar sim, ela só não será tão perceptível quanto para um computador com pouca memória RAM.

      • Sandelas

        Beleza @julian_fern:disqus daqui a pouco irei instalar ele no meu note :).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @Sandelas:disqus Notou alguma melhoria? :)

  • Sandelas

    Tenho um notebook com 8GB de ram e gostaria de saber se você acha que esse PRELOAD poderá trazer alguma velocidade no meu Ubuntu?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @Sandelas:disqus A performance irá melhorar sim, ela só não será tão perceptível quanto para um computador com pouca memória RAM.

      • Sandelas

        Beleza @julian_fern:disqus daqui a pouco irei instalar ele no meu note :).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @Sandelas:disqus Notou alguma melhoria? :)

  • Sandelas

    Tenho um notebook com 8GB de ram e gostaria de saber se você acha que esse PRELOAD poderá trazer alguma velocidade no meu Ubuntu?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @Sandelas:disqus A performance irá melhorar sim, ela só não será tão perceptível quanto para um computador com pouca memória RAM.

      • Sandelas

        Beleza @julian_fern:disqus daqui a pouco irei instalar ele no meu note :).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @Sandelas:disqus Notou alguma melhoria? :)

  • Anderson Dos Santos

    Eu tambem, estou fazendo as dicas nesse momento :3
    Tenho um P IV 2.8, 1GB de Ram.
    Adoro o firefox, mas tive que ceder pro Chromium (Chrome azul) por causa do ganha absurdo de performace :3

    To configurando aqui, ai é reiniciar e torcer pra não dar azia no meu pc (6 aninhos ja :3)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001105823750:disqus,
      Depois de feita as configurações deixe um comentário aqui contando como ficou a performance, se possível :)

    • Anderson Dos Santos

      Até o momento… Com exceção da atualização do Kernel eu segui todos os passos e reiniciei a maquina aqui. O Ganho de performance foi notável. As janelas e aplicativos estão abrindo mais rápido e a inicialização do desktop também. O unico programa que continua pesadão é a Central de Download. Aciono ele e pimba o processamento vai la no auto. Eu gostei muito do Unity e uso o Unity 2D mesmo sabendo que se perde um pouco de memoria com ele em relação ao X e ao L, mas estou instalando o Xfce para testar. :3

      Atualizando … =D 226 mega de ram usados apenas com XCFE :3

      Totalmente funcional e o pc ta igual a um avião…

      Masss eu acho Unity mais bonito e estou voltando pra la =D

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001105823750:disqus Também não consigo deixar o Unity de lado hehe

        Infelizmente a Central de programas do Ubuntu ainda precisa uma BOA otimização, porque ela ainda é lenta e pesada.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Eu tambem, estou fazendo as dicas nesse momento :3
    Tenho um P IV 2.8, 1GB de Ram.
    Adoro o firefox, mas tive que ceder pro Chromium (Chrome azul) por causa do ganha absurdo de performace :3

    To configurando aqui, ai é reiniciar e torcer pra não dar azia no meu pc (6 aninhos ja :3)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001105823750:disqus,
      Depois de feita as configurações deixe um comentário aqui contando como ficou a performance, se possível :)

    • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

      Até o momento… Com exceção da atualização do Kernel eu segui todos os passos e reiniciei a maquina aqui. O Ganho de performance foi notável. As janelas e aplicativos estão abrindo mais rápido e a inicialização do desktop também. O unico programa que continua pesadão é a Central de Download. Aciono ele e pimba o processamento vai la no auto. Eu gostei muito do Unity e uso o Unity 2D mesmo sabendo que se perde um pouco de memoria com ele em relação ao X e ao L, mas estou instalando o Xfce para testar. :3

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001105823750:disqus Também não consigo deixar o Unity de lado hehe

        Infelizmente a Central de programas do Ubuntu ainda precisa uma BOA otimização, porque ela ainda é lenta e pesada.

  • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

    Eu tambem, estou fazendo as dicas nesse momento :3
    Tenho um P IV 2.8, 1GB de Ram.
    Adoro o firefox, mas tive que ceder pro Chromium (Chrome azul) por causa do ganha absurdo de performace :3

    To configurando aqui, ai é reiniciar e torcer pra não dar azia no meu pc (6 aninhos ja :3)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001105823750:disqus,
      Depois de feita as configurações deixe um comentário aqui contando como ficou a performance, se possível :)

    • http://www.facebook.com/people/Anderson-Dos-Santos/100001105823750 Anderson Dos Santos

      Até o momento… Com exceção da atualização do Kernel eu segui todos os passos e reiniciei a maquina aqui. O Ganho de performance foi notável. As janelas e aplicativos estão abrindo mais rápido e a inicialização do desktop também. O unico programa que continua pesadão é a Central de Download. Aciono ele e pimba o processamento vai la no auto. Eu gostei muito do Unity e uso o Unity 2D mesmo sabendo que se perde um pouco de memoria com ele em relação ao X e ao L, mas estou instalando o Xfce para testar. :3

      Atualizando … =D 226 mega de ram usados apenas com XCFE :3

      Totalmente funcional e o pc ta igual a um avião…

      Masss eu acho Unity mais bonito e estou voltando pra la =D

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001105823750:disqus Também não consigo deixar o Unity de lado hehe

        Infelizmente a Central de programas do Ubuntu ainda precisa uma BOA otimização, porque ela ainda é lenta e pesada.

  • http://twitter.com/fabikens Fabiana ツ

    Julian!!! Ótimas dicas!!!!
    Que namorado gente boa heim?? =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @twitter-475367914:disqus :)
      Ela é o amor da minha vida, então nada melhor do que deixa-la mais feliz hehe

      • Kowalski

        Julian, sua namorada está com um PC tem configuração parecida com o meu! rsrs

        Uso um Pentium Dual-Core 2 GHz, 4 GB DDR3 (recém instalada) e placa-mãe com driver de vídeo Intel e áudio “onboard” da VIA.

        Com essa configuração, os gráficos do Ubuntu 12.04 ficaram melhores e o sistema, mais rápido. =)

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @f42368b9ca2f2adc8af45d659280cc91:disqus Esses 4 gigabytes DDR3 ai fazem uma diferença incrível cara, não menospreze o poder que uma adição de RAM tem haha

          Drivers de vídeo da Intel, minha paixão :)

  • http://twitter.com/fabikens Fabiana

    Julian!!! Ótimas dicas!!!!
    Que namorado gente boa heim?? =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @twitter-475367914:disqus :)
      Ela é o amor da minha vida, então nada melhor do que deixa-la mais feliz hehe

      • Kowalski

        Julian, sua namorada está com um PC tem configuração parecida com o meu! rsrs

        Uso um Pentium Dual-Core 2 GHz, 4 GB DDR3 (recém instalada) e placa-mãe com driver de vídeo Intel e áudio “onboard” da VIA.

        Com essa configuração, os gráficos do Ubuntu 12.04 ficaram melhores e o sistema, mais rápido. =)

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @f42368b9ca2f2adc8af45d659280cc91:disqus Esses 4 gigabytes DDR3 ai fazem uma diferença incrível cara, não menospreze o poder que uma adição de RAM tem haha

          Drivers de vídeo da Intel, minha paixão :)

  • http://twitter.com/fabikens Fabiana

    Julian!!! Ótimas dicas!!!!
    Que namorado gente boa heim?? =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @twitter-475367914:disqus :)
      Ela é o amor da minha vida, então nada melhor do que deixa-la mais feliz hehe

      • Kowalski

        Julian, sua namorada está com um PC tem configuração parecida com o meu! rsrs

        Uso um Pentium Dual-Core 2 GHz, 4 GB DDR3 (recém instalada) e placa-mãe com driver de vídeo Intel e áudio “onboard” da VIA.

        Com essa configuração, os gráficos do Ubuntu 12.04 ficaram melhores e o sistema, mais rápido. =)

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @f42368b9ca2f2adc8af45d659280cc91:disqus Esses 4 gigabytes DDR3 ai fazem uma diferença incrível cara, não menospreze o poder que uma adição de RAM tem haha

          Drivers de vídeo da Intel, minha paixão :)

  • Wellington

    A dicas são são boas, mas particularmente gosto de deixar o sistema com as configurações que o próprio sistema estabelece como necessária o resto a otimização deixo por conta da actualizações automáticas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f4ead8c5c02264bb646a5d131a95c870:disqus Mas nem sempre as configurações padrões são o melhor para o seu hardware. Levando em consideração que o Ubuntu procura ser compatível com a maior quantidade de hardwares possíveis, há muita coisa instalada que é desnecessária, assim como muitos serviços e configurações. Se você não possui bluetooth por exemplo, porque deixar o serviço rodando?

  • Wellington

    A dicas são são boas, mas particularmente gosto de deixar o sistema com as configurações que o próprio sistema estabelece como necessária o resto a otimização deixo por conta da actualizações automáticas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f4ead8c5c02264bb646a5d131a95c870:disqus Mas nem sempre as configurações padrões são o melhor para o seu hardware. Levando em consideração que o Ubuntu procura ser compatível com a maior quantidade de hardwares possíveis, há muita coisa instalada que é desnecessária, assim como muitos serviços e configurações. Se você não possui bluetooth por exemplo, porque deixar o serviço rodando?

  • Wellington

    A dicas são são boas, mas particularmente gosto de deixar o sistema com as configurações que o próprio sistema estabelece como necessária o resto a otimização deixo por conta da actualizações automáticas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f4ead8c5c02264bb646a5d131a95c870:disqus Mas nem sempre as configurações padrões são o melhor para o seu hardware. Levando em consideração que o Ubuntu procura ser compatível com a maior quantidade de hardwares possíveis, há muita coisa instalada que é desnecessária, assim como muitos serviços e configurações. Se você não possui bluetooth por exemplo, porque deixar o serviço rodando?

  • Gerson Deutner da Silva

    Ótima dica!
    Eu tenho um Celeron Dual Core 2.5, 2 gb de RAM, placa de vídeo integrada. Poderia rodar o Ubuntu lisinho, se não fosse um probleminha: EU SOU APAIXONADO POR DESEMPENHO!
    Assim, instalei o Madbox 12.04 (openbox + lxpanel, baseado no Ubuntu) e ainda substituí o lxpanel pelo tint2 além de deixar o xfce4-clipman rodando ao fundo.
    Assim, eu tenho o sistema mais leve (93 mb) e funcional que eu já tive, o tint2 bem configurado deixa as coisas muito dinâmicas!

    • http://www.facebook.com/shirulkm Leandro Kiyoshi Miyabayashi

      Tenho um netbook Aspire One ZG5 (atom, 8gb de ssd e 512mb de ram) e uso o Madbox tbm, pra mim foi ótimo, tava usando o Crunchbang (baseado no Debian), mas mudei pro Madbox por ser baseado no Ubuntu e ter mais facilidades e pacotes mais atuais.

      Cmg o Madbox ta usando 70mb de ram qndo iniciado o sistema.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @google-ba50af3b48f5eb561e57f3c1adcebb4e:disqus @facebook-1321012484:disqus Sou apaixonado por desempenho apenas em websites e servidores, para desktops procuro sempre uma boa relação entre recursos e desempenho :)

        • Gerson Deutner da Silva

          @julian_fern:disqus pois é, cara, eu tbm. Mas pra mim essa é a melhor relação recursos/desempenho, eu até já tentei usar o gnome, o unity e até o KDE mas o meu rendimento cai assustadoramente! Acabei percebendo que o openbox é a minha praia mesmo. Além disso, bem configurado, fica muito bonito! =D

          Uma pergunta: para os usuários mais experientes, vale à instalar esse preload ao invés de já colocar os programas que mais usa na inicialização? Eu, por exemplo, deixo o chromium e o pcmanfm iniciando com o sistema.
          Valeu! o/

      • Gerson Deutner da Silva

        Legal! Aqui eu coloquei o xfce4-clipman, deve ser isso.

      • Gerson Deutner da Silva

        Já usei também o Crushbang e o Archbang, nenhum é tão leve e tão fácil de usar quanto o madbox, pelo menos pra mim. Valeu!

        • Nihilus

          Bem que eu tentei usar o MadBox… mas apesar de bonito e leve ele não tem um monte de coisas… por exemplo quando nao tenho permissão para fazer algo, ao invez de pedir pela senha do root ele apenas informa que não posso faze-lo…
          Alguém sabe como arrumar isso?

          • Nihilus

            E tem adiciona os programas instalados 2 vezes no lançador de arquivos :

          • Gerson Deutner da Silva

            o pcmanfm tem um atalho para os aplicativos mesmo, ter 2…. deve ser algum bug. Pra mim isso é muuito útil, já que eu não tenho menu na barra de tarefas.
            Valeu! o/

          • Gerson Deutner da Silva

            Pois é, pra mim isso não faz falta, sempre faço isso pelo terminal mesmo. Isso acontece pq o madbox não tem o pacote “gksu”, pra funcionar desse jeito, tu tem que editar os arquivos “.desktop” em /usr/share/applications e trocar o comando por gksudo comando. Exemplo: gksudo synaptic
            Ou, simplesmente vá no terminal e digite “sudo synaptic”, como eu faço.

  • Gerson Deutner da Silva

    Ótima dica!
    Eu tenho um Celeron Dual Core 2.5, 2 gb de RAM, placa de vídeo integrada. Poderia rodar o Ubuntu lisinho, se não fosse um probleminha: EU SOU APAIXONADO POR DESEMPENHO!
    Assim, instalei o Madbox 12.04 (openbox + lxpanel, baseado no Ubuntu) e ainda substituí o lxpanel pelo tint2 além de deixar o xfce4-clipman rodando ao fundo.
    Assim, eu tenho o sistema mais leve (93 mb) e funcional que eu já tive, o tint2 bem configurado deixa as coisas muito dinâmicas!

    • http://www.facebook.com/shirulkm Leandro Kiyoshi Miyabayashi

      Tenho um netbook Aspire One ZG5 (atom, 8gb de ssd e 512mb de ram) e uso o Madbox tbm, pra mim foi ótimo, tava usando o Crunchbang (baseado no Debian), mas mudei pro Madbox por ser baseado no Ubuntu e ter mais facilidades e pacotes mais atuais.

