Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Com o lançamento do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin quase ai, o time de design do Ubuntu já começa a pensar e rascunhar as ideias para o Ubuntu 12.10.

As mudanças, segundo o time de design, visam melhorar a usabilidade do Ubuntu como um todo e deixa-lo mais intuitivo e bonito. Ainda segundo o time, as primeiras ideias tem a ver com os menus que conhecemos ali no canto superior direito da tela, onde ficam as informações de hora, menu de mensagens, menu de som e afins, além de uma sutil mudança no Unity.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Após dois anos, esse menu finalmente irá mudar

A ideia é que apenas menus relevantes a você apareçam. Não usa o Gwibber? Ele não irá aparecer. Não tem bluetooth no seu computador? Pra que ter um menu pra isso então, certo?

Vamos conferir alguns rascunhos das ideias do time de design?

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: menu do sistema

Os últimos dois menus do canto superior direito, que seriam o menu do usuário e aquela engrenagem com informações sobre o sistema, irão se fundir, deixando mais espaço livre para outros menus que vocês conferem abaixo.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Proposta do time de design vs menu do Ubuntu 12.04

A ideia é que, além de conseguir mais espaço, a fusão concerte alguns problemas bobos de usabilidade. Por exemplo, os itens “Alternar conta de usuário” e “Encerrar sessão” fazem, basicamente, a mesma coisa.

Outro problema que a fusão deve sanar é que é meio difícil encontrar informações sobre o sistema ou mesmo qual versão do Ubuntu você está utilizando. No Ubuntu 12.04 você precisa abrir as configurações do sistema e depois ir no menu “Detalhes”, o que não é muito user friendly. No Ubuntu 12.10 a ideia é adicionar um menu “Sobre este computador” por ali, tornando o recurso mais intuitivo. Da mesma forma, o menu “Ajuda do Ubuntu” deve estar disponível por ali também.

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: Unity

Por hora a única mudança divulgada para o Unity é bem pequena, mas que possivelmente aumentará bastante a intuitividade da interface gráfica para usuários novatos: ao invés de usar o logotipo do Ubuntu como ícone para abrir o Unity, o time de design sugere mudar o ícone para uma “casinha”, visto que um ícone assim representa um ponto de partida.

Hoje o ícone do nautilus possui isso, e de acordo com o time, em um teste de usabilidade muitos usuários abriam o nautilus achando que era o ponto de partida do sistema.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Novo ícone para chamar o Unity. Bem mais intuitivo, não?

Mudança sutil, mas inteligente. Te faz pensar porque não pensaram nisso antes, sendo que agora parece bastante óbvio.

Apesar dessa ter sido a única ideia divulgada no post, podemos esperar muitas novidades para o Unity nessa versão, assim como tivemos com o Ubuntu 12.04. Claro que vamos continuar cobrindo-as por aqui (:

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: menu de data e hora

O menu de data e hora também receberá mudanças. Além de uma possível mudança no visual, agora será possível adicionar um alarme para lhe avisar de eventos futuros ou mesmo apenas para lhe acordar pela manhã hehe

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Proposta do time de design vs menu de data e hora atual

Segundo o post, uma das ideias do time é permitir a integração com o calendário do Google, uma adição muito importante visto que perdemos nossa agenda quando o Evolution deu lugar ao Thunderbird.

Alias, ter um calendário em um sistema operacional é algo mais do que necessário, e espero realmente que essa função saia do papel e torne-se realidade.

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: menu de redes e bluetooth

O menu de redes também vai ser repaginado, ficando mais intuitivo. Hoje ele não chega a ser feio, mas também não é lá muito intuitivo.

A ideia é adicionar botões para acionar ou desativar funções. Outro quesito bastante interessante é que o menu ficará mais limpo, porque se você não usar uma conexão 3G ou VPN por exemplo, esses menus não aparecerão.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Rascunho do novo menu de redes do Ubuntu 12.10

O menu de bluetooth funcionará da mesma forma, e se você não tiver um computador com esse recurso, ele sequer irá aparecer.

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: menu de mensagens

O menu de mensagens é algo lindo. Sempre que apresento o Ubuntu para algum amigo ou cliente, é uma das primeiras coisas que mostro. A integração que tenho com leitor de emails, bate-papo e redes sociais nesse menu é algo incrível e com certeza é um dos motivos do porque nunca consegui usar o Gnome-Shell.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Menu de mensagens atual: seu lindo

A ideia agora é retirar os itens email, transmissão e bate-papo, adicionando-os apenas depois que você já configurou os serviços. Então se, por exemplo, você nunca abriu e configurou o Gwibber, ele nunca irá aparecer por ali. Além disso os menus usarão os nomes dos softwares.

Pra mim isso é, parcialmente, um erro. Creio que o Thunderbird deveria ficar ali ou ao menos, fixo no Unity. Acho que todos concordam que ao ver um ícone de envelope como é o do menu de mensagens, você automaticamente pensa em email, então se um usuário quer configurar seu cliente de email, seria o primeiro local a ser clicado.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Proposta do time de design para o Ubuntu 12.10

Para quem usar o Ubuntu for Android, o menu de mensagens irá se expandir para mostrar as SMSs, chamadas perdidas e a caixa de mensagens de voz.

Por último, o Ubuntu One não irá mais aparecer por ali, ganhando um menu separado.

Mudanças previstas para o Ubuntu 12.10: menu de sincronização

Se você usa algum serviço de sincronização de arquivos na nuvem, como o Ubuntu One ou o DropBox, é aqui que ele irá aparecer. Desse menu você pode facilmente configurar seu serviço de sincronização e se você quiser fazer o download de algum arquivo, pode facilmente desativar a sincronização do serviço.

Algumas mudanças previstas para o Ubuntu 12.10

Menu de sincronização: uma novidade mais do que bem vinda

Bastante interessante, ainda mais porque se você não utiliza algum desses serviços, o menu simplesmente não aparece.

Considerações finais

O time de design ainda traz algumas outras mudanças sutis. Minha maior preocupação aqui é com o espaço livre. Pense comigo: digamos que o usuário não tem nenhum desses serviços configurados de início, o que irá acontecer obviamente. Teremos um grande espaço vazio, não?

Creio que o time de design da Canonical pensou nisso, obviamente, e tem uma solução. Mas continua sendo minha maior preocupação quanto a essa mudança.

No mais, gostou muito das ideias. Não gosto do Gwibber e o fato dele ficar ali no menu aberto me torra a paciência, além de outras pequenas coisas que essas mudanças resolvem, como o fato de existir a opção “Alternar conta de usuário” e “Encerrar sessão”.

E você leitor, o que achou das ideias? Gostou ou prefere do jeito que estão? Deixem seus comentários abaixo e vamos discutir o assunto (:

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube


  • Eduardo Hernacki

    Ali tem coisas bem óbvias que eu sempre pensei “putz”…

    Mas há uma grande diferença entre “Alternar conta de usuário” e “Encerrar Sessão”. O primeiro deixa seus aplicativos abertos enquanto você acessa o sistema com outro usuário, permitindo você voltar e estar tudo ali intacto. O segundo encerra todos os programas, é a mesma coisa que fazer um “logoff” no Windows.

    E sobre a barra de Mensagens, o próprio Unity deveria gerenciar a integração dos aplicativos, por exemplo o Polly ou o Emesene nessa barra, não tem integração.

    Eu ainda quero focar no 12.04, porque ele nem está pronto ainda… hehe

    Abraços

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus,
      Também tem muita coisa que sempre pensei que deveria estar ali. Como falei no texto, me faz pensar como raios não pensaram nisso antes. Tenho até um artigo quase pronto sobre o assunto (:

      Quanto ao alternar/logoff, a função é quase a mesma e é pouco usada. Acho legal terem colocado tudo em um menu só, deixando mais fácil.

      Já quanto ao Polly e Emesene, eles se integram perfeitamente ao menu de mensagens. Ou está falando da dock to Unity? Porque mesmo ali, nunca tive problemas com elas.

      []‘s

      • Eduardo Hernacki

        Me expressei errado em relação a integração no menu de mensagens…
        Está “integrado”, mas o Polly não fica a mesma coisa como o Gwibber por exemplo, só aparece o ícone… prefiro deixar fixo na barra do Unity, entende?

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus, aparece o ícone, assim como as mensagens. Por exemplo, caso eu tenha recebido uma reply, aparece por lá. Se minha timeline foi atualizada, aparece também.

          Da mesma forma o Emesene aparece por lá quando alguém me chama ._.

          • Eduardo Hernacki

            Realmente, viajei na parte do ícones…

      • http://www.facebook.com/matheussproesser Matheus Sproesser

        Na minha opinião acho que unir o menu de alternar usuario e encerrar sessão vai formar um menu unico meio carregado e para o gwiber e o thunderbird eu removi para que sumissem do menu.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @facebook-100000084823215:disqus,
          Não acho que o menu vá ficar cheio demais, visto que outras opções vão desaparecer. Dê uma olhada no mockup que postei e veras que a integração fica bem legal (:

          Quanto ao Thunderbird/Gwibber, a ideia é que não precisaremos mais desinstala-los (no meu caso, só o Gwibber, visto que uso o Thunder), somente não usa-los (:

  • Eduardo Hernacki

    Ali tem coisas bem óbvias que eu sempre pensei “putz”…

    Mas há uma grande diferença entre “Alternar conta de usuário” e “Encerrar Sessão”. O primeiro deixa seus aplicativos abertos enquanto você acessa o sistema com outro usuário, permitindo você voltar e estar tudo ali intacto. O segundo encerra todos os programas, é a mesma coisa que fazer um “logoff” no Windows.

    E sobre a barra de Mensagens, o próprio Unity deveria gerenciar a integração dos aplicativos, por exemplo o Polly ou o Emesene nessa barra, não tem integração.

    Eu ainda quero focar no 12.04, porque ele nem está pronto ainda… hehe

    Abraços

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus,
      Também tem muita coisa que sempre pensei que deveria estar ali. Como falei no texto, me faz pensar como raios não pensaram nisso antes. Tenho até um artigo quase pronto sobre o assunto (:

      Quanto ao alternar/logoff, a função é quase a mesma e é pouco usada. Acho legal terem colocado tudo em um menu só, deixando mais fácil.

      Já quanto ao Polly e Emesene, eles se integram perfeitamente ao menu de mensagens. Ou está falando da dock to Unity? Porque mesmo ali, nunca tive problemas com elas.

      []‘s

      • Eduardo Hernacki

        Me expressei errado em relação a integração no menu de mensagens…
        Está “integrado”, mas o Polly não fica a mesma coisa como o Gwibber por exemplo, só aparece o ícone… prefiro deixar fixo na barra do Unity, entende?

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus, aparece o ícone, assim como as mensagens. Por exemplo, caso eu tenha recebido uma reply, aparece por lá. Se minha timeline foi atualizada, aparece também.

          Da mesma forma o Emesene aparece por lá quando alguém me chama ._.

          • Eduardo Hernacki

            Realmente, viajei na parte do ícones…

      • http://www.facebook.com/matheussproesser Matheus Sproesser

        Na minha opinião acho que unir o menu de alternar usuario e encerrar sessão vai formar um menu unico meio carregado e para o gwiber e o thunderbird eu removi para que sumissem do menu.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @facebook-100000084823215:disqus,
          Não acho que o menu vá ficar cheio demais, visto que outras opções vão desaparecer. Dê uma olhada no mockup que postei e veras que a integração fica bem legal (:

          Quanto ao Thunderbird/Gwibber, a ideia é que não precisaremos mais desinstala-los (no meu caso, só o Gwibber, visto que uso o Thunder), somente não usa-los (:

  • Eduardo Hernacki

    Ali tem coisas bem óbvias que eu sempre pensei “putz”…

    Mas há uma grande diferença entre “Alternar conta de usuário” e “Encerrar Sessão”. O primeiro deixa seus aplicativos abertos enquanto você acessa o sistema com outro usuário, permitindo você voltar e estar tudo ali intacto. O segundo encerra todos os programas, é a mesma coisa que fazer um “logoff” no Windows.

    E sobre a barra de Mensagens, o próprio Unity deveria gerenciar a integração dos aplicativos, por exemplo o Polly ou o Emesene nessa barra, não tem integração.