      Cmg o Madbox ta usando 70mb de ram qndo iniciado o sistema.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @google-ba50af3b48f5eb561e57f3c1adcebb4e:disqus @facebook-1321012484:disqus Sou apaixonado por desempenho apenas em websites e servidores, para desktops procuro sempre uma boa relação entre recursos e desempenho :)

        • Gerson Deutner da Silva

          @julian_fern:disqus pois é, cara, eu tbm. Mas pra mim essa é a melhor relação recursos/desempenho, eu até já tentei usar o gnome, o unity e até o KDE mas o meu rendimento cai assustadoramente! Acabei percebendo que o openbox é a minha praia mesmo. Além disso, bem configurado, fica muito bonito! =D

          Uma pergunta: para os usuários mais experientes, vale à instalar esse preload ao invés de já colocar os programas que mais usa na inicialização? Eu, por exemplo, deixo o chromium e o pcmanfm iniciando com o sistema.
          Valeu! o/

      • Gerson Deutner da Silva

        Legal! Aqui eu coloquei o xfce4-clipman, deve ser isso.

      • Gerson Deutner da Silva

        Já usei também o Crushbang e o Archbang, nenhum é tão leve e tão fácil de usar quanto o madbox, pelo menos pra mim. Valeu!

        • Nihilus

          Bem que eu tentei usar o MadBox… mas apesar de bonito e leve ele não tem um monte de coisas… por exemplo quando nao tenho permissão para fazer algo, ao invez de pedir pela senha do root ele apenas informa que não posso faze-lo…
          Alguém sabe como arrumar isso?

          • Nihilus

            E tem adiciona os programas instalados 2 vezes no lançador de arquivos :

          • Gerson Deutner da Silva

            o pcmanfm tem um atalho para os aplicativos mesmo, ter 2…. deve ser algum bug. Pra mim isso é muuito útil, já que eu não tenho menu na barra de tarefas.
            Valeu! o/

          • Gerson Deutner da Silva

            Pois é, pra mim isso não faz falta, sempre faço isso pelo terminal mesmo. Isso acontece pq o madbox não tem o pacote “gksu”, pra funcionar desse jeito, tu tem que editar os arquivos “.desktop” em /usr/share/applications e trocar o comando por gksudo comando. Exemplo: gksudo synaptic
            Ou, simplesmente vá no terminal e digite “sudo synaptic”, como eu faço.

  • Gerson Deutner da Silva

    Ótima dica!
    Eu tenho um Celeron Dual Core 2.5, 2 gb de RAM, placa de vídeo integrada. Poderia rodar o Ubuntu lisinho, se não fosse um probleminha: EU SOU APAIXONADO POR DESEMPENHO!
    Assim, instalei o Madbox 12.04 (openbox + lxpanel, baseado no Ubuntu) e ainda substituí o lxpanel pelo tint2 além de deixar o xfce4-clipman rodando ao fundo.
    Assim, eu tenho o sistema mais leve (93 mb) e funcional que eu já tive, o tint2 bem configurado deixa as coisas muito dinâmicas!

    • http://www.facebook.com/shirulkm Leandro Kiyoshi Miyabayashi

      Tenho um netbook Aspire One ZG5 (atom, 8gb de ssd e 512mb de ram) e uso o Madbox tbm, pra mim foi ótimo, tava usando o Crunchbang (baseado no Debian), mas mudei pro Madbox por ser baseado no Ubuntu e ter mais facilidades e pacotes mais atuais.

      Cmg o Madbox ta usando 70mb de ram qndo iniciado o sistema.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @google-ba50af3b48f5eb561e57f3c1adcebb4e:disqus @facebook-1321012484:disqus Sou apaixonado por desempenho apenas em websites e servidores, para desktops procuro sempre uma boa relação entre recursos e desempenho :)

        • Gerson Deutner da Silva

          @julian_fern:disqus pois é, cara, eu tbm. Mas pra mim essa é a melhor relação recursos/desempenho, eu até já tentei usar o gnome, o unity e até o KDE mas o meu rendimento cai assustadoramente! Acabei percebendo que o openbox é a minha praia mesmo. Além disso, bem configurado, fica muito bonito! =D

          Uma pergunta: para os usuários mais experientes, vale à instalar esse preload ao invés de já colocar os programas que mais usa na inicialização? Eu, por exemplo, deixo o chromium e o pcmanfm iniciando com o sistema.
          Valeu! o/

      • Gerson Deutner da Silva

        Legal! Aqui eu coloquei o xfce4-clipman, deve ser isso.

      • Gerson Deutner da Silva

        Já usei também o Crushbang e o Archbang, nenhum é tão leve e tão fácil de usar quanto o madbox, pelo menos pra mim. Valeu!

        • Nihilus

          Bem que eu tentei usar o MadBox… mas apesar de bonito e leve ele não tem um monte de coisas… por exemplo quando nao tenho permissão para fazer algo, ao invez de pedir pela senha do root ele apenas informa que não posso faze-lo…
          Alguém sabe como arrumar isso?

          • Nihilus

            E tem adiciona os programas instalados 2 vezes no lançador de arquivos :

          • Gerson Deutner da Silva

            o pcmanfm tem um atalho para os aplicativos mesmo, ter 2…. deve ser algum bug. Pra mim isso é muuito útil, já que eu não tenho menu na barra de tarefas.
            Valeu! o/

          • Gerson Deutner da Silva

            Pois é, pra mim isso não faz falta, sempre faço isso pelo terminal mesmo. Isso acontece pq o madbox não tem o pacote “gksu”, pra funcionar desse jeito, tu tem que editar os arquivos “.desktop” em /usr/share/applications e trocar o comando por gksudo comando. Exemplo: gksudo synaptic
            Ou, simplesmente vá no terminal e digite “sudo synaptic”, como eu faço.

  • Paulo Cesar

    Olá Julian.
    Legal fazer usar o Ubuntu com IGP da VIA.
    Vi que comentaste a respeito de IGP SiS, a qual não consigo fazer o Ubuntu 12.04 LTS nem iniciar a parte gráfica pelo LiveCD de 32 ou 64 bits. A IGP é uma SiS M672+968 MutioL. Só com Mandriva/Mageia ela funciona, pois não há o driver “sisimedia” no Ubuntu por padrão. Mesmo esse driver, só entrega aceleração 2D razoável para um 720p no Youtube e nada mais.

    Atualmente, estou usando o Debian 6, mas com o driver (sisimedia_drv.la, sisimedia_drv.so) e xorg.conf “emprestado” do Mandriva 2010.2, uma vez que ambos possuem a mesma versão de GCC e X.org e portanto, drivers binários compatíveis. O Ubuntu 10.04 LTS tem a mesma base do Debian 6 e Mandriva 2010.2, mas dá problema logo com o plymouth, o qual não sei configurar. Vi artigos de que já há um driver “sis671″ para Ubuntu 12.04 LTS, mas o meu desafio é justamente fazê-lo subir a parte gráfica em pelo menos 800×600 e instaar esse, pois o sistema congela no plymouh e não sai mais pois o X.org não carrega o VESA e não encontra o driver SiS correto.

    Mas nem ligo mais para essa IGP da SiS, que só funciona razoavelmente no Windows porque a fabricante só disponibiliza o driver para essa plataforma, e mesmo assim, não é lá essas coisas, pois o chip não tem implementação básica de OpenGL e só suporta bem o DirectX 9 (época do XP).

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Placas gráficas SiS só prestam como lixo eletrônico @ccab9acd97ef0447f2d94c63984c7061:disqus haha

    • Morvan

      Boa noite.

      Antes de tudo, parabéns ao articulista pelas dicas. Vou testá-las ainda, já que só utilizo Ubuntu no trabalho (em casa, utilizo Fedora). Claro que algumas destas dicas se aplicam a qualquer distro.

      Paulo Cesar, a partir desta URL: http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/04/primeiras-impressoes-ubuntu-1104-e-sis.html, eu configurei direitinho o meu note CCE com a infame SIS671/2; rodando direitinho, redondo, com 1280×800, com o SisCtl habilitado. o SisCtl é importante para quem precisa da saída externa, como em videoconferências, palestras, etc.

      Siga todas as instruções, que se resumem em baixar, via GIT os pacotes necessários e compilá-los. Antes, você deve baixar alguns pacotes via APT e o texto esclarece isto muito bem.

      Sucesso para todos.

      Morvan, Usuário Linux #433640.

      • Paulo Cesar

        Olá Morvan.
        Muito obrigado pela indicação do fonte no GIT. Agora posso compilar para qualquer versão de GCC e X.org.

        Só que o meu primeiro desafio é fazer o Ubuntu passar pelo plymouth e deixar eu entrar (ele congela por lá). Estou usando Debina 6 justamente porque sem o plymouth eu entro. Não acontece com o plymouth do Mageia 1/2 e Mandriva 2010/2011.

        • Morvan

          Boa noite.

          Não há de que. Este é o espírito de SL.
          Informo a você a quem interessar possa, que, neste mesmo “link” fornecido há pessoas que disponibilizaram pacotes prontos, scripts, etc.

          :-)

          Morvan, Usuário Linux #433640.

  • Paulo Cesar

    Olá Julian.
    Legal fazer usar o Ubuntu com IGP da VIA.
    Vi que comentaste a respeito de IGP SiS, a qual não consigo fazer o Ubuntu 12.04 LTS nem iniciar a parte gráfica pelo LiveCD de 32 ou 64 bits. A IGP é uma SiS M672+968 MutioL. Só com Mandriva/Mageia ela funciona, pois não há o driver “sisimedia” no Ubuntu por padrão. Mesmo esse driver, só entrega aceleração 2D razoável para um 720p no Youtube e nada mais.

    Atualmente, estou usando o Debian 6, mas com o driver (sisimedia_drv.la, sisimedia_drv.so) e xorg.conf “emprestado” do Mandriva 2010.2, uma vez que ambos possuem a mesma versão de GCC e X.org e portanto, drivers binários compatíveis. O Ubuntu 10.04 LTS tem a mesma base do Debian 6 e Mandriva 2010.2, mas dá problema logo com o plymouth, o qual não sei configurar. Vi artigos de que já há um driver “sis671″ para Ubuntu 12.04 LTS, mas o meu desafio é justamente fazê-lo subir a parte gráfica em pelo menos 800×600 e instaar esse, pois o sistema congela no plymouh e não sai mais pois o X.org não carrega o VESA e não encontra o driver SiS correto.

    Mas nem ligo mais para essa IGP da SiS, que só funciona razoavelmente no Windows porque a fabricante só disponibiliza o driver para essa plataforma, e mesmo assim, não é lá essas coisas, pois o chip não tem implementação básica de OpenGL e só suporta bem o DirectX 9 (época do XP).

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Placas gráficas SiS só prestam como lixo eletrônico @ccab9acd97ef0447f2d94c63984c7061:disqus haha

    • Morvan

      Boa noite.

      Antes de tudo, parabéns ao articulista pelas dicas. Vou testá-las ainda, já que só utilizo Ubuntu no trabalho (em casa, utilizo Fedora). Claro que algumas destas dicas se aplicam a qualquer distro.

      Paulo Cesar, a partir desta URL: http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/04/primeiras-impressoes-ubuntu-1104-e-sis.html, eu configurei direitinho o meu note CCE com a infame SIS671/2; rodando direitinho, redondo, com 1280×800, com o SisCtl habilitado. o SisCtl é importante para quem precisa da saída externa, como em videoconferências, palestras, etc.

      Siga todas as instruções, que se resumem em baixar, via GIT os pacotes necessários e compilá-los. Antes, você deve baixar alguns pacotes via APT e o texto esclarece isto muito bem.

      Sucesso para todos.

      Morvan, Usuário Linux #433640.

      • Paulo Cesar

        Olá Morvan.
        Muito obrigado pela indicação do fonte no GIT. Agora posso compilar para qualquer versão de GCC e X.org.

        Só que o meu primeiro desafio é fazer o Ubuntu passar pelo plymouth e deixar eu entrar (ele congela por lá). Estou usando Debina 6 justamente porque sem o plymouth eu entro. Não acontece com o plymouth do Mageia 1/2 e Mandriva 2010/2011.

        • Morvan

          Boa noite.

          Não há de que. Este é o espírito de SL.
          Informo a você a quem interessar possa, que, neste mesmo “link” fornecido há pessoas que disponibilizaram pacotes prontos, scripts, etc.

          :-)

          Morvan, Usuário Linux #433640.

  • Paulo Cesar

    Olá Julian.
    Legal fazer usar o Ubuntu com IGP da VIA.
    Vi que comentaste a respeito de IGP SiS, a qual não consigo fazer o Ubuntu 12.04 LTS nem iniciar a parte gráfica pelo LiveCD de 32 ou 64 bits. A IGP é uma SiS M672+968 MutioL. Só com Mandriva/Mageia ela funciona, pois não há o driver “sisimedia” no Ubuntu por padrão. Mesmo esse driver, só entrega aceleração 2D razoável para um 720p no Youtube e nada mais.

    Atualmente, estou usando o Debian 6, mas com o driver (sisimedia_drv.la, sisimedia_drv.so) e xorg.conf “emprestado” do Mandriva 2010.2, uma vez que ambos possuem a mesma versão de GCC e X.org e portanto, drivers binários compatíveis. O Ubuntu 10.04 LTS tem a mesma base do Debian 6 e Mandriva 2010.2, mas dá problema logo com o plymouth, o qual não sei configurar. Vi artigos de que já há um driver “sis671″ para Ubuntu 12.04 LTS, mas o meu desafio é justamente fazê-lo subir a parte gráfica em pelo menos 800×600 e instaar esse, pois o sistema congela no plymouh e não sai mais pois o X.org não carrega o VESA e não encontra o driver SiS correto.

    Mas nem ligo mais para essa IGP da SiS, que só funciona razoavelmente no Windows porque a fabricante só disponibiliza o driver para essa plataforma, e mesmo assim, não é lá essas coisas, pois o chip não tem implementação básica de OpenGL e só suporta bem o DirectX 9 (época do XP).

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Placas gráficas SiS só prestam como lixo eletrônico @ccab9acd97ef0447f2d94c63984c7061:disqus haha

    • Morvan

      Boa noite.

      Antes de tudo, parabéns ao articulista pelas dicas. Vou testá-las ainda, já que só utilizo Ubuntu no trabalho (em casa, utilizo Fedora). Claro que algumas destas dicas se aplicam a qualquer distro.