    Eu ainda quero focar no 12.04, porque ele nem está pronto ainda… hehe

    Abraços

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus,
      Também tem muita coisa que sempre pensei que deveria estar ali. Como falei no texto, me faz pensar como raios não pensaram nisso antes. Tenho até um artigo quase pronto sobre o assunto (:

      Quanto ao alternar/logoff, a função é quase a mesma e é pouco usada. Acho legal terem colocado tudo em um menu só, deixando mais fácil.

      Já quanto ao Polly e Emesene, eles se integram perfeitamente ao menu de mensagens. Ou está falando da dock to Unity? Porque mesmo ali, nunca tive problemas com elas.

      []‘s

      • Eduardo Hernacki

        Me expressei errado em relação a integração no menu de mensagens…
        Está “integrado”, mas o Polly não fica a mesma coisa como o Gwibber por exemplo, só aparece o ícone… prefiro deixar fixo na barra do Unity, entende?

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          @google-0219ce3d8cbdd1fca0e195958bcd02e6:disqus, aparece o ícone, assim como as mensagens. Por exemplo, caso eu tenha recebido uma reply, aparece por lá. Se minha timeline foi atualizada, aparece também.

          Da mesma forma o Emesene aparece por lá quando alguém me chama ._.

          • Eduardo Hernacki

            Realmente, viajei na parte do ícones…

      • http://www.facebook.com/matheussproesser Matheus Sproesser

        Na minha opinião acho que unir o menu de alternar usuario e encerrar sessão vai formar um menu unico meio carregado e para o gwiber e o thunderbird eu removi para que sumissem do menu.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @facebook-100000084823215:disqus,
          Não acho que o menu vá ficar cheio demais, visto que outras opções vão desaparecer. Dê uma olhada no mockup que postei e veras que a integração fica bem legal (:

          Quanto ao Thunderbird/Gwibber, a ideia é que não precisaremos mais desinstala-los (no meu caso, só o Gwibber, visto que uso o Thunder), somente não usa-los (:

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    A única coisa que eu acho desnecessária ao extremo,  é a questão de alterar o ícone do ubuntu para um ícone de home.
    Todos os S.O. mais famosos possuem a logo do sistema como lançador do menu.
    Windows tem a bandeirinha, OS X tem a maçã, porque o Ubuntu não poderia ter aquela bolinha???…Uma coisa que eu acho que falta muito, é quando você clica em um desses menus, no lindo painel transparente do unity e abre um menu grosseiro, quadrado e totalmente fora do padrão do unity.
    Seria interessante uma integração com o unity, deixando eles transparentes e com cantos arredondados, assim como acontece no HUD, que na minha opinião é uma maravilha *__*…
    A melhor proposta de mudança na qual eu vi, foi a de implantar integração com o Google Calendário, pois o sistema te da a opção de integrar a conta google com o ubuntu, mas e daí, o que muda nisso???

    Se eu trabalhasse na Canonical, iria propor pra aparecer uma janela após a instalação e inicialização, sugerindo um pequeno tour e sugerindo configurações de email e etc…Isso facilitaria e muito a navegação do povo que não conhece o sistema =]

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001247584274:disqus,
      Tenho minhas dúvidas. Pessoalmente acho o ícone do Ubuntu muito melhor, mas se nos testes o pessoal clicou no ícone da “casinha” (que no caso, é do nautilus) achando que era um ponto de partida, há de se mudar algo por ali.

      Gosto dos menus ali, mesmo não sendo integrados ao Unity. Quanto a implantação do Google Calendar, concordo. Como falei no texto, não ter um aplicativo de agenda é algo que me irritou bastante, pois é algo básico em um SO. Só porque o Windows não tem não significa que o Ubuntu tenha que seguir o péssimo exemplo.

      Quanto ao tour, acho interessante, mas..

      • Cleber

        Julian, mas há uma solução simples para o Calendário: o Lightining não é nativo, mas uma vez instalado via “Complementos” do Thunderbird, ele fica tão nativo quanto o Evolution. Eu fiz isso e está perfeito. Aliás, tem complementos para Thunderbird excelentes, como um browser, Google Agenda, Evernote. Acho que vale a pena divulgar isso em forma de post só sobre complementos para Firefox e Thunderbird. No Ubuntu não tem muitas coisas de forma nativa, aos poucos vamos personalizando-o pela Central de Programas ou pelos complementos. Fica excelente. Essas dicas de personalização fina merecem um post mais longo e bem completo.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
          Conheço os complementos e tenho ideias para posts sobre esses assuntos, mas uma agenda ou calendário é algo que você espera de um sistema operacional, afinal de contas, pessoas usam o computador para organizar suas vidas também (apesar de pessoalmente, achar um smartphone mais adequado pra tarefa).

          O fato do usuário precisar adicionar um complemento em um software para ele realizar essa tarefa básica, é um ponto negativo na mente deles.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

        Eu também gosto dos menus, mas não posso deixar de dizer que ele não tem nada a ver com a aparência proposta pelo unity.

        O Gnome3 e o Cinnamon seguem totalmente a proposta da interface, já o ubuntu peca, e peca feio com o unity no que diz respeito a acabamento de interface .-.

    • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

      Na verdade, o ícone da maçã no Mac abre um menu muito parecido com o atual (e futuro) menu do sistema do Ubuntu.

      Veja: http://guides.macrumors.com/Apple_menu

      A diferença é que, no Ubuntu, estaria do lado direito.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    A única coisa que eu acho desnecessária ao extremo,  é a questão de alterar o ícone do ubuntu para um ícone de home.
    Todos os S.O. mais famosos possuem a logo do sistema como lançador do menu.
    Windows tem a bandeirinha, OS X tem a maçã, porque o Ubuntu não poderia ter aquela bolinha???…Uma coisa que eu acho que falta muito, é quando você clica em um desses menus, no lindo painel transparente do unity e abre um menu grosseiro, quadrado e totalmente fora do padrão do unity.
    Seria interessante uma integração com o unity, deixando eles transparentes e com cantos arredondados, assim como acontece no HUD, que na minha opinião é uma maravilha *__*…
    A melhor proposta de mudança na qual eu vi, foi a de implantar integração com o Google Calendário, pois o sistema te da a opção de integrar a conta google com o ubuntu, mas e daí, o que muda nisso???

    Se eu trabalhasse na Canonical, iria propor pra aparecer uma janela após a instalação e inicialização, sugerindo um pequeno tour e sugerindo configurações de email e etc…Isso facilitaria e muito a navegação do povo que não conhece o sistema =]

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001247584274:disqus,
      Tenho minhas dúvidas. Pessoalmente acho o ícone do Ubuntu muito melhor, mas se nos testes o pessoal clicou no ícone da “casinha” (que no caso, é do nautilus) achando que era um ponto de partida, há de se mudar algo por ali.

      Gosto dos menus ali, mesmo não sendo integrados ao Unity. Quanto a implantação do Google Calendar, concordo. Como falei no texto, não ter um aplicativo de agenda é algo que me irritou bastante, pois é algo básico em um SO. Só porque o Windows não tem não significa que o Ubuntu tenha que seguir o péssimo exemplo.

      Quanto ao tour, acho interessante, mas..

      • Cleber

        Julian, mas há uma solução simples para o Calendário: o Lightining não é nativo, mas uma vez instalado via “Complementos” do Thunderbird, ele fica tão nativo quanto o Evolution. Eu fiz isso e está perfeito. Aliás, tem complementos para Thunderbird excelentes, como um browser, Google Agenda, Evernote. Acho que vale a pena divulgar isso em forma de post só sobre complementos para Firefox e Thunderbird. No Ubuntu não tem muitas coisas de forma nativa, aos poucos vamos personalizando-o pela Central de Programas ou pelos complementos. Fica excelente. Essas dicas de personalização fina merecem um post mais longo e bem completo.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
          Conheço os complementos e tenho ideias para posts sobre esses assuntos, mas uma agenda ou calendário é algo que você espera de um sistema operacional, afinal de contas, pessoas usam o computador para organizar suas vidas também (apesar de pessoalmente, achar um smartphone mais adequado pra tarefa).

          O fato do usuário precisar adicionar um complemento em um software para ele realizar essa tarefa básica, é um ponto negativo na mente deles.

    • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

      Na verdade, o ícone da maçã no Mac abre um menu muito parecido com o atual (e futuro) menu do sistema do Ubuntu.

      Veja: http://guides.macrumors.com/Apple_menu

      A diferença é que, no Ubuntu, estaria do lado direito.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

    A única coisa que eu acho desnecessária ao extremo,  é a questão de alterar o ícone do ubuntu para um ícone de home.
    Todos os S.O. mais famosos possuem a logo do sistema como lançador do menu.
    Windows tem a bandeirinha, OS X tem a maçã, porque o Ubuntu não poderia ter aquela bolinha???…Uma coisa que eu acho que falta muito, é quando você clica em um desses menus, no lindo painel transparente do unity e abre um menu grosseiro, quadrado e totalmente fora do padrão do unity.
    Seria interessante uma integração com o unity, deixando eles transparentes e com cantos arredondados, assim como acontece no HUD, que na minha opinião é uma maravilha *__*…
    A melhor proposta de mudança na qual eu vi, foi a de implantar integração com o Google Calendário, pois o sistema te da a opção de integrar a conta google com o ubuntu, mas e daí, o que muda nisso???

    Se eu trabalhasse na Canonical, iria propor pra aparecer uma janela após a instalação e inicialização, sugerindo um pequeno tour e sugerindo configurações de email e etc…Isso facilitaria e muito a navegação do povo que não conhece o sistema =]

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001247584274:disqus,
      Tenho minhas dúvidas. Pessoalmente acho o ícone do Ubuntu muito melhor, mas se nos testes o pessoal clicou no ícone da “casinha” (que no caso, é do nautilus) achando que era um ponto de partida, há de se mudar algo por ali.

      Gosto dos menus ali, mesmo não sendo integrados ao Unity. Quanto a implantação do Google Calendar, concordo. Como falei no texto, não ter um aplicativo de agenda é algo que me irritou bastante, pois é algo básico em um SO. Só porque o Windows não tem não significa que o Ubuntu tenha que seguir o péssimo exemplo.

      Quanto ao tour, acho interessante, mas..

      • Cleber

        Julian, mas há uma solução simples para o Calendário: o Lightining não é nativo, mas uma vez instalado via “Complementos” do Thunderbird, ele fica tão nativo quanto o Evolution. Eu fiz isso e está perfeito. Aliás, tem complementos para Thunderbird excelentes, como um browser, Google Agenda, Evernote. Acho que vale a pena divulgar isso em forma de post só sobre complementos para Firefox e Thunderbird. No Ubuntu não tem muitas coisas de forma nativa, aos poucos vamos personalizando-o pela Central de Programas ou pelos complementos. Fica excelente. Essas dicas de personalização fina merecem um post mais longo e bem completo.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
          Conheço os complementos e tenho ideias para posts sobre esses assuntos, mas uma agenda ou calendário é algo que você espera de um sistema operacional, afinal de contas, pessoas usam o computador para organizar suas vidas também (apesar de pessoalmente, achar um smartphone mais adequado pra tarefa).

          O fato do usuário precisar adicionar um complemento em um software para ele realizar essa tarefa básica, é um ponto negativo na mente deles.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247584274 Thiago Silva

        Eu também gosto dos menus, mas não posso deixar de dizer que ele não tem nada a ver com a aparência proposta pelo unity.

        O Gnome3 e o Cinnamon seguem totalmente a proposta da interface, já o ubuntu peca, e peca feio com o unity no que diz respeito a acabamento de interface .-.

    • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

      Na verdade, o ícone da maçã no Mac abre um menu muito parecido com o atual (e futuro) menu do sistema do Ubuntu.

      Veja: http://guides.macrumors.com/Apple_menu

      A diferença é que, no Ubuntu, estaria do lado direito.