      Paulo Cesar, a partir desta URL: http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/04/primeiras-impressoes-ubuntu-1104-e-sis.html, eu configurei direitinho o meu note CCE com a infame SIS671/2; rodando direitinho, redondo, com 1280×800, com o SisCtl habilitado. o SisCtl é importante para quem precisa da saída externa, como em videoconferências, palestras, etc.

      Siga todas as instruções, que se resumem em baixar, via GIT os pacotes necessários e compilá-los. Antes, você deve baixar alguns pacotes via APT e o texto esclarece isto muito bem.

      Sucesso para todos.

      Morvan, Usuário Linux #433640.

      • Paulo Cesar

        Olá Morvan.
        Muito obrigado pela indicação do fonte no GIT. Agora posso compilar para qualquer versão de GCC e X.org.

        Só que o meu primeiro desafio é fazer o Ubuntu passar pelo plymouth e deixar eu entrar (ele congela por lá). Estou usando Debina 6 justamente porque sem o plymouth eu entro. Não acontece com o plymouth do Mageia 1/2 e Mandriva 2010/2011.

        • Morvan

          Boa noite.

          Não há de que. Este é o espírito de SL.
          Informo a você a quem interessar possa, que, neste mesmo “link” fornecido há pessoas que disponibilizaram pacotes prontos, scripts, etc.

          :-)

          Morvan, Usuário Linux #433640.

  • Hebert do Nascimento

    Depois de ter alterado para que os aplicativos que se iniciam junto da sessão apareçam…. Tem como voltar à configuração anterior?!
    Talvez seja interessante, afinal, por engano podemos desabilitar algum recurso errado.. algo que imagino ser fácil reverter, mas….
    Valew, obrigado pelas super dicas, já executei algumas delas aqui!

    • http://www.facebook.com/pgmerces Pedro Gonçalves

      É só marcar a caixinha de volta =)

      • Hebert do Nascimento

        talvez não tenha me explicado bem, o quiz dizer é, como fazer aqueles recursos que estavam ocultos, retornarem a serem ocultos…

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @google-563e2f3df87d940d3a9119be18bc8f7c:disqus,
          No mesmo comando usado para esconder os recursos, inverta os falses e trues mostrados, ficam assim:

          sudo sed -i “s/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g” /etc/xdg/autostart/*.desktop

          Pela lógica isso deve funcionar, mas admito que não testei.

          • Hebert do Nascimento

            Deu certo @julian_fern:disqus
            Obrigaduu!

  • Hebert do Nascimento

    Depois de ter alterado para que os aplicativos que se iniciam junto da sessão apareçam…. Tem como voltar à configuração anterior?!
    Talvez seja interessante, afinal, por engano podemos desabilitar algum recurso errado.. algo que imagino ser fácil reverter, mas….
    Valew, obrigado pelas super dicas, já executei algumas delas aqui!

    • http://www.facebook.com/pgmerces Pedro Gonçalves

      É só marcar a caixinha de volta =)

      • Hebert do Nascimento

        talvez não tenha me explicado bem, o quiz dizer é, como fazer aqueles recursos que estavam ocultos, retornarem a serem ocultos…

  • Hebert do Nascimento

    Depois de ter alterado para que os aplicativos que se iniciam junto da sessão apareçam…. Tem como voltar à configuração anterior?!
    Talvez seja interessante, afinal, por engano podemos desabilitar algum recurso errado.. algo que imagino ser fácil reverter, mas….
    Valew, obrigado pelas super dicas, já executei algumas delas aqui!

    • http://www.facebook.com/pgmerces Pedro Gonçalves

      É só marcar a caixinha de volta =)

      • Hebert do Nascimento

        talvez não tenha me explicado bem, o quiz dizer é, como fazer aqueles recursos que estavam ocultos, retornarem a serem ocultos…

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @google-563e2f3df87d940d3a9119be18bc8f7c:disqus,
          No mesmo comando usado para esconder os recursos, inverta os falses e trues mostrados, ficam assim:

          sudo sed -i “s/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g” /etc/xdg/autostart/*.desktop

          Pela lógica isso deve funcionar, mas admito que não testei.

          • Hebert do Nascimento

            Deu certo @julian_fern:disqus
            Obrigaduu!

  • lucianadrs

    Ameiiiiiiiiiiii

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @lucianadrs:disqus, estou com saudades, apareça no GTalk D8

      On a side note, recomendo usar essas dicas nos computadores lá da escolinha para melhorar a performance deles, se já não estiverem usando :)

  • lucianadrs

    Ameiiiiiiiiiiii

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @lucianadrs:disqus, estou com saudades, apareça no GTalk D8

      On a side note, recomendo usar essas dicas nos computadores lá da escolinha para melhorar a performance deles, se já não estiverem usando :)

  • lucianadrs

    Ameiiiiiiiiiiii

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @lucianadrs:disqus, estou com saudades, apareça no GTalk D8

      On a side note, recomendo usar essas dicas nos computadores lá da escolinha para melhorar a performance deles, se já não estiverem usando :)

  • http://www.facebook.com/jordan.queiroz Jordan Queiroz

    Ótimas dicas [2]. Muito boas mesmo =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Fico feliz que tenha gostado @facebook-100002006448557:disqus :)

  • http://www.facebook.com/jordan.queiroz Jordan Queiroz

    Ótimas dicas [2]. Muito boas mesmo =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Fico feliz que tenha gostado @facebook-100002006448557:disqus :)

  • http://www.facebook.com/jordan.queiroz Jordan Queiroz

    Ótimas dicas [2]. Muito boas mesmo =D

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Fico feliz que tenha gostado @facebook-100002006448557:disqus :)

  • PauloRodrigo

    As vezes eu me pergunto se vale a pena usar o Ubuntu, e a resposta é sempre a mesma: CLARO! Estou testando essas dicas do @julian_fern:disqus. Muito boas as dicas, parabéns! ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogios @PauloRodrigo:disqus :)

  • PauloRodrigo

    As vezes eu me pergunto se vale a pena usar o Ubuntu, e a resposta é sempre a mesma: CLARO! Estou testando essas dicas do @julian_fern:disqus. Muito boas as dicas, parabéns! ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogios @PauloRodrigo:disqus :)

  • PauloRodrigo

    As vezes eu me pergunto se vale a pena usar o Ubuntu, e a resposta é sempre a mesma: CLARO! Estou testando essas dicas do @julian_fern:disqus. Muito boas as dicas, parabéns! ;)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogios @PauloRodrigo:disqus :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    ótimas dicas.
    Tenho um PC antigo aqui, com 1Gb de RAM e um Celeron de nem sei quanto rs
    Vou fazer um antes e depois, depois eu vou postar a comparação ;D

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Tenho um caso do meu cunhado, que tinha um Celeron 2.4 com 512 de RAM e 16MB de vídeo. Ele usava o XP até que pegou vírus (usar AV nele não rolava).
      Convenci-o a usar o Lubuntu 11.10 e ele aprovou :) Deixei o tema mais podre pra ficar bom…

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001247584274:disqus Assim que fizer posta as screenshots aqui se puder :)

        @facebook-100003765578957:disqus Já fez a atualização para o Lubuntu 12.04? O ganho de performance também é perceptível nessa atualização hehe

        • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

          Sim, ele atualizou sim, mas o desempenho não ficou tão diferente…

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            @facebook-100003765578957:disqus Estranho. O salto do Ubuntu 11.10 para o Ubuntu 12.04 foi grande aqui hehe

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    ótimas dicas.
    Tenho um PC antigo aqui, com 1Gb de RAM e um Celeron de nem sei quanto rs
    Vou fazer um antes e depois, depois eu vou postar a comparação ;D

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Tenho um caso do meu cunhado, que tinha um Celeron 2.4 com 512 de RAM e 16MB de vídeo. Ele usava o XP até que pegou vírus (usar AV nele não rolava).
      Convenci-o a usar o Lubuntu 11.10 e ele aprovou :) Deixei o tema mais podre pra ficar bom…

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001247584274:disqus Assim que fizer posta as screenshots aqui se puder :)

        @facebook-100003765578957:disqus Já fez a atualização para o Lubuntu 12.04? O ganho de performance também é perceptível nessa atualização hehe

        • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

          Sim, ele atualizou sim, mas o desempenho não ficou tão diferente…

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            @facebook-100003765578957:disqus Estranho. O salto do Ubuntu 11.10 para o Ubuntu 12.04 foi grande aqui hehe

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    ótimas dicas.
    Tenho um PC antigo aqui, com 1Gb de RAM e um Celeron de nem sei quanto rs
    Vou fazer um antes e depois, depois eu vou postar a comparação ;D

    • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

      Tenho um caso do meu cunhado, que tinha um Celeron 2.4 com 512 de RAM e 16MB de vídeo. Ele usava o XP até que pegou vírus (usar AV nele não rolava).
      Convenci-o a usar o Lubuntu 11.10 e ele aprovou :) Deixei o tema mais podre pra ficar bom…

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @facebook-100001247584274:disqus Assim que fizer posta as screenshots aqui se puder :)

        @facebook-100003765578957:disqus Já fez a atualização para o Lubuntu 12.04? O ganho de performance também é perceptível nessa atualização hehe

        • http://www.facebook.com/eduardohernacki Eduardo Hernacki

          Sim, ele atualizou sim, mas o desempenho não ficou tão diferente…

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            @facebook-100003765578957:disqus Estranho. O salto do Ubuntu 11.10 para o Ubuntu 12.04 foi grande aqui hehe

  • frromarioalves

    Parabéns pelo artigo, @julian_fern:disqus. Um artigo muito bom e um ótima presente também. Abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @frromarioalves:disqus :)
      Ela amou o presente hehe

  • frromarioalves

    Parabéns pelo artigo, @julian_fern:disqus. Um artigo muito bom e um ótima presente também. Abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @frromarioalves:disqus :)
      Ela amou o presente hehe

  • frromarioalves

    Parabéns pelo artigo, @julian_fern:disqus. Um artigo muito bom e um ótima presente também. Abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo elogio @frromarioalves:disqus :)
      Ela amou o presente hehe

  • http://www.facebook.com/LucasRegisFTavares Lucas Régis F Tavares

    Amigo, sabe me informar como faço para adicionar esse repositório PPA, que traz os drivers open source, no Denian 6? Valeu!!!

    Obs.: minha placa de video é onboard, da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000782007599:disqus,
      Se você sabe ler inglês, o seguinte tutorial ensina: http://blog.anantshri.info/howto-add-ppa-in-debian/

      Nunca adicionei PPAs no Debian, então não sei se o tuto realmente funciona.

  • http://www.facebook.com/LucasRegisFTavares Lucas Régis F Tavares

    Amigo, sabe me informar como faço para adicionar esse repositório PPA, que traz os drivers open source, no Denian 6? Valeu!!!

    Obs.: minha placa de video é onboard, da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000782007599:disqus,
      Se você sabe ler inglês, o seguinte tutorial ensina: http://blog.anantshri.info/howto-add-ppa-in-debian/

      Nunca adicionei PPAs no Debian, então não sei se o tuto realmente funciona.

  • http://www.facebook.com/LucasRegisFTavares Lucas Régis F Tavares

    Amigo, sabe me informar como faço para adicionar esse repositório PPA, que traz os drivers open source, no Denian 6? Valeu!!!

    Obs.: minha placa de video é onboard, da Intel.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000782007599:disqus,
      Se você sabe ler inglês, o seguinte tutorial ensina: http://blog.anantshri.info/howto-add-ppa-in-debian/

      Nunca adicionei PPAs no Debian, então não sei se o tuto realmente funciona.

  • http://www.facebook.com/glaubersilva1985 Glauber Silva

    Eu tenho um netbook Acer, super básico com processador Atom e recentemente deixei ele com 1,5 Gb de memória. Uso Gnome Shell + Cairo Dock nele com o Ubuntu 12.04. Roda super suave! PS: Na época que ele estava com 512 de Ram, o Xubuntu 12.04 já rodava muito bem nele.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1137715463:disqus Incrível como alguns megabytes a mais de memória podem fazer uma grande diferença, não acha? haha

  • http://www.facebook.com/glaubersilva1985 Glauber Silva

    Eu tenho um netbook Acer, super básico com processador Atom e recentemente deixei ele com 1,5 Gb de memória. Uso Gnome Shell + Cairo Dock nele com o Ubuntu 12.04. Roda super suave! PS: Na época que ele estava com 512 de Ram, o Xubuntu 12.04 já rodava muito bem nele.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1137715463:disqus Incrível como alguns megabytes a mais de memória podem fazer uma grande diferença, não acha? haha

  • http://www.facebook.com/glaubersilva1985 Glauber Silva

    Eu tenho um netbook Acer, super básico com processador Atom e recentemente deixei ele com 1,5 Gb de memória. Uso Gnome Shell + Cairo Dock nele com o Ubuntu 12.04. Roda super suave! PS: Na época que ele estava com 512 de Ram, o Xubuntu 12.04 já rodava muito bem nele.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1137715463:disqus Incrível como alguns megabytes a mais de memória podem fazer uma grande diferença, não acha? haha

  • brunocabral

    Essas dicas podem ser boas para Ubuntu, mais uma não é ideal para o Kubuntu. As outras são bem interessantes
    As dicas ideais para o Kubuntu são:
    - Desativar o Atualizador automático
    - Desativar o Desktop semântico
    - Desativar o Nepomuk(Caminho $home/.config/akonadi/akonadiserverrc)
    e mudar a linha StartServer=true para false

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Qual delas não seria boa para o Kubuntu?

      • brunocabral

        A parte de desabilitar os servições especificados, já que nem todos são os mesmos.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Mas aquele foi um exemplo que dei sobre a minha instalação. Na sua você deverá desabilitar os serviços que não lhe forem necessários hehe

  • Bruno Cabral Peixoto

    Essas dicas podem ser boas para Ubuntu, mais uma não é ideal para o Kubuntu. As outras são bem interessantes
    As dicas ideais para o Kubuntu são:
    - Desativar o Atualizador automático
    - Desativar o Desktop semântico
    - Desativar o Nepomuk(Caminho $home/.config/akonadi/akonadiserverrc)
    e mudar a linha StartServer=true para false

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Qual delas não seria boa para o Kubuntu?

      • Bruno Cabral Peixoto

        A parte de desabilitar os servições especificados, já que nem todos são os mesmos.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Mas aquele foi um exemplo que dei sobre a minha instalação. Na sua você deverá desabilitar os serviços que não lhe forem necessários hehe

  • Bruno Cabral Peixoto

    Essas dicas podem ser boas para Ubuntu, mais uma não é ideal para o Kubuntu. As outras são bem interessantes
    As dicas ideais para o Kubuntu são:
    - Desativar o Atualizador automático
    - Desativar o Desktop semântico
    - Desativar o Nepomuk(Caminho $home/.config/akonadi/akonadiserverrc)
    e mudar a linha StartServer=true para false

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Qual delas não seria boa para o Kubuntu?

      • Bruno Cabral Peixoto

        A parte de desabilitar os servições especificados, já que nem todos são os mesmos.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-80afea810e51b0ab3769f8bb0b151889:disqus Mas aquele foi um exemplo que dei sobre a minha instalação. Na sua você deverá desabilitar os serviços que não lhe forem necessários hehe

  • Marco Diego Aurélio Mesquita

    A estatística de 10% du uso do processador pode ser errada. O gnome-system-monitor usa muito do processador para atualizar suas estatísticas. Um medida mais precisa pode ser conseguida com o top.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-d770da9cd560c8ddd184b6bd4711fb84:disqus,
      As estatísticas sobre CPU foram conseguidas usando o htop, que pessoalmente, acho melhor que o top hehe

      • http://twitter.com/TsouzaR Tiago de Souza

        Ah, tem tempo que eu queria saber qual era o nome da “versão colorida do top”, vlw ae, ajudou indiretamente ^^

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @twitter-184412037:disqus hahaha, disponha (:

  • Marco Diego Aurélio Mesquita

    A estatística de 10% du uso do processador pode ser errada. O gnome-system-monitor usa muito do processador para atualizar suas estatísticas. Um medida mais precisa pode ser conseguida com o top.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-d770da9cd560c8ddd184b6bd4711fb84:disqus,
      As estatísticas sobre CPU foram conseguidas usando o htop, que pessoalmente, acho melhor que o top hehe

      • http://twitter.com/TsouzaR Tiago de Souza

        Ah, tem tempo que eu queria saber qual era o nome da “versão colorida do top”, vlw ae, ajudou indiretamente ^^

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @twitter-184412037:disqus hahaha, disponha (:

      • http://twitter.com/NiltonVasques Nilton Vasques

        Show de bola esse htop, pessoalmente eu não conhecia ;)… Valeu!

  • Marco Diego Aurélio Mesquita

    A estatística de 10% du uso do processador pode ser errada. O gnome-system-monitor usa muito do processador para atualizar suas estatísticas. Um medida mais precisa pode ser conseguida com o top.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-d770da9cd560c8ddd184b6bd4711fb84:disqus,
      As estatísticas sobre CPU foram conseguidas usando o htop, que pessoalmente, acho melhor que o top hehe

      • http://twitter.com/TsouzaR Tiago de Souza

        Ah, tem tempo que eu queria saber qual era o nome da “versão colorida do top”, vlw ae, ajudou indiretamente ^^

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @twitter-184412037:disqus hahaha, disponha (:

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Show de bola, de quase 2 GB de uso de Ram, após suas dicas o consumo da maquina caiu para menos de 1 GB

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, notícia excelente @facebook-100002020142287:disqus :)

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Show de bola, de quase 2 GB de uso de Ram, após suas dicas o consumo da maquina caiu para menos de 1 GB

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, notícia excelente @facebook-100002020142287:disqus :)

  • http://www.facebook.com/viniciusvmc Vinícius Fernanda Arthur

    Show de bola, de quase 2 GB de uso de Ram, após suas dicas o consumo da maquina caiu para menos de 1 GB

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, notícia excelente @facebook-100002020142287:disqus :)

  • Marcos Andre

    Esse tutorial foi tirado do site howtogeek.com

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @5785b9bf424d72314fa558628458a066:disqus,
      Traduza o tutorial e caso ele seja igual, você pode afirmar isso. Usei inúmeras fontes (o que inclui um post do How To Geek) para buscar inúmeras dicas, além de ter usado muitas de experiência própria.

      Desculpe se pareço mal educado, mas ODEIO gente que afirma coisas sem ter provas reais do fato.

  • Marcos Andre

    Esse tutorial foi tirado do site howtogeek.com

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @5785b9bf424d72314fa558628458a066:disqus,
      Traduza o tutorial e caso ele seja igual, você pode afirmar isso. Usei inúmeras fontes (o que inclui um post do How To Geek) para buscar inúmeras dicas, além de ter usado muitas de experiência própria.

      Desculpe se pareço mal educado, mas ODEIO gente que afirma coisas sem ter provas reais do fato.

  • Marcos Andre

    Esse tutorial foi tirado do site howtogeek.com

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @5785b9bf424d72314fa558628458a066:disqus,
      Traduza o tutorial e caso ele seja igual, você pode afirmar isso. Usei inúmeras fontes (o que inclui um post do How To Geek) para buscar inúmeras dicas, além de ter usado muitas de experiência própria.

      Desculpe se pareço mal educado, mas ODEIO gente que afirma coisas sem ter provas reais do fato.

  • Rodrigo

    Tenho um computador AMD Sempron 1.9 ghz com 2 GB de RAM e HD com 80 Gb.
    Testei o Ubuntu 12.04, mas após instalar os drivers da Nvidia da placa onboard através do gerenciador de drivers o Unity não mais funcionou.
    É claro que não gostei do problema, mas felizmente eu sei que meu hardware é antigo e o Ubuntu não é obrigado a suportar hardware do tempo das cavernas. No entanto, como o Ubuntu é muito flexível eu poderia ter instalado o Lxde e ser feliz, mas desta vez decidi continuar com o sistema Lubuntu 11.10 até o momento em que eu achar bom migrar e certamente migrarei para o Lubuntu 12.04.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      As placas de vídeo Nvidia não são onboarding, portanto, você deve instalar seus drivers proprietários.

      Claro que existem drivers open source, mas se me lembro bem, caso você tiver os drivers proprietários já instalados, terá que desinstala-los para voltar a usar os open source.

      • rodrigo

        No meu caso o vídeo é onboard, mas é Nvidia.
        Existem algumas placas mães, como a minha, que possuem chip gráfico integrado da Nvidia.

        O driver opensource funciona no Ubuntu 12.04 (ele já inicia com o driver de código aberto), mas o driver proprietário é melhor para jogos e tarefas que exijam um bom processamento gráfico (apesar de onboard, posso rodar vários jogos com o chip gráfico integrado da Nvidia).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
          Desculpe, me expressei mal. Quis dizer que você deveria instalar os drivers proprietários. No final das contas, o comentário se deve a falta de sono e atenção haha

          Procure o último driver proprietário que suporta sua placa, como citei no tutorial, e faça a instalação. Ou continue com os open source e só os atualize. Tudo depende do seu uso :)

  • Rodrigo

    Tenho um computador AMD Sempron 1.9 ghz com 2 GB de RAM e HD com 80 Gb.
    Testei o Ubuntu 12.04, mas após instalar os drivers da Nvidia da placa onboard através do gerenciador de drivers o Unity não mais funcionou.
    É claro que não gostei do problema, mas felizmente eu sei que meu hardware é antigo e o Ubuntu não é obrigado a suportar hardware do tempo das cavernas. No entanto, como o Ubuntu é muito flexível eu poderia ter instalado o Lxde e ser feliz, mas desta vez decidi continuar com o sistema Lubuntu 11.10 até o momento em que eu achar bom migrar e certamente migrarei para o Lubuntu 12.04.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      As placas de vídeo Nvidia não são onboarding, portanto, você deve instalar seus drivers proprietários.

      Claro que existem drivers open source, mas se me lembro bem, caso você tiver os drivers proprietários já instalados, terá que desinstala-los para voltar a usar os open source.

      • rodrigo

        No meu caso o vídeo é onboard, mas é Nvidia.
        Existem algumas placas mães, como a minha, que possuem chip gráfico integrado da Nvidia.

        O driver opensource funciona no Ubuntu 12.04 (ele já inicia com o driver de código aberto), mas o driver proprietário é melhor para jogos e tarefas que exijam um bom processamento gráfico (apesar de onboard, posso rodar vários jogos com o chip gráfico integrado da Nvidia).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
          Desculpe, me expressei mal. Quis dizer que você deveria instalar os drivers proprietários. No final das contas, o comentário se deve a falta de sono e atenção haha

          Procure o último driver proprietário que suporta sua placa, como citei no tutorial, e faça a instalação. Ou continue com os open source e só os atualize. Tudo depende do seu uso :)

  • Rodrigo

    Tenho um computador AMD Sempron 1.9 ghz com 2 GB de RAM e HD com 80 Gb.
    Testei o Ubuntu 12.04, mas após instalar os drivers da Nvidia da placa onboard através do gerenciador de drivers o Unity não mais funcionou.
    É claro que não gostei do problema, mas felizmente eu sei que meu hardware é antigo e o Ubuntu não é obrigado a suportar hardware do tempo das cavernas. No entanto, como o Ubuntu é muito flexível eu poderia ter instalado o Lxde e ser feliz, mas desta vez decidi continuar com o sistema Lubuntu 11.10 até o momento em que eu achar bom migrar e certamente migrarei para o Lubuntu 12.04.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      As placas de vídeo Nvidia não são onboarding, portanto, você deve instalar seus drivers proprietários.

      Claro que existem drivers open source, mas se me lembro bem, caso você tiver os drivers proprietários já instalados, terá que desinstala-los para voltar a usar os open source.

      • rodrigo

        No meu caso o vídeo é onboard, mas é Nvidia.
        Existem algumas placas mães, como a minha, que possuem chip gráfico integrado da Nvidia.

        O driver opensource funciona no Ubuntu 12.04 (ele já inicia com o driver de código aberto), mas o driver proprietário é melhor para jogos e tarefas que exijam um bom processamento gráfico (apesar de onboard, posso rodar vários jogos com o chip gráfico integrado da Nvidia).

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
          Desculpe, me expressei mal. Quis dizer que você deveria instalar os drivers proprietários. No final das contas, o comentário se deve a falta de sono e atenção haha

          Procure o último driver proprietário que suporta sua placa, como citei no tutorial, e faça a instalação. Ou continue com os open source e só os atualize. Tudo depende do seu uso :)

  • Rodrigo

    Eu tenho o Lubuntu 11.10 instalado até o momento.
    Realmente o Lubuntu consome pouca RAM e isto é ótimo, porém, os drivers proprietários da Nvidia consomem muita RAM.

    Mesmo usando o Lubuntu, eu desinstalei os serviços que eu não iria usar nele:
    - Network-manager: não preciso dele, pois minha conexão é roteada (para quê vou precisar um software gerenciando esta conexão já que o roteador se encarrega do serviço?).
    - Samba: meu computador não está em rede.
    - Bluetooth: não tenho o hardware necessário para usar este recurso.
    - Pulseaudio: além de ter bugs com minha placa de som, os recursos oferecidos por este serviço não são tão necessários assim.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      Há sempre a opção de continuar usando os drivers open source :)

  • Rodrigo

    Eu tenho o Lubuntu 11.10 instalado até o momento.
    Realmente o Lubuntu consome pouca RAM e isto é ótimo, porém, os drivers proprietários da Nvidia consomem muita RAM.

    Mesmo usando o Lubuntu, eu desinstalei os serviços que eu não iria usar nele:
    - Network-manager: não preciso dele, pois minha conexão é roteada (para quê vou precisar um software gerenciando esta conexão já que o roteador se encarrega do serviço?).
    - Samba: meu computador não está em rede.
    - Bluetooth: não tenho o hardware necessário para usar este recurso.
    - Pulseaudio: além de ter bugs com minha placa de som, os recursos oferecidos por este serviço não são tão necessários assim.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      Há sempre a opção de continuar usando os drivers open source :)

  • Rodrigo

    Eu tenho o Lubuntu 11.10 instalado até o momento.
    Realmente o Lubuntu consome pouca RAM e isto é ótimo, porém, os drivers proprietários da Nvidia consomem muita RAM.

    Mesmo usando o Lubuntu, eu desinstalei os serviços que eu não iria usar nele:
    - Network-manager: não preciso dele, pois minha conexão é roteada (para quê vou precisar um software gerenciando esta conexão já que o roteador se encarrega do serviço?).
    - Samba: meu computador não está em rede.
    - Bluetooth: não tenho o hardware necessário para usar este recurso.
    - Pulseaudio: além de ter bugs com minha placa de som, os recursos oferecidos por este serviço não são tão necessários assim.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e9e3d2c4ea3e80e18b56b7b660552289:disqus,
      Há sempre a opção de continuar usando os drivers open source :)

  • http://www.facebook.com/adilson.mecv Adilson A Oliveira

    deu merda aqui…ta lento até pra digitar, tenho que digitar uma letra a cada segundo… fiz apenas o primeiro passo (minha placa grafica é intel) tem como desfazer tudo? obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1769064613:disqus O passo ao qual você se refere é a atualização do kernel?

  • http://www.facebook.com/adilson.mecv Adilson A Oliveira

    deu merda aqui…ta lento até pra digitar, tenho que digitar uma letra a cada segundo… fiz apenas o primeiro passo (minha placa grafica é intel) tem como desfazer tudo? obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1769064613:disqus O passo ao qual você se refere é a atualização do kernel?

  • http://www.facebook.com/adilson.mecv Adilson A Oliveira

    deu merda aqui…ta lento até pra digitar, tenho que digitar uma letra a cada segundo… fiz apenas o primeiro passo (minha placa grafica é intel) tem como desfazer tudo? obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @facebook-1769064613:disqus O passo ao qual você se refere é a atualização do kernel?