  • Pablodm89

    Além dessas mudanças anunciadas agora, outras já haviam sido mostradas como o Unity Spread Design: http://www.webupd8.org/2012/03/new-unity-spread-design-for-ubuntu-1210.html que adicional várias funcionalidades novas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus,
      Obrigado pelo comentário! Deixei essas mudanças de fora porque era um tópico um tanto antigo (:

  • Pablodm89

    Além dessas mudanças anunciadas agora, outras já haviam sido mostradas como o Unity Spread Design: http://www.webupd8.org/2012/03/new-unity-spread-design-for-ubuntu-1210.html que adicional várias funcionalidades novas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus,
      Obrigado pelo comentário! Deixei essas mudanças de fora porque era um tópico um tanto antigo (:

  • Pablodm89

    Além dessas mudanças anunciadas agora, outras já haviam sido mostradas como o Unity Spread Design: http://www.webupd8.org/2012/03/new-unity-spread-design-for-ubuntu-1210.html que adicional várias funcionalidades novas.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus,
      Obrigado pelo comentário! Deixei essas mudanças de fora porque era um tópico um tanto antigo (:

  • GlauberSilva

    Eu tô curioso pra ver que raio de bicho com a letra “Q” eles vão usar nessa versão … mas eu gostei das mudanças, sutis, mas de bom gosto!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @GlauberSilva:disqus, estou curioso em saber qual pokemon vão usar dessa vez =P

  • GlauberSilva

    Eu tô curioso pra ver que raio de bicho com a letra “Q” eles vão usar nessa versão … mas eu gostei das mudanças, sutis, mas de bom gosto!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @GlauberSilva:disqus, estou curioso em saber qual pokemon vão usar dessa vez =P

  • GlauberSilva

    Eu tô curioso pra ver que raio de bicho com a letra “Q” eles vão usar nessa versão … mas eu gostei das mudanças, sutis, mas de bom gosto!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @GlauberSilva:disqus, estou curioso em saber qual pokemon vão usar dessa vez =P

  • Joao Fracassi

    Julian Fernandes, bem que eles poderia colocar um menu de aplicativos parecido com o que tem no Gnome que chame os aplicativos, pois quando tu acessa o Unity e vai nos aplicativos, mostra que existe quase 90 aplicativos intalados, sendo que quase todos eles são aplicativos de configuração do sistema e não os programas que vem integrado como firefox, libre office entre outros. No meu ver isso pecou bastante para a comunidade aceitar o Unity, acho que eles deviam rever este conceito antes que comecem a perder usuários para outras distribuições ou o pessoal remova o Unity para colocar o Gnome ou o Cinnamon. Abraço.

    • Cléber

      João, quando abro o Dash (Painel Inicial) eu apenas digito duas ou três letras do programa que quero abrir, mais nada. Não tem essa de ficar procurando aplicativo (que estão em ordem alfabética, ou, ainda, pode-se escolher por categoria no “Filtrar resultados”) entre cento e tantos. Sem querer desmerecer seu comentário, que acho que é uma dúvida de muita gente, mas acho mesmo que é preciso entender melhor o modus operandi do Unity. eu nem uso mouse para abrir um programa ou aplicativo: tecla super+ três letras, seta seta enter. Peço para fazer esse teste. É tão rápido e nos livra da lerdeza do mouse/touchpad. Uma dica sobre o calendário: o Thunderbird não tem calendário nativo mas é só ir em “Complementos” e adicionar lá o “Lightining”, reinicie o Thunderbird e pronto, ele fica nativo, como no Evolution.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @8b077d3eeb91c536398588cc1785cb7b:disqus e @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
        Cléber, o que você tem que entender é que o usuário final, que é o foco do Ubuntu, não sabe que para abrir o Thunderbird ele precisa digitar isso. Ele nem sabe que o Thunderbird é o leitor de email. A lente de aplicativos é escondida e possui um ícone não intuitivo, nisso concordo com o João.

        Minha solução para esse caso sempre foi e sempre vai ser, melhorar a página inicial do Unity, a “home”. Se a Canonical colocasse filtros ali do lado com as categorias dos aplicativos, assim como é na lente de aplicativos, seria MUITO mais intuitivo. Isso sempre foi uma crítica quanto ao Unity da minha parte, mas creio que o time de design vai ter uma solução pra isso cedo ou tarde.

        Como disse e venho dizendo: o foco agora é estabilidade e velocidade. Customização vem depois (:

        Quanto ao complemento do Thunderbird, já o conheço. Mas entenda que o usuário final não quer saber disso. O que ele vê aqui é que ele precisa adicionar um complemento para um software. O correto seria adicionar um software com essa função já no sistema operacional, ou desenvolver uma função nativa assim para o Thunderbird.

        Lembre-se que o Ubuntu é feito para os seres humanos, os usuários finais. Nem todo mundo consegue pensar como nós, e acessar tudo facilmente.

        • Glauco

          Para abrir o Thunderbird não é necessário saber o nome dele, como você disse o usuário quer enviar/receber/ler e-mail, então, basta ele escrever “e-mail” e pronto, o Dash vai mostrar todos os clientes de e-mail instalados (isso se tiver mais de um).

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @92a469038bc7ce074d72afed9e77c474:disqus,
            Verdade. Mas quando escrevi o comentário acima, o Unity estava com um bug onde ele não lia a palavra “e-mail”, apenas “mail”. Acabei de ver que foi corrigido :)

  • Joao Fracassi

    Julian Fernandes, bem que eles poderia colocar um menu de aplicativos parecido com o que tem no Gnome que chame os aplicativos, pois quando tu acessa o Unity e vai nos aplicativos, mostra que existe quase 90 aplicativos intalados, sendo que quase todos eles são aplicativos de configuração do sistema e não os programas que vem integrado como firefox, libre office entre outros. No meu ver isso pecou bastante para a comunidade aceitar o Unity, acho que eles deviam rever este conceito antes que comecem a perder usuários para outras distribuições ou o pessoal remova o Unity para colocar o Gnome ou o Cinnamon. Abraço.

    • Cléber

      João, quando abro o Dash (Painel Inicial) eu apenas digito duas ou três letras do programa que quero abrir, mais nada. Não tem essa de ficar procurando aplicativo (que estão em ordem alfabética, ou, ainda, pode-se escolher por categoria no “Filtrar resultados”) entre cento e tantos. Sem querer desmerecer seu comentário, que acho que é uma dúvida de muita gente, mas acho mesmo que é preciso entender melhor o modus operandi do Unity. eu nem uso mouse para abrir um programa ou aplicativo: tecla super+ três letras, seta seta enter. Peço para fazer esse teste. É tão rápido e nos livra da lerdeza do mouse/touchpad. Uma dica sobre o calendário: o Thunderbird não tem calendário nativo mas é só ir em “Complementos” e adicionar lá o “Lightining”, reinicie o Thunderbird e pronto, ele fica nativo, como no Evolution.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @8b077d3eeb91c536398588cc1785cb7b:disqus e @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
        Cléber, o que você tem que entender é que o usuário final, que é o foco do Ubuntu, não sabe que para abrir o Thunderbird ele precisa digitar isso. Ele nem sabe que o Thunderbird é o leitor de email. A lente de aplicativos é escondida e possui um ícone não intuitivo, nisso concordo com o João.

        Minha solução para esse caso sempre foi e sempre vai ser, melhorar a página inicial do Unity, a “home”. Se a Canonical colocasse filtros ali do lado com as categorias dos aplicativos, assim como é na lente de aplicativos, seria MUITO mais intuitivo. Isso sempre foi uma crítica quanto ao Unity da minha parte, mas creio que o time de design vai ter uma solução pra isso cedo ou tarde.

        Como disse e venho dizendo: o foco agora é estabilidade e velocidade. Customização vem depois (:

        Quanto ao complemento do Thunderbird, já o conheço. Mas entenda que o usuário final não quer saber disso. O que ele vê aqui é que ele precisa adicionar um complemento para um software. O correto seria adicionar um software com essa função já no sistema operacional, ou desenvolver uma função nativa assim para o Thunderbird.

        Lembre-se que o Ubuntu é feito para os seres humanos, os usuários finais. Nem todo mundo consegue pensar como nós, e acessar tudo facilmente.

        • Glauco

          Para abrir o Thunderbird não é necessário saber o nome dele, como você disse o usuário quer enviar/receber/ler e-mail, então, basta ele escrever “e-mail” e pronto, o Dash vai mostrar todos os clientes de e-mail instalados (isso se tiver mais de um).

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @92a469038bc7ce074d72afed9e77c474:disqus,
            Verdade. Mas quando escrevi o comentário acima, o Unity estava com um bug onde ele não lia a palavra “e-mail”, apenas “mail”. Acabei de ver que foi corrigido :)

  • Joao Fracassi

    Julian Fernandes, bem que eles poderia colocar um menu de aplicativos parecido com o que tem no Gnome que chame os aplicativos, pois quando tu acessa o Unity e vai nos aplicativos, mostra que existe quase 90 aplicativos intalados, sendo que quase todos eles são aplicativos de configuração do sistema e não os programas que vem integrado como firefox, libre office entre outros. No meu ver isso pecou bastante para a comunidade aceitar o Unity, acho que eles deviam rever este conceito antes que comecem a perder usuários para outras distribuições ou o pessoal remova o Unity para colocar o Gnome ou o Cinnamon. Abraço.

    • Cléber

      João, quando abro o Dash (Painel Inicial) eu apenas digito duas ou três letras do programa que quero abrir, mais nada. Não tem essa de ficar procurando aplicativo (que estão em ordem alfabética, ou, ainda, pode-se escolher por categoria no “Filtrar resultados”) entre cento e tantos. Sem querer desmerecer seu comentário, que acho que é uma dúvida de muita gente, mas acho mesmo que é preciso entender melhor o modus operandi do Unity. eu nem uso mouse para abrir um programa ou aplicativo: tecla super+ três letras, seta seta enter. Peço para fazer esse teste. É tão rápido e nos livra da lerdeza do mouse/touchpad. Uma dica sobre o calendário: o Thunderbird não tem calendário nativo mas é só ir em “Complementos” e adicionar lá o “Lightining”, reinicie o Thunderbird e pronto, ele fica nativo, como no Evolution.

      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @8b077d3eeb91c536398588cc1785cb7b:disqus e @5195cfc4c72e02d2ce8325d10980b2a8:disqus,
        Cléber, o que você tem que entender é que o usuário final, que é o foco do Ubuntu, não sabe que para abrir o Thunderbird ele precisa digitar isso. Ele nem sabe que o Thunderbird é o leitor de email. A lente de aplicativos é escondida e possui um ícone não intuitivo, nisso concordo com o João.

        Minha solução para esse caso sempre foi e sempre vai ser, melhorar a página inicial do Unity, a “home”. Se a Canonical colocasse filtros ali do lado com as categorias dos aplicativos, assim como é na lente de aplicativos, seria MUITO mais intuitivo. Isso sempre foi uma crítica quanto ao Unity da minha parte, mas creio que o time de design vai ter uma solução pra isso cedo ou tarde.

        Como disse e venho dizendo: o foco agora é estabilidade e velocidade. Customização vem depois (:

        Quanto ao complemento do Thunderbird, já o conheço. Mas entenda que o usuário final não quer saber disso. O que ele vê aqui é que ele precisa adicionar um complemento para um software. O correto seria adicionar um software com essa função já no sistema operacional, ou desenvolver uma função nativa assim para o Thunderbird.

        Lembre-se que o Ubuntu é feito para os seres humanos, os usuários finais. Nem todo mundo consegue pensar como nós, e acessar tudo facilmente.

        • Glauco

          Para abrir o Thunderbird não é necessário saber o nome dele, como você disse o usuário quer enviar/receber/ler e-mail, então, basta ele escrever “e-mail” e pronto, o Dash vai mostrar todos os clientes de e-mail instalados (isso se tiver mais de um).

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @92a469038bc7ce074d72afed9e77c474:disqus,
            Verdade. Mas quando escrevi o comentário acima, o Unity estava com um bug onde ele não lia a palavra “e-mail”, apenas “mail”. Acabei de ver que foi corrigido :)

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Oliveira/100001645277739 Lucas Oliveira

    Não acho que foram mudanças tão sutis … mas necessárias para continuação do sucesso! Como o sistema já é bom como um todo acho desnecessário mudanças radicais como uns esperavam…pelo que li e observei assim já tá de bom tamanho!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001645277739:disqus,
      Algumas foram mudanças sutis, outras foram grandes, como por exemplo a implementação do menu de sincronização (:

      • Nedeluiz

         olá Julian, a mudança no auto-hide da barra de tarefas, que na minha opinião foi um retrocesso, se deve a que? que eu saiba quando se perde uma opção é sim um retrocesso, acrescentaram a opção de mudar o tamanho dos icones, e em compensação tiraram essa, ouço falar  como desculpa foi que muitas pessoas reclamavam, mas eu nunca vi reclamações a esse respeito, reclamavam de outras coisas, e nada foi mudado, porque mexeram logo nisso, ao contrário vejo muita gente reclamando dessa mudança, dizendo inclusive que a Canonical  sequer quer ouvi-los, quando os usuários reportam isso como bug, eles parece que adoram polemizar, estou desconfiado que na proxima versão corrigem isso até para meio que obrigarem os usuários a ficarem trocando de distro a cada seis meses para fazerem o papel de ‘beta tester’ deles, afinal qual o porque de uma versão de cinco anos mal acabada assim.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @251a3b6fb2665cb5f38573e50fcd47de:disqus,Ainda é possível utilizar o auto-hide no Unity. A opção foi, inclusive, colocada como uma opção no menu “Aparência”.