  • Adriano

    Cara, mau note não é tão ruim assim, mas coloquei em pratica essas dicas e deu uma melhorada.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6a36f79bd3d4680f5383213940048289:disqus Uso essas dicas mesmo em um computador considerado ótimo. Desempenho sempre é bom hehe

  • Adriano

    Cara, mau note não é tão ruim assim, mas coloquei em pratica essas dicas e deu uma melhorada.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6a36f79bd3d4680f5383213940048289:disqus Uso essas dicas mesmo em um computador considerado ótimo. Desempenho sempre é bom hehe

  • Adriano

    Cara, mau note não é tão ruim assim, mas coloquei em pratica essas dicas e deu uma melhorada.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @6a36f79bd3d4680f5383213940048289:disqus Uso essas dicas mesmo em um computador considerado ótimo. Desempenho sempre é bom hehe

  • alessandro

    eu simplesmente uso xubuntu no meu netbook de 1 giga de ram e processador atom n270
    roda tudo suave, libre office e etc….
    eu adoro o xfce e acho ele bonito e agora nas versões 4.8 e 4.10 tá mais facil de mexer nele.
    abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @b1cafa926e04f9df5f21fa5475f99b61:disqus,
      Também estou achando o trabalho feito no Xubuntu e Lubuntu muito bom, principalmente nos temas padrões deles :)

  • alessandro

    eu simplesmente uso xubuntu no meu netbook de 1 giga de ram e processador atom n270
    roda tudo suave, libre office e etc….
    eu adoro o xfce e acho ele bonito e agora nas versões 4.8 e 4.10 tá mais facil de mexer nele.
    abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @b1cafa926e04f9df5f21fa5475f99b61:disqus,
      Também estou achando o trabalho feito no Xubuntu e Lubuntu muito bom, principalmente nos temas padrões deles :)

  • alessandro

    eu simplesmente uso xubuntu no meu netbook de 1 giga de ram e processador atom n270
    roda tudo suave, libre office e etc….
    eu adoro o xfce e acho ele bonito e agora nas versões 4.8 e 4.10 tá mais facil de mexer nele.
    abraço

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @b1cafa926e04f9df5f21fa5475f99b61:disqus,
      Também estou achando o trabalho feito no Xubuntu e Lubuntu muito bom, principalmente nos temas padrões deles :)

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:

    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller

    O devo fazer?

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:

    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller

    O devo fazer?

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:

    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller

    O devo fazer?

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:
    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
    Ubuntu 12.04 – 64 bits – Kernel: Kernel Linux 3.2.0-25-generic.
    O devo fazer?

    • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

      Desculpe mais nao é o passo 1 do Kernel e sim o ¨INSTALE DRIVERS DE VÍDEO OTIMIZADOS E ATUALIZADOS¨. Obrigado.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @facebook-100001670734621:disqus,
        Você pode tentar voltar atrás com o comando: sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers

        Mas não posso garantir que irá funcionar.

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:
    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
    Ubuntu 12.04 – 64 bits – Kernel: Kernel Linux 3.2.0-25-generic.
    O devo fazer?

    • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

      Desculpe mais nao é o passo 1 do Kernel e sim o ¨INSTALE DRIVERS DE VÍDEO OTIMIZADOS E ATUALIZADOS¨. Obrigado.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @facebook-100001670734621:disqus,
        Você pode tentar voltar atrás com o comando: sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers

        Mas não posso garantir que irá funcionar.

  • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

    Depois que eu fiz o passo número 1 meu som parou de funcionar:
    Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
    Ubuntu 12.04 – 64 bits – Kernel: Kernel Linux 3.2.0-25-generic.
    O devo fazer?

    • http://www.facebook.com/netshen David Alvarenga

      Desculpe mais nao é o passo 1 do Kernel e sim o ¨INSTALE DRIVERS DE VÍDEO OTIMIZADOS E ATUALIZADOS¨. Obrigado.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @facebook-100001670734621:disqus,
        Você pode tentar voltar atrás com o comando: sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers

        Mas não posso garantir que irá funcionar.

  • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

    Prezados,

    Utilizo o Ubuntu 12.04LTS 64 bits efetuei instalação do ZRAM após post aqui neste site. Agora o Ubuntu está tentando atualizar o ZRAM só que toda vez que ele vai atualizar tal programa trava o Gerenciador de atualizações e o terminal fica aberto e congelado.

    Vocês podem me ajudar?

    Fico no aguardo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100002745390399:disqus,
      Nunca me deparei com este erro pra dizer a verdade. Quando você fez a instalação, apareceu alguma mensagem de erro?

    • alessandro simon

      @facebook-100002745390399:disqus , Na inicialização escolha o modo de recuperação depois em menu de recuperação escolha DPKG = reparar pacotes quebrados , depois inicie normalmente , ignore a atualização do ZRAM , entre no Synaptic e reinstale tudo relacionado ao ZRAM.

      saudações.

  • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

    Prezados,

    Utilizo o Ubuntu 12.04LTS 64 bits efetuei instalação do ZRAM após post aqui neste site. Agora o Ubuntu está tentando atualizar o ZRAM só que toda vez que ele vai atualizar tal programa trava o Gerenciador de atualizações e o terminal fica aberto e congelado.

    Vocês podem me ajudar?

    Fico no aguardo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100002745390399:disqus,
      Nunca me deparei com este erro pra dizer a verdade. Quando você fez a instalação, apareceu alguma mensagem de erro?

      • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

        Olá Julian! Não mostrava mensagens, simplesmente “travava” as aplicações e o Gerenciador de atualizações…

        O post do nosso amigo Alessandro resolveu o problema. Mas agradeço muito sua preocupação e atenção.

        Obrigado!

    • alessandro simon

      @facebook-100002745390399:disqus , Na inicialização escolha o modo de recuperação depois em menu de recuperação escolha DPKG = reparar pacotes quebrados , depois inicie normalmente , ignore a atualização do ZRAM , entre no Synaptic e reinstale tudo relacionado ao ZRAM.

      saudações.

      • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

        Olá Alessandro! No alvo amigo! Muito obrigado pela dica, deu tudo certinho conforme informado. Reforço meu agradecimento ao amigo. Abraços!

  • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

    Prezados,

    Utilizo o Ubuntu 12.04LTS 64 bits efetuei instalação do ZRAM após post aqui neste site. Agora o Ubuntu está tentando atualizar o ZRAM só que toda vez que ele vai atualizar tal programa trava o Gerenciador de atualizações e o terminal fica aberto e congelado.

    Vocês podem me ajudar?

    Fico no aguardo.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100002745390399:disqus,
      Nunca me deparei com este erro pra dizer a verdade. Quando você fez a instalação, apareceu alguma mensagem de erro?

      • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

        Olá Julian! Não mostrava mensagens, simplesmente “travava” as aplicações e o Gerenciador de atualizações…

        O post do nosso amigo Alessandro resolveu o problema. Mas agradeço muito sua preocupação e atenção.

        Obrigado!

    • alessandro simon

      @facebook-100002745390399:disqus , Na inicialização escolha o modo de recuperação depois em menu de recuperação escolha DPKG = reparar pacotes quebrados , depois inicie normalmente , ignore a atualização do ZRAM , entre no Synaptic e reinstale tudo relacionado ao ZRAM.

      saudações.

      • http://www.facebook.com/jonas.lrodrigues Jonas Leandro Rodrigues

        Olá Alessandro! No alvo amigo! Muito obrigado pela dica, deu tudo certinho conforme informado. Reforço meu agradecimento ao amigo. Abraços!

  • Marcos Phillipe

    Pessoal, tenho uma pergunta.
    Tenho um pc velho (parece uma cafeteira, heheheheh) que tem um Celeron 1.8GHz e 768 de RAM, sem placas de vídeo nem nada, HD de 80GB, bem simples. Eu pretendo instalar o Lubuntu 12.04, mas queria saber se ele está disponível pra pt-BR, se há pacote de idioma. Por mim ok se não tivesse, mas tem pessoas aqui em casa q usam o pc e se importariam com isso. Ah, e se eu poderia mover a barra “Iniciar” (claro q nao é esse nome, foi só pra situar) pra a parte de baixo, pra ficar com a cara de Windows mesmo, seria mais fácil pra o pessoal aqui se acostumar com a interface do sistema.
    Obrigado :)

    • Neliton

      @Marcos, eu instalei um Xubuntu 12.04 numa máquina com configuração parecida (na verdade com menos RAM, 512MB, dos quais 64MB compartilhados com o à IGP. Está simplesmente fantástico, como nunca esteve. Ele usa somente 130MB de RAM. Fica a sugestão, já que o XFCE é um desktop mais bem-acabado que o LXDE.

      Existe uma lenda urbana na Internet dizendo que o XFCE deixou de ser um desktop leve, que a implementação dele no Ubundo não é bem-feita, etc. Tudo bobagem. E o mais importante, sugiro às pessoas que experimentem elas mesmas as distros, desktops e programas antes de sair repetindo bobagens por aí.

      Quanto à segunda parte da sua pergunta, sim. Tando o XFCE quanto o LXDE são sistemas altamente flexíveis por padrão, a exemplo do saudoso Gnome2. Então você pode colocar a barra no local de sua preferência, acrescentar outras etc. Acrescento ainda que achei XFCE mais fácil de configurar que o LXDE neste aspecto.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus Só complementando o comentário do @Neliton:disqus (ótimo por sinal), o Lubuntu possui versão em pt-BR sim (:

    • http://twitter.com/diascarlosryal carlosdias

      @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus cara, estou usando um notebook com configuração parecida com a sua (dell latitude 120L, pentium M 1.8Ghz, 768mb ram, HD 40GB) e rodando um lubuntu 12.04 em português e mesmo mexendo muito nas aparências (pra deixar parecido com o ubuntu) ele usa apenas 80mb ram quando inicia.
      Coloquei até um openoffice pt-br com corretor ortografico e tá tudo funcionando muito bem.
      E sobre a barra “iniciar” ela fica por default embaixo mesmo.
      Vá fundo no lubuntu (ou xubuntu se preferir) que não vai ter erro.

  • Marcos Phillipe

    Pessoal, tenho uma pergunta.
    Tenho um pc velho (parece uma cafeteira, heheheheh) que tem um Celeron 1.8GHz e 768 de RAM, sem placas de vídeo nem nada, HD de 80GB, bem simples. Eu pretendo instalar o Lubuntu 12.04, mas queria saber se ele está disponível pra pt-BR, se há pacote de idioma. Por mim ok se não tivesse, mas tem pessoas aqui em casa q usam o pc e se importariam com isso. Ah, e se eu poderia mover a barra “Iniciar” (claro q nao é esse nome, foi só pra situar) pra a parte de baixo, pra ficar com a cara de Windows mesmo, seria mais fácil pra o pessoal aqui se acostumar com a interface do sistema.
    Obrigado :)

    • Neliton

      @Marcos, eu instalei um Xubuntu 12.04 numa máquina com configuração parecida (na verdade com menos RAM, 512MB, dos quais 64MB compartilhados com o à IGP. Está simplesmente fantástico, como nunca esteve. Ele usa somente 130MB de RAM. Fica a sugestão, já que o XFCE é um desktop mais bem-acabado que o LXDE.

      Existe uma lenda urbana na Internet dizendo que o XFCE deixou de ser um desktop leve, que a implementação dele no Ubundo não é bem-feita, etc. Tudo bobagem. E o mais importante, sugiro às pessoas que experimentem elas mesmas as distros, desktops e programas antes de sair repetindo bobagens por aí.

      Quanto à segunda parte da sua pergunta, sim. Tando o XFCE quanto o LXDE são sistemas altamente flexíveis por padrão, a exemplo do saudoso Gnome2. Então você pode colocar a barra no local de sua preferência, acrescentar outras etc. Acrescento ainda que achei XFCE mais fácil de configurar que o LXDE neste aspecto.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus Só complementando o comentário do @Neliton:disqus (ótimo por sinal), o Lubuntu possui versão em pt-BR sim (:

    • http://twitter.com/diascarlosryal carlosdias

      @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus cara, estou usando um notebook com configuração parecida com a sua (dell latitude 120L, pentium M 1.8Ghz, 768mb ram, HD 40GB) e rodando um lubuntu 12.04 em português e mesmo mexendo muito nas aparências (pra deixar parecido com o ubuntu) ele usa apenas 80mb ram quando inicia.
      Coloquei até um openoffice pt-br com corretor ortografico e tá tudo funcionando muito bem.
      E sobre a barra “iniciar” ela fica por default embaixo mesmo.
      Vá fundo no lubuntu (ou xubuntu se preferir) que não vai ter erro.

    • Rodolfo Castanho

      Pra botar mais molho nesse angu, hheheheheee… Já pensou em usar o Linux Mint??? Instalei a versão dele com LXDE numa máquina itautec com 512 de RAM e um HD de 40G… é uma máquina com um hardware extremamente antigo e ultrapassado. E te digo: Tá rodando que é uma beleza. E olha que eu nem tive o trabalho de dar uma fuçada pra desinstalar coisas e tentar melhorar a performance. Fica aí mais uma opção

  • Marcos Phillipe

    Pessoal, tenho uma pergunta.
    Tenho um pc velho (parece uma cafeteira, heheheheh) que tem um Celeron 1.8GHz e 768 de RAM, sem placas de vídeo nem nada, HD de 80GB, bem simples. Eu pretendo instalar o Lubuntu 12.04, mas queria saber se ele está disponível pra pt-BR, se há pacote de idioma. Por mim ok se não tivesse, mas tem pessoas aqui em casa q usam o pc e se importariam com isso. Ah, e se eu poderia mover a barra “Iniciar” (claro q nao é esse nome, foi só pra situar) pra a parte de baixo, pra ficar com a cara de Windows mesmo, seria mais fácil pra o pessoal aqui se acostumar com a interface do sistema.
    Obrigado :)

    • Neliton

      @Marcos, eu instalei um Xubuntu 12.04 numa máquina com configuração parecida (na verdade com menos RAM, 512MB, dos quais 64MB compartilhados com o à IGP. Está simplesmente fantástico, como nunca esteve. Ele usa somente 130MB de RAM. Fica a sugestão, já que o XFCE é um desktop mais bem-acabado que o LXDE.

      Existe uma lenda urbana na Internet dizendo que o XFCE deixou de ser um desktop leve, que a implementação dele no Ubundo não é bem-feita, etc. Tudo bobagem. E o mais importante, sugiro às pessoas que experimentem elas mesmas as distros, desktops e programas antes de sair repetindo bobagens por aí.

      Quanto à segunda parte da sua pergunta, sim. Tando o XFCE quanto o LXDE são sistemas altamente flexíveis por padrão, a exemplo do saudoso Gnome2. Então você pode colocar a barra no local de sua preferência, acrescentar outras etc. Acrescento ainda que achei XFCE mais fácil de configurar que o LXDE neste aspecto.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus Só complementando o comentário do @Neliton:disqus (ótimo por sinal), o Lubuntu possui versão em pt-BR sim (:

    • http://twitter.com/diascarlosryal carlosdias

      @ddb5c1fb14224c6661ae5a85535def00:disqus cara, estou usando um notebook com configuração parecida com a sua (dell latitude 120L, pentium M 1.8Ghz, 768mb ram, HD 40GB) e rodando um lubuntu 12.04 em português e mesmo mexendo muito nas aparências (pra deixar parecido com o ubuntu) ele usa apenas 80mb ram quando inicia.
      Coloquei até um openoffice pt-br com corretor ortografico e tá tudo funcionando muito bem.
      E sobre a barra “iniciar” ela fica por default embaixo mesmo.
      Vá fundo no lubuntu (ou xubuntu se preferir) que não vai ter erro.

    • Rodolfo Castanho

      Pra botar mais molho nesse angu, hheheheheee… Já pensou em usar o Linux Mint??? Instalei a versão dele com LXDE numa máquina itautec com 512 de RAM e um HD de 40G… é uma máquina com um hardware extremamente antigo e ultrapassado. E te digo: Tá rodando que é uma beleza. E olha que eu nem tive o trabalho de dar uma fuçada pra desinstalar coisas e tentar melhorar a performance. Fica aí mais uma opção

  • Luis

    Muito bom o Tutorial,realmente deixou bem mais rapido e leve,no caso testei no meu notebook e no do meu primo,ambos o Unity 3D rodou mais agil,mas msm assim otima dica,com essas dicas o ubuntu fica perfeito,e mais a seleção de softwares essenciais tbm postada neste site deixa ele melhor ainda…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, fico feliz que tenha ajudado @4c9cae98272abebf8ded204eee799d11:disqus, continue acessando o blog (:

  • Luis

    Muito bom o Tutorial,realmente deixou bem mais rapido e leve,no caso testei no meu notebook e no do meu primo,ambos o Unity 3D rodou mais agil,mas msm assim otima dica,com essas dicas o ubuntu fica perfeito,e mais a seleção de softwares essenciais tbm postada neste site deixa ele melhor ainda…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, fico feliz que tenha ajudado @4c9cae98272abebf8ded204eee799d11:disqus, continue acessando o blog (:

  • Luis

    Muito bom o Tutorial,realmente deixou bem mais rapido e leve,no caso testei no meu notebook e no do meu primo,ambos o Unity 3D rodou mais agil,mas msm assim otima dica,com essas dicas o ubuntu fica perfeito,e mais a seleção de softwares essenciais tbm postada neste site deixa ele melhor ainda…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, fico feliz que tenha ajudado @4c9cae98272abebf8ded204eee799d11:disqus, continue acessando o blog (:

  • carlos

    essas dicas n tem nenhum anovidade e dependem muito do processador, clock da memória RAM, etc.

    nem sempre estas dicas vão car o resultado esperado.

  • carlos

    essas dicas n tem nenhum anovidade e dependem muito do processador, clock da memória RAM, etc.

    nem sempre estas dicas vão car o resultado esperado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @23d8387654d42fa20e8931f64521fab1:disqus Discordo. Em alguns hardwares o ganho em performance não será tão perceptível quanto em outros, mas irá melhorar em todos.

      Se você desabilitar um serviço ou para-lo, seu sistema terá mais recursos livres, o que por sua vez, melhora a performance do mesmo. O mesmo vale para as outras dicas :)

  • carlos

    essas dicas n tem nenhum anovidade e dependem muito do processador, clock da memória RAM, etc.

    nem sempre estas dicas vão car o resultado esperado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @23d8387654d42fa20e8931f64521fab1:disqus Discordo. Em alguns hardwares o ganho em performance não será tão perceptível quanto em outros, mas irá melhorar em todos.

      Se você desabilitar um serviço ou para-lo, seu sistema terá mais recursos livres, o que por sua vez, melhora a performance do mesmo. O mesmo vale para as outras dicas :)

  • http://www.facebook.com/rafael.ammon Rafael Ammon

    Fiz as mudanças e a que notei maior melhoria na performance foi a do kernel, uso Mint 13 maya, e realmente fiquei com medo de fazer a mudança de kernel, mas deu tudo certo, ta um avião meu notebook

  • osbrucutus

    Fiz as mudanças e a que notei maior melhoria na performance foi a do kernel, uso Mint 13 maya, e realmente fiquei com medo de fazer a mudança de kernel, mas deu tudo certo, ta um avião meu notebook

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @facebook-100001436583494:disqus :D

  • http://www.facebook.com/rafael.ammon Rafael Ammon

    Fiz as mudanças e a que notei maior melhoria na performance foi a do kernel, uso Mint 13 maya, e realmente fiquei com medo de fazer a mudança de kernel, mas deu tudo certo, ta um avião meu notebook

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que ótimo @facebook-100001436583494:disqus :D

  • O Mané

    Agora, por favor, nos ensine como acabar com aquela maldita trava no ponteiro do mouse. Não aguento mais ter que tirar o plug do mouse pra usar o Ubuntu.

  • O Mané

    Agora, por favor, nos ensine como acabar com aquela maldita trava no ponteiro do mouse. Não aguento mais ter que tirar o plug do mouse pra usar o Ubuntu.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @19ab529cd9b217ca97c9ed710f705154:disqus,
      Nunca tive qualquer erro nesse sentido, portanto, não saberia te ajudar com isso :/

  • O Mané

    Agora, por favor, nos ensine como acabar com aquela maldita trava no ponteiro do mouse. Não aguento mais ter que tirar o plug do mouse pra usar o Ubuntu.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @19ab529cd9b217ca97c9ed710f705154:disqus,
      Nunca tive qualquer erro nesse sentido, portanto, não saberia te ajudar com isso :/

  • Brother Vel

    Olá Julian… Muito bom este tuto. Sou seu fá cara!!!
    Mas só uma dúvida…
    O zram aqui deu erro veja a imagem: http://i.imgur.com/7OLfN.png
    O que faço? Se desinstalar já é o suficiente, ou tem como resolver?

  • Brother Vel

    Olá Julian… Muito bom este tuto. Sou seu fá cara!!!
    Mas só uma dúvida…
    O zram aqui deu erro veja a imagem: http://i.imgur.com/7OLfN.png
    O que faço? Se desinstalar já é o suficiente, ou tem como resolver?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @brothervel:disqus,Estranho, confesso que nunca vi o zRam gerando tal erro. Poderia tentar a instalação alternativa, usando o PPA disponível no post do zRam aqui no blog?

    • Hebert do Nascimento

      Estou com este mesmo erro, tentei procurar pela net alguns tutoriais sobre zram, mas não tem muita coisa… não encontrei nada que resolva o problema…

    • Marcus Pereira

      O zram não está funcionando com este pacote do kernel 3.4. Por enquanto ou fica no 3.2 com zram ou no 3.4 sem ele. Por enquanto eu preferi ficar no 3.2.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @664a35970bdfa46618e28ca00b890d40:disqus Isso usando o pacote disponibilizado pela Canonical, certo? Já tentou usar a alternativa que coloquei na atualização do post?

  • Brother Vel

    Olá Julian… Muito bom este tuto. Sou seu fá cara!!!
    Mas só uma dúvida…
    O zram aqui deu erro veja a imagem: http://i.imgur.com/7OLfN.png
    O que faço? Se desinstalar já é o suficiente, ou tem como resolver?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @brothervel:disqus,Estranho, confesso que nunca vi o zRam gerando tal erro. Poderia tentar a instalação alternativa, usando o PPA disponível no post do zRam aqui no blog?

    • Hebert do Nascimento

      Estou com este mesmo erro, tentei procurar pela net alguns tutoriais sobre zram, mas não tem muita coisa… não encontrei nada que resolva o problema…

    • Marcus Pereira

      O zram não está funcionando com este pacote do kernel 3.4. Por enquanto ou fica no 3.2 com zram ou no 3.4 sem ele. Por enquanto eu preferi ficar no 3.2.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        @664a35970bdfa46618e28ca00b890d40:disqus Isso usando o pacote disponibilizado pela Canonical, certo? Já tentou usar a alternativa que coloquei na atualização do post?

  • http://www.facebook.com/tiagopgabriel Tiago Gabriel

    Instalei o ubuntu 12.04 no PC do meu irmão com P4, 1.5Bg de ram, HD de 500Gb e vídeo on-board da intel, está rodando redondinho com unity 2D e também instalei o gnome classic. Tá muito bom mesmo, valeu as dicas!

  • http://www.facebook.com/tiagopgabriel Tiago Gabriel

    Instalei o ubuntu 12.04 no PC do meu irmão com P4, 1.5Bg de ram, HD de 500Gb e vídeo on-board da intel, está rodando redondinho com unity 2D e também instalei o gnome classic. Tá muito bom mesmo, valeu as dicas!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Fico feliz que tenha ajudado @facebook-100002044051850:disqus :)

  • Tiago Gabriel

    Instalei o ubuntu 12.04 no PC do meu irmão com P4, 1.5Bg de ram, HD de 500Gb e vídeo on-board da intel, está rodando redondinho com unity 2D e também instalei o gnome classic. Tá muito bom mesmo, valeu as dicas!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Fico feliz que tenha ajudado @facebook-100002044051850:disqus :)

  • Brother Vel

    Olá Julian muito bom este tuto…

    Mas quanto ao zram está apresentando este erro: http://i.imgur.com/X1rhj.png

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @brothervel:disqus,
      Estranho, confesso que nunca vi o zRam gerando tal erro. Poderia tentar a instalação alternativa, usando o PPA disponível no post do zRam aqui no blog?

  • http://ricardojorgehistoria.wordpress.com/ Ricardo Jorge

    Para deixar ativo o Unity 2D na inicialização do sistema: http://askubuntu.com/questions/67388/how-to-default-to-unity-2d-on-auto-login

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, obrigado pela dica @rjbgbo:disqus :)

  • http://rjbgbo.tumblr.com/ Ricardo Borges

    Para deixar ativo o Unity 2D na inicialização do sistema: http://askubuntu.com/questions/67388/how-to-default-to-unity-2d-on-auto-login

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Opa, obrigado pela dica @rjbgbo:disqus :)

  • JoseRenan

    Não conhecia o zRAM, vou dar uma olhada, quem sabe melhora alguma coisa em casa! Obrigado pelas dicas!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Espero que lhe ajude @b9222ff822da92cd3fa099ea8a2fbd8d:disqus :)

  • JoseRenan

    Não conhecia o zRAM, vou dar uma olhada, quem sabe melhora alguma coisa em casa! Obrigado pelas dicas!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Espero que lhe ajude @b9222ff822da92cd3fa099ea8a2fbd8d:disqus :)

  • asghan

    Como vc conseguiu essa caneca do Ubuntu ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @a7fb3372777f323000bdc715acd6524f:disqus,
      Ganhei de presente de dia dos namorados. A Estela, minha namorada, mandou fazer a caneca com o logotipo do Ubuntu-BR-SC :)

  • asghan

    Como vc conseguiu essa caneca do Ubuntu ?

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @a7fb3372777f323000bdc715acd6524f:disqus,
      Ganhei de presente de dia dos namorados. A Estela, minha namorada, mandou fazer a caneca com o logotipo do Ubuntu-BR-SC :)

  • Nito

    Só uma duvida, alguem conseguiu usar o zram com o kernel 3.4?
    Aqui não vai.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @DmzHVjKdTf:disqus,
      Você testou usando o PPA disponível no post ou usando a alternativa antiga, direto dos repositórios do Ubuntu?

      Pessoalmente só utilizei com o kernel 3.2, fazendo uma atualização para o kernel 3.4 posteriormente.

      • Nito

        Testei das duas maneiras e da erro :/

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100001478071694:disqus @DmzHVjKdTf:disqus Então é isso mesmo, zRam ainda não está ativo para o kernel 3.4.

          Mas se possível, poderiam fazer um teste pra mim? Editem o arquivo do PPA e aonde está escrito “precise”, substituam por “quantal”. Dessa forma o zRam do Ubuntu 12.04 será usado… visto que ele está no kernel 3.4 agora, deve funcionar.

          • Nito

            Fiz a alteração para quantal, mesmo assim da um erro ainda :/
            Deixa queto, o desempenho já esta muito bom do jeito que esta, vlw pela ajuda @julian_fern:disqus

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Bom… tentamos né @DmzHVjKdTf:disqus hehe

      • http://www.facebook.com/jlimasa Jessé Lima Sá

        Também estou tendo problema com o zram e o kernel 3.4. Alguém por aí conseguiu instalar?

  • Nito

    Só uma duvida, alguem conseguiu usar o zram com o kernel 3.4?
    Aqui não vai.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @DmzHVjKdTf:disqus,
      Você testou usando o PPA disponível no post ou usando a alternativa antiga, direto dos repositórios do Ubuntu?

      Pessoalmente só utilizei com o kernel 3.2, fazendo uma atualização para o kernel 3.4 posteriormente.

      • Nito

        Testei das duas maneiras e da erro :/

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @facebook-100001478071694:disqus @DmzHVjKdTf:disqus Então é isso mesmo, zRam ainda não está ativo para o kernel 3.4.

          Mas se possível, poderiam fazer um teste pra mim? Editem o arquivo do PPA e aonde está escrito “precise”, substituam por “quantal”. Dessa forma o zRam do Ubuntu 12.04 será usado… visto que ele está no kernel 3.4 agora, deve funcionar.

          • Nito

            Fiz a alteração para quantal, mesmo assim da um erro ainda :/
            Deixa queto, o desempenho já esta muito bom do jeito que esta, vlw pela ajuda @julian_fern:disqus

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Bom… tentamos né @DmzHVjKdTf:disqus hehe

      • http://www.facebook.com/jlimasa Jessé Lima Sá

        Também estou tendo problema com o zram e o kernel 3.4. Alguém por aí conseguiu instalar?

  • Guilherme Oliveira

    Ótimas dicas, usei todas, mas poderiam me ajudar na escolha da versao do ubuntu no meu pc? pois já que ele é bem antigo ele fica meio lento com o ubuntu 12.04.
    bom as configurações dele são cpu: intel celeron cpu 450 @2.20 ghz 1gb de ram e placa on board da intel

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @b30ed684c698ae9339d353a8d6f86ca2:disqus,
      O melhor é mesmo continuar com o Ubuntu 12.04, mas você pode instalar uma interface gráfica mais leve, como o XFCE ou LXDE.