          O que ele não faz mais é se esconder de forma inteligente. No caso, ficar a mostra no desktop e se esconder quando alguma janela é aberta. Achei ruim de começo, mas depois de algumas horas notei que não me fazia diferença alguma.

          De qualquer forma, para usuários que gostam daquele recurso, ele pode ser ativado usando um script de fácil uso disponível em vários blogs Ubuntu por ai.

          Pra finalizar, não concordo que o Ubuntu 12.04 está mal acabado, muito pelo contrário, achei a versão 12.04 uma maravilha.

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Oliveira/100001645277739 Lucas Oliveira

    Não acho que foram mudanças tão sutis … mas necessárias para continuação do sucesso! Como o sistema já é bom como um todo acho desnecessário mudanças radicais como uns esperavam…pelo que li e observei assim já tá de bom tamanho!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001645277739:disqus,
      Algumas foram mudanças sutis, outras foram grandes, como por exemplo a implementação do menu de sincronização (:

      • Nedeluiz

         olá Julian, a mudança no auto-hide da barra de tarefas, que na minha opinião foi um retrocesso, se deve a que? que eu saiba quando se perde uma opção é sim um retrocesso, acrescentaram a opção de mudar o tamanho dos icones, e em compensação tiraram essa, ouço falar  como desculpa foi que muitas pessoas reclamavam, mas eu nunca vi reclamações a esse respeito, reclamavam de outras coisas, e nada foi mudado, porque mexeram logo nisso, ao contrário vejo muita gente reclamando dessa mudança, dizendo inclusive que a Canonical  sequer quer ouvi-los, quando os usuários reportam isso como bug, eles parece que adoram polemizar, estou desconfiado que na proxima versão corrigem isso até para meio que obrigarem os usuários a ficarem trocando de distro a cada seis meses para fazerem o papel de ‘beta tester’ deles, afinal qual o porque de uma versão de cinco anos mal acabada assim.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @251a3b6fb2665cb5f38573e50fcd47de:disqus,Ainda é possível utilizar o auto-hide no Unity. A opção foi, inclusive, colocada como uma opção no menu “Aparência”.

          O que ele não faz mais é se esconder de forma inteligente. No caso, ficar a mostra no desktop e se esconder quando alguma janela é aberta. Achei ruim de começo, mas depois de algumas horas notei que não me fazia diferença alguma.

          De qualquer forma, para usuários que gostam daquele recurso, ele pode ser ativado usando um script de fácil uso disponível em vários blogs Ubuntu por ai.

          Pra finalizar, não concordo que o Ubuntu 12.04 está mal acabado, muito pelo contrário, achei a versão 12.04 uma maravilha.

  • http://www.facebook.com/people/Lucas-Oliveira/100001645277739 Lucas Oliveira

    Não acho que foram mudanças tão sutis … mas necessárias para continuação do sucesso! Como o sistema já é bom como um todo acho desnecessário mudanças radicais como uns esperavam…pelo que li e observei assim já tá de bom tamanho!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001645277739:disqus,
      Algumas foram mudanças sutis, outras foram grandes, como por exemplo a implementação do menu de sincronização (:

      • Nedeluiz

         olá Julian, a mudança no auto-hide da barra de tarefas, que na minha opinião foi um retrocesso, se deve a que? que eu saiba quando se perde uma opção é sim um retrocesso, acrescentaram a opção de mudar o tamanho dos icones, e em compensação tiraram essa, ouço falar  como desculpa foi que muitas pessoas reclamavam, mas eu nunca vi reclamações a esse respeito, reclamavam de outras coisas, e nada foi mudado, porque mexeram logo nisso, ao contrário vejo muita gente reclamando dessa mudança, dizendo inclusive que a Canonical  sequer quer ouvi-los, quando os usuários reportam isso como bug, eles parece que adoram polemizar, estou desconfiado que na proxima versão corrigem isso até para meio que obrigarem os usuários a ficarem trocando de distro a cada seis meses para fazerem o papel de ‘beta tester’ deles, afinal qual o porque de uma versão de cinco anos mal acabada assim.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @251a3b6fb2665cb5f38573e50fcd47de:disqus,Ainda é possível utilizar o auto-hide no Unity. A opção foi, inclusive, colocada como uma opção no menu “Aparência”.

          O que ele não faz mais é se esconder de forma inteligente. No caso, ficar a mostra no desktop e se esconder quando alguma janela é aberta. Achei ruim de começo, mas depois de algumas horas notei que não me fazia diferença alguma.

          De qualquer forma, para usuários que gostam daquele recurso, ele pode ser ativado usando um script de fácil uso disponível em vários blogs Ubuntu por ai.

          Pra finalizar, não concordo que o Ubuntu 12.04 está mal acabado, muito pelo contrário, achei a versão 12.04 uma maravilha.

  • http://www.facebook.com/people/Frederico-Araújo-Mendes/100003025260493 Frederico Araújo Mendes

    Tá na hora de pensar em mudar o design. Os ícones e o tema do Ubuntu já deram o que tinha que dar. Estão passados. Mark disse que teríamos um Ubuntu mais bonito que o Mac OsX, mais quando isso? Gostaria de na próxima versão poder organizar a lente de aplicativos, com uma solução similar ao alacarte. Também seria bom não depender mais do MyUnity, e ter todas as opções que ele oferece e muitas outras a um clique de distancia.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003025260493:disqus,
      Isso é questão de opinião. Acho o Ubuntu muito mais bonito que o OSX, assim como algumas pessoas acham o Windows mais bonito que ele e assim por diante. Acho o tema padrão do Ubuntu algo lindo, mas concordo que os ícones estão velhos demais. Nada que a instalação de um tema de ícones novo não resolva, claro.

      Quanto a customização, já disse várias vezes e vou repetir: seria ótimo poder customizar o Unity a vontade, mas o foco inicial é deixa-lo estável e rápido e ir implementando customizações aos poucos. No Ubuntu 11.04 e 11.10 não tínhamos opção alguma de customização nativa, agora no Ubuntu 12.04 já temos algo e no 12.10 com certeza teremos mais.

      Como falei, estabilidade e velocidade primeiro, customização depois (:

      • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

        Julian, sobre a customização não falo de grandes implementações, mais pelo menos o básico deveria estar presente. No Unity 2d precisamos executar um script para mudar o tamanho dos ícones. Acho que o time de desenvolvimento do Ubuntu é competente o suficiente para disponibilizar essa opção sem comprometer a estabilidade do sistema. Outras decisões nem dependem de programar ou não. Por que eu tenho na minha lente de aplicativos mais de 80 opções disponíveis? Por que eu tenho categorias de aplicativos sem nada instalado nelas? Quanto ao tema,  ele pode ser bonito, não discordo mais precisa de mais polidez, se observarmos bem temos um design quebrado no dash, o nautilus pode evoluir nesse sentido também. Não temos um design único para todos os itens do Ubutnu. Os ícones nem preciso falar, e sobre o fato de comparar com o OSX, isso foi uma citação do Mark, e não faz muito tempo, quando ele disse isso tínhamos o tema muito semelhante ao do 12.04 e os ícones são os mesmos. Poderíamos ter a opção de temas para o Unity, pois para os que o tema padrão não agrada fica mais fácil de agradar, o cinnamon tem isso com muito pouco tempo de desenvolvimento. O Ubuntu infelizmente não está mais rápido que o 10.04, principalmente a versão 2d. O Unity 2d precisa urgentemente ser refinado, e ter uma velocidade maior, lembre-se que ele é acionado quando o hardware não é dos melhores, principalmente o vídeo. Eu acho que o Ubuntu 12.04 deveria ter sido o que o Ubuntu 11.04 foi, e nesse momento na 12.04 estaríamos bem mais a frente no quesito estabilidade, design, usabilidade e satisfação.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @twitter-88257215:disqus,
          Leve em consideração que tivemos apenas 3 versões do Ubuntu com o Unity até agora. Três versões para trazer estabilidade, segurança e velocidade é pouco, o time da Canonical está correndo feito loucos pra trazer tudo isso.

          Se no Ubuntu 12.04 já temos algumas opções básicas de customização, a lógica nos diz que no Ubuntu 12.10 teremos mais opções.

          Quanto ao tema, gosto e sempre gostei dele, tanto que por mais que tente mudar instalando outros temas, sempre acabo voltando pro padrão. Mas quanto aos ícones, como falei, concordo. Os ícones do Ubuntu estão velhos, mas felizmente existem pacotes de ícones a torto e a direito na internet.

          Quanto ao Cinnamon, lembre-se que ele é um fork do Gnome-Shell, então boa parte do código já estava escrito. Essa de “esse tem menos tempo que aquele e tem mais recursos” não é válida cara, porque depende de muitas variáveis.

          Pessoalmente acho o Ubuntu 12.04 MUITO rápido. Minha mãe tem um computador com 512mb de memória RAM e uma placa de vídeo integrada da VIA. Rodando Unity 2D com um tweak que fiz (instalação do zRam), a máquina vai muito bem. Isso que estamos falando de um sistema operacional de 2012 em uma máquina de 2003.

  • http://www.facebook.com/people/Frederico-Araújo-Mendes/100003025260493 Frederico Araújo Mendes

    Tá na hora de pensar em mudar o design. Os ícones e o tema do Ubuntu já deram o que tinha que dar. Estão passados. Mark disse que teríamos um Ubuntu mais bonito que o Mac OsX, mais quando isso? Gostaria de na próxima versão poder organizar a lente de aplicativos, com uma solução similar ao alacarte. Também seria bom não depender mais do MyUnity, e ter todas as opções que ele oferece e muitas outras a um clique de distancia.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003025260493:disqus,
      Isso é questão de opinião. Acho o Ubuntu muito mais bonito que o OSX, assim como algumas pessoas acham o Windows mais bonito que ele e assim por diante. Acho o tema padrão do Ubuntu algo lindo, mas concordo que os ícones estão velhos demais. Nada que a instalação de um tema de ícones novo não resolva, claro.

      Quanto a customização, já disse várias vezes e vou repetir: seria ótimo poder customizar o Unity a vontade, mas o foco inicial é deixa-lo estável e rápido e ir implementando customizações aos poucos. No Ubuntu 11.04 e 11.10 não tínhamos opção alguma de customização nativa, agora no Ubuntu 12.04 já temos algo e no 12.10 com certeza teremos mais.

      Como falei, estabilidade e velocidade primeiro, customização depois (:

      • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

        Julian, sobre a customização não falo de grandes implementações, mais pelo menos o básico deveria estar presente. No Unity 2d precisamos executar um script para mudar o tamanho dos ícones. Acho que o time de desenvolvimento do Ubuntu é competente o suficiente para disponibilizar essa opção sem comprometer a estabilidade do sistema. Outras decisões nem dependem de programar ou não. Por que eu tenho na minha lente de aplicativos mais de 80 opções disponíveis? Por que eu tenho categorias de aplicativos sem nada instalado nelas? Quanto ao tema,  ele pode ser bonito, não discordo mais precisa de mais polidez, se observarmos bem temos um design quebrado no dash, o nautilus pode evoluir nesse sentido também. Não temos um design único para todos os itens do Ubutnu. Os ícones nem preciso falar, e sobre o fato de comparar com o OSX, isso foi uma citação do Mark, e não faz muito tempo, quando ele disse isso tínhamos o tema muito semelhante ao do 12.04 e os ícones são os mesmos. Poderíamos ter a opção de temas para o Unity, pois para os que o tema padrão não agrada fica mais fácil de agradar, o cinnamon tem isso com muito pouco tempo de desenvolvimento. O Ubuntu infelizmente não está mais rápido que o 10.04, principalmente a versão 2d. O Unity 2d precisa urgentemente ser refinado, e ter uma velocidade maior, lembre-se que ele é acionado quando o hardware não é dos melhores, principalmente o vídeo. Eu acho que o Ubuntu 12.04 deveria ter sido o que o Ubuntu 11.04 foi, e nesse momento na 12.04 estaríamos bem mais a frente no quesito estabilidade, design, usabilidade e satisfação.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @twitter-88257215:disqus,
          Leve em consideração que tivemos apenas 3 versões do Ubuntu com o Unity até agora. Três versões para trazer estabilidade, segurança e velocidade é pouco, o time da Canonical está correndo feito loucos pra trazer tudo isso.

          Se no Ubuntu 12.04 já temos algumas opções básicas de customização, a lógica nos diz que no Ubuntu 12.10 teremos mais opções.

          Quanto ao tema, gosto e sempre gostei dele, tanto que por mais que tente mudar instalando outros temas, sempre acabo voltando pro padrão. Mas quanto aos ícones, como falei, concordo. Os ícones do Ubuntu estão velhos, mas felizmente existem pacotes de ícones a torto e a direito na internet.

          Quanto ao Cinnamon, lembre-se que ele é um fork do Gnome-Shell, então boa parte do código já estava escrito. Essa de “esse tem menos tempo que aquele e tem mais recursos” não é válida cara, porque depende de muitas variáveis.

          Pessoalmente acho o Ubuntu 12.04 MUITO rápido. Minha mãe tem um computador com 512mb de memória RAM e uma placa de vídeo integrada da VIA. Rodando Unity 2D com um tweak que fiz (instalação do zRam), a máquina vai muito bem. Isso que estamos falando de um sistema operacional de 2012 em uma máquina de 2003.

  • http://www.facebook.com/people/Frederico-Araújo-Mendes/100003025260493 Frederico Araújo Mendes

    Tá na hora de pensar em mudar o design. Os ícones e o tema do Ubuntu já deram o que tinha que dar. Estão passados. Mark disse que teríamos um Ubuntu mais bonito que o Mac OsX, mais quando isso? Gostaria de na próxima versão poder organizar a lente de aplicativos, com uma solução similar ao alacarte. Também seria bom não depender mais do MyUnity, e ter todas as opções que ele oferece e muitas outras a um clique de distancia.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100003025260493:disqus,
      Isso é questão de opinião. Acho o Ubuntu muito mais bonito que o OSX, assim como algumas pessoas acham o Windows mais bonito que ele e assim por diante. Acho o tema padrão do Ubuntu algo lindo, mas concordo que os ícones estão velhos demais. Nada que a instalação de um tema de ícones novo não resolva, claro.

      Quanto a customização, já disse várias vezes e vou repetir: seria ótimo poder customizar o Unity a vontade, mas o foco inicial é deixa-lo estável e rápido e ir implementando customizações aos poucos. No Ubuntu 11.04 e 11.10 não tínhamos opção alguma de customização nativa, agora no Ubuntu 12.04 já temos algo e no 12.10 com certeza teremos mais.

      Como falei, estabilidade e velocidade primeiro, customização depois (:

      • http://twitter.com/nq6 Frederico Araújo

        Julian, sobre a customização não falo de grandes implementações, mais pelo menos o básico deveria estar presente. No Unity 2d precisamos executar um script para mudar o tamanho dos ícones. Acho que o time de desenvolvimento do Ubuntu é competente o suficiente para disponibilizar essa opção sem comprometer a estabilidade do sistema. Outras decisões nem dependem de programar ou não. Por que eu tenho na minha lente de aplicativos mais de 80 opções disponíveis? Por que eu tenho categorias de aplicativos sem nada instalado nelas? Quanto ao tema,  ele pode ser bonito, não discordo mais precisa de mais polidez, se observarmos bem temos um design quebrado no dash, o nautilus pode evoluir nesse sentido também. Não temos um design único para todos os itens do Ubutnu. Os ícones nem preciso falar, e sobre o fato de comparar com o OSX, isso foi uma citação do Mark, e não faz muito tempo, quando ele disse isso tínhamos o tema muito semelhante ao do 12.04 e os ícones são os mesmos. Poderíamos ter a opção de temas para o Unity, pois para os que o tema padrão não agrada fica mais fácil de agradar, o cinnamon tem isso com muito pouco tempo de desenvolvimento. O Ubuntu infelizmente não está mais rápido que o 10.04, principalmente a versão 2d. O Unity 2d precisa urgentemente ser refinado, e ter uma velocidade maior, lembre-se que ele é acionado quando o hardware não é dos melhores, principalmente o vídeo. Eu acho que o Ubuntu 12.04 deveria ter sido o que o Ubuntu 11.04 foi, e nesse momento na 12.04 estaríamos bem mais a frente no quesito estabilidade, design, usabilidade e satisfação.

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Olá @twitter-88257215:disqus,
          Leve em consideração que tivemos apenas 3 versões do Ubuntu com o Unity até agora. Três versões para trazer estabilidade, segurança e velocidade é pouco, o time da Canonical está correndo feito loucos pra trazer tudo isso.

          Se no Ubuntu 12.04 já temos algumas opções básicas de customização, a lógica nos diz que no Ubuntu 12.10 teremos mais opções.

          Quanto ao tema, gosto e sempre gostei dele, tanto que por mais que tente mudar instalando outros temas, sempre acabo voltando pro padrão. Mas quanto aos ícones, como falei, concordo. Os ícones do Ubuntu estão velhos, mas felizmente existem pacotes de ícones a torto e a direito na internet.

          Quanto ao Cinnamon, lembre-se que ele é um fork do Gnome-Shell, então boa parte do código já estava escrito. Essa de “esse tem menos tempo que aquele e tem mais recursos” não é válida cara, porque depende de muitas variáveis.

          Pessoalmente acho o Ubuntu 12.04 MUITO rápido. Minha mãe tem um computador com 512mb de memória RAM e uma placa de vídeo integrada da VIA. Rodando Unity 2D com um tweak que fiz (instalação do zRam), a máquina vai muito bem. Isso que estamos falando de um sistema operacional de 2012 em uma máquina de 2003.

  • Hebert do Nascimento

    Sou usuario do Windows e algum tempo venho acompanhando a evolução do Ubuntu, que é muito grande… Então mantenho os dois SO na minha máquina instalados, lado a lado.
    Nunca vi alguém reclamando ou comentando, mas o ícone de status da rede é algo que hoje, talvez seja o que mais me encomoda..
    No sistema das Janelas, temos três status
    “Desconectado”, o computador com um X vermelho,
    “Conectado mas sem rede”, o computador com uma placa em amarelo com !
    “Conectado”, quando mostra somente o computador….
    Quem usa speedy sabe que não é raro ficar sem acesso a internet, então este status intermediário se torna muito importante….
    Será q não há alguma melhora neste sentido

    • Hebert do Nascimento
      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus e @google-563e2f3df87d940d3a9119be18bc8f7c:disqus,
        Gostei da sugestão. Mas não creio que alguém tenha feito essa sugestão ao time de desenvolvimento do Ubuntu. Que tal fazer isso? Basta acessar o brainstorm e deixar a sugestão lá (:

        http://brainstorm.ubuntu.com/

        • Hebert do Nascimento

          Não sei, na verdade como funciona, mas postei minha sugestão no site aqui indicado…

          Não sei se, com mais visualizações, ou como chamar mais a atenção para que seja resolvida esta questão… quem puder ajudar:http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29538/ 

    • Pablodm89

      Isso é uma das coisas que sinto falta no Ubuntu.

    • http://leorocha.com/ Leonardo Rocha

      Sinto a mesma necessidade. Quando quero saber se realmente tenho internet, preciso abrir o navegador ou dar um ping pelo terminal.

      Acho que vou seguir a dica do @julian_fern:disqus e sugerir a idéia para a equipe do Ubuntu. :)

  • Hebert do Nascimento

    Sou usuario do Windows e algum tempo venho acompanhando a evolução do Ubuntu, que é muito grande… Então mantenho os dois SO na minha máquina instalados, lado a lado.
    Nunca vi alguém reclamando ou comentando, mas o ícone de status da rede é algo que hoje, talvez seja o que mais me encomoda..
    No sistema das Janelas, temos três status
    “Desconectado”, o computador com um X vermelho,
    “Conectado mas sem rede”, o computador com uma placa em amarelo com !
    “Conectado”, quando mostra somente o computador….
    Quem usa speedy sabe que não é raro ficar sem acesso a internet, então este status intermediário se torna muito importante….
    Será q não há alguma melhora neste sentido

  • Hebert do Nascimento

    Sou usuario do Windows e algum tempo venho acompanhando a evolução do Ubuntu, que é muito grande… Então mantenho os dois SO na minha máquina instalados, lado a lado.
    Nunca vi alguém reclamando ou comentando, mas o ícone de status da rede é algo que hoje, talvez seja o que mais me encomoda..
    No sistema das Janelas, temos três status
    “Desconectado”, o computador com um X vermelho,
    “Conectado mas sem rede”, o computador com uma placa em amarelo com !
    “Conectado”, quando mostra somente o computador….
    Quem usa speedy sabe que não é raro ficar sem acesso a internet, então este status intermediário se torna muito importante….
    Será q não há alguma melhora neste sentido

    • Hebert do Nascimento
      • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

        Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus e @google-563e2f3df87d940d3a9119be18bc8f7c:disqus,
        Gostei da sugestão. Mas não creio que alguém tenha feito essa sugestão ao time de desenvolvimento do Ubuntu. Que tal fazer isso? Basta acessar o brainstorm e deixar a sugestão lá (:

        http://brainstorm.ubuntu.com/

        • Hebert do Nascimento

          Não sei, na verdade como funciona, mas postei minha sugestão no site aqui indicado…

          Não sei se, com mais visualizações, ou como chamar mais a atenção para que seja resolvida esta questão… quem puder ajudar:http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29538/ 

    • Pablodm89

      Isso é uma das coisas que sinto falta no Ubuntu.

    • http://leorocha.com/ Leonardo Rocha

      Sinto a mesma necessidade. Quando quero saber se realmente tenho internet, preciso abrir o navegador ou dar um ping pelo terminal.

      Acho que vou seguir a dica do @julian_fern:disqus e sugerir a idéia para a equipe do Ubuntu. :)

  • FPG

    Para que rascunhar uma versão 12.10 se nem a 12.04 esta pronta… Se houvesse foco em uma versão por vez, talvez o ubuntu estaria em um nível bem elevado. Mas…a Canonical adora complicar o simples!

    Me lembra algumas Fabricas de automóveis… Tem um ótimo modelo no mercado, vendem bem, e acabam reestilizando o modelo, mas infelizmente PARA PIOR!!!

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

       Toda desenvolvedora trabalha assim. É normal.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @4e527a7dc1ebe063a3f42bdbd3608793:disqus,
      O design do Ubuntu 12.04 está definido a meses. O feaure freeze já passou, então por que não deixar o time ocioso trabalhar e já ir rascunhando ideias para a próxima versão?

    • http://leorocha.com/ Leonardo Rocha

      O processo de desenvolvimento de software é assim. 

      No momento, a versão 12.04 está passando pelos últimos ajustes. Espera-se que já não tenha mais nada crítico a ser feito, uma vez que ela será lançada em menos de 15 dias.

      Terminada a parte crítica, a equipe começa, como você bem disse, a rascunhar a nova versão. Nada garante que essas mudanças serão realmente feitas. Esse é o momento de discutir as novas idéias com a comunidade.

    • S4M

       O Ubuntu usa desenvolvimento agil, qual eu não sei, vou procurar, e apesar deste desenvolvimento tentar fazer tudo ao mesmo tempo o design é algo que inevitavelmente fica pronto por primeiro, logo o time fica ocioso, ou você acha que a 10 dias do lançamento (nao tenho certeza da data) ira mudar algo no design? bom nada de muito alarmante eu garanto, entao a equipe ja começa a preparar a proxima versão pois o prazo é muito curto.

  • FPG

    Para que rascunhar uma versão 12.10 se nem a 12.04 esta pronta… Se houvesse foco em uma versão por vez, talvez o ubuntu estaria em um nível bem elevado. Mas…a Canonical adora complicar o simples!

    Me lembra algumas Fabricas de automóveis… Tem um ótimo modelo no mercado, vendem bem, e acabam reestilizando o modelo, mas infelizmente PARA PIOR!!!

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

       Toda desenvolvedora trabalha assim. É normal.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @4e527a7dc1ebe063a3f42bdbd3608793:disqus,
      O design do Ubuntu 12.04 está definido a meses. O feaure freeze já passou, então por que não deixar o time ocioso trabalhar e já ir rascunhando ideias para a próxima versão?

    • http://leorocha.com/ Leonardo Rocha

      O processo de desenvolvimento de software é assim. 

      No momento, a versão 12.04 está passando pelos últimos ajustes. Espera-se que já não tenha mais nada crítico a ser feito, uma vez que ela será lançada em menos de 15 dias.

      Terminada a parte crítica, a equipe começa, como você bem disse, a rascunhar a nova versão. Nada garante que essas mudanças serão realmente feitas. Esse é o momento de discutir as novas idéias com a comunidade.

    • S4M

       O Ubuntu usa desenvolvimento agil, qual eu não sei, vou procurar, e apesar deste desenvolvimento tentar fazer tudo ao mesmo tempo o design é algo que inevitavelmente fica pronto por primeiro, logo o time fica ocioso, ou você acha que a 10 dias do lançamento (nao tenho certeza da data) ira mudar algo no design? bom nada de muito alarmante eu garanto, entao a equipe ja começa a preparar a proxima versão pois o prazo é muito curto.

  • FPG

    Para que rascunhar uma versão 12.10 se nem a 12.04 esta pronta… Se houvesse foco em uma versão por vez, talvez o ubuntu estaria em um nível bem elevado. Mas…a Canonical adora complicar o simples!

    Me lembra algumas Fabricas de automóveis… Tem um ótimo modelo no mercado, vendem bem, e acabam reestilizando o modelo, mas infelizmente PARA PIOR!!!

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

       Toda desenvolvedora trabalha assim. É normal.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @4e527a7dc1ebe063a3f42bdbd3608793:disqus,
      O design do Ubuntu 12.04 está definido a meses. O feaure freeze já passou, então por que não deixar o time ocioso trabalhar e já ir rascunhando ideias para a próxima versão?

    • http://leorocha.com/ Leonardo Rocha

      O processo de desenvolvimento de software é assim. 

      No momento, a versão 12.04 está passando pelos últimos ajustes. Espera-se que já não tenha mais nada crítico a ser feito, uma vez que ela será lançada em menos de 15 dias.

      Terminada a parte crítica, a equipe começa, como você bem disse, a rascunhar a nova versão. Nada garante que essas mudanças serão realmente feitas. Esse é o momento de discutir as novas idéias com a comunidade.

    • S4M

       O Ubuntu usa desenvolvimento agil, qual eu não sei, vou procurar, e apesar deste desenvolvimento tentar fazer tudo ao mesmo tempo o design é algo que inevitavelmente fica pronto por primeiro, logo o time fica ocioso, ou você acha que a 10 dias do lançamento (nao tenho certeza da data) ira mudar algo no design? bom nada de muito alarmante eu garanto, entao a equipe ja começa a preparar a proxima versão pois o prazo é muito curto.

  • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

    Olá @d41f6377ef3886d511c46ab1afd179b7:disqus e @google-563e2f3df87d940d3a9119be18bc8f7c:disqus,
    Gostei da sugestão. Mas não creio que alguém tenha feito essa sugestão ao time de desenvolvimento do Ubuntu. Que tal fazer isso? Basta acessar o brainstorm e deixar a sugestão lá (:

    http://brainstorm.ubuntu.com/

    • Hebert do Nascimento

      Não sei, na verdade como funciona, mas postei minha sugestão no site aqui indicado…

      Não sei se, com mais visualizações, ou como chamar mais a atenção para que seja resolvida esta questão… quem puder ajudar:http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29538/ 

  • http://profile.yahoo.com/MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q OLNEI

    Vejo como promissoras estas mudanças. Evoluir é mudar!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @yahoo-MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q:disqus :)

  • http://profile.yahoo.com/MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q OLNEI

    Vejo como promissoras estas mudanças. Evoluir é mudar!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @yahoo-MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q:disqus :)

  • http://profile.yahoo.com/MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q OLNEI

    Vejo como promissoras estas mudanças. Evoluir é mudar!

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Obrigado pelo comentário @yahoo-MD7P5AEMRC6FWFLVQOKJHPKC2Q:disqus :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001646964849 Idalmir Rodrigues de Araujo

    Que bom que todos os menus que não uso vão finalmente sumir, deixando somente os que realmente  importam.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001646964849:disqus,
      Concordo, uma mudança bem vinda :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001646964849 Idalmir Rodrigues de Araujo

    Que bom que todos os menus que não uso vão finalmente sumir, deixando somente os que realmente  importam.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001646964849:disqus,
      Concordo, uma mudança bem vinda :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001646964849 Idalmir Rodrigues de Araujo

    Que bom que todos os menus que não uso vão finalmente sumir, deixando somente os que realmente  importam.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100001646964849:disqus,
      Concordo, uma mudança bem vinda :)

  • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

    Acho muito mais lógico ter o logo no painel, como ícone do menu do sistema. Também acho que melhora a identidade visual do Ubuntu.

    E já coloquei em prática: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/logotipo-do-ubuntu-como-icone-do-menu.html

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Também acho @google-539280596bcfcd14f48633fd0a6179a1:disqus. On a side note, gostei do tutorial (:

  • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

    Acho muito mais lógico ter o logo no painel, como ícone do menu do sistema. Também acho que melhora a identidade visual do Ubuntu.

    E já coloquei em prática: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/logotipo-do-ubuntu-como-icone-do-menu.html

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Também acho @google-539280596bcfcd14f48633fd0a6179a1:disqus. On a side note, gostei do tutorial (:

  • http://profiles.google.com/linuxlike.blogspot Linux-like – linuxlike.blogspo

    Acho muito mais lógico ter o logo no painel, como ícone do menu do sistema. Também acho que melhora a identidade visual do Ubuntu.

    E já coloquei em prática: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/logotipo-do-ubuntu-como-icone-do-menu.html

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Também acho @google-539280596bcfcd14f48633fd0a6179a1:disqus. On a side note, gostei do tutorial (:

  • Rogério Oliveira

    O calendario ja tem integraçaõ com a agendo do Google acho que desde a versao  10.08, não tenho certeza, mas ja faz tempo que uso esse recurso e com mais de uma agenda, inclusive consigo add eventos direto por ele

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
      Você está falando do menu de data e hora mostrado nas imagens acima? Porque sinceramente, nunca vi integração com o calendário do Google dele.

      • Rogério Oliveira

         Sim dele mesmo, quer dizer, na verdade eu uso ha um certo tempo que nem havia me lembrado como fiz, e olhando agora lembrei, configurei o calendario do google no evolution, assim os eventos do google aparecem e posso adicionar novos rapidamente, mas quem gerencia e o Evolution,

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Então está explicado @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus :)
          O Evolution deixou de ser o leitor de emails do Ubuntu na versão 11.10, dando lugar para o Thunderbird.

          • Rogério Oliveira

             Mais o calendar permanece

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
            Quando você veio para o Ubuntu 11.10, você fez uma atualização ou instalou do zero? Porque realmente, o calendário desapareceu no Ubuntu 11.10, visto que ele era uma função do Evolution, que já não existe no Ubuntu por padrão.

          • Rogério Oliveira

             Hum, vc tem razão, testei em uma instalação nova e não vem mesmo

  • Rogério Oliveira

    O calendario ja tem integraçaõ com a agendo do Google acho que desde a versao  10.08, não tenho certeza, mas ja faz tempo que uso esse recurso e com mais de uma agenda, inclusive consigo add eventos direto por ele

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
      Você está falando do menu de data e hora mostrado nas imagens acima? Porque sinceramente, nunca vi integração com o calendário do Google dele.

      • Rogério Oliveira

         Sim dele mesmo, quer dizer, na verdade eu uso ha um certo tempo que nem havia me lembrado como fiz, e olhando agora lembrei, configurei o calendario do google no evolution, assim os eventos do google aparecem e posso adicionar novos rapidamente, mas quem gerencia e o Evolution,

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Então está explicado @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus :)
          O Evolution deixou de ser o leitor de emails do Ubuntu na versão 11.10, dando lugar para o Thunderbird.

          • Rogério Oliveira

             Mais o calendar permanece

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
            Quando você veio para o Ubuntu 11.10, você fez uma atualização ou instalou do zero? Porque realmente, o calendário desapareceu no Ubuntu 11.10, visto que ele era uma função do Evolution, que já não existe no Ubuntu por padrão.

          • Rogério Oliveira

             Hum, vc tem razão, testei em uma instalação nova e não vem mesmo

  • Rogério Oliveira

    O calendario ja tem integraçaõ com a agendo do Google acho que desde a versao  10.08, não tenho certeza, mas ja faz tempo que uso esse recurso e com mais de uma agenda, inclusive consigo add eventos direto por ele

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
      Você está falando do menu de data e hora mostrado nas imagens acima? Porque sinceramente, nunca vi integração com o calendário do Google dele.

      • Rogério Oliveira

         Sim dele mesmo, quer dizer, na verdade eu uso ha um certo tempo que nem havia me lembrado como fiz, e olhando agora lembrei, configurei o calendario do google no evolution, assim os eventos do google aparecem e posso adicionar novos rapidamente, mas quem gerencia e o Evolution,

        • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

          Então está explicado @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus :)
          O Evolution deixou de ser o leitor de emails do Ubuntu na versão 11.10, dando lugar para o Thunderbird.

          • Rogério Oliveira

             Mais o calendar permanece

          • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

            Olá @google-caf5df20c5d03f010243e8cc623d63ba:disqus,
            Quando você veio para o Ubuntu 11.10, você fez uma atualização ou instalou do zero? Porque realmente, o calendário desapareceu no Ubuntu 11.10, visto que ele era uma função do Evolution, que já não existe no Ubuntu por padrão.

          • Rogério Oliveira

             Hum, vc tem razão, testei em uma instalação nova e não vem mesmo

  • Ysrael benDavid

    Na minha modesta opinião algumas coisas deveriam mudar mesmo. Tirar o synaptic da pré-instalação é loucura. O Synaptic já tem que vir instalado.
    Outro detalhe que precisa melhorar é em relação a Pendrives: opção de formatação como no Windows; outra coisa é que não vejo a necessidade de ter um Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu. Tudo isto poderia vir instalado opcionalmente, digo, quando entro no LightDM tem uma engrenagem; lá eu poderia optar por KDE, Gnome Clássico, Unity, XFCE, Cinnamon, Fluxbox, GnomeShell, etc. Na minha tem KDE, GC, Unity, GS, porém, tive que instalar tudo manualmente. Gosto do Unity pois já me acostumei a ele, mas ultimamente tenho experimentado o Cinnamon. Para quem vem do Fedora pode usar o GShell.
    Outra coisa que poderia melhorar muito a distro é vir uma pacote “a la BlackTrack” com diversos itens de segurança. Gosto do BT mas aquele visual dá uma ar de Slackware, muito espartano. Nada contra o Slackware, mas a tendência do Linux é facilitar e evoluir. Segurança é a marca do Slackware, bem como estabilidade e isto é algo que o Ubuntu precisa aprimorar.
    Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e2459e9d67bffa850b9b993fe01ce6c5:disqus,
      O Synaptic foi tirado por questões de espaço. Para o usuário final, é melhor usar a Central de Programas do Ubuntu, afinal de contas, o Synaptic é meio espartano. Para quem conhece e gosta de usa-lo, basta instalar novamente.

      Quanto ao pendrive, pode-se formata-los tranquilamente. Basta entrar no menu “Computador”, clicar com o botão direito no pendrive e depois em “formatar”.

      Quanto as interfaces gráficas, imagine o tamanho que o Ubuntu teria se fosse assim. Muito melhor você ter apenas o Unity e instalar uma interface diferente quando precisar, ou instalar o Kubuntu, Lubuntu ou Xubuntu se já souber que quer usar aquela interface em específico.

  • Ysrael benDavid

    Na minha modesta opinião algumas coisas deveriam mudar mesmo. Tirar o synaptic da pré-instalação é loucura. O Synaptic já tem que vir instalado.
    Outro detalhe que precisa melhorar é em relação a Pendrives: opção de formatação como no Windows; outra coisa é que não vejo a necessidade de ter um Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu. Tudo isto poderia vir instalado opcionalmente, digo, quando entro no LightDM tem uma engrenagem; lá eu poderia optar por KDE, Gnome Clássico, Unity, XFCE, Cinnamon, Fluxbox, GnomeShell, etc. Na minha tem KDE, GC, Unity, GS, porém, tive que instalar tudo manualmente. Gosto do Unity pois já me acostumei a ele, mas ultimamente tenho experimentado o Cinnamon. Para quem vem do Fedora pode usar o GShell.
    Outra coisa que poderia melhorar muito a distro é vir uma pacote “a la BlackTrack” com diversos itens de segurança. Gosto do BT mas aquele visual dá uma ar de Slackware, muito espartano. Nada contra o Slackware, mas a tendência do Linux é facilitar e evoluir. Segurança é a marca do Slackware, bem como estabilidade e isto é algo que o Ubuntu precisa aprimorar.
    Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e2459e9d67bffa850b9b993fe01ce6c5:disqus,
      O Synaptic foi tirado por questões de espaço. Para o usuário final, é melhor usar a Central de Programas do Ubuntu, afinal de contas, o Synaptic é meio espartano. Para quem conhece e gosta de usa-lo, basta instalar novamente.

      Quanto ao pendrive, pode-se formata-los tranquilamente. Basta entrar no menu “Computador”, clicar com o botão direito no pendrive e depois em “formatar”.

      Quanto as interfaces gráficas, imagine o tamanho que o Ubuntu teria se fosse assim. Muito melhor você ter apenas o Unity e instalar uma interface diferente quando precisar, ou instalar o Kubuntu, Lubuntu ou Xubuntu se já souber que quer usar aquela interface em específico.

  • Ysrael benDavid

    Na minha modesta opinião algumas coisas deveriam mudar mesmo. Tirar o synaptic da pré-instalação é loucura. O Synaptic já tem que vir instalado.
    Outro detalhe que precisa melhorar é em relação a Pendrives: opção de formatação como no Windows; outra coisa é que não vejo a necessidade de ter um Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu. Tudo isto poderia vir instalado opcionalmente, digo, quando entro no LightDM tem uma engrenagem; lá eu poderia optar por KDE, Gnome Clássico, Unity, XFCE, Cinnamon, Fluxbox, GnomeShell, etc. Na minha tem KDE, GC, Unity, GS, porém, tive que instalar tudo manualmente. Gosto do Unity pois já me acostumei a ele, mas ultimamente tenho experimentado o Cinnamon. Para quem vem do Fedora pode usar o GShell.
    Outra coisa que poderia melhorar muito a distro é vir uma pacote “a la BlackTrack” com diversos itens de segurança. Gosto do BT mas aquele visual dá uma ar de Slackware, muito espartano. Nada contra o Slackware, mas a tendência do Linux é facilitar e evoluir. Segurança é a marca do Slackware, bem como estabilidade e isto é algo que o Ubuntu precisa aprimorar.
    Obrigado.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @e2459e9d67bffa850b9b993fe01ce6c5:disqus,
      O Synaptic foi tirado por questões de espaço. Para o usuário final, é melhor usar a Central de Programas do Ubuntu, afinal de contas, o Synaptic é meio espartano. Para quem conhece e gosta de usa-lo, basta instalar novamente.

      Quanto ao pendrive, pode-se formata-los tranquilamente. Basta entrar no menu “Computador”, clicar com o botão direito no pendrive e depois em “formatar”.

      Quanto as interfaces gráficas, imagine o tamanho que o Ubuntu teria se fosse assim. Muito melhor você ter apenas o Unity e instalar uma interface diferente quando precisar, ou instalar o Kubuntu, Lubuntu ou Xubuntu se já souber que quer usar aquela interface em específico.

  • http://www.facebook.com/people/Renato-Krupa/100000166849741 Renato Krupa

    Já estava na hora de alguém pensar em mudar esse calendário rídiculo. O dia selecionado em cinza fica quase impossível de ver com o fundo preto. O dia poderia vir selecionado em laranja pelo menos.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000166849741:disqus,
      Particularmente acho tranquilo pra ver. Mas concordo que em laranja ficaria muito melhor :)

  • http://www.facebook.com/people/Renato-Krupa/100000166849741 Renato Krupa

    Já estava na hora de alguém pensar em mudar esse calendário rídiculo. O dia selecionado em cinza fica quase impossível de ver com o fundo preto. O dia poderia vir selecionado em laranja pelo menos.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000166849741:disqus,
      Particularmente acho tranquilo pra ver. Mas concordo que em laranja ficaria muito melhor :)

  • http://www.facebook.com/people/Renato-Krupa/100000166849741 Renato Krupa

    Já estava na hora de alguém pensar em mudar esse calendário rídiculo. O dia selecionado em cinza fica quase impossível de ver com o fundo preto. O dia poderia vir selecionado em laranja pelo menos.

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      Olá @facebook-100000166849741:disqus,
      Particularmente acho tranquilo pra ver. Mas concordo que em laranja ficaria muito melhor :)

  • Caio

    Alguém sabe quais são os requisitos gráficos para rodar o unity 3D? Queria saber se meu pczinho velho de guerra aguenta rodar os efeitos com sua Nvidia GeForce FX5200 de 128mb, pois até o Ubuntu 11.10, só tenho conseguido rodar o Unity 2D nele…

  • Caio

    Alguém sabe quais são os requisitos gráficos para rodar o unity 3D? Queria saber se meu pczinho velho de guerra aguenta rodar os efeitos com sua Nvidia GeForce FX5200 de 128mb, pois até o Ubuntu 11.10, só tenho conseguido rodar o Unity 2D nele…

  • Caio

    Alguém sabe quais são os requisitos gráficos para rodar o unity 3D? Queria saber se meu pczinho velho de guerra aguenta rodar os efeitos com sua Nvidia GeForce FX5200 de 128mb, pois até o Ubuntu 11.10, só tenho conseguido rodar o Unity 2D nele…

  • Ramon Duarte

    Canonical… Nada de WAYLAND ???

    • Cristiano

      Cara, isso não vai acontecer tão cedo em nenhuma distro. Substituir o X11 de forma transparente para o usuário, deve ser um trabalho hercúleo.

  • Ramon Duarte

    Canonical… Nada de WAYLAND ???

    • Cristiano

      Cara, isso não vai acontecer tão cedo em nenhuma distro. Substituir o X11 de forma transparente para o usuário, deve ser um trabalho hercúleo.

  • Ramon Duarte

    Canonical… Nada de WAYLAND ???

    • Cristiano

      Cara, isso não vai acontecer tão cedo em nenhuma distro. Substituir o X11 de forma transparente para o usuário, deve ser um trabalho hercúleo.

  • http://twitter.com/jailson_cpv jailson Júnior

    ubuntu caminhando para ser o melhor sistema operacional do mundo, se nao ja for ne =D

  • http://twitter.com/jailson_cpv jailson Júnior

    ubuntu caminhando para ser o melhor sistema operacional do mundo, se nao ja for ne =D

  • http://twitter.com/jailson_cpv jailson Júnior

    ubuntu caminhando para ser o melhor sistema operacional do mundo, se nao ja for ne =D

  • Rangel Alves

    Para quem não gosta do “Gwibber” basta removê-lo, eu mesmo fiz isso.
    No terminal digite e confirme: “sudo apt-get remove gwibber”
    Pronto, fim do incomodo, o mesmo pode acontecer com e-mail e bate-papo se não usá-los.

  • Rangel Alves

    Para quem não gosta do “Gwibber” basta removê-lo, eu mesmo fiz isso.
    No terminal digite e confirme: “sudo apt-get remove gwibber”
    Pronto, fim do incomodo, o mesmo pode acontecer com e-mail e bate-papo se não usá-los.

  • Rangel Alves

    Para quem não gosta do “Gwibber” basta removê-lo, eu mesmo fiz isso.
    No terminal digite e confirme: “sudo apt-get remove gwibber”
    Pronto, fim do incomodo, o mesmo pode acontecer com e-mail e bate-papo se não usá-los.

  • http://twitter.com/hiper4tivo Hiperativo

    Tá se assemelhando mais ao Gnome.

  • http://twitter.com/hiper4tivo Hiperativo

    Tá se assemelhando mais ao Gnome.

  • http://twitter.com/hiper4tivo Hiperativo

    Tá se assemelhando mais ao Gnome.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    bom a mudança que acho satisfatória e intuitiva e: no icone usuario, viria um icone de ligar e desligar, e quando eu clicar la vai aparecer a janela contendo icones padronizados identificáveis como desligar, reiniciar, trocar usuario, sendo que quando eu clicar em trocar usuario ira aparecer outra janela com os usuarios que houverem mais sessao de convidado, ai eu escolho qual usuario eu quero e clico, pronto, agora se a minha escolha for pelas outras opções reiniciar ou desligar ao clicar elas se executam normalmente, enquanto no topo so aparecera um unico icone simbolico e padronizado ligar e desligar.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    bom a mudança que acho satisfatória e intuitiva e: no icone usuario, viria um icone de ligar e desligar, e quando eu clicar la vai aparecer a janela contendo icones padronizados identificáveis como desligar, reiniciar, trocar usuario, sendo que quando eu clicar em trocar usuario ira aparecer outra janela com os usuarios que houverem mais sessao de convidado, ai eu escolho qual usuario eu quero e clico, pronto, agora se a minha escolha for pelas outras opções reiniciar ou desligar ao clicar elas se executam normalmente, enquanto no topo so aparecera um unico icone simbolico e padronizado ligar e desligar.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    bom a mudança que acho satisfatória e intuitiva e: no icone usuario, viria um icone de ligar e desligar, e quando eu clicar la vai aparecer a janela contendo icones padronizados identificáveis como desligar, reiniciar, trocar usuario, sendo que quando eu clicar em trocar usuario ira aparecer outra janela com os usuarios que houverem mais sessao de convidado, ai eu escolho qual usuario eu quero e clico, pronto, agora se a minha escolha for pelas outras opções reiniciar ou desligar ao clicar elas se executam normalmente, enquanto no topo so aparecera um unico icone simbolico e padronizado ligar e desligar.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    no lugar do trunderbird, adotar o unity mail e dota-lo com recursos de cliente de email esclusivo do ubuntu e inclusive como provedor de email leve, limpo, pratico como ocorre no outlook express, estou navegando na internet, apareceu um local que pede para mandar email, eu clico, e a janela aparece para eu preencher o email, isso e praticidade, o nome tambem deve sofrer mudança como?! unity mail express, desde que eu uso o ubuntu da versao 8.04, eu sempre achei que o ubuntu devia ter personalidade propria, ja se passaram sete anos e ele esta com a personalidade quase perfeita, acho ainda que o unity 2d nao deveria sair, porque acho que ele iria agregar facilidades para aplicativos que o usuario mais usa, pense nisso, aplicativos que mais usa na mao, outros vou buscar no hud, pensem nisso, e a minha sugestao.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    no lugar do trunderbird, adotar o unity mail e dota-lo com recursos de cliente de email esclusivo do ubuntu e inclusive como provedor de email leve, limpo, pratico como ocorre no outlook express, estou navegando na internet, apareceu um local que pede para mandar email, eu clico, e a janela aparece para eu preencher o email, isso e praticidade, o nome tambem deve sofrer mudança como?! unity mail express, desde que eu uso o ubuntu da versao 8.04, eu sempre achei que o ubuntu devia ter personalidade propria, ja se passaram sete anos e ele esta com a personalidade quase perfeita, acho ainda que o unity 2d nao deveria sair, porque acho que ele iria agregar facilidades para aplicativos que o usuario mais usa, pense nisso, aplicativos que mais usa na mao, outros vou buscar no hud, pensem nisso, e a minha sugestao.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    no lugar do trunderbird, adotar o unity mail e dota-lo com recursos de cliente de email esclusivo do ubuntu e inclusive como provedor de email leve, limpo, pratico como ocorre no outlook express, estou navegando na internet, apareceu um local que pede para mandar email, eu clico, e a janela aparece para eu preencher o email, isso e praticidade, o nome tambem deve sofrer mudança como?! unity mail express, desde que eu uso o ubuntu da versao 8.04, eu sempre achei que o ubuntu devia ter personalidade propria, ja se passaram sete anos e ele esta com a personalidade quase perfeita, acho ainda que o unity 2d nao deveria sair, porque acho que ele iria agregar facilidades para aplicativos que o usuario mais usa, pense nisso, aplicativos que mais usa na mao, outros vou buscar no hud, pensem nisso, e a minha sugestao.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    gravador de discos: brasero cheio de bugs, ja perdi vários discos por causa dele, e fácil porem não funciona, ou melhora ele ou troca pelo k3b, um gravador meio chato pelas tantas janelas que abrem, porem e eficiente, a unica coisa ruim e que quando você instala qualquer programa kde, instala-se um monte de outros que você não necessita, tem que trabalhar nele para dota-lo de uma só janela e tirar essas instalações indesejáveis, o brasero não da.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    gravador de discos: brasero cheio de bugs, ja perdi vários discos por causa dele, e fácil porem não funciona, ou melhora ele ou troca pelo k3b, um gravador meio chato pelas tantas janelas que abrem, porem e eficiente, a unica coisa ruim e que quando você instala qualquer programa kde, instala-se um monte de outros que você não necessita, tem que trabalhar nele para dota-lo de uma só janela e tirar essas instalações indesejáveis, o brasero não da.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    gravador de discos: brasero cheio de bugs, ja perdi vários discos por causa dele, e fácil porem não funciona, ou melhora ele ou troca pelo k3b, um gravador meio chato pelas tantas janelas que abrem, porem e eficiente, a unica coisa ruim e que quando você instala qualquer programa kde, instala-se um monte de outros que você não necessita, tem que trabalhar nele para dota-lo de uma só janela e tirar essas instalações indesejáveis, o brasero não da.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    reprodutor de videos, penso que deveria se usar um reprodutor multimidia que rode qualquer tipo de midia sendo musica, videos, bibliotecas de audio e videos, o totem e bom porem nao tem plugins e codec suficientes para rodar tudo, o ruim e ter um reprodutor para cada tipo de midia, musica e videos separados, portanto acho que devem dotar esses recursos de videos e gravação no rhythmbox ou usar o vlc que e o mis completo do mercado, porem nao e dotado de bibliotecas para musica e videos, e bom porem acho que deveriam trabalhar num ubuntu media player multimidia, ou num unity player, e isso.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    reprodutor de videos, penso que deveria se usar um reprodutor multimidia que rode qualquer tipo de midia sendo musica, videos, bibliotecas de audio e videos, o totem e bom porem nao tem plugins e codec suficientes para rodar tudo, o ruim e ter um reprodutor para cada tipo de midia, musica e videos separados, portanto acho que devem dotar esses recursos de videos e gravação no rhythmbox ou usar o vlc que e o mis completo do mercado, porem nao e dotado de bibliotecas para musica e videos, e bom porem acho que deveriam trabalhar num ubuntu media player multimidia, ou num unity player, e isso.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    reprodutor de videos, penso que deveria se usar um reprodutor multimidia que rode qualquer tipo de midia sendo musica, videos, bibliotecas de audio e videos, o totem e bom porem nao tem plugins e codec suficientes para rodar tudo, o ruim e ter um reprodutor para cada tipo de midia, musica e videos separados, portanto acho que devem dotar esses recursos de videos e gravação no rhythmbox ou usar o vlc que e o mis completo do mercado, porem nao e dotado de bibliotecas para musica e videos, e bom porem acho que deveriam trabalhar num ubuntu media player multimidia, ou num unity player, e isso.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    outra sugestão, integração do skype no envelope de carta que o tornara mais acessível na barra superior direita, google talk, unity mail, twitter, ubuntu one, quando houver qualquer mensagem ira aparecer ao lado do aplicativo entre parenteses a quantidade de mensagens, apenas isso, fora o aviso que mostrara na barrinha do dash do lado direito. isso vai encurtar um pouco a tela de mensagens composta pelo envelope.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    outra sugestão, integração do skype no envelope de carta que o tornara mais acessível na barra superior direita, google talk, unity mail, twitter, ubuntu one, quando houver qualquer mensagem ira aparecer ao lado do aplicativo entre parenteses a quantidade de mensagens, apenas isso, fora o aviso que mostrara na barrinha do dash do lado direito. isso vai encurtar um pouco a tela de mensagens composta pelo envelope.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário
    outra sugestão, integração do skype no envelope de carta que o tornara mais acessível na barra superior direita, google talk, unity mail, twitter, ubuntu one, quando houver qualquer mensagem ira aparecer ao lado do aplicativo entre parenteses a quantidade de mensagens, apenas isso, fora o aviso que mostrara na barrinha do dash do lado direito. isso vai encurtar um pouco a tela de mensagens composta pelo envelope.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário,
    acho que deveria vir por padrão o ubuntutv instalado, para uso como central de entretenimento, e comercializar o sistema de tv por assinatura ou locadora online para todo o mundo e não so para a china e estados unidos, nos devemos lutar para aumentar os usuários do ubuntu não importa como, e diante disso não devemos permitir que outros concorrentes tomem nossa posição, como a microsoft que dormiu no ponto so com o sistema operacional e agora que acabou por lançar o serviço tv online pelo xbox, mark não podermos perder espaço com o ubuntu, temos que crescer urgente.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário,
    acho que deveria vir por padrão o ubuntutv instalado, para uso como central de entretenimento, e comercializar o sistema de tv por assinatura ou locadora online para todo o mundo e não so para a china e estados unidos, nos devemos lutar para aumentar os usuários do ubuntu não importa como, e diante disso não devemos permitir que outros concorrentes tomem nossa posição, como a microsoft que dormiu no ponto so com o sistema operacional e agora que acabou por lançar o serviço tv online pelo xbox, mark não podermos perder espaço com o ubuntu, temos que crescer urgente.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuário,
    acho que deveria vir por padrão o ubuntutv instalado, para uso como central de entretenimento, e comercializar o sistema de tv por assinatura ou locadora online para todo o mundo e não so para a china e estados unidos, nos devemos lutar para aumentar os usuários do ubuntu não importa como, e diante disso não devemos permitir que outros concorrentes tomem nossa posição, como a microsoft que dormiu no ponto so com o sistema operacional e agora que acabou por lançar o serviço tv online pelo xbox, mark não podermos perder espaço com o ubuntu, temos que crescer urgente.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    das cores do calendario, e so mudar para a configuração radiance, alem de ficar muito mais bonito, o numeral se destaca, pouco mais se destaca.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    das cores do calendario, e so mudar para a configuração radiance, alem de ficar muito mais bonito, o numeral se destaca, pouco mais se destaca.

  • orlando silveira

    orlando silveira, usuario
    das cores do calendario, e so mudar para a configuração radiance, alem de ficar muito mais bonito, o numeral se destaca, pouco mais se destaca.

  • orlando silveira

    todos gps que tentei usar nao consegui configurar, uma mudança tornar o josm utilizavel como e no google maps, e outro como gps que busca no mapa, opensource temos um monte, so precisa tornar-lo utilizavel.

  • orlando silveira

    todos gps que tentei usar nao consegui configurar, uma mudança tornar o josm utilizavel como e no google maps, e outro como gps que busca no mapa, opensource temos um monte, so precisa tornar-lo utilizavel.

  • orlando silveira

    todos gps que tentei usar nao consegui configurar, uma mudança tornar o josm utilizavel como e no google maps, e outro como gps que busca no mapa, opensource temos um monte, so precisa tornar-lo utilizavel.

  • http://www.facebook.com/leandro.simoes.75 Leandro Simoes

    Muito boa as modificações, principalmente o modo avião, ideal para quem usa o notebook fora de casa para estudo/trabalho e raramente utiliza uma rede wi-fi. Um atalho para configurações de sistemas e informações sobre o Ubuntu e computador também é bem interessante, pode não parecer mas o usuário final fica um pouco perdido para achar essas informações das distribuições atuais.

    Gostaria mesmo de ver essa modificação proposta implementada nas próximas versões: http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29725/

    Att.

    Ps.: A equipe do Gnome precisa urgentemente implementar o menu mensagens no Gnome-shell,,,

  • http://www.facebook.com/leandro.simoes.75 Leandro Simoes

    Muito boa as modificações, principalmente o modo avião, ideal para quem usa o notebook fora de casa para estudo/trabalho e raramente utiliza uma rede wi-fi. Um atalho para configurações de sistemas e informações sobre o Ubuntu e computador também é bem interessante, pode não parecer mas o usuário final fica um pouco perdido para achar essas informações das distribuições atuais.

    Gostaria mesmo de ver essa modificação proposta implementada nas próximas versões: http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29725/

    Att.

    Ps.: A equipe do Gnome precisa urgentemente implementar o menu mensagens no Gnome-shell,,,

  • http://www.facebook.com/leandro.simoes.75 Leandro Simoes

    Muito boa as modificações, principalmente o modo avião, ideal para quem usa o notebook fora de casa para estudo/trabalho e raramente utiliza uma rede wi-fi. Um atalho para configurações de sistemas e informações sobre o Ubuntu e computador também é bem interessante, pode não parecer mas o usuário final fica um pouco perdido para achar essas informações das distribuições atuais.

    Gostaria mesmo de ver essa modificação proposta implementada nas próximas versões: http://brainstorm.ubuntu.com/idea/29725/

    Att.

    Ps.: A equipe do Gnome precisa urgentemente implementar o menu mensagens no Gnome-shell,,,

  • Thales

    Ao meu ver, não acho que deveria modificar as opções encerrar sessão e alternar usuário, pois, disacordando do autor do blog, não possuem a mesma função. A primeira fecha a sessão do usuário desativando todos os programas que estiverem rodando, A segundo, mantêm os programas do usuário rodando em segundo plano enquanto se abre uma nova sessão.
    Não parece mas este recurso é útil quando temos diversos usuários utilizando a mesma máquina e que se necessite manter programas rodando em stand by.

  • Thales

    Ao meu ver, não acho que deveria modificar as opções encerrar sessão e alternar usuário, pois, disacordando do autor do blog, não possuem a mesma função. A primeira fecha a sessão do usuário desativando todos os programas que estiverem rodando, A segundo, mantêm os programas do usuário rodando em segundo plano enquanto se abre uma nova sessão.
    Não parece mas este recurso é útil quando temos diversos usuários utilizando a mesma máquina e que se necessite manter programas rodando em stand by.

  • Thales

    Ao meu ver, não acho que deveria modificar as opções encerrar sessão e alternar usuário, pois, disacordando do autor do blog, não possuem a mesma função. A primeira fecha a sessão do usuário desativando todos os programas que estiverem rodando, A segundo, mantêm os programas do usuário rodando em segundo plano enquanto se abre uma nova sessão.
    Não parece mas este recurso é útil quando temos diversos usuários utilizando a mesma máquina e que se necessite manter programas rodando em stand by.

    • http://www.facebook.com/jra.webmarketing José Ruiz

      Com certeza, são situações completamente diferentes.. alternar usuário não é o mesmo que encerrar sessão.. e o curioso é que eu tenho 3 instalações do Ubunto 12.04, em 2 eu tenho a opção alternar usuário, na última (acabei de instalar), essa opção desapareceu.. gostaria de saber como reverter isso..

  • Ricardo Leal

    MIniarturas nas pastas do nautilus seria uma grande ideia tambem,tipo se tem fotos na pasta elas aparece algumas no icone como no windows, isso facilita na vizualização

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-e308b675fc6f05ec8742744278fc0baf:disqus Infelizmente isso cai nas mãos dos desenvolvedores do Gnome, visto que não é a Canonical que desenvolve o Nautilus.

  • Ricardo Leal

    MIniarturas nas pastas do nautilus seria uma grande ideia tambem,tipo se tem fotos na pasta elas aparece algumas no icone como no windows, isso facilita na vizualização

    • http://www.ubuntubrsc.com/ Julian Fernandes

      @google-e308b675fc6f05ec8742744278fc0baf:disqus Infelizmente isso cai nas mãos dos desenvolvedores do Gnome, visto que não é a Canonical que desenvolve o Nautilus.

  • http://www.facebook.com/jra.webmarketing José Ruiz

    Com certeza, são situações completamente diferentes.. alternar usuário não é o mesmo que encerrar sessão.. e o curioso é que eu tenho 3 instalações do Ubunto 12.04, em 2 eu tenho a opção alternar usuário, na última (acabei de instalar), essa opção desapareceu.. gostaria de saber como reverter isso..

Assine!

Quer receber as novidades mais recentes do Ubuntu na sua caixa de entrada? Informe seu e-mail e clique em Assinar.

  • Assine o feed RSS
  • Siga o Ubuntu-BR-SC no Twitter
  • Curta o Ubuntu-BR-SC no Facebook
  • Ubuntu-BR-SC no Google+
  • Canal do Ubuntu-BR-SC no YouTube

Mais comentados da semana

Posts recomendados