      Ou mesmo, ao invés de continuar com o Ubuntu 12.04, usar o Lubuntu 12.04 ou Xubuntu 12.04, que já trazem essas interfaces e otimizações para elas :)

      • Guilherme Oliveira

        Ah obrigado por responder @julian_fern:disqus vou continuar com o ubuntu 12.04 mas não irei por o kernel 3.4 para conseguir instalar o zram e instalar a interface gráfica mais leve.
        obrigado novamente

  • Guilherme Oliveira

    Ótimas dicas, usei todas, mas poderiam me ajudar na escolha da versao do ubuntu no meu pc? pois já que ele é bem antigo ele fica meio lento com o ubuntu 12.04.
    bom as configurações dele são cpu: intel celeron cpu 450 @2.20 ghz 1gb de ram e placa on board da intel

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @b30ed684c698ae9339d353a8d6f86ca2:disqus,
      O melhor é mesmo continuar com o Ubuntu 12.04, mas você pode instalar uma interface gráfica mais leve, como o XFCE ou LXDE.

      Ou mesmo, ao invés de continuar com o Ubuntu 12.04, usar o Lubuntu 12.04 ou Xubuntu 12.04, que já trazem essas interfaces e otimizações para elas :)

      • Guilherme Oliveira

        Ah obrigado por responder @julian_fern:disqus vou continuar com o ubuntu 12.04 mas não irei por o kernel 3.4 para conseguir instalar o zram e instalar a interface gráfica mais leve.
        obrigado novamente

  • Adalinux

    Cara show de bola seu tuto…. gostei muito, gosto do ubuntu não uso sempre pois aqui aonde moro não tem internet boa…. mais valeu ajudou bastante… continue ajudando obrigado…
    Adalinux.
    Jipa.ro

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou @8c378cd9f55240ee25a97bd987fec444:disqus :)

  • Adalinux

    Cara show de bola seu tuto…. gostei muito, gosto do ubuntu não uso sempre pois aqui aonde moro não tem internet boa…. mais valeu ajudou bastante… continue ajudando obrigado…
    Adalinux.
    Jipa.ro

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou @8c378cd9f55240ee25a97bd987fec444:disqus :)

  • http://twitter.com/compulsivo Compulsivo

    Nerd quando arruma namorada, coloca no papel de parede e lembra disso a cada parágrafo…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-9809922:disqus Problem?

    • Estela Rech

      Problema cara?

  • http://twitter.com/compulsivo Compulsivo

    Nerd quando arruma namorada, coloca no papel de parede e lembra disso a cada parágrafo…

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @twitter-9809922:disqus Problem?

  • Paulo

    Curiosidade de leigo estou rodando o ubuntu 12.04 com kernel 2.6.5.35.32, pois se uso o 3.2.0.27 ao iniciar só da tela preta desde que roda o grub. Micro Acer aspire 4736Z , 3 GB mem, 500 disco partilhando com o win 7. Tem alguma sugestão. Tá tudo funcionando redondo placa de vídeo em resolução 1366/768 16:9 taxa 60 htz.
    Uma loucura mais se uso o kernel novo fica tudo preto. Só se ligar a HDMI na tevê ai vejo imagem, já configurei o vídeo do note pela tv reiniciei e fica preto a mesma coisa.
    Unica solução que achei foi inicializar pelo kernel velho.
    Paulo

  • Paulo

    Curiosidade de leigo estou rodando o ubuntu 12.04 com kernel 2.6.5.35.32, pois se uso o 3.2.0.27 ao iniciar só da tela preta desde que roda o grub. Micro Acer aspire 4736Z , 3 GB mem, 500 disco partilhando com o win 7. Tem alguma sugestão. Tá tudo funcionando redondo placa de vídeo em resolução 1366/768 16:9 taxa 60 htz.
    Uma loucura mais se uso o kernel novo fica tudo preto. Só se ligar a HDMI na tevê ai vejo imagem, já configurei o vídeo do note pela tv reiniciei e fica preto a mesma coisa.
    Unica solução que achei foi inicializar pelo kernel velho.
    Paulo

  • Paulo

    Uma dúvida a interface mate 1.2 é mais leve e funcional que a interface gnome 2 instalada no ubuntu 12.04, instalei como você orientou e é D+. Li a respeito do mate 1.2 como substituto do gnome 2.3, que você acha meu “guru”. Sabe completo 3 meses sem usar o Windows, só em ultimo caso para home bank. E estou maravilhado com o mundo linux, que começo a conhecer – pena que minha idade já passou de 50 indo para os 60, mas dou os PARABÉNS a essa moçada que curte e afirma “viva o linux” e tantas comunidades. . . . . . . .garotada que fará revolução no nosso mundo com certeza. Parabéns pelo site é simplesmente incrível. . . . . .Paulo E Dassie. – agora amante e viciado em linux.

    • Morvan

      Boa noite.

      Paulo, mesmo que a mensagem não seja a mim direcionada, não pude não observar “ … completo 3 meses sem usar o Windows, só em ultimo caso para home bank…“.
      Puxa vida; se só está faltando a questão do “Home Banking”, sinta-se libertado. Tenho o Ubuntu e o Fedora (Ubuntu no Notebook e Fedora 17 no meu “Desktop”) e em ambos o “Home Banking” funciona sem problema. Na verdade, para o recurso do “Home Banking” funcionar é bastante que você possua o Java configurado no Navegador; não precisa nem daquelas tranqueiras de plugins do ambiente Windows.

      A propósito, o meu Java já é da série 7 desde quando ela era beta e nunca tive qualquer problema.

      :-)

      Morvan, Usuário Linux #433640.

  • Paulo

    Uma dúvida a interface mate 1.2 é mais leve e funcional que a interface gnome 2 instalada no ubuntu 12.04, instalei como você orientou e é D+. Li a respeito do mate 1.2 como substituto do gnome 2.3, que você acha meu “guru”. Sabe completo 3 meses sem usar o Windows, só em ultimo caso para home bank. E estou maravilhado com o mundo linux, que começo a conhecer – pena que minha idade já passou de 50 indo para os 60, mas dou os PARABÉNS a essa moçada que curte e afirma “viva o linux” e tantas comunidades. . . . . . . .garotada que fará revolução no nosso mundo com certeza. Parabéns pelo site é simplesmente incrível. . . . . .Paulo E Dassie. – agora amante e viciado em linux.

    • Morvan

      Boa noite.

      Paulo, mesmo que a mensagem não seja a mim direcionada, não pude não observar “ … completo 3 meses sem usar o Windows, só em ultimo caso para home bank…“.
      Puxa vida; se só está faltando a questão do “Home Banking”, sinta-se libertado. Tenho o Ubuntu e o Fedora (Ubuntu no Notebook e Fedora 17 no meu “Desktop”) e em ambos o “Home Banking” funciona sem problema. Na verdade, para o recurso do “Home Banking” funcionar é bastante que você possua o Java configurado no Navegador; não precisa nem daquelas tranqueiras de plugins do ambiente Windows.

      A propósito, o meu Java já é da série 7 desde quando ela era beta e nunca tive qualquer problema.

      :-)

      Morvan, Usuário Linux #433640.

  • http://www.facebook.com/people/Carlos-Felipe-Araújo/100000923339064 Carlos Felipe Araújo
  • Carlos Felipe Araújo
  • José Campos

    vcs precisam me ajudar.. eu isntalei o ubunto pelo pen driver…. ai tem um icone no desktop pra instalar no DH… mas num ta dando..

    eu vi num site que depois que escolhe nome e senha na hora da instalação tem um negocio d ficheiro, sei lá… e quando eu instalei não apareceu… ele mostrou uma imagem de erro… dizendo que alguns arquivos não podem ser recuperados e tal (isso na hora de formatar pelo pendriver)… mas ai quando eu fui instalar no HD não apareceu, mas ficou aquele cursor de espera e nada acontecia… me AJUDEM!!!…

    AH!!!…e eu ja tinha tentado outra vez formatar… mas ai quando fui tirar o pendriver travou td… reiniciei o pc sem o pen e não ligou… eu acho que o ubunto que to usando ta sendo usado pelo pen… eu quero passar ele para o DH

  • José Campos

    vcs precisam me ajudar.. eu isntalei o ubunto pelo pen driver…. ai tem um icone no desktop pra instalar no DH… mas num ta dando..

    eu vi num site que depois que escolhe nome e senha na hora da instalação tem um negocio d ficheiro, sei lá… e quando eu instalei não apareceu… ele mostrou uma imagem de erro… dizendo que alguns arquivos não podem ser recuperados e tal (isso na hora de formatar pelo pendriver)… mas ai quando eu fui instalar no HD não apareceu, mas ficou aquele cursor de espera e nada acontecia… me AJUDEM!!!…

    AH!!!…e eu ja tinha tentado outra vez formatar… mas ai quando fui tirar o pendriver travou td… reiniciei o pc sem o pen e não ligou… eu acho que o ubunto que to usando ta sendo usado pelo pen… eu quero passar ele para o DH

  • MathlimaJr

    Realmente muito bom, eu utilizei suas dicas em um netbook com placa on board e realmente a mudança foi monstruosa, só infelizmente não consegui utilizar o Midori por um erro de proxy ( mesmo eu tendo desativado a opção de proxy)
    Muito obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @matlimajr:disqus :)

  • MathlimaJr

    Realmente muito bom, eu utilizei suas dicas em um netbook com placa on board e realmente a mudança foi monstruosa, só infelizmente não consegui utilizar o Midori por um erro de proxy ( mesmo eu tendo desativado a opção de proxy)
    Muito obrigado!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que lhe ajudei, @matlimajr:disqus :)

  • http://www.facebook.com/constantinologia Joao Constantino Turritopsis N

    Gostei das dicas, são bem úteis em certas situações… =)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @facebook-100000856474914:disqus :)

  • http://www.facebook.com/constantinologia Joao Constantino Turritopsis N

    Gostei das dicas, são bem úteis em certas situações… =)

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Que bom que gostou, @facebook-100000856474914:disqus :)

  • http://www.facebook.com/people/Ron-Oliver-Leite/1526335220 Ron Oliver Leite

    Excelente dicas, já incorporei aqui no meu Elementary OS !!! Obrigado !

  • http://www.facebook.com/people/Ron-Oliver-Leite/1526335220 Ron Oliver Leite

    Excelente dicas, já incorporei aqui no meu Elementary OS !!! Obrigado !

  • Valderi

    Julian, como posso reverter esse upgrade acima, pois meu pc fico muito estranho.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f9acfcb2193b0197fe44a38f68d22dbd:disqus Qual dos upgrades?

  • Valderi

    Julian, como posso reverter esse upgrade acima, pois meu pc fico muito estranho.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @f9acfcb2193b0197fe44a38f68d22dbd:disqus Qual dos upgrades?

  • cleber garzaro

    valeu amei este tutô cumpadi, gente inteligente é isso sabe muito bem o que postar, continue

  • cleber garzaro

    valeu amei este tutô cumpadi, gente inteligente é isso sabe muito bem o que postar, continue

  • Jean Carlos

    Parabéns pela postagem! Virou uma referencia pra mim sempre que instaloo ubuntu em uma nova máquina(sim, estou oferecendo o ubuntu aos clientes e acabando com preocupações com antivirus, copias originais ou não e etc.). Tenho uma pergunta sobre o drive de vídeo porque no meu caso, toda vez que faço a atualização do sistema, o drive de video abre no modo básico e eu preciso reinstalar o drive pra voltar a ter efeitos 3d. Minha placa de video é uma ati radeon 6850 e eu estou usando o driver baixado do site oficial e não tinha esse problema logo no inicio.

  • Jean Carlos

    Parabéns pela postagem! Virou uma referencia pra mim sempre que instaloo ubuntu em uma nova máquina(sim, estou oferecendo o ubuntu aos clientes e acabando com preocupações com antivirus, copias originais ou não e etc.). Tenho uma pergunta sobre o drive de vídeo porque no meu caso, toda vez que faço a atualização do sistema, o drive de video abre no modo básico e eu preciso reinstalar o drive pra voltar a ter efeitos 3d. Minha placa de video é uma ati radeon 6850 e eu estou usando o driver baixado do site oficial e não tinha esse problema logo no inicio.

  • http://www.facebook.com/anselmo.rodriguesfilho Anselmo Rodrigues Filho

    Achei engraçado vc falar que o Pentium 4 é antigo. Eu instalei o Ubuntu 11.04 nele, ficou show de bola. Esta com uma Nvidia PCI simples de 512 MB de memória. Eu digo que ele é muito mais rápido que muito dual core por ai..

  • http://www.facebook.com/anselmo.rodriguesfilho Anselmo Rodrigues Filho

    Achei engraçado vc falar que o Pentium 4 é antigo. Eu instalei o Ubuntu 11.04 nele, ficou show de bola. Esta com uma Nvidia PCI simples de 512 MB de memória. Eu digo que ele é muito mais rápido que muito dual core por ai..

  • Marcus

    vou tentar pra ver… Minha máquina não é antiga, é pré-histórica. Um notebook Proview com processador de 500 mhz e 512 de RAM. Pra iniciar o Lubuntu está levando uns 4 minutos, para se ter uma idéia da máquina…

  • Marcus

    vou tentar pra ver… Minha máquina não é antiga, é pré-histórica. Um notebook Proview com processador de 500 mhz e 512 de RAM. Pra iniciar o Lubuntu está levando uns 4 minutos, para se ter uma idéia da máquina…

  • JAO

    Olá. O que vc recomenda pra um Deskpro Compaq Pentium II com 128MB?

  • JAO

    Olá. O que vc recomenda pra um Deskpro Compaq Pentium II com 128MB?

  • http://www.facebook.com/jackson.miras.9 Jackson Florentino

    Atualizei o Kernel do meu Notebook mas a placa de rede sem fio parou de funcionar e os drives proprietários da AMD foram desinstalados e sumiram sem a possibilidade de reinstalá-los.
    Notebook HP Pavilion g4 series 1115BR.

  • http://www.facebook.com/jackson.miras.9 Jackson Florentino

    Atualizei o Kernel do meu Notebook mas a placa de rede sem fio parou de funcionar e os drives proprietários da AMD foram desinstalados e sumiram sem a possibilidade de reinstalá-los.
    Notebook HP Pavilion g4 series 1115BR.

  • Kaleo Silva

    Não consegui baixar o pacote multimídia para meu sistema. Exigiu uma permissão pública. Alguma dica?

    Obrigado.

  • Kaleo Silva

    Não consegui baixar o pacote multimídia para meu sistema. Exigiu uma permissão pública. Alguma dica?

    Obrigado.

  • Kleuber

    Julian, após adicionar o drive open source de placa de vídeo via ppa:oibaf/graphics-drivers, como eu ativo o uso desse drive e como eu vejo que ele tá usando esse drive?

  • Kleuber

    Julian, após adicionar o drive open source de placa de vídeo via ppa:oibaf/graphics-drivers, como eu ativo o uso desse drive e como eu vejo que ele tá usando esse drive? Pergunto isso porque eu desativei o drive proprietário da AMD no meu note e através do comando glxinfo vejo que ele tem uma uma placa de vídeo integrada da Intel. Então ele passou a usar essa placa e não a da AMD. Como fazer ele usar a da AMD com o drive open source?

    >glxinfo

    OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center
    OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Sandybridge Mobile
    OpenGL version string: 3.0 Mesa 9.1-devel (git-200bb36 precise-oibaf-ppa)
    OpenGL shading language version string: 1.30

  • http://www.facebook.com/pereiragsilva Giovani Pereira

    Olá Julian Fernandes, beleza?
    Cara, seguinte, eu emulei o jogo League of Legends no meu linux, ficou muito bom, só que tem um problema, quando vou acessar os itens do jogo, dá um erro, e pelo que pude perceber é da placa de vídeo ou melhor com relação aos drivers.
    Tem algum driver diferente dessa postagem que você me recomenda?
    Obrigado.

  • http://www.facebook.com/pereiragsilva Giovani Pereira

    Olá Julian Fernandes, beleza?
    Cara, seguinte, eu emulei o jogo League of Legends no meu linux, ficou muito bom, só que tem um problema, quando vou acessar os itens do jogo, dá um erro, e pelo que pude perceber é da placa de vídeo ou melhor com relação aos drivers.
    Tem algum driver diferente dessa postagem que você me recomenda?
    Obrigado.

  • Eduardo Braga Jr

    Ola Julian, sou usuário do Ubuntu a pouco tempo, mas a 1 ano resolvi não mais usar o Windows, com essa atitude pretendo aprender mais sobre o Ubuntu. Tenho um celeron D com Hd 180 Gb e 2 Gb Ram. Meu Ubuntu é o 12.04 e estou utilizando o Gnome como uma das alternativas ao invés do Unity. Posso te dizer com certeza absoluta que o que faço com essa maquina pequena deixa meus amigos de boa aberta. Muito obrigado pelas dicas para deixar o Ubuntu mais rápido. Parabéns pelo trabalho do Ubuntu-br-sc, sou seguidor assiduo. Abs e sucesso….

  • Eduardo Braga Jr

    Ola Julian, sou usuário do Ubuntu a pouco tempo, mas a 1 ano resolvi não mais usar o Windows, com essa atitude pretendo aprender mais sobre o Ubuntu. Tenho um celeron D com Hd 180 Gb e 2 Gb Ram. Meu Ubuntu é o 12.04 e estou utilizando o Gnome como uma das alternativas ao invés do Unity. Posso te dizer com certeza absoluta que o que faço com essa maquina pequena deixa meus amigos de boa aberta. Muito obrigado pelas dicas para deixar o Ubuntu mais rápido. Parabéns pelo trabalho do Ubuntu-br-sc, sou seguidor assiduo. Abs e sucesso….

  • Romulo

    Otimas dicas Mister Julian! Obrigado!

  • Romulo

    Otimas dicas Mister Julian! Obrigado!

  • Sócrates Júnior

    O comando:

    sudo sed -i “s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g” /etc/xdg/autostart/*.desktop

    não funcionou no meu Ubuntu 12.10. Tentei no desktop E no netbook.

    Pode me ajudar?

    • Fabio Aragao

      Acabei de fazer no meu pc e funcionou normal.

    • Adilson

      Pra mim tambem nao funcionou…
      Estou com ubuntu 13.04.

  • Sócrates Júnior

    O comando:

    sudo sed -i “s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g” /etc/xdg/autostart/*.desktop

    não funcionou no meu Ubuntu 12.10. Tentei no desktop E no netbook.

    Pode me ajudar?

  • jamerson

    ola instalei o midori mas ele nao entra na internet mas os outros navegadores entram alguem me ajuda a resolver isso

  • jamerson

    instelei o midori mas ele nao conecta a internet

  • Fabio Aragao

    Gostei muito do site, muito mesmo! Segui algumas dicas dessa página e senti uma diferença na velocidade. Parabéns Julian por todas as dicas…

    Obs boba: O repositório dos drives gráficos “ppa:[b]oibaf[/b]/graphics-drivers” é Fabio ao contrário, achei legal pois me remota a uma boa e velha infância!

  • Adilson Junior

    Segui todas as dicas alem de desativar as Unity-lens de vidoes e musicas e desistalar alguns programas que não uso como Ubunto One por exemplo, o drivers eu não coloquei estes pois acho os do xorg-edgers bem mais rápidos, a unica coisa que ainda esta lenta é o dash e a central de aplicativos

  • http://www.facebook.com/VicRuas Victor Ruas

    Excelente post :)

  • http://www.facebook.com/willer.demorais Willer Silva de Morais

    sobre troque a swap por zram, eu teria que desinstalar a swap para depois instalar o zram????
    ou e só digitar o comado???

  • http://www.facebook.com/VTNCKARALHO J̶o̶s̶e̶p̶h̶ ̶G̶a̶m̶a̶

    sera que roda no meu PC?
    Intel Core 2 Duo CPU E4600 2.40 Ghz
    1 GB de Ram
    160 Gb de HD(dividido em 3 partições)
    Intel(R) 82945G Express Chipset Family(128 MB de Vídeo)

  • Elcio

    Concordo com o que você disse sobre o pessoal reclamar do Ubuntu ser mais pesado!
    Po o cara quer rodar o linux num hardware de calculadora? É fantástico, é bonito, e precisa de um hardware mediano apenas para funcionar de forma correta! Se não se acostumou tudo bem, use outra distro, mas falar que é pesado e ruim! Ah vamo parar né?

  • Allan

    Olá , possuo um “PC Desktop Hp Pavilion b1215br” , e ao tentar instalar o ubuntu 12.10 , ele não inicia fica apenas piscando a tela.
    Obs :
    1 – A mídia está OK , eu a usei para instalar o ubuntu em outro , pc mais moderno.
    2 – o Ubuntu 11.10 roda normalmente.

  • http://www.facebook.com/leonardo.guedes.9404 Leonardo Guedes

    Muito legal a materia.
    :)

  • Eric Santos

    Tenho um computador com placa de vídeo onboard Intel 82865G Graphics Controller com 96 Mb, 752 Mb de RAM e um Intel Celeron D 2.66 GHz. Mas à um tempinho atrás, quando eu fui instalar o Ubuntu (acho que era o 11.10), meu computador ficou mais lento de quando estava com Windows XP(estava pior que uma carroça, e eu tinha quase que rezar pra rodar o Firefox, ou a Central de Apps sem travar tudo).

    Será que alguém pode explicar o que poderia ter acontecido?

    P.S. : Estou pensando em instalar o Ubuntu de novo, e tentar ver se ele roda melhor com as dicas que eu li aqui.

    • Pedro

      Com essa configuração eu te recomendaria a instalação do Xubuntu, você vai ver como vai ficar um avião. E não muda quase nada, já que é baseado no Ubuntu. Abraço!

  • Nelson

    Primeiramente agradeço pelas suas dicas, e aproveitando , gostaria de saber se a dica: desativar os serviços que inicializam com o sistema, funciona no linux elementary luna , que se baseia no ubuntu 12.04.

    Grato

  • Madsoul

    muito bom cara ajudou muito

  • Mauro Lucio de Queiroz

    Otimas dicas, usei algumas no meu PC de casa, estou entrando no mundo Linux agora usando Kubuntu, mas não consigo usar o comando ctrl+alt+T, para chamar o terminal entao uso o Biombu serve mas queria utilizar as teclas para chamar se puder dar uma força agradeço, e parabens pelas dicas

    • Morvan

      Boa noite.

      Caríssimo Mauro Lucio de Queiroz:

      agora usando Kubuntu, mas não consigo usar o comando ctrl+alt+T…”.
      No caso do KDE, você pode digitar, no Menu Rápido, a palavra konsole (na verdade, antes de você completar a palavra, já deve aparecer a palavra correspondente, como eu disse, no Menu Rápido (também chamado KickOff Menu). Se quiser, pode teclar Enter. Pode também arrastar o atalho para a sua área de trabalho, e executar de lá, sempre que desejar, a partir deste atalho criado.

      Morvan, Usuário Linux #433630. Seja livre; use Linux.

    • yuri

      é porque o KDE usa atalhos diferentes pros programas. Mas você pode editá-los.
      É só você clicar com o botão direito no menu principal (kickoff, se não me engano) e ir em “configurar aplicativos”. Lá, selecione o aplicativo que qer editar – no caso, o Konsole (fica na aba sistema). Vá na aba “avançado” e troque o atalho da forma que quiser.

  • Ivan Carlos

    Muito bom Julian, era isso que eu estava procurando há tempos na internet e achei aqui graças a você. Minha máquina, por exemplo, está tão carregada que leva aproximadamente uns 5 minutos p/ funcionar! Agora, vou implementar as suas dicas. Obrigado!!!

  • Mcr Conrado

    Belo post, salvou minha vida

  • Willian Holanda

    Olá,não sei se é só aqui, mas cada comentário está aparecendo duplicado.
    Não é apenas neste post , em todos do site.
    Aliás,a dica é ótima, estou aplicando ela agora no meu notebook que travava o Windows 7 direto..

    Pra vocês terem uma ideia , meu notebook no Windows , usava sem programa nenhum aberto, 60% dos meus 1gb de ram. Agora com o Ubuntu+compiz+Avant Window Navigator+Emerald , mesmo com tudo isso, o uso da memória fica em extraordinários 25% !!!!
    Eu nunca conseguiria este desempenho no Windows , espero melhorar ainda mais com esta dica maravilhosa !!! Continue assim ^^

    • Willian Holanda

      Apenas complementando meu comentário anterior: meu Deus , que melhora fantástica! Meu sistema já estava rápido, agora então!
      Meu Firefox agora abre em menos de 2 segundos ! (graças ao preload)
      A Central de Programas, fiz o teste, na primeira inicialização, demorou 17seg pra que eu pudesse utilizar normalmente, já na segunda,demorou apenas 6 segundos !!
      O uso de memória ram aumentou em 5% , nada que faça a diferença,considerando que eu nunca teria este desempenho no Windows, com o meu hardware atual (notebook).
      Enfim, a dica é ótima e funciona muito bem! Recomendo à todos que procuram mais velocidade e estabilidade no Ubuntu. Minha versão é a 12.04 , por conta do suporte, mas já testei a 13.04 também e não perde em nada!
      Abraço à todos e mais uma vez , parabéns pelo Post !!

  • João Pedro

    Poderia a troca Swap por zRam ter deixado meu computador mais lento? Efeituei das mudanças sugeridas no seu texto, mas ao reiniciar o computador ele me pareceu mais lento. Pode ser só impressão minha? Com que comando eu desfaço a troca do Swap por zRam?

    Obrigado.

  • Roberto

    Prezado,

    Sou novato na utilização de OS livre e tenho um desktop antigo com configuração similar a que vc descreveu: 2.8ghz e 1gb de Ram. Porem apos a instalação do ubuntu 12.10 ele fica extremamente lento. O mais interessante e q o consumo de memoria e muito baixo contra partida os dois núcleos, somente com o OS rodando beira os 50% ao abrir qualquer aplicação permanecem em 100% e a memoria fica por volta dos 20% e 30% ainda possui 1gb de swap que quase não é utilizado.

    Gostaria mesmo de saber o motivo de consumir tanto processamento, será que esse hardware não suporta o sistema? Lembrando que o processador foi um dos 1º dual core Pentium que sairão.

    Alem de todas as sugestões dadas , gostaria de saber como fazer para trocar ou para configurar essa interface que consome menos, pois não as encontrei nas configurações do sistema (como tianha dito sou novato no sistema) ou deveria tentar essas versões alternativas como o Xubuntu que segundo o que eu pesquisei e o mais próximo do ubuntu em questão de recursos, porem mais leve?

    Desde já agradeço a atenção de todos, e peço desculpas por minha ignorância

  • Rafeus

    Putz,

    Após instalar o ppa para instalar o drive de vídeo da minha Intel 82G33/G31 nada mais no S.O. passou a funcionar e tive que reinstalar o ubuntu. Como eu faço?

  • Thais

    Eai Galera sou nova em relação ao ubuntu ,o meu é 13.04 .
    estou tendo problemas na atualização de programas esta muito lenta pra ser concluida estou tentando concluir ja tem um tempo.esta muito lenta mesmo.
    sera que alguem pode ajudar??

  • Jonas Henrique Braga

    Muito obrigado pelas magníficas dicas estou usando as no meu clássico Intel celeron D 315 2,25 Ghz 1GB Ram e esta com um desempenho satisfatório :)

  • Dhiego Borges

    Meu Ubuntu Gnome 13.10 esta demorando para iniciar, vamos ver no que vai dar segundo as dicas :)

  • Romário

    instalei o zram e de cara já senti uma ENORME diferença na inicialização do meu ubuntu 13.04, valeu pelas dicas.

  • Gean

    muito bom!!! Obrigado!!

  • guman

    los portatiles con I5 se comportan mas lentos usando casi cualquier distribucion,pero no esta demas acelerarlos ahora estoy usando crunchbang con 8g de ram y es mas lento que mi pentium 4 con 3gb de ram…
    voy a probar zram y ver que sucede con debian….

  • Hudsonkem Marinho

    como q eu faço pra desinstalar e remover esse

    sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
    pq ficou com alguns bugs graficos.

    • Pedro Pereira

      Instale um programa chamado ppa-purge (apt-get install ppa-purge) e dê

      sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers

  • Douglas

    Ooow fera legal gostei ;